Ponte Carlos em Praga: Dicas e o que esperar do ponto turístico

A Ponte Carlos é um dos maiores símbolos de Praga. Além do importante papel que a ponte sempre teve na cidade, ela por si só já é uma atração. No decorrer da ponte, há diversos monumentos, sendo a maioria esculturas de santos. Separamos alguns detalhes e curiosidades sobre ela. Confira!

PONTE CARLOS EM PRAGA

A Ponte Carlos liga a Cidade Velha a Malá Strana. Antes de falarmos sobre a história dela, é importante destacar que é preciso ter bastante paciência para visitá-la. A quantidade turistas que passam por ela é imensa.

Ponte Carlos em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Muitas vezes, fica difícil conseguir atravessá-la sem parar várias vezes devido ao número de pessoas. Entretanto, quando estivemos por lá, não pegamos a ponte tão cheia assim. E olha que fomos em junho, o que já considerado início da alta temporada. Talvez tenha sido sorte, já que a maior parte dos relatos diz que ela é sempre cheia e que para pegá-la mais vazia é preciso literalmente madrugar. De toda forma, é bom evitar passar por ela durante a tarde, que é o momento em que fica mais cheia.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Ponte Carlos em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| HISTÓRIA

A Ponte Carlos é a ponte mais antiga e preservada de Praga. O rei Carlos IV colocou a pedra fundamental da ponte no dia 9 de julho de 1357, às 5h31 da manhã. Mas esta data e este horário não foram por acaso. Prestem atenção nos números: 1357 (ano), 9 (dia), 7 (mês), 5 3 1 (horário): 1357 9 7531. Se lido de trás pra frente são iguais separados apenas pelo número 9.

A ponte foi inaugurada no século XV, mas foi destruída várias vezes devido a inundações, como em 1432, 1784 e 1890.

Ponte Carlos em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Até 1965 era permitido o uso de carros na Ponte Carlos. Já o transporte público passou por ela até a Segunda Guerra Mundial.

Outra curiosidade sobre a ponte é que dizem que o arquiteto adicionou vinho, ovos e leite na massa usada na construção da ponte para deixá-la mais resistente a quedas.

 

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

 

| ESCULTURAS

A Ponte Carlos também é repleta de esculturas. São 30 no total. A mais antigas delas é a de São João Nepomuceno, de 1683, feita de bronze. A mais recente é de 1928.

Ponte Carlos em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| LENDA DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Diz a lenda que quem colocar a mão na cruz que faz parte da escultura de São João Nepomuceno e encostar cada dedo em uma das estrelas terá um pedido realizado. Há outra lenda que também diz que quem encostar a mão, irá voltar a Praga.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

São João Nepomuceno era vigário geral do arcebispo de Praga. Ele teria sido morto e jogado no rio diretamente da ponte em 1393 por ordem do rei Wenceslau IV após não querer revelar os segredos confessados a ele pela rainha.

Ponte Carlos em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| DADOS

A Ponte Carlos possui 515,76 metros de comprimento e 9,5 metros de largura e tem 16 arcos.

 

| A PONTE DO ALTO

Tão emocionante quanto andar pela Ponte Carlos é observá-la do alto. A dica é subir em uma das torres para ter uma vista privilegiada. Pra mim, a melhor delas é a Torre da Cidade Velha. Lá do alto, é possível ver o vai e vem das pessoas e ainda o Castelo de Praga ao fundo.

Ponte Carlos em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A torre é bem apertada. É preciso ter um pouco de paciência para conseguir circular lá em cima, mas o esforço (inclusive para subir) valerá a pena.

Para saber os horários e o valor do ingresso atualizados, entre no site oficial.

Ficou com alguma dúvida sobre a Ponte Carlos? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

+ Veja todos os nossos posts sobre a cidade
+ O que fazer por lá: Principais pontos turísticos
+ Dicas: O que é bom saber antes de ir pra lá
+ Quanto custa viajar pra lá: dicas e preços

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *