Roteiro de carro de Maceió a Recife: Cidades, praias e atrações

Fazer o roteiro de carro de Maceió a Recife foi surpreendente. Embora as duas cidades por si só já tenham grandes atrações, o caminho entre elas também é cheio de praias maravilhosas, com aquele mar digno de Caribe. Neste post damos todas as dicas do trajeto feito por nós.

Desembarcamos em Maceió a convite da Honda para testar o WR-V e o caminho escolhido para esse test drive foi exatamente entre a capital de Alagoas e a de Pernambuco. Veja as paradas pra fazer neste roteiro de carro de Maceió a Recife as dicas de cada local.

 

ROTEIRO DE CARRO DE MACEIÓ A RECIFE

DISTÂNCIA: Sem paradas, o trajeto entre as duas cidades é de cerca de 4h (260km) pela BR-101. O roteiro que criamos, de cerca de duas semanas, passa principalmente pela AL-101 e PE-060.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Divulgação)

Claro que dá para fazer este mesmo roteiro em bem menos dias. Tudo vai depender de quanto tempo você vai querer ficar em cada destino. Abaixo você encontra o mapa com as nossas sugestões:

ALUGUEL DE CARRO: O melhor é você alugar o carro com antecedência e pegá-lo já no aeroporto, seja em Maceió ou Recife. O bom é que você pode escolher devolvê-lo no último destino da viagem, ou seja, não precisa voltar para onde começou. Para consultar os melhores preços de aluguel de carro, nós usamos o site da RentCars, que compara várias agências do mercado e ainda parcela em até 12x.

 

MACEIÓ (AL)

📆 Sugestão: Dias 1, 2 e 3

| O QUE FAZER

A capital de Alagoas tem algumas das praias mais lindas do Nordeste. Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são as mais famosas da área urbana de Maceió e estão ligadas por um calçadão. Não deixe de conhecer o Lopana, um dos bares de praia mais famosos do Brasil e que está localizado na Ponta Verde.

Roteiro de carro de Maceió a Recife - Maceió (Foto: Cortesia/Honda)

Praia de Jatiúca, Maceió

Um dos passeios legais em Maceió é nas Piscinas Naturais de Pajuçara, que ficam a apenas 2km de mar adentro a partir da orla da capital. Não esqueça que o tour precisa ser feito na maré baixa.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A 33km ao sul da capital, em Barra de São Miguel, está a Praia do Gunga, que possui areia clara e águas com tons esverdeados e azuis. Na região do encontro do mar com a Lagoa do Retiro estão as barracas de praia, que são bem simples, mais frequentadas por pessoal de excursão, mas possuem opções de bebidas e petiscos. Pra quem curte uma praia mais tranquila, é só ir no sentido oposto da lagoa. Dá inclusive para fazer um passeio de buggy até as falésias de areias coloridas.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra fugir da praia cheia, vale visitar o Beach Club Praêro, que também fica na Barra de São Miguel, mas do outro lado da lagoa. A 12km dali, fica outra praia famosa, do Francês. Confesso que apesar da fama, não gosto muito, é sempre cheia e tem muitos ambulantes. Mas se quiser conhecer, fica no município de Marechal Deodoro.

Já a 20km ao norte de Maceió está a Praia de Ipioca, considerada a mais bonita da cidade. É bem mais vazia do que a Praia do Gunga e possui uma ótima barraca de praia, a Hibiscus (nossa favorita!), que restringe a lotação a um número pré-estabelecido de visitantes.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Um pouco mais a frente, está Paripueira, que também é conhecida suas belas piscinas naturais e tem boas barracas de praia, como o Mar e Companhia.

+ As 4 melhores barracas de praia de Maceió

#Dica: Deixe Ipioca e Paripueira como as últimas praias para conhecer na região da capital alagoana, já que elas estão na direção que seguiremos no roteiro de Maceió a Recife. Se quiser se hospedar por essas bandas, já ao norte da cidade, a melhor opção é o Salinas, que é all inclusive.

| ONDE FICAR EM MACEIÓ

Nós estivemos no Jatiúca Hotel e Resort, que tem uma ótima estrutura, piscina de frente pro mar e fica no finalzinho da Praia de Jatiúca, mas mesmo assim bem perto da orla urbana. Para outras opções, veja o post com dicas de onde ficar em Maceió.

 

PRAIA DO CARRO QUEBRADO (AL)

📆 Sugestão: Dia 4

Saindo de Paripueira, se tiver tempo, vale parar na Praia do Carro Quebrado, localizada no município de Barra de Santo Antônio. Como o nome diz, não é fácil chegar nesta praia de carro. Portanto, o ideal é ir até a cidade e fechar o passeio de buggy com alguém de lá. Não há muitos restaurantes e hotéis na região.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

BARRA DE CAMARAGIBE (AL)

📆 Sugestão: Dia 4

A próxima parada do roteiro de carro de Maceió a Recife é na cidade de Passo de Camaragibe, mais precisamente na praia de Barra de Camaragibe. Famosa por seus recifes de corais e pela cor incrível de seu mar, a praia também é conhecida pelo seu encontro com o Rio Camaragibe.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Não deixe de conhecer também a Praia do Marceneiro, localizada no mesmo município. A Praia do Morro, que está na mesma região, é considerada uma das mais bonitas. Porém, como é de difícil acesso, o ideal é ir com o auxílio de um guia.

 

SÃO MIGUEL DOS MILAGRES (AL)

📆 Sugestão: Dorme no Dia 4 e Dia 5

Seguindo o litoral pela rodovia AL-101, nossa próxima parada é em São Miguel dos Milagres, a melhor opção de local para dormir nesse quarto dia. A pequena cidade possui como principais atrações as praias praticamente desertas, que são lindas, as piscinas naturais e as charmosas pousadas. Como não tem muito para onde ir, muitas delas possuem restaurantes para que os hóspedes almocem e jantem por lá.

A melhor forma de visitar as piscinas é de jangada, sempre na maré baixa. Nós fomos nas Piscinas Naturais do Toque, dá para ver vários peixinhos e até mergulhar.

Roteiro de carro de Maceió a Recife - São Miguel dos Milagres (Foto: Cortesia/Honda)

Roteiro de carro de Maceió a Recife - São Miguel dos Milagres (Foto: Cortesia/Honda)

Fizemos o passeio com o senhor Amaro e o telefone dele é (82) 99912 3937.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por lá também há o Rio Tatuamanha, onde está o Projeto Peixe Boi, que tem como objetivo preservar a espécie.

| ONDE FICAR EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES

Nós ficamos hospedados na ótima Pousada do Toque e recomendamos. O atendimento foi ótimo, é bem de frente para a praia e os quartos e bangalôs, além de espaçosos e confortáveis, ganham pontos pelo bom gosto na decoração (veja outros hotéis em São Miguel).

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

PRAIA DO PATACHO E LAJE (AL)

📆 Sugestão: Dia 6

O roteiro de carro de Maceió a Recife segue até as praias do Patacho e da Laje, no município de Porto de Pedras. As duas são lindas e possuem aquela água cristalina. Não deixe de conhecer as piscinas naturais e aproveite que essas praias não são tão movimentadas. Vale lembrar que elas não possuem estrutura na areia, como guarda-sol e cadeiras, por exemplo. Se quiser se hospedar por aqui, uma ótima e charmosa opção é a Pousada Reserva do Patacho.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Reprodução/Turismo Alagoas)

Foto: Reprodução/Turismo Alagoas

 

JAPARATINGA (AL)

📆 Sugestão: Dia 6

Vale a pena conhecer Japaratinga. Para chegar lá é preciso pegar uma balsa que atravessa o rio Manguaba em Porto das Pedras. Não deixe de visitar as Barreiras do Boqueirão, também conhecida como Praia das Bicas, e a Praia de Japaratinga, além das piscinas naturais. O Mirante Aruanã tem uma vista linda da região.

Roteiro de carro de Maceió a Recife - Japaratinga (Foto: Cortesia/Honda)

Roteiro de carro de Maceió a Recife - Japaratinga (Foto: Cortesia/Honda)

Em Japaratinga há boas opções de restaurantes e também de hotéis e pousadas (veja as opções).

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

MARAGOGI (AL)

📆 Sugestão: Dias 7 e 8

Maragogi é mais uma parada imperdível no roteiro de carro por Alagoas e Pernambuco. Lá estão algumas das mais famosas piscinas naturais do Brasil. As Galés de Maragogi são arrecifes com rica flora e fauna que, durante a maré baixa, formam piscinas naturais de águas azuis e verdes cristalinas.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Divulgação/Maragogi)

Foto: Divulgação/Maragogi

O número de visitantes é controlado e os passeios, que duram cerca de duas horas, têm horários que variam de acordo com a tábua das marés. De snorkel é possível avistar diversos animais, mas para quem não gosta de mergulhar, a vista de cima do barco já vale a pena. É lindo demais!

+ Como planejar sua visita às Galés de Maragogi

Tirando as piscinas naturais, a praia em si de Maragogi não é tão bonita e agradável quanto as outras do litoral do estado. Até porque ela é muito cheia de turistas. Vale a pena conhecer a Praia de Antunes, que tem areia fofa e mar com água cristalina e já está quase na divisa com Pernambuco.

| ONDE FICAR EM MARAGOGI

Há boas opções de hospedagem em Maragogi, mesmo na orla da praia principal, que não é tão bonita. Uma ótima escolha é o Salinas Maragogi, um resort all inclusive de frente pro mar. Para outras opções de pousadas e hotéis, veja aqui.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

PRAIA DOS CARNEIROS (PE)

📆 Sugestão: Dia 9

Depois de conhecer as praias de Alagoas, o roteiro de carro de Maceió a Recife chega em Pernambuco. A primeira parada é em um dos destinos mais disputados do momento: a Praia dos Carneiros. Localizada em Tamandaré, a praia tem como atração principal, além do mar lindo e verdinho, a igrejinha de São Benedito, que fica em uma propriedade particular.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por isso, o jeito mais fácil de chegar até ela é caminhando pela areia da praia (saiba tudo). Alguns hotéis e restaurantes ficam de frente para o mar e são bem próximos da igrejinha.

A melhor praia de Tamandaré é mesmo a dos Carneiros, mas se tiver tempo, pode ser interessante andar pela areia até chegar na orla urbana.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ONDE FICAR NA PRAIA DOS CARNEIROS

Há ótimas opções na região e vale mais ficar mesmo na paradisíaca Carneiros que em Tamandaré. Nós nos hospedamos na Pousada Praia dos Carneiros, que fica de frente pro mar, tem serviço de praia e uma linda piscina. Mas já publicamos um post com diversas dicas de outras pousadas e hotéis.

 

PORTO DE GALINHAS (PE)

📆 Sugestão: Dias 10 e 11

Porto de Galinhas é um dos destinos mais tradicionais e procurados de Pernambuco. As piscinas naturais de águas calmas e cristalinas são as principais atrações de lá, mas a praia da vila em si já tem um visual inesquecível. Você pode chegar às piscinas caminhando mesmo pela água ou nos famosos passeios de jangada.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, vale a pena passear pela vila e comer em alguns dos bons restaurantes, como o Beijupirá. Não deixe também de conhecer as praias do Muro Alto, do Maracaípe e o Pontal do Cupe.

| ONDE FICAR EM PORTO DE GALINHAS

Nós ficamos no Nannai Resort e Spa, que é um dos mais famosos do Nordeste. Mas se você quiser economizar, há opções para todos os bolsos (veja aqui hotéis com descontos). Se estiver sem carro, vale se hospedar mais perto do centrinho da vila, já que os hotéis se estendem por quilômetros e quilômetros nas estradas da região e depender de táxi acaba ficando bem caro.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

CABO DE SANTO AGOSTINHO (PE)

📆 Sugestão: Dia 12

Saindo de Porto de Galinhas, o roteiro de carro de Maceió a Recife segue até Cabo de Santo Agostinho. Por lá não há a necessidade de passar nenhuma noite, vale aproveitar apenas durante o dia.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A dica é curtir a tirolesa e depois descer de teleférico até a areia da Praia de Calhetas, uma das mais bonitas e famosas da região. Depois, já a caminho de Recife, vale ainda uma paradinha para conhecer a Reserva do Paiva. Se quiser dormir por aqui, uma boa pedida é a Namoa Pousada.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

RECIFE (PE)

📆 Sugestão: Dias 12 e 13

Recife não é o lugar ideal para curtir praia, já que, como sabemos, há risco de ataques tubarões por ali. Entretanto, vale a pena andar pela orla de Boa Viagem, curtir a paisagem e andar pelas areias. Além disso, a cidade em si tem muitas atrações como a Oficina Brennand, o Recife Antigo, com atrações como o Marco Zero e a primeira Sinagoga das Américas.

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Uma boa pedida pra comer em Boa Viagem é o Restaurante Mingus. Os pratos são sofisticados, deliciosos e os preços são bons!

+ Veja sugestão de roteiro a pé pelo Centro Histórico de Recife

| ONDE FICAR EM RECIFE

Recife tem ótimas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. Já nos hospedamos no ótimo Courtyard by Marriott, que fica pertinho de Boa Viagem, é bem novinho e tem decoração de muito bom gosto (veja aqui outros hotéis com descontos).

 

OLINDA (PE)

📆 Sugestão: Dia 14

O roteiro de carro de Maceió a Recife já chegou ao destino final, mas isso não significa que a viagem acabou. Ande à toa pela parte histórica de Olinda. Conheça o Mosteiro de São Bento, o Alto da Sé e a Igreja da Sé. A dica para o almoço é o restaurante Oficina do Sabor, que é ótimo, ou outra filial do Beijupirá.

+ Dicas pra sua viagem a Recife e Olinda

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Roteiro de carro de Maceió a Recife (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ONDE FICAR EM OLINDA

Para entrar no clima de Olinda, a dica é se hospedar num dos casarões históricos no centro histórico da cidade. Já nos hospedamos na Pousada dos Quatro Cantos, que segue bem essa linha. Mas você pode consultar aqui outras opções de hotéis e pousadas.

 

SOBRE O HONDA WR-V

O Honda WR-V é o mais recente lançamento da marca. O crossover é o primeiro carro da Honda desenvolvido no Brasil e pensado nas necessidade dos brasileiros. O SUV compacto é fácil de dirigir e manobrar e possui uma altura mais elevada do solo. O carro é confortável e estável no dia a dia e em longas distâncias. Nós nos viramos superbem nessas estradas do Nordeste.

Roteiro de carro de Maceió a Recife - Honda WR-V (Foto: Cortesia/Honda)

Com motor 1.5 e rodas de aro 16, o WR-V tem a frente mais alta e robusta e isolamento acústico. O banco possui regulagem de altura, assim como o volante que dá também para regular a profundidade.

Nossa experiência com o carro foi ótima mesmo nas estradas com mais buracos. O WR-V é muito espaçoso tanto para quem está na frente quanto para as pessoas que estão atrás. Além disso, o sistema multimídia é supermoderno.

Roteiro de carro de Maceió a Recife - Honda WR-V (Foto: Cortesia/Honda)

MAIS DICAS PRA SUA VIAGEM DE MACEIÓ A RECIFE
+ Hotéis no Nordeste com até 50% de desconto e cancelamento grátis
+ Confira todas as dicas pra você curtir a capital alagoana
+ Tudo que você precisa saber pra visitar a Praia dos Carneiros

* Os jornalistas fizeram boa parte do trajeto a convite da Honda, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem suas reais experiências.

Booking.com

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. MARISA M SILVA disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Adorei seus relato com estes trechos! Parabéns!
    Então estou querendo fazer este roteiro em Março/2018. Porém só vou ter 8 dias para faze-lo, você acha que consigo? Outro sim, será que em Maragogi este mês a maré é baixa?

    Desde já muito obrigada
    Abs

    • Oi Marisa, tudo bem?
      Muito obrigado! Você consegue sim, mas claro que terá que escolher algumas das cidades pra ficar, não dá pra parar em todas elas como nós sugerimos.

      Sobre a tábua das marés, a Marinha ainda não disponibilizou a previsão para 2018. Isso é feito apenas mais pro final do ano.

      Abraços, fico à disposição!

  2. Jair Prandi disse:

    Fiz esse trecho de carro ha pouco tempo. Na minha opinião é o mais belo trecho de litoral da costa brasileira. Não há maneira melhor do que percorrer de carro e parar onde quiser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *