Essa é daquelas situações que ninguém quer passar numa viagem. Mas pode ser que um dia você passe por isso e surja a dúvida: “perdi o passaporte no exterior ou me robaram“. E agora?

Sim, a dor de cabeça é inevitável. Como esse é o único documento válido na maioria dos destinos fora do Brasil, com exceção dos países que aceitam RG na imigração, será preciso resolver essa questão.

Capa do novo passaporte brasileiro
Novo passaporte brasileiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aqui damos todas as dicas de o que fazer em caso de perda, furto ou roubo de passaporte no Brasil ou no exterior, inclusive em situações mais complicadas, quando você tem o visto atrelado ao documento.

O que fazer se roubaram ou perdi o passaporte no exterior?

O passaporte é o único documento aceito na maioria dos países para identificar estrangeiros. Então mesmo que você esteja com seu RG ou CNH, mas sem esse documento, poderá ser impedido (a) de embarcar em voos, fazer check-in em hotéis ou até mesmo de retornar ao Brasil.

Portanto, logo que perceber que perdeu o passaporte ou até mesmo que ele foi roubado, o Itamaraty recomenda que a primeira atitude a ser feita é fazer um boletim de ocorrência.

  • Procure a delegacia mais próxima e faça a denúncia de furto, roubo ou extravio.
  • Em seguida, será preciso ir ao Setor Consular mais próximo.
  • No site do Itamaraty, você encontra a lista de Embaixadas e Consulados em todo o mundo.

PERDER DOCUMENTOS NÃO É EMERGÊNCIA: O Ministério de Relações Exteriores ainda deixa claro que a perda de passaporte ou outros documentos em viagens internacionais não é uma emergência, já que não traz risco à saúde ou à segurança dos brasileiros. Sendo assim, é preciso respeitar os horários de funcionamento dos serviços consulares.

Ao procurar um Setor Consular, há algumas possibilidades diferentes que serão analisadas caso a caso, como mostramos abaixo.

Obter a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB)

Se você perdeu o passaporte e só irá precisar dele para o retorno ao Brasil, a Embaixada Brasileira ou Consulado mais próximo pode providenciar gratuitamente o ARB (Autorização de Retorno ao Brasil).

Esse documento só pode ser usado uma única vez dentro do prazo de validade e fica retido com a autoridade migratória. Ele traz ainda uma observação de “Retorno ao Brasil via (cidade de conexão ou escala)”, se for o caso.

Como falaremos mais abaixo, você ainda irá precisar de um outro documento que comprove quem você é, seja um RG ou CNH, por exemplo. No caso da ausência dele, serão necessárias duas testemunhas a seu favor.

O que fazer se perdi o passaporte? Novo passaporte brasileiro
Novo passaporte brasileiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Emitir um novo passaporte no exterior

Caso você precise do passaporte para seguir viagem por outros países e não apenas regressar ao Brasil, poderá ser preciso emitir um novo documento.

Você precisará ir até uma Embaixada ou Consulado brasileiro munido do boletim de ocorrência feito em uma delegacia local. Após a análise da sua situação, a repartição poderá dar entrada no pedido de um novo documento.

Nesse caso também será necessário apresentar documentos que comprovem quem você é, como RG ou CNH.

Perdi o passaporte com visto: O que fazer?

Eu nunca perdi o passaporte no exterior nem tive ele roubado. Mas se o seu documento ainda traz vistos a situação é ainda mais desagradável.

Se você estiver em um local que exija visto de brasileiros, emitir apenas um novo passaporte pode não ser suficiente para ficar ou sair do país. Por exemplo, se você tem o visto dos Estados Unidos e perdeu o passaporte por lá, o que fazer?

Nesses casos, o Consulado ou Embaixada do Brasil dará as orientações de como obter um novo visto com as autoridades locais.

Caso não consiga obter um novo visto para deixar o país com o novo passaporte, normalmente você deverá regularizar sua situação migratória no momento do embarque. Cada país tem suas leis sobre permanência ilegal, mas a punição normalmente é o pagamento de multa.

Peça sempre orientação ao Setor Consular do Brasil que você procurar também nos casos de passaporte com vistos extraviados, furtados ou roubados.

Veja mais
Valor do passaporte e como tirar
Países pra viajar com RG
Dá pra renovar o documento?

Cuidados com seu passaporte numa viagem

Abaixo você encontra alguns cuidados que nós mesmos tomamos com nossos documentos nas viagens internacionais e também recomendações do Itamaraty:

  • Tenha muito cuidado com seu passaporte;
  • Evite deixá-lo no cofre do seu hotel;
  • Tenha ao menos uma cópia dele no cofre ou na mala (o melhor é ter em forma digital pra acessá-la facilmente);
  • Leve ainda cópias autenticadas ou originais de outros documentos, como certidão de nascimento, RG ou CNH, para casos de emissão de um novo passaporte ou ARB;
  • Preencha os campos com informações pessoais no próprio passaporte, como telefone e endereço, para caso o encontrem ainda durante a viagem.
Campos com informações do titular do passaporte
Campos com dados do titular no passaporte (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cópias do passaporte (xerox ou digital)

Leve sempre algumas cópias do passaporte nas suas viagens, mas o ideal é que você tenha o documento de forma digital. A cópia não é aceita para embarcar em voos ou regressar ao Brasil, mas pode acelerar a emissão de um novo documento, caso seja preciso.

Além disso, em caso de perda ou roubo, pelo menos você terá uma cópia do seu passaporte até resolver sua situação. Ela não é aceita oficialmente, mas eu mesmo já cheguei a usar um “xerox” em alguns casos em que eu tinha esquecido o original no hotel, como para entrar em um estabelecimento, por exemplo.

Ou seja, é sempre bom ter alguns documentos pelo menos de forma digital. A dor de cabeça será menor.

Então leve digitalizado no celular, mas também deixe na nuvem (Google Drive, Dropbox ou até mesmo no seu e-mail). Afinal, espero que não, vai que o celular também não esteja mais com você…

Faça um seguro viagem

Ele é barato e não auxilia apenas em casos de problemas de saúde ou extravio de bagagem. A cobertura de um seguro viagem normalmente inclui orientações em caso de perda de documentos.

Sendo assim, a seguradora oferece as informações sobre o que fazer nessas situações, como os órgãos consulares mais próximos.

Nós recomendamos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que além de nossa parceira, é um buscador que encontra os melhores preços entre as seguradoras. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter descontos.

Validade do passaporte

Esteja sempre de olho na data de validade do seu passaporte. Muitos países exigem que ele tenha validade mínima de seis meses antes da data de regresso. Ou seja, ele pode não ser mais aceito antes mesmo do fim do prazo.

Para não ter surpresas também com isso, verifique sempre as orientações de imigração do país de destino no site de cada governo.

Perda de outros documentos no exterior

Se você perdeu seu RG, CNH, CPF, Título de Eleitor ou outros documentos no exterior, que não sejam o passaporte, também é recomendável que você faça o boletim de ocorrência na delegacia local.

Mas nesses casos, a emissão desses documentos só poderá ser feita no Brasil. Ou seja, após o regresso da viagem.

Perdi o passaporte no Brasil: O que eu faço?

Assim como o RG ou CNH, se você perder seu passaporte ainda no Brasil é preciso fazer um boletim de ocorrência, já que esse é um documento válido também nacionalmente.

Antes de providenciar um novo, vale acessar a página do Achados e Perdidos dos Correios. Eles têm uma área dedicada apenas a documentos encontrados e você pode saber se o seu está em alguma agência.

Se não encontrá-lo e já for perto da data da viagem, você pode tentar tirar um Passaporte de Emergência e Urgência (R$ 334,42). Mas a autoridade policial irá analisar caso a caso, como já explicamos no post sobre esse documento.

Já nas demais situações, será preciso agendar normalmente. Para isso, basta seguir as orientações de como tirar passaporte brasileiro.

O processo é o tradicional, como se fosse um novo. Ou seja, você também deverá pagar novamente a taxa (a partir de R$ 257,25) e apresentar a documentação à PF mais uma vez.

Tem mais alguma dúvida? Então deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

Leia mais
Taxa de turismo em Cancún: Como pagar
Imigração em Portugal: Todas as dicas
Documentos para conexão no Panamá

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.