Seis cidades de praia na Bahia para conhecer além de Salvador

Quando pensamos em verão, logo lembramos de Salvador, mas além da capital, existem muitas cidades de praia na Bahia que merecem ser conhecidas com bastante calma.

Como o estado é um dos maiores em extensão no Brasil, muito provavelmente para conhecer todas essas cidades e praias será preciso fazer várias viagens ao estado, o que é ótimo, já que é sempre bom estar na Bahia, né? A gente preparou uma listinha com alguns desses lugares que valem a pena ser visitados, mas, é claro, há ainda muitos outros para serem conhecidos por aqui.

SEIS CIDADES DE PRAIA NA BAHIA

| ITACARÉ

Itacaré não poderia faltar na lista das cidades de praia na Bahia. Com paisagens lindas e naturais, Itacaré também é conhecida por sua cultura popular e badalação. A Praia da Concha é a principal da orla urbana e possui ótima estrutura. Outras praias um pouco mais distantes, mas em que possível se chegar caminhando por cerca de 15 a 20 minutos são a do Rezende, Tiririca, do Costa e Ribeira. Não deixe de conhecer também as praias com difícil acesso: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Existe um tour que passa pelas quatro. A região também é famosa por suas cachoeiras.

Cidades de praia na Bahia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto

Para curtir o pôr do sol, a dica é o Mirante do Xaréu. À noite, o lugar que bomba é a Rua da Pituba. O que não faltam por aqui são restaurantes, bares, cafés e lojinhas. Não deixe de comer uma bela moqueca em algum dos restaurantes.

Cidades de praia na Bahia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ahh, e Itacaré fica na Costa do Cacau, assim como Ilhéus. Portanto, não deixe de experimentar os sucos e caipirinhas feitas da fruta, além, é claro, do chocolate.

Cidades de praia na Bahia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ficou curioso para conhecer Itacaré? Veja todas as nossas dicas sobre lá!

| PENÍNSULA DE MARAÚ

Quem vai para Itacaré, precisa incluir outro lugar incrível e que não poderia faltar nesta lista com algumas das melhores cidades de praias da Bahia mesmo que não seja uma cidade propriamente dita. Barra Grande é a entrada para a Península de Maraú. A vila é a melhor opção para quem deseja dormir por lá. Ahh… Se você está em dúvida, vale a pena sim passar algumas noites em Barra Grande. Aquele clima pé na areia que só a Bahia tem, mas com boa estrutura de hotéis e restaurantes.

Cidades de praia na Bahia - Maraú (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não é tão simples chegar em Maraú. Nós saímos de Itacaré e fomos até Camamu (1h de carro ou ônibus) e de lá pegamos uma lancha por cerca de 30 minutos.

+ Encontre seu hotel na região com descontos de até 50%

As principais praias da região são a Ponta do Mutá, a Praia dos Três Coqueiros, Praia da Bombaça, Taipu de Fora, Praia do Cassange, Saquaíra e Algodões. É na Ponta do Mutá que estão os principais beach clubs. É preciso ficar atento para fugir da maré cheia.

Cidades de praia na Bahia - Maraú (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para chegar até a famosa Taipu de Fora é necessário ir de táxi ou quadriciclo. Para curtir as piscinas naturais, que se formam na maré baixa, é preciso pesquisar antes como estará a tábua das marés.

Cidades de praia na Bahia - Taipu de Fora (Foto; Esse Mundo é Nosso)

Além do mar, o Rio Carapitangui também tem sua beleza e boa estrutura às suas margens. Aproveite para visitar o Bar da Rô.

Durante a nossa estadia por lá, ficamos hospedados na Pousada Barra Trip (veja o valor das diárias com desconto), que tem um bom custo benefício e fica a cerca de 10 minutos da vila.

Cidades de praia na Bahia - Maraú (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Para saber mais detalhes da Península de Maraú, veja todos os nossos posts sobre o destino.

| TRANCOSO

Como falar das cidades de praia da Bahia e não lembrar de Trancoso? Com o Quadrado mais famoso do Brasil, Trancoso possui praias lindas e ótimos restaurantes e hotéis.

Cidades de praia na Bahia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No Quadrado está a famosa igrejinha, de 1656, e as casas coloridas que um dia já serviram de moradia. À noite vibra por aqui com os restaurantes e bares lotados, além das lojas. Para quem gosta de andar a pé, vale a pena ficar hospedado próximo ao Quadrado.

+ Encontre seu hotel na região com desconto

O que não falta em Trancoso é praia bonita. As principais delas são a Praia dos Coqueiros, bem próxima do Quadrado e com boa estrutura e a Praia dos Nativos, que na maré baixa dá para atravessar o Rio Trancoso e chegar lá andando. Menos movimentadas, mas lindas também, são a Praia do Rio da Barra e a do Rio Verde. A Praia do Espelho é a mais famosa da região devido ao seu mar azul e às falésias avermelhadas. Ela fica a 24 km do Quadrado (veja como chegar à praia).

Cidades de praia na Bahia - Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Durante nossa estadia em Trancoso, nós ficamos hospedados na Pousada Mata N’Ativa, que é linda e tem uma ótima estrutura, além de estar a uma pequena caminhada do Quadro (veja o valor das diárias).

Cidades de praia na Bahia - Trancoso (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se você quiser saber mais detalhes sobre Trancoso, veja todos os nossos posts sobre o destino.

| ARRAIAL D’AJUDA

Perto de Trancoso está Arraial d’Ajuda, mais uma das cidades de praia na Bahia que valem a pena ser visitada.

Cidades de praia na Bahia - Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

As praias da Arraial são lindas e para todos os gostos. A mais famosa é a Praia do Mucugê, que fica próxima do centrinho. Por esta razão, é também uma das mais cheias na alta temporada. Nesta região, estão muitas barracas e beach clubs. O parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque fica nesta praia, mas em uma região um pouco mais afastada.

+ Encontre seu hotel na região com descontos

A Praia do Parracho fica pertinho da Mucugê, mas é mais vazia e frequentada por um público mais jovem. No fim do ano e no Carnaval, a praia fica movimentada com os shows e festas do Uiki Parracho. Nós ficamos hospedados no hotel Saint Tropez, nesta região, e foi uma ótima escolha (veja o valor das diárias).

Cidades de praia na Bahia - Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Praia da Pitinga também é famosa. A cor do mar é bonita e na maré baixa formam-se algumas piscinas naturais. Ainda há as praias de Taípe e da Lagoa Azul.

Outra dica de hospedagem é o Eco Resort, onde nós também ficamos e adoramos (veja o valor da diária com desconto). Fica bem pertinho de Porto Seguro está localizado na Praia do Apaga Fogo. A Praia de Araçaípe também fica nesta região.

+ Encontre seu hotel por aqui com descontos de até 50%

Cidades de praia na Bahia - Arraial d'Ajuda (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ficou com dúvidas sobre Arraial d’Ajuda? Veja todos os nossos posts do destino.

| CARAÍVA

Embora Caraíva seja uma vila com cerca de mil habitantes, ela precisava entrar na lista as cidades de praia na Bahia. Esse lugar é incrível e você vai entender o motivo. O tempo parece que passa mais devagar, as pessoas andam descalças ou de chinelo, não há carro, as ruas são de areia e a energia elétrica chegou só em 2007.

Cidades de praia na Bahia - Caraíva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Mesmo assim, há ótimos hotéis e restaurantes e sim, o celular pega! Chegar em Caraíva não é tão simples assim, como contamos em um outro post, mas vai valer a pena. A principal praia é a Praia de Caraíva, e fica bem no centrinho e possui algumas barracas de praia. Mais pra frente está a Barra, onde acontece o encontro do Rio Caraíva com o mar. Na Praia do Satu há lagoas de água doce.

+ Encontre seu hotel na vila com descontos de até 50%

Os restaurantes e o agito de Caraíva ficam na beira do rio, como o Boteco do Pará e o Manga Rosa, onde comemos uma moqueca inesquecível.

Cidades de praia na Bahia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Há também alguns passeios para fazer ao redor de Caraíva como as visitas à tribo pataxó em Barra Velha e ao Parque Nacional do Monte Pascoal.

Nós ficamos hospedados na Pousada da Lagoa, que é um verdadeiro charme, além de estar bem pertinho do rio e da praia (veja o valor das diárias com desconto).

Cidades de praia na Bahia - Caraíva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Quer saber mais sobre Caraíva? Veja todos os nossos posts da região!

| MORRO DE SÃO PAULO

Para terminar a nossa lista de cidades com praia na Bahia que valem a pena conhecer não poderíamos deixar de fora Morro de São Paulo, que fica 60km ao sul de Salvador.

Cidades de praia na Bahia - Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Praias paradisíacas, águas azuis e esverdeadas e ótima estrutura para receber turistas são alguns dos motivos que fazem de Morro de São Paulo um excelente destino. As praias mais famosas da região são a Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia. Não deixe de ir ao Mirante da Tirolesa, para ter uma vista maravilhosa de lá. Além disso, se der tempo aproveite para fazer um passeio por Boipeba.

+ Encontre seu hotel na região com descontos de até 50%

Para chegar a Morro de São Paulo não é tão fácil, já que é preciso pegar um barco que balança um pouco, mas o esforço vai valer a pena. Neste outro post, damos todas dicas de como chegar lá.

Cidades de praia na Bahia - Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aproveite o final do dia em Morro de São Paulo para curtir o pôr do sol, que é lindo.

Durante a nossa passagem por Morro de São Paulo, ficamos hospedados na Pousada Bahia Bacana, que fica localizada no burburinho da Segunda Praia e tem uma linda piscina de borda infinita (veja o valor das diárias).

Ficou com vontade de saber mais sobre Morro de São Paulo? Veja todos os nossos posts!

Tem mais sugestões de cidades de praia na Bahia? Deixe nos comentários!

+ Saiba mais de Itacaré
+ Veja todas as dicas de Maraú
+ O que fazer em Trancoso
+ Nossas dicas de Arraial d’Ajuda
+ Caraíva: o que é bom saber
+ Todos os posts de Morro de São Paulo

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

1 Comment

  1. Tenho muita vontade de conhecer Trancoso e Morri de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *