Cidade mais fria do mundo registra médias de 50 graus negativos

Você já corre pra colocar cachecol, gorro e vai logo preparando a sopa quando faz aquele friozinho de 10 graus onde mora? Imagine então como é viver na cidade mais fria do mundo, onde a temperatura média no inverno fica em torno dos 50 graus NEGATIVOS?

A CIDADE MAIS FRIA DO MUNDO

Oymyakon fica na Rússia, a leste da Sibéria, e é o lugar habitado mais gelado do planeta. Os menos de mil moradores enfrentam temperaturas que pra nós é praticamente impossível imaginar a intensidade do frio: no inverno, os termômetros variam entre 60 e 50 graus abaixo de zero. Em 1924, foi registrada a temperatura recorde, com –71,2ºC. Já pensou?

A cidade mais fria do mundo (Foto: Reprodução vídeo/To The Coldest Land)

Foto: Reprodução vídeo/To The Coldest Land

A cidade mais fria do mundo (Foto: Reprodução vídeo/To The Coldest Land)

Foto: Reprodução vídeo/To The Coldest Land

Pra se ter uma ideia, abaixo dos 54 graus negativos as crianças não podem ir à escola. Com 49 graus abaixo de zero elas até podem brincar na rua, mas nunca por mais de 20 minutos. Os moradores revelam em um documentário fatos bem curiosos, como o fato de o solo ser tão congelado que, quando alguém morre, é preciso fazer fogueiras para derreter o gelo e enterrar a pessoa. Até o papel higiênico dos banheiros congela, como mostrou um meteorologista da TV espanhola em um vídeo.

A cidade mais fria do mundo (Foto: Maarten Takens CC BY-SA 2.0)

Maarten Takens (CC BY-SA 2.0)

O frio é tão intenso que no inverno aviões não têm autorização para sobrevoar a área. As temperaturas começam a cair em meados de outubro, com cerca de 20 graus negativos, e aí só despencam pelos próximos cinco ou seis meses. É tão gelado, que olha só o que acontece quando você joga uma panela com água quente pro alto!

Mas nem só de neve e gelo vive a cidade mais fria do mundo. Nos meses mais quentes, como julho e agosto, os termômetros podem passar dos 30 graus (positivos mesmo!).

Além de poucos habitantes e um inverno nada amistoso, Oymyakon é superisolada. A cidade mais próxima, Yakutsk, fica a mais de 900km e a capital Moscou, a mais de 5 mil quilômetros. Mesmo assim, cerca de 400 turistas vêm conhecer de perto, todos os anos, a cidade mais fria do mundo.

A cidade mais fria do mundo (Foto: Reprodução vídeo/To The Coldest Land)

Foto: Reprodução vídeo/To The Coldest Land

Quer ver como é enfrentar esse clima inimaginável? O documentário abaixo, chamado de To The Coldest Land, mostra a história de três amigos que viajaram pra lá em novembro de 2015.

E você? Encara as próximas férias na cidade mais fria do mundo? ❄☃

+ Vídeo mostra queda de neve em Gramado
+ Conheça a maior piscina do mundo, no Chile
+ Cearense mostra lado de Paris sem charme algum

* Com informações de To The Coldest Land, El País e RTP

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *