Wiener schnitzel e Sachertorte, dois pratos típicos de Viena

Falar de pratos típicos de Viena, na Áustria, é falar do Wiener schnitzel e da Sachertorte, dois ícones da gastronomia da cidade.

Enquanto o primeiro é um prato salgado que lembra o nosso bife à milanesa, a segunda é uma sobremesa que, de acordo com os produtores, é “a receita de torta mais copiada do mundo”. Conheça essas delícias pra quando for à cidade.

 

+ Seguro viagem obrigatório pra Europa: Ache o melhor preço

DOIS DOS PRINCIPAIS PRATOS TÍPICOS DE VIENA

WIENER SCHNITZEL

O Wiener schnitzel remete à cidade até no nome, já que em alemão quer dizer “escalope à moda de Viena”. Com origem provavelmente no norte da Itália, chegou aqui entre os séculos XVI e XII.

Pratos típicos de Viena: Wiener schnitzel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O schnitzel de Viena (que costuma ser bem grande) é tradicionalmente feito com uma fina fatia de carne de vitela, empanada em farinha de trigo, ovo e pão esfarelado, e frito na manteiga ou banha de porco.

Segundo a tradição, o prato vem acompanhado de salada de batatas e rodelas de limão. Mas os restaurantes de Viena têm feito releituras desse clássico e servido com batatas fritas ou assadas, acompanhado de molhos diversos.

Quando estiver na cidade, você encontrará o schnitzel em praticamente todo restaurante ou bar. Dentro alguns dos lugares onde comemos o prato, recomendamos o Grand Ferdinand Restaurant e o Mayer (saiba mais).

SACHERTORTE

Esse torta/bolo de chocolate recheada com compota de alperce foi criada por Franz Sacher em 1832. Sua fama é gigantesca, mas pode decepcionar um pouco por não ser muito doce. Como os vienenses a acham um pouco seca, ela costuma vir acompanhada de chantilly.

Pratos típicos de Viena: Sachertorte (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A “Original Sachertorte” é vendida desde 1876 no Sacher Hotel, que fica atrás da Ópera. Anualmente são produzidas cerca de 270 mil Sachertorte por ali.

Pratos típicos de Viena: Wiener schnitzel (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Embora a receita seja guardada a sete chaves, você consegue encontrar “cópias” em vários cafés da cidade a um preço mais baixo, já que a mais famosa vendida no café do hotel sai por €6,50.

+ Confira dicas de restaurantes na cidade

+ Veja lista dos principais pontos turísticos

+ A capital da Áustria além do básico

+ Como ir do aeroporto ao centro

+ Mais dicas pra aproveitar sua viagem

Já provou esses ou outros pratos típicos de Viena? O que achou?

* O jornalista viajou a convite do Vienna Tourist Board, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e imparciais, o que reflete sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

2 Comments

  1. Luis Cordeiro disse:

    A pastelaria vienense é só um pecado para qualquer dieta, depois de ver essas fotos só me apetece um bolo cheio de creme =)

  2. Adriana disse:

    Adorei seu post !!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *