Essa ilha mexicana famosa por seus mergulhos, por conta das águas cristalinas e de seus corais, mas as praias de Cozumel também são atrações que valem ser visitadas por serem algumas das mais bonitas da região de Playa del Carmen.

Eu, por exemplo, não sou muito fã de mergulho e planejei visitar Cozumel em um bate-volta de um dia para conhecer as praias. No começo parece um pouco complicado, já que a ilha é grande e requer um certo roteiro. Mas nesse post damos as dicas das praias mais bonitas na nossa opinião.

A ILHA DE COZUMEL, NO MÉXICO

Como falei, Cozumel é famosa por ser um dos melhores destinos de mergulho e snorkel do Caribe, além de ser uma parada dos grandes cruzeiros pela região.

Navio de cruzeiro em Cozumel

Nós preferimos ficar em Playa del Carmen, onde nos hospedamos no Antera Hotel & Residences. Mas quem quiser também encontrará ótimas opções por aqui, até mesmo resorts all inclusive.

+ Veja hotéis e resorts com descontos na ilha

Mesmo que você chegue de navio, dá sim pra conhecer por conta própria as praias. Outra opção, para quem gosta, é pegar alguns dos tours que incluem mergulhos. Existem opções para todos os gostos (saiba preços e como reservar).

Quando estive na ilha pela primeira vez em 2010, acabei pegando um passeio que saiu de Playa del Carmen e que incluía barco e paradas para snorkel.

Playa Chunchacab em Cozumel

Dessa vez, já em 2020, queria mesmo era ir em busca das famosas praias de Cozumel, embora não se fale muito sobre elas. A melhor forma é alugando um carro, como falo no final desse post. Valeu a pena!

MELHORES PRAIAS DE COZUMEL

Compartilho abaixo nosso roteiro de carro em busca das praias mais bonitas. Infelizmente algumas outras têm acesso restrito ou dificultado por grandes hotéis ou até mesmo parques aquáticos, como o Chankanaab Beach Adventure Park.

Mas nós conseguimos sim visitar lugares lindos e a maioria com entrada grátis. Uma coisa muito comum é que as praias ganham nomes dos seus beach clubs mais famosos. Pode parecer um pouco confuso, mas não é, foi uma forma que eles encontraram de dividi-las.

Abaixo você pode ver o mapa as praias de Cozumel que visitamos.

THE MONEY BEACH

A praia não é das mais incríveis, mas a praia que leva o nome do The Money Beach Bar é uma boa opção por ser bem perto do centrinho de Cozumel. Ou seja, dá pra ir facilmente de táxi ou até mesmo de bicicleta e muita gente passa o dia por aqui.

SKYREEF E PLAYA CORONA

Esses são outros dois beach clubs que dão nome às praias. Mas eles ficam praticamente colados um no outro, então dá pra conhecê-los ao mesmo tempo. O bom é que é fácil estacionar na estradinha que passa em frente.

O Playa Corona é bem mais simples, quase uma barraca de praia. Já o SkyReef tem estrutura melhor e o mar é mais bonito. De toda forma essa ainda é uma região muito procurada por quem quer passar o dia na praia perto do centrinho ou fazer snorkel, já que ainda não há faixa de areia.

Playa SkyReef
Playa SkyReef

Ao lado do Skyreef fica uma igrejinha, a Capilla Stella Maris, que é um charme e tem uma vista linda. Já pensou um casamento num lugar desses?

Capilla Stella Maris em Cozumel, México
Capilla Stella Maris em Cozumel

PLAYA PALANCAR

Seguindo para o sul da ilha, foi onde começaram as praias como nós brasileiros gostamos, com areia fininha e águas claras.

Praias de Cozumel: Playa Palancar

A estrutura do beach club Palancar é excelente pra passar o dia e há estacionamento.

Playa Palancar

PLAYA CHUNCHACAB EM PUNTA SUR

Das praias de Cozumel, a Playa Chuchacab, no parque Punta Sur, foi a que achamos a mais bonita. A cor da água é de cair o queixo, azul e cristalina. Como o nome diz, ele fica no extremo sul da ilha, quando começamos a fazer a volta.

Playa Chunchacab é a melhor das praias de Cozumel
Punta Sur foi das praias de Cozumel a nossa preferida

Na realidade, esse é um parque natural, com diversas atrações que vão desde ruínas Maias a lagoas com flamingos e jacarés. A entrada é carinha, mas vale pra conhecer as praias, que inclusive têm beach clubs e restaurantes. Nós contamos todos os detalhes no post sobre o Parque Punta Sur.

Punta Sur Eco Beach Park
Punta Sur Eco Beach Park

Foi a única praia privada que visitamos e tivemos que pagar para entrar.

EL MIRADOR

Seguindo já para o leste de Cozumel, o El Mirador é uma parada muito comum. A praia é pequena e cercada por grandes pedras que garantem uma vista bonita, como diz o nome. E há uma certa estrutura, além de ser fácil estacionar.

El Mirador em Cozumel
Bandeira do México na Playa El Mirador

PLAYA SAN MARTÍN

Seguindo pela boa estradinha asfaltada, chegamos à Playa San Martín, que tem uma extensa faixa de areia, águas com tons que vão do verde ao azul e boa estrutura de praia.

Playa San Martín em Cazumel

Também é fácil estacionar por aqui, um ponto positivo pra quem está de carro em Cozumel.

+ Hotéis com descontos na ilha

PLAYA CHEN RIO

Já quase no final da estada que dá a volta pelo sul da ilha, Chen Rio é uma das mais famosas praias de Cozumel. Ela é pública e tem estacionamento gratuito.

Playa Chen Rio é uma das melhores praias de Cozumel

A cor da água surpreende, principalmente na área que fica em frente ao restaurante El Pescador Marisqueria, que tem a melhor estrutura por aqui e funciona como barraca de praia. O único problema é que os preços são salgadinhos.

Playa Chen Rio

A partir desse ponto, já retornamos ao centro de Cozumel. Levamos o dia todo pra dar essa volta à ilha, claro que com paradas nas praias. E sim, sabemos que existem muitas outras no caminho, mas contamos com a ajuda de moradores locais e também das nossas pesquisas pra fazer esse roteirinho.

PRECISA DE CARRO NAS PRAIAS DE COZUMEL?

Como falei no começo do post, infelizmente foi por conta disso que em 2010 acabei não conhecendo quase nada da ilha. Os barcos que chegam de Playa del Carmen ancoram no centro histórico, que é bonitinho, mas não tem boas praias por perto.

Pra conhecer as melhores praias de Cozumel a maneira mais fácil é estar sim de carro alugado. Mas é bom tomar um certo cuidado porque, logo que você desembarca, inúmeros vendedores estão com suas banquinhas espalhadas oferecendo carros de aluguel, alguns com bons preços.

Acontece que nem sempre o que a foto mostra é a realidade. Nós, por exemplo, alugamos um conversível que parecia simpático, mas na hora de retirá-lo na locadora ele estava caindo aos pedaços, não tinha nem cinto, nem seta e até buracos no piso rs.

Então tente conferir o carro antes de pagar e desconfie quando o preço parece muito baixo. Fique atento(a) também a qualquer sobretaxa e aos seguros para não ter problemas. A CNH brasileira é aceita e você não precisará da PID – Permissão Internacional para Dirigir.

Mas dá também pra combinar com um táxi pra ir fazendo algumas paradas, o que sai bem carinho, ou até mesmo alugar uma bicicleta, que é bem comum se você tiver um certo preparo para o calor do Caribe Mexicano.

+ Encontre hotéis com descontos
+ Como ir saindo de Playa del Carmen
+ Todas as dicas pra curtir a ilha

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.