Encontrar pousadas em Paraty não é difícil. A cidade histórica possui diversas opções de hospedagem que atendem a todos os tipos de público: de pousadinhas simples a hotéis mais luxuosos.

Neste post, a gente vai dar dicas de onde ficar por lá, além de explicar melhor sobre a localização que pode ser decisiva na sua viagem.

POUSADAS EM PARATY

A localização faz toda a diferença na escolha da pousada em Paraty. Separamos os principais locais da cidade:

CENTRO HISTÓRICO

Pra mim, o ideal é tentar ficar hospedado próximo ao centro histórico. Esta escolha fará diferença principalmente à noite. Embora a cidade não seja tão grande, não há nada melhor do que poder sair do hotel à noite a pé para jantar e dar uma volta sem se preocupar com táxi ou carro, né? Por isso, vale a pena investir um pouco mais e escolher um hotel nesta região.

Pousadas em Paraty: Centro histórico na cidade (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Centro histórico em Paraty (Foto: Esse Mundo é Nosso)

E não precisa ser só no centro histórico em si. Vale pegar uma pousada grudada ao centrinho. Vai ser mais barato, vai estar do lado e, talvez, seja até mais tranquilo.

Aliás, a gente fez um post com todas as atrações do centro histórico da cidade e outro com os melhores restaurantes. Vale a pena dar uma lida nos dois.

ONDE NÓS NOS HOSPEDAMOS

A gente ficou hospedado no Carpe Diem Boutique Hotel. Ele fica localizado quase na Praia do Pontal, mas está a apenas 5 minutos a pé andando do centro histórico.

Pousadas em Paraty: Quarto do Carpe Diem Boutique Hotel (Foto: Reprodução/Booking)
Carpe Diem Boutique Hotel (Foto: Reprodução/Booking)

A localização é perfeita. À noite foi super tranquilo de ir andando até a parte do centrinho que estão os bares e restaurantes. Além disso, o hotel é ótimo. Está numa casa bem espaçosa e fresquinha com a cara de Paraty. O quarto é muito confortável e o café da manhã é muito bom. A equipe do hotel é super simpática e atenciosa. Ahh, e o hotel possui piscina.

OUTRAS POUSADAS NO CENTRO HISTÓRICO

A Pousada Aconchego é uma opção nesta região. A localização é ótima, tem piscina e é muito charmosa.

Guardas-chuvas fazem decoração da Pousada Aconchego (Foto: Reprodução/Booking)
Pousada Aconchego (Foto: Reprodução/Booking)

Com boas avaliações dos hóspedes, a Pousada do Ouro fica bem no centro histórico em uma construção que tem a cara da cidade. O hotel possui estacionamento grátis.

Pousadas em Paraty: Quarto com tons amarelos da Pousada do Ouro (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pousada do Ouro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Pousada Literária também tem excelentes reviews, mas é um pouco mais cara. É onde está o restaurante Quintal das Letras, um dos mais famosos da cidade. Uma das características principais da pousada é a sua biblioteca com mais de 1500 livros e filmes. Também possui estacionamento grátis.

Pousada Literária (Foto: Reprodução/Booking)
Pousada Literária (Foto: Reprodução/Booking)

Entre as pousadas em Paraty está a da Marquesa. Também com ótima localização, pertinho do Largo da Matriz e da Praia do Pontal, e possui piscina e jardim. Há estacionamento gratuito.

A Casas do Pátio é outra ótima opção. Assim como, a Pousada Porto Imperial, a Pousada Pardieiro e a Pousada do Sandi que são um pouco mais em conta.

Pra quem quiser economizar tem o Che Lagarto Hostel.

PRAIAS

Embora na cidade mesmo, as praias não sejam tão lindas, há boas opções de pousadas nestas regiões.

PRAIA DO PONTAL

Outra opção é se hospedar na região da Praia do Pontal. Embora não seja tão bonita, a praia, que tem algumas barracas, fica do lado do centro histórico. Então, também é fácil de andar a pé.

A pousada que nós nos hospedamos (Carpe Diem Boutique Hotel) fica entre a praia e o centro histórico, ou seja, excelente localização.

De toda forma, não vale a pena ficar nesta região pensando na praia em si, já que ela não é muito boa. Vale por estar perto do centro histórico e também para dar uma passada rápida na praia no fim de tarde, por exemplo, para tomar alguma coisa antes de voltar para o hotel.

Praia do Pontal (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Pontal (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O lado bom dessas pousadas em Paraty localizadas entre o centrinho e a praia do Pontal é o preço. Costuma ser mais barato ficar hospedado aqui do que no centro histórico em si.

Algumas sugestões de pousadas e hotéis nesta região são a Pousada da Praia, Princesa Isabel, Vila do Porto, Bela Paraty e Pousada da Condessa.

PRAIA DO JABAQUARA

Na cidade de Paraty mesmo, a Praia do Jabaquara é a melhor. Entretanto, vale sempre lembrar que as praias boas mesmo ficam longe. Para conhecê-las é preciso fazer passeio de barco.

Pousadas em Paraty: Cadeiras na Praia do Jabaquara (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia do Jabaquara (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Praia do Jabaquara fica separada do centro histórico por grande morro. Então, a caminhada até lá é longa. Vale a pena ficar aqui apenas quem realmente quiser aproveitar a praia e não ligar muito de curtir a noite no centro histórico usando táxi

Por aqui, estão a Pousada Praia do Jabaquara, a Sol Nascente, a Fruto da Terra e o Brunello Hotel. Os valores das diárias aqui são mais em conta.

OUTRAS REGIÕES

Também há opções de pousadas em Paraty localizadas no centro novo (veja opções com desconto). Acho que vale mais para quem quer economizar ou que precise resolver alguma questão no centro da cidade. Talvez, por exemplo, que esteja apenas de passagem e precisará pegar um ônibus para Trindade na rodoviária. De resto, acho que não vale a economia.

Ficou com alguma dúvida sobre as pousadas em Paraty? Deixe nos comentários!

+ Veja todas as dicas do destino
+ O que tem para fazer no centro histórico
+ Melhores restaurantes da cidade

Sobre o Autor
Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.