Na hora de decidir quando ir pra Boipeba, na Bahia, é bom levar em conta não só o clima, mas também a tábua da maré além da época em que a pequena vila fica mais cheia, como na alta temporada.

Nesse post falamos dos melhores meses pra visitar a ilha, a importância da maré para as piscinas naturais e também de quando os preços tendem a ser mais vantajosos, tanto de hospedagem como dos passeios.

QUANDO IR PRA BOIPEBA

Antes de falarmos dos melhores meses e quando chove menos, vale ambientarmos um pouco aqui de como é ilha. A vila chamada de Velha Boipeba é muito charmosa e tranquila, mas bem pequena. É uma das principais regiões onde os turistas ficam.

Velha Boipeba, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Praia da Boca da Barra em Velha Boipeba

Como o clima aqui ainda é mais rústico, embora haja muitas pousadas, grande parte delas é mais simples. Então vale programar a viagem com antecedência pra encontrar vagas naquelas que têm bom custo-benefício.

Nós por exemplo nos hospedamos na Vila da Barra, uma das melhores da cidadezinha e que surpreendentemente costuma ter preço bom.

Então assim que você escolher quando ir pra Boipeba, vale a dica de já começar a olhar as pousadas onde deseja ficar pra não correr o risco de as vagas esgotarem. Principalmente se for na alta temporada, como ainda falaremos nesse post.

+ Veja pousadas com descontos

O CLIMA EM BOIPEBA

Como você pode ver no gráfico abaixo, não há na região meses muito secos, então sempre há a chance de pegar alguma chuva. Mas é importante ver que Janeiro, Fevereiro, Março, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro são meses em que chove menos.

Quando ir pra Boipeba - Climatologia
Com informações da Climatempo

Em Junho e Julho há mais chance de pegar chuva. Já Abril e Maio tendem a ser a época mais chuvosa.

Por outro lado, a temperatura é sempre agradável em Boipeba. Julho e Agosto são os meses mais frescos, com máximas em torno dos 25ºC. Quem prefere dias e água do mar mais quentes, vale optar pelos meses de Outubro a Maio, lembrando que Abril e Maio têm mais chance de chuva.

+ Cidades de praia pra ir na Bahia

QUANDO IR PRA BOIPEBA: TÁBUA DAS MARÉS

Se você puder escolher, vale ainda prestar atenção na maré, já que ela influencia nos passeios às piscinas naturais, por exemplo. Durante as luas cheia e nova a maré baixa se dá pela manhã e é possível curtir melhor as piscinas de Moreré e Castelhanos, por exemplo.

Piscinas Naturais de Castelhanos (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Piscinas Naturais de Castelhanos em Boipeba

Mas se não puder, tudo bem. Você pode até visitar as piscinas em outros horários, mas o nível do mar pode estar mais alto e você não conseguirá vê-las em sua total beleza.

Você pode consultar as tábuas nesse site.

ALTA TEMPORADA

Embora não seja tão badalada e cheia como a vizinha Morro de São Paulo, Boipeba também fica mais cheia, assim como boa parte do litoral do Nordeste, durante as férias escolares, feriados e principalmente durante o Réveillon e Carnaval.

Quando ir pra Boipeba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Com mais turistas, os preços das diárias das pousadas tendem a subir no período de alta temporada. Consulte aqui opções com descontos! O mesmo pode acontecer com as agências de passeios, já que dá pra negociar melhor quando é baixa estação.

+ Veja pousadas com descontos
+ Todas as dicas da ilha reunidas

Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Boipeba? Deixe seu comentário!

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.