Pratos gregos: 13 coisas que você precisa comer quando for à Grécia

Se tem algo que precisa fazer parte do seu roteiro de viagem ao país são os pratos gregos. A culinária típica da Grécia tem delícias que merecem ser provadas nos seus dias por lá.

Desde os pratos “mais pesados” de locais como Atenas, com forte influência otomana, até a culinária mais leve das ilhas, há opções para todos os gostos. E o melhor: para todos os bolsos, pois eles podem ser encontrados desde locais mais simples ou barracas de rua até restaurantes estrelados.

13 PRINCIPAIS PRATOS GREGOS

1. MOUSSAKA

Típicos pratos gregos - Moussaka (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Talvez esse seja um dos pratos gregos mais famosos mundo afora. Servido em praticamente todo restaurante do país, é também normalmente preparado em casa, em reuniões familiares. Muita gente compara a moussaka à lasanha, sendo que ela não tem a massa. Recheada com carne cozida no molho de tomate, a iguaria tem camadas de berinjelas e molho bechamel cremoso. É deliciosa!

2. SALADA GREGA

Típicos pratos gregos - Salada Grega (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como falar em culinária da Grécia sem se lembrar de uma das saladas mais fáceis de serem encontradas ao redor do mundo? Entre os ingredientes base estão tomate, pepino, azeitona e uma grande fatia do incrível queijo feta. O molho pode variar de um lugar pro outro, sendo o mais básico com azeite, pimenta e sal.

3. GYROS

Típicos pratos gregos - Gyros (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É o churrasco grego, o original. Se aqui no Brasil a gente meio que torce o nariz pra ele, confesso que esse foi um dos pratos gregos que comi praticamente todos os dias no país. É delicioso e bem barato, além de ser encontrado em qualquer lugar. Lembra muito a shawarma, que hoje é bem comum em lanchonetes árabes no Brasil. Mas ao contrário do pão árabe fininho, aqui ele é servido no macio pão pita.

O gyros fica realmente girando na vertical e é normalmente vendido nas opções de carne de carneiro, frango ou misto. Acompanham molhos deliciosos, cebola, alface, tomate e batata frita.

4. SOUVLAKI

“Primo” do gyros, o souvlaki é tão popular quanto. A diferença é que ele é uma espécie de churrasquinho de espeto servido no prato, sempre acompanhado de pão pita, temperos e, muitas vezes, de batata frita.

Típicos pratos gregos - Souvlaki (Foto: Esse Mundo É Nosso)

5. MEZES

Típicos pratos gregos - Mezes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Assim como nos países árabes, as mezes são pratos pequenos servidos normalmente de entrada em bares e restaurantes, normalmente pedidas junto de alguma bebida alcoólica. Elas podem ser as mais variadas possíveis, desde uma simples azeitona, passando por queijos, pães, molhos, carnes, entre outros.

Na Grécia elas são facilmente encontradas em restaurantes chamados de mezedopoleíon, tsipourádiko ou ouzerí. Entre os molhos que acompanham é comum vir o tzatziki, um creme a base de iogurte temperado com pepino, alho, sal, azeite e vinagre ou suco de limão.

Típicos pratos gregos - Mezes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

6. SAGANAKI

Esse prato simples que consiste em queijo, normalmente feta, empanado. O saganaki é bem típico, inclusive podendo ser incluído na lista de mezes, cuja receita original leva apenas dois ingredientes: farinha e queijo.

Típicos pratos gregos - Saganaki (Foto: Esse Mundo É Nosso)

7. PASTITSIO

É uma espécie de lasanha, só que no lugar da massa tradicional são usadas camadas de macarrão. É recheada de carne moída e molho bechamel.

Típicos pratos gregos - Pastitsio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

8. IOGURTE

Se muita gente já adora o iogurte grego vendido em potinhos no Brasil, imagina a receita caseira original? É simplesmente deliciosa. Por aqui ele não é servido apenas como sobremesa, mas também como acompanhamento de pratos salgados e como base para diversos molhos, como o Tzatziki que citei anteriormente.

Típicos pratos gregos - Iogurte Grego (Foto: Esse Mundo É Nosso)

9. FRUTOS DO MAR

Típicos pratos gregos - Polvo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se seu destino é qualquer uma das diversas ilhas gregas, frutos do mar e peixes com certeza farão parte do cardápio. Meu destaque vai pro polvo delicioso, mas a variedade é enorme, com muitos camarões, mexilhões, lagostins, lagostas, entre outros, feitos das mais diversas formas.

10. DOCES GREGOS

Típicos pratos gregos - Doces (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outra influência otomana e árabe reflete nos doces gregos. Os mais famosos consistem em massas crocantes cobertas com mel e recheadas com nozes, pistache ou outros frutos. Alguns exemplos são baklava, bougatsa, kantaifi, entre outros.

11. FRAPPÉ

Típicos pratos gregos - Frappé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Confesso que nos primeiros dias eu fiquei surpreso e sem entender por que todo mundo na rua sempre estava com um café gelado na mão. Sabe aqueles copos estilos Starbucks? Pra onde quer que eu olhasse eles estavam lá. Não resisti e também comprei alguns para experimentar.

Só mais tarde, depois da viagem, entendi que o frappé foi inventado por um grego, da cidade de Tessalônica, em 1957. Ele era um representante da Nescafe e misturou acidentalmente, por falta de água quente, seu café instantâneo com água fria e cubos de gelo em uma coqueteleira. Pronto, nascia aí o frappé, que viraria febre não apenas na Grécia, mas ganharia as cafeterias do mundo.

12. OUZU OU UZO

Típicos pratos gregos - Ouzu ou Uzo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O ouzu não é um dos pratos gregos, mas é sem dúvida o destilado mais famoso do país. Presente em todos os bares, é feito com base de anis. A graduação alcoólica é alta, vai entre os 37º e os 50º. Na Grécia, ele é servido normalmente com gelo ou água, o que faz com que deixe de ser transparente e tome um aspecto leitoso.

13. MYTHOS

Típicos pratos gregos - Cerveja Mythos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já que estamos falando de bebidas, essa é provavelmente a cerveja mais famosa da Grécia. Não é nada demais, lembra as nossas pilsen tradicionais, mas você a encontrará em qualquer canto do país.

Deu pra ver nessa pequena lista dos principais pratos gregos que não faltam delícias pra comprometer sua dieta no país, né? Você já conhece algum deles? Conta pra gente nos comentários!

+ Hotéis em Atenas com até 50% de desconto
+ Quando viajar pra lá: A melhor época
+ Todas as dicas pra sua viagem à Grécia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *