Quando ir pra Recife e Olinda: Qual a melhor época?

Na hora de decidir quando ir pra Recife e Olinda, cidades vizinhas em Pernambuco, normalmente você espera aquele sol do Nordeste, certo? Afinal a chuva pode atrapalhar a viagem de quem quer curtir as praias e a as atrações históricas da região.

Se por um lado essas cidades têm altos níveis de chuva mensais em certos períodos do ano (acima dos 300mm), há épocas em que ela dá uma trégua, ideal pra quem vai viajar pra lá. Já sobre temperatura, isso ao menos não é uma preocupação, já que faz calor o ano todo, com temperaturas médias em torno dos 26ºC.

QUANDO IR PRA RECIFE E OLINDA

Quando ir pra Recife e Olinda (Foto via Shutterstock)

Olinda com Recife ao fundo (Foto via Shutterstock)

O primeiro semestre do ano costuma ser o mais chuvoso em Recife e em todo o Estado de Pernambuco. Principalmente entre março e agosto são registradas médias altíssimas de chuvas. Claro que isso não quer dizer que chova o dia todo durante todos os dias da semana, mas pode acontecer sim de você pegar dias bem feios.

+ Veja hotéis com descontos em Recife e Olinda

Confesso que já fui durante esse período chuvoso e peguei sol, com alguma chuva pela manhã e no fim da tarde. Mas se puder, é melhor evitar.

Então quando ir pra Recife e Olinda e ter mais chance de encontrar aquele cenário lindo com sol? A melhor época pra viajar pra Pernambuco vai princialmente de setembro a janeiro. Esse é o período mais seco do ano e com temperaturas bem altas (confira no gráfico mais abaixo).

Quando ir pra Recife e Olinda (Foto via Shutterstock)

Praia de Boa Viagem, Recife (Foto via Shutterstock)

 

A ALTA TEMPORADA

Vale lembrar que particularmente dezembro, janeiro e fevereiro, meses com pouca chuva, coincidem com a alta temporada de férias e Carnaval. Ou seja, os preços costumam ser mais altos, principalmente de hospedagem (veja hotéis com descontos de até 50%). É o preço que se paga por viajar nessa época.

Quando ir pra Recife e Olinda (Foto via Shutterstock)

Praia de Boa Viagem, Recife (Foto via Shutterstock)

Por outro lado, em julho, mês também muito procurado por serem férias escolares, os preços não costumam subir tanto. Talvez a chance maior de chuva não anime tanto o apetite dos empresários. Então é uma boa viajar nessa época se há a dúvida de quando ir pra Recife e Olinda? Só se você realmente não tiver outra escolha. Em anos como 2017, o período entre maio e julho foi de muita chuva e estragos na região.

 

E O CARNAVAL?

Fevereiro é um mês intermediário entre a época seca e o início da temporada de chuvas em Pernambuco. O que por um lado é bom. Pode haver chuva e pancadas a qualquer hora, mas os dias não costumam ficar com céu fechado ou chovendo o tempo todo. Se o Carnaval cair em março, apesar de já ser o início das chuvas mais constantes, isso também não deve atrapalhar muito, pois a folia normalmente é no início do mês.

Quando ir pra Recife e Olinda (Foto via Shutterstock)

Carnaval em Olinda (Foto via Shutterstock)

Outra coisa pra ficar atento(a) em relação ao Carnaval na região é que a festa começa praticamente duas semanas antes da data oficial. Ou seja, sua experiência pra conhecer principalmente as ladeiras históricas de Olinda pode ser bem diferente que em outras épocas do ano, já que vira e mexe elas são tomadas por blocos pré-carnavalescos.

 

| O CLIMA EM RECIFE E OLINDA

Abaixo você vê um gráfico com as médias de temperaturas e chuvas ao longo do ano para ajudá-lo(a) a decidir quando ir pra Recife e Olinda.

Quando ir pra Recife e Olinda (Arte: Esse Mundo É Nosso)

Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pra Recife e Olinda? Deixe seu comentário!

+ Hotéis com descontos em Recife e Olinda
+ Roteiro de carro entre Alagoas e Pernambuco
+ Veja todas as dicas da capital pernambucana

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *