O que fazer em Praga: Roteiro pelos principais pontos turísticos

Se você está procurando o que fazer em Praga, fique de olho nas dicas que separamos neste post. A capital da República Tcheca tem cerca de 1 milhão e 300 mil habitantes, mas fica LO-TA-DA de turistas durante o ano inteiro, mas principalmente no verão. Por onde você passar, haverá muita gente!e

A moeda do país é a coroa tcheca (lembre-se, inclusive, de não trocar seu dinheiro em aeroportos estações de trem) e o idioma oficial é a língua tcheca. Neste post, separamos vários dicas com o que fazer em Praga pra ajudar você a montar um roteiro incrível pela cidade, que é conhecida por unir cultura, ambientes modernos, boa cerveja, muitas torres e gente animada.

O QUE FAZER EM PRAGA

| CIDADE VELHA – STARÉ MĚSTO

Nossa lista com o que fazer em Praga começa na Cidade Velha (Staré Město). É lá que estão diversas atrações importantes da capital da República Tcheca como o Relógio Astronômico e a Ponte Carlos (que faz a ligação com a Cidade Pequena).

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dá pra saber que é por isso que a Cidade Velha é o lugar mais cheio de turistas de Praga. As suas ruas estreitas ficam lotadas de gente o tempo. E quando eu falo lotadas é porque elas ficam realmente MUITO cheias. E em alguns momentos eu me sentia naquelas ruas de compras na véspera de Natal. Além das atrações históricos, a Cidade Velha possui muitas lojinhas e restaurantes. Ahh… Na hora de trocar de dinheiro, não caia no golpe das plaquinhas “sem comissão”. Fizemos um post com dicas e falamos dessa e de outras, abra para ler depois.

Outra coisa, nós ficamos num hotel que era bem localizado, o Royal Prague City Apartaments. Não ficava tão no meio burburinho, mas estava bem perto. Vale a pena dar uma olhada nele ou em outros hotéis na cidade com descontos de até 50%. Dito tudo isso, vamos finalmente falar o que fazer em Praga começando pela Cidade Velha.

| RELÓGIO ASTRONÔMICO

O Relógio Astronômico (Orloj), construindo em 1410, está localizado na parede sul da Prefeitura da Cidade Velha na praça principal da cidade. O relógio não exibe apenas o horário com a troca das figuras dos apóstolos e também do zodíaco representando os meses, como também mostra a posição do Sol e da Lua no céu. É uma parada obrigatória para todos os viajantes que passam por Praga.

O que fazer em Praga (Foto: Via Shutterstock)

O que fazer em Praga (Foto: Via Shutterstock)

Site oficial
End.: 
Staroměstské náměstí 1/3

 

| TORRE DO RELÓGIO E DA PREFEITURA

Pra quem preferir, há como subir na Torre do Relógio, que na verdade é a Torre da Antiga Prefeitura. Lá dá pra ver o relógio funcionando por dentro e também tem uma vista incrível da principal praça da cidade.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além do relógio, a praça possui restaurantes, casas coloridas e igrejas famosas.

Mais informações com horários e preços
End.: Staroměstské náměstí 1/3

+ Encontre hotéis na cidade com descontos de até 50%

 

| PONTE CARLOS

Um dos pontos emblemáticos de Praga é a Ponte Carlos. Dizem também que é um dos lugares mais cheios da cidade. Fui esperando ficar espremido para conseguir ir de um lado para o outro da ponte, mas nos dias em que estivemos por lá a ponte não estava assim tão lotada.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Ponte Carlos começou a ser construída em 1357 e foi finalizada no século XV. Ela liga a Cidade Velha à Cidade Pequena. Com arquitetura gótica, a ponte, que é a segunda mais antiga de Praga, possui 30 estátuas em estilo barroco representando santos.

A estátua de São João Nepomuceno é cercada por uma crença popular. Dizem que quem colocar a mão em seu brasão terá seu desejo realizado. Então, já dá pra imaginar a quantidade de gente que fica em frente a ela para encostar a mão, né? É muito desejo nesse mundo kkkk.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Ponte Carlos é linda e, certamente, você irá passar por ela mais de uma vez.

End.: Karlův most

 

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

| PASSEIO DE BARCO

Um das atrações mais famosas de Praga é o passeio de barco pelo rio Vltava (Moldava em português). É possível explorar a cidade com um outro olhar através de diversos tipos de tours em qualquer horário do dia. Alguns incluem café, almoço ou jantar. Entre as empresas que fazem o passeio estão a Prague Boats e a Prague Venice. Nós infelizmente não conseguimos incluir esta atração no nosso roteiro, mas na próxima vez faremos com certeza.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| TORRE DA PONTE DA CIDADE VELHA

Também na listinha com o que fazer em Praga está a Torre da Ponte da Cidade Velha (Staroměstská mostecká věž), que tem uma vista linda da Ponte Carlos e do Castelo de Praga. Prepare-se pois o espaço é bem pequeno e fica cheio. Em alguns momentos não é nada fácil andar por lá. De toda forma, vale a pena o esforço.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No site oficial, há informações atualizadas sobre preços e horários de funcionamento.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Karlův most

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

 

| TORRE DA PÓLVORA

Nossa lista com o que fazer em Praga sai da Cidade Velha, e chega ao Castelo de Praga. que falaremos mais no próximo tópico, mais especificamente à Torre da Pólvora. Aliás, Praga é conhecida por ter muitas torres e fica até difícil decidir em quais ir. Por isso, é bom ler bastante antes para não se arrepender depois. A Torre da Pólvora, que possui 44 metros e é datada de 1475, é uma construção gótica que já serviu como armazenamento de pólvora e hoje abre a Rota Real para o Castelo de Praga.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Veja mais informações no site oficial.

End.: Na Příkopě / náměstí Republiky 5

| CASTELO DE PRAGA

Atualmente, o Castelo de Praga é a sede da presidência da República Tcheca, mas por aqui já aconteceram muitos momentos históricos. Ele foi construído no século IX e é o maior castelo do mundo. O Castelo, na verdade, não é apenas uma construção, mas sim um conjunto de vários monumentos históricos como igrejas, palácios e torres.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Uma das atrações principais do Castelo de Praga é a Catedral de São Vito, uma construção imponente, de estilo gótica e histórica.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Golden Lane também é uma área bem legal e cheia de casinhas coloridas. Em algumas delas, é possível entrar para ver como eram as casas em que na época moravam as pessoas que trabalhavam no castelo.

Tem ainda o antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge e a Capela de S. Cruz.

Durante sua visita, aproveite ainda a vista linda da cidade através do Castelo ou das torres. Há também a troca de guarda todos os dias ao meio-dia. Não acho que seja imprescindível ir até lá especificamente na hora da troca, apenas se for uma coincidência, já que não é algo tão espetacular assim.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Provavelmente, você não irá conseguir conhecer todo o Castelo de Praga em apenas um dia. São vários tipos de ingressos que são divididos em circuitos. É possível comprar pelo site.

 

| JOHN LENNON WALL

Esse é uma daqueles lugares lindos e icõnicos de Praga. Um muro dedicado a John Lennon e aos Beatles que começou a ser pintado após a morte do cantor nos anos 80. Durante o regime comunista, aquele espaço passou a ser um símbolo de liberdade, um lugar contra a repressão. Não adiantava a polícia apagar algum desenho que sempre vinha um novo para substituir. Foi assim até 1989 quando quando a ditadura comunista chegou ao fim.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Até hoje o Muro de John Lennon é um local que serve para homenagear os Beatles, mas, principalmente, para enaltecer a liberdade de expressão. As artes estão sempre em transição. Raramente o que foi visto hoje será igual ao que estará lá na semana que vem. Vale muito a visita.

End.: Velkopřevorské náměstí, 100 00
Em frente à Embaixada da França

 

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pra Europa!
Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

| CEMITÉRIO JUDEU

Josefov, o antigo bairro judeu, é um lugar que não pode faltar no seu roteiro por Praga. Desde o século X há relatos de judeus na capital da República Tcheca. Entretanto, entre 1890 e 1913, eles demoliram grande parte do bairro para remodelar a região, e restaram apenas seis sinagogas, o antigo cemitério judeu e a prefeitura do bairro.

O cemitério judeu existe desde o século XV e as sepulturas variam de 1439 a 1787. Nós estivemos lá em um domingo. Estava bem cheio, mas não estava sufocante. Ficamos cerca de 40 minutos.

Cemitério Judeu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não há como saber quantas pessoas estão enterradas lá, já que nem todas as lápides estão visíveis, mas existem estimativas de que hajam mais de 100 mil corpos. Isso porque de acordo com a crença dos judeus, os corpos não podem ser retirados das sepulturas. Então, eles foram colocados em camadas.

É impressionante observar cada uma delas, tentar desvendar os anos e as letras, que já estão bem apagadas, e ver os mais ostentadores. Além disso, há diversas árvores pelo local.

Ao entrar no cemitério, os homens recebem uma quipá. No cemitério, há ainda uma homenagem às vítimas tchecas do holocausto.

Para visitar o cemitério judeu, é necessário adquirir um ingresso que dá acesso ao cemitério e também a algumas sinagogas.

Veja mais informações sobre os ingressos no site.

End.: Široká 3

 

| SINAGOGA ESPANHOLA

Com o ingresso que dá direito ao cemitério judeu, o turista também pode ter acesso a diversas sinagogas, como a Maisel, Pinkas, Klausen e Espanhola. Nós escolhemos apenas a Sinagoga Espanhola e a Maisel porque o nosso tempo estava apertado.

Cemitério Judeu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Sinagoga Espanhola é a sinagoga mais nova de Praga, de 1868, e fica ao lado de uma estátua de Franz Kafka. A história conta que ela deve ter sido construída no mesmo local em que a mais antiga sinagoga de Praga também foi erguida. O nome é devido ao estilo encontrado na sinagoga.

Já a Sinagoga Maisel foi construída no final século XVI e possui um estilo neo-gótico.

End.: Vězeňská 1

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

 

| ELEVADOR DA PREFEITURA

Você deve estar se perguntando por que o elevador da prefeitura entrou na lista de um post com o que fazer em praga, né? É que este elevador é muito divertido! É tão legal que fizemos um post só sobre ele. Na verdade, o que acontece é que ele é um elevador com duas entradas que não para de funcionar nunca e que está sempre com a mesma velocidade. Você tem que ser rápido para entrar e rápido para sair. Ele não tem portas e funciona no sistema de loop, ou seja, ele sobe até o fim, dá a volta e retorna até o outro lado. É muito divertido.

+ Veja mais vídeos como esse no canal do YouTube

End.: Prague City Hall
Praça Mariánské náměstí 2/2
Horário de funcionamento da prefeitura, em dias úteis normalmente no horário comercial | Não abre aos finais de semana.

 

| PARIZSKÁ

Mais uma atração no bairro judeu que entra na listinha com o que fazer em Praga é a Pařížská Street ou Paris Street. É a rua mais chique da cidade com importantes marcas tchecas e também mundiais. Entre as lojas estão Dior, Prada, Gucci, Louis Vuitton, Ermenegildo Zegna, Salvatore Ferragamo, Fendi, Dolce & Gabbana, Hermès e Cartier.

 

| PETRIN LOOKOUT TOWER

O que fazer em Praga? Provavelmente subir em alguma torre kkkk! E a Petřín Lookout Tower é diferente das outras! Primeiro porque ela é bem mais recente, foi construída pra Exposição do Jubileu em 1891, e segundo porque ela foi inspirada na Torre Eiffel de Paris.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Petřín Lookout Tower tem uma proporção de 1 por 5 em relação a Torre Eiffel. Ela mede 63,5 metros e possui 299 degraus. Prepare-se para a subida. A gente ficou meio cansado. Confesso kkkk. Mas valeu a pena. Foi divertido. A vista lá de cima é linda e a sua altitude é a mesma da torre de Paris, já que ela fica no alto de uma montanha. Dá uma certa aflição porque a todo momento sentimos a torre balançar. Depois que sair da torre, aproveite para ir ao Labirinto de Espelhos que fica ali perto.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para chegar até ela, pegamos um funicular, já que ela fica lá no alto da montanha.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Veja mais informações sobre preços e horários no site oficial.

End.: Petřínské sady 633, 118 00 Praha 1-Malá Strana

 

| CABEÇA DE FRANZ KAFKA

Nós já quereríamos ir de todo jeito, mas achamos sem querer a estátua giratória de Franz Kafka em Praga (Hlava Franze Kafky). Criada pelo artista David Černý, a estátua representa o busto do escritor Franz Kafka, que nasceu em Praga em 1883. A obra de arte está localizada na parte de fora do Quadrio Business Centre.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Vladislavova 1390/17, Nové Město

 

| MUSEUS

Na listinha do que fazer em Praga também estão os museus. A cidade é repleta de museus importantes. Entre os principais estão o Museus Nacional, o mais conhecido de Praga, o Museu do Comunismo, sobre a história deste sistema político no país e o Museu Franz Kafka, sobre o escritor.

MUSEU NACIONAL
End.: Václavské náměstí 1700/68
Mais informações no site

MUSEU DO COMUNISMO
End.: V Celnici 1031/4
Mais informações no site

MUSEU FRANZ KAFKA
End.: Cihelná 2b
Mais informações no site

 

| PRAÇA VENCESLAU

É na Praça Venceslau, localizada na Cidade Nova, que está o Museu Nacional, mas, além disso, ela já foi cenário de importantes manifestações políticas do país e já serviu até como mercado de cavalos.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Hoje em dia, ao redor da praça estão lojas, hotéis, lanchonetes e restaurantes. Uma curiosidade é que os moradores de Praga têm o costume de marcar de se encontrar no cavalo da Praça, mas eles são bem precisos e marcam o encontro no “rabo do cavalo” ou “na cabeça do cavalo”.

 

| CASA DANÇANTE

Praga é mesmo surpreendente. Você está andando no centro da cidade e de repente se depara com A Casa Dançante (Tančící dům). Na verdade, é um prédio comercial, desenhado pelos arquitetos Vlado Miluniće e Frank Gehryque, que parece estar em movimento. Ele lembra também dois bailarinos. Vale a pena passar por ele para observar e ficar viajando.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Jiráskovo nám. 1981/6, 120 00 Nové Město, Chéquia

 

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Nós sugerimos que você faça a cotação online do seguro obrigatório pela Seguros Promo, que é um buscador que encontra os melhores preços em diversas agências. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto.

 

| FINAL DO DIA – LETNÁ

Pra quem gosta de curtir o final do dia tomando uma cerveja gelada com gente animada e jovem, o lugar certo é o Parque Letná. Lá está no Letná Beer Garden, com alguns bares ao ar livre com vista pra cidade que vendem bebidas e comidinhas e ficam lotados durante o verão até o sol se pôr. Vale muito a pena ir até lá.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Mais informações no site.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

 

| COMIDAS

Uma dica sobre o que fazer em Praga é comer algumas coisinhas bem gostosas! A primeira delas é o Smažený sýr. O nome assusta, mas o sabor apaixona kkkk. Na verdade, é um camembert empanado e frito que derrete quando partido e ainda vem acompanhado de molho tártaro e batata frita. Aliás, experimente o molho tártaro de Praga porque ele é MUITO bom.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Tatarák também foi inesquecível! Nós comemos no restaurante Lokál (Dlouhá 33, 110 00 Staré Město) e estava incrível. Ele é um steak tartare delicioso acompanhado por pães fritos que lembram rabanadas salgadas e alho cru para passarmos nos pães. Que saudades desse prato!

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por fim, uma sobremesa muito famosa no país é a trdelnik, que é um cone que parece uma rosca. A massa é feita na hora e fica assando numa brasa. Depois enchem o cone de sorvete ou Nutella.

O que fazer em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| CERVEJA

O que fazer em Praga além de andar à toa, comer, visitar torres e museus? Tomar cerveja! E a de Praga é conhecida por ser uma das mais baratas do mundo! Claro que tudo depende do valor da cotação. Achamos em supermercados, cervejas de meio litro a partir de 60 centavos de euro, mas chegamos a encontrar algumas por 30 centavos.

O que fazer em Praga (Foto; Esse Mundo é Nosso)

Já em bares e restaurantes, a cerveja de 300 ml custava cerca de 1 € e a de 500 ml custava de 1,50 € a 2 €.

 

| ONDE NOS HOSPEDAMOS

Nossa viagem foi no começo de junho e a cidade já estava bem cheia, então decidimos nos hospedar um pouco fora da muvuca, mas ainda assim a uma curta caminhada de 10 a 15min da famosa Ponte Carlos.

Nós ficamos no Royal Prague City Apartments, que é um hotel bem charmoso num bairro mais tranquilo. Se você não quiser ir caminhando até o coração da cidade, há transporte público bem na porta.

Royal Prague City Apartments (Foto: Divulgação)

Royal Prague City Apartments (Foto: Divulgação)

+ Encontre seu hotel na cidade com até 50% de desconto
+ Veja todos os nossos posts do destino
+ Dicas: O que saber antes de ir
+ Quando viajar: Qual a melhor época
+ Quanto custa ir pra lá: Preços na cidade

Ficou com alguma dúvida na nossa lista com o que fazer em Praga? Deixe nos comentários!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *