Passeio de escuna em Santos: Como é, quanto custa e horários

Sempre frequentei muito o litoral paulista, inclusive morei aqui por quase cinco anos, mas nunca havia feito um passeio de escuna em Santos, mesmo sendo um dos mais famosos atrativos da cidade.

Foi então que finalmente eu e minha família, nas últimas férias de verão, decidimos fazer o tour, que na temporada sai todos os dias da Ponta da Praia e nas demais épocas funciona normalmente nos finais de semana.

+ Onde ficar: Dicas de hotéis na cidade

PASSEIO DE ESCUNA EM SANTOS

Como falei acima, o passeio de escuna em Santos sai da Ponte Edgard Perdigão, antiga Ponte dos Práticos, bem entre os clubes Vasco e Saldanha da Gama. São três as empresas que oferecem o tour, que tem em média uma hora e meia de duração.

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como são diferentes empresas, cada uma tem seus próprios horários. E isso é bom, porque acaba que durante todo o dia saem barcos com turistas. As principais são: Mestre dos Mares, Genesis Gemini e Turismo no Mar.

 

HORÁRIOS

Os horários variam muito ao longo do ano. Na alta temporada de verão, de dezembro até o Carnaval, os tours são diários, com saídas em vários horários, normalmente desde de manhã até o meio da tarde. Nos demais meses, se concentram nos finais de semana e emendas de feriado.

Na temporada de verão de 2018/2019, havia barcos a cada 40min a partir das 9h20, já que são três as empresas. Mas confesso que como os horários do passeio de escuna em Santos podem mudar sem qualquer aviso prévio, poderão já ter mudado quando você ler esse post. Então deixarei abaixo os contatos de cada uma das empresas e, quando você decidir fazer o tour, basta confirmar com eles:

MESTRE DOS MARES
(13) 3014 8228 ou 97413 9741 (Whatsapp)

GENESIS GEMINI
(13) 3567 2070

TURISMO NO MAR
(13) 99721 1200 ou 97806 4168

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PREÇOS DOS PASSEIOS

O valor do passeio de escuna convencional não varia entre as empresas, ao menos que você queira um passeio particular ou participe de algum evento, como a festa de Réveillon a bordo. Adultos pagam R$ 40. Crianças menores de 10 anos e maiores de 65 pagam R$ 20 (preços checados em Novembro de 2018).

 

COMO É O PASSEIO DE ESCUNA EM SANTOS

Nos passeios convencionais de uma hora e meia, as escunas partem do píer localizado na Ponta da Praia e seguem sentido a mar aberto, passando pela Fortaleza da Barra Grande, com uma vista linda da orla santista.

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em seguida, a escuna faz uma parada perto da paradisíaca Praia do Sangava e da Ilha das Palmas, já no Guarujá. Aqui os passageiros têm cerca de 30 minutos para o banho de mar. Se você não sabe nadar muito bem ou está com crianças, é recomendável o uso de salva-vidas, uma vez que ali não dá pé.

+ Dicas de hotéis e pousadas no Guarujá

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Sangava

Como fomos na altíssima temporada de verão, a cor do mar estava surpreendentemente verde. Ainda mais em Santos, que costuma ter águas bem escuras.

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Sangava

Saímos dali e demos mais uma volta pela orla, passando pelos famosos prédios tortos da cidade e por praias como Aparecida e Ponta da Praia.

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O último percurso do passeio de escuna em Santos é pelo porto da cidade, o mais importante do Brasil em movimentação. Dá pra ver de perto outros navios e os terminais portuários.

Passeio de Escuna em Santos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Porto de Santos

CONCLUSÃO

Valeu muito a pena, um programa bem diferente pra toda a família. Fizemos o passeio com duas crianças pequenas, que adoraram esse programa diferente na cidade. E você, tem mais alguma dúvida sobre o passeio de escuna em Santos? Deixe seu comentário!

+ Veja os melhores hotéis da cidade e reserve com desconto
+ Como é voar de parapente sobre a orla santista
+ Mais dicas pra curtir o melhor da cidade

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

8 Comments

  1. Beth Caetano disse:

    adorei o passeio muito divertido com brincadeiras no barco o pessoal que comanda o barco os marinheiros e comandante estão de parabéns muito atenciosos educados vale a pena fazer esse passeio recomendo.

  2. Milene disse:

    Pelo que entendi o ingresso do peixe Urbano é para o passeio de 1h30.

  3. Selma disse:

    TB quero saber

  4. Clébia Marinho disse:

    Boa tarde gostaria de saber como funcionam os ingressos comprados pelo peixe urbano

  5. Maria Rosario Garcia Nieves disse:

    Olá, você conhece alguma empresa da Ponta da Praia que faça o percurso Santos Ilha Bela? Eu me lembro que tinha esse trajeto.

  6. Sabrina disse:

    Vale a pena. Muito gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *