Quando ir para Mendoza, Argentina: Melhor época pra viajar

Na hora começar a pensar no destino é comum surgir a dúvida sobre a melhor época pra viajar, certo? E quando ir para Mendoza, a capital dos vinhos da Argentina?

O lado bom é que o clima nessa região é muito seco e dificilmente a chuva atrapalhará sua estadia. O principal mesmo é escolher entre frio, calor ou até mesmo a época de colheita das uvas.

Homem caminha saindo de túnel nos Andes na fronteira entre Argentina e Chile
Foto: Esse Mundo É Nosso

E nesse post falamos justamente sobre todos esses detalhes, como o clima, como fazer pra ver neve, a melhor época pra ir e quando pegar os parreirais cheios de frutas e a produção de vinho a todo vapor.

Quando ir para Mendoza? Tem uma melhor época?

Com um clima semi-desértico, Mendoza é bastante seca, o que garante que os turistas possam visitá-la o ano todo.

Até chove uma vez ou outra, mas isso não vai atrapalhar os seus planos. A região está inclusive numa crise hídrica há alguns anos. Ou seja, as vinícolas e os principais passeios funcionam ao longo do ano todo. Então não é algo a se preocupar.

No vídeo abaixo você encontra nosso roteiro completinho de o que fazer em Mendoza, independente da época.

Antes de mais nada, já publicamos um guia de onde se hospedar em Mendoza pra também te ajudar a montar seu roteiro, independente da época do ano.

De volta ao tema, é importante mesmo é saber que no inverno as temperaturas são bem baixas e que o verão é extremamente quente. Vale ainda dizer que as estações do ano são na mesma época do Brasil.

Mas existem ainda alguns fatores que podem influenciar na decisão de quando ir para Mendoza: você quer ver neve? Quer ver a vindima, que é a colheita das uvas?

Então detalho abaixo cada uma das estações na cidade.

Inverno em Mendoza (junho a setembro)

Esse é o período mais frio e também o menos chuvoso. Os termômetros podem registrar mínimas abaixo dos 5ºC e as máximas ficam em torno dos 15ºC, principalmente em junho e julho.

O inverno em Mendoza também é a melhor época pra quem quer ter a chance de conhecer a neve.

Mas já vá sabendo que não neva na cidade. Para vê-la de perto e brincar você deve fazer um passeio pelos Andes, que normalmente dura o dia todo.

Aliás, o horizonte da cidade fica lindo, com as montanhas todas branquinhas. As vinícolas funcionam normalmente, mas espere ver parreirais sem folhas, bem secos.

Mendoza no verão (dezembro a março)

Bem diferente do inverno, no verão os termômetros podem chegar aos 40ºC. O calorão e o clima seco podem incomodar um pouco quem é sensível a temperaturas mais altas.

Mas é nesse período quando os parreirais estão com uvas e você vai poder prová-las do pé mesmo durante os passeios, principalmente a partir de janeiro.

O clima mais quente torna mais agradável pra quem quer conhecer as piscinas termais nos arredores da cidade, como o SPA Cacheuta (que nós adoramos), e até mesmo subir os Andes sem passar tanto frio.

Piscina termal em Cacheuta. O verão é ótima opção na dúvida de quando ir para Mendoza, na Argentina
SPA Cacheuta (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas leve sempre casaco não apenas para esse passeio, uma vez que as temperaturas à noite costumam cair bastante.

Embora seja o período mais chuvoso, dificilmente o acumulado do mês supera os 50mm, que é praticamente o que chove em um dia numa tempestade forte de verão em São Paulo.

Se for em março, ainda terá a chance de pegar a colheita das uvas, conhecida como vindima. Falarei dela mais adiante!

Primavera (setembro a dezembro)

Essa é uma das épocas mais bonitas para quem tem dúvidas de quando ir para Mendoza. A Cordilheira dos Andes ainda está branquinha de neve, mas a temperatura é mais agradável.

Embora as mínimas ainda possam estar em torno dos 10ºC durante a noite, ao longo do dia o clima já é bem agradável, com termômetros acima dos 20ºC.

Homem de costas sentado sobre árvores na vinícola Chandon em Mendoza
Vinícola Chandon (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quem quer ver neve, se for entre setembro e outubro ainda tem a chance de tocar nela num passeio pelas montanhas. Nós fomos no final de novembro e havia neve no alto dos Andes, mas não chegamos perto.

Além disso, por ser uma estação intermediária, você acaba não pegando a cidade tão cheia, como também ocorre no outono.

Outono (março a junho)

Outra estação de transição, o outono é quando as temperaturas começam a baixar em Mendoza, com mínimas já abaixo dos 10ºC.

Pra quem quer visitar as vinícolas, a experiência será mais legal, pois será quando elas estão em pleno processo de fabricação, já que a colheita acontece em março. Nas demais estações, normalmente os vinhos já estão prontos nos barris.

Mas não espere, mesmo num passeio ao alto das montanhas, ter contato com a neve. No máximo você verá alguns picos que não derretem ainda branquinhos.

Homem sentado na Zuelo. Primavera é uma boa na dúvida de quando ir para Mendoza
Olivícola Zuelo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Quando é a vindima em Mendoza?

A vindima, como é chamado o período de colheita das uvas, acontece em março. Assim como na Serra Gaúcha, essa é uma época muito importante para os produtores e é um símbolo cultural também de regiões produtoras de vinho.

A grande Festa da Vindima em Mendoza acontece normalmente na primeira semana de março e é marcada por desfiles de carros alegóricos, muita dança e música. Além de vinho, é claro.

Mão segura taça de vinho na Bodega Norton - Quando ir para Mendoza, na Argentina?
Bodega Norton (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É um período muito bonito. Mas como atrai visitantes de muitas regiões da Argentina, planeje-se com bastante antecedência para não pagar tão caro em hospedagem e transporte.

São mais de mil vinícolas em Mendoza e elas se espalham por três principais regiões: Valle de Uco, Luján de Cuyo e Maipú.

Nesse período, você ainda pode encontrar algumas que oferecem a experiência de colher as uvas, fazer piquenique entre os parreirais e outras atividades, como Santa Julia, Renacer, Norton, Lopez, entre outras.

Onde ver neve em Mendoza

Muitos brasileiros associam a cidade a um destino de inverno e colocam a neve no roteiro em Mendoza. Mas já mostramos acima que a cidade pode ser visitada ao longo de todo o ano.

Já quem quer ver neve, vir no inverno e no outono, principalmente de junho a setembro, é mais garantido. Não neva na cidade, mas há vários passeios que sobem os Andes e que dão a oportunidade de brincar na neve.

Vista de prédio em Las Cuevas com os Andes nevados ao fundo, na divisa de Argentina e Chile
Las Cuevas, Argentina (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas não espere estações de esqui tão pertinho da cidade. Se é o que você quer, terá de ir até o parque Los Puquios, em Las Cuevas, quase na divisa com o Chile, a 188 km da de Mendoza.

Se o interesse é mesmo por neve, talvez vez valha ainda combinar a viagem com Santiago, no Chile, que fica a cerca de 6h de carro.

Como não é tão comum turismo de neve por aqui, já traga na bagagem roupas e calçados apropriados. Diferente de Bariloche ou El Calafate, não é muito fácil encontrar lojas de locação de roupas em Mendoza.

Tem mais dúvidas sobre quando ir para Mendoza e a melhor época pra viajar pra lá? Então deixe um comentário!

Dúvidas frequentes sobre quando ir para Mendoza

Qual o melhor mês para ir para Mendoza?

Dá pra viajar pra Mendoza o ano todo e chove pouco também. Mas vale dizer que no verão faz muito calor e no inverno os termômetros chegam abaixo dos 5ºC. Quem quer evitar a alta temporada, deve ir na primavera ou outono. Em março é quando acontece a vindima, a colheita das uvas. Saiba a melhor época pra viajar para a cidade.

Quantos dias é o ideal para Mendoza?

Seu roteiro em Mendoza deve ter ao menos 4 ou 5 dias. Além das mais de mil vinícolas, há vários passeios na região, como para o alto da Cordilheira dos Andes e também parques de águas termais.

Qual época tem neve em Mendoza?

Não neva em Mendoza, mas as montanhas ao redor ficam branquinhas de neve principalmente entre julho e setembro. Pra quem quer ver de perto ou brincar na neve, será preciso fazer passeios de um dia todo para o alto das montanhas, na Cordilheira dos Andes (saiba mais).

Como é o clima em Mendoza?

O clima em Mendoza é bastante seco e a chuva não deve atrapalhar seus planos. No verão é quando mais chove, mas o acumulado mensal dificilmente supera os 50mm. Se nessa época os termômetros batem os 40ºC, no inverno as mínima ficam abaixo dos 5ºC. Saiba mais sobre o clima na cidade.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens