Quando ir pro Chile: Melhor época pra viajar pro país

O Chile é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. E não é à toa. O país possui diversos atrativos que vão desde neve para esquiar até o deserto mais seco do mundo. Para ajudar você na hora de decidir quando ir pro Chile, reunimos diversas dicas nesse post.

QUANDO IR PRO CHILE

| SANTIAGO

Quem viaja ao país, provavelmente passará por Santiago. E a boa notícia pra quem está decidindo quando ir pro Chile é que a capital pode ser visitada durante todo o ano. Em cada época, ela apresenta características e atrações diferentes, mas sempre é muito agradável passar uns dias por lá.

Quando ir pro Chile (Foto: Esse Mundo é Nosso)

As estações do ano no Chile acontecem como no Brasil, ou seja, quando é verão aqui também é por lá. Nos meses mais quentes, a temperatura pode chegar a 30ºC em Santiago e as mínimas são em torno de 11ºC. Entre outubro e abril chove muito pouco. Por isso, é uma boa época para quem gosta de fazer passeios ao ar livre.

De dezembro a fevereiro, assim como no Brasil, pode fazer bastante calor. Época ótima para programar um bate-volta para o litoral em Viña del Mar e Valparaíso.

+ Encontre seu hotel no Chile com descontos de até 50%

No inverno, os termômetros podem marcar 0ºC durante as madrugadas com tardes um pouco mais amenas. De maio a setembro é a época mais chuvosa.

Quando ir pro Chile (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se você está em dúvida sobre onde ficar em Santiago, veja o post que fizemos com dicas de bairros e hotéis.


|
VALLE NEVADO

O Valle Nevado fica pertinho de Santiago (60km e cerca de 1h30 de viagem) e é uma das melhores opções de onde esquiar para quem estiver na capital do Chile. Mas como tudo que envolve o clima, nunca dá para ter 100% de certeza. De toda forma, pode haver neve nas montanhas de junho a setembro, mas varia muito de ano a ano. Quando eu estive no Valle Nevado, a temporada de inverno acabou só em outubro. Vale a pena sempre checar essas informações no site oficial do Valle Nevado.

Quando ir pro Chile (Foto: Esse Mundo é Nosso)

De toda forma, é bom não deixar para escolher o hotel de última hora. Além de correr o risco de estarem cheios, os preços não são tão bons. Aproveite para encontrar diárias com descontos de até 50%.


|
VINÍCOLAS

As vinícolas funcionam durante o ano todo, exceto em alguns feriados. Para encontrar as parreiras verdinhas, vale se programar para ir no verão e começo do outono. No frio, ficam os galhos à mostra, mas também é uma experiência bonita.

Quando ir pro Chile (Foto: Esse Mundo é Nosso)


|
ATACAMA

Se você está procurando sobre quando ir pro Chile porque seu destino principal é o Deserto do Atacama, chegou a hora de saber qual é a melhor época para visitar um dos lugares mais lindos do mundo.

O Atacama é o deserto mais seco do mundo. No inverno e no verão o clima é ainda mais extremo. Pra pegar temperaturas mais agradáveis, a melhor época é durante a primavera (de setembro a novembro) ou o outono (de março a maio).

Quando ir pro Chile (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós estivemos no Atacama em outubro e pegamos o tempo muito bom. À noite fazia frio, mas nada muito exagerado, e de dia era um calor agradável. Só pegamos muito frio (-8ºC) no passeio aos Geysers del Tatio.

+ Encontre seu hotel no Chile com desconto

Chuva é algo raro, mas de vez em quando acontece (principalmente de dezembro a março). No inverno a temperatura é negativa e no verão pode alcançar os 40ºC (média de 25ºC).

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pro Chile
Não viaje pra lá sem um seguro. Você evita dores de cabeça com eventuais problemas de saúde e até mesmo imprevistos com cancelamentos e atrasos de voos. Vale a pena já sair do Brasil com um seguro garantido. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 


|
PATAGÔNIA

Nós já estivemos na Patagônia chilena no inverno e pegamos muita chuva. Claro que há mais chances de ver a neve, mas é bom tomar cuidado para não ficar todo molhado. Dos dez dias que passamos lá, dez dias foram de chuva. O ideal é escolher a primavera e o verão (de outubro a março) para conhecer a região. Nesta época do ano, o frio é menos intenso e os dias são mais longos.


|
FERIADOS NO CHILE

Os principais feriados no Chile são: Ano Novo, Sexta-Feira da Paixão, Páscoa, Dia do Trabalhador (01/05), Fiestas Patrias (18 e 19/09) e Natal. Muitas lojas e restaurantes fecham nestes dias. Vale a pena programar a viagem para feriados que só acontecem no Brasil

+ Vai pro Chile? Encontre seu hotel com desconto

Ficou com alguma dúvida sobre quando ir pro Chile? Deixe nos comentários

+ Veja todas as nossas dicas sobre o país
+ 10 motivos para conhecer Santiago
+ 7 coisas que você precisa saber sobre o Atacama

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

2 Comments

  1. Thalita Vieira disse:

    Oi gente! Eu quero ir ao Chile 3m outubro também, qual foi a programação que vocês fizeram nessa época?

  2. Hugo disse:

    O Chile é incrível mesmo! Obrigado por compartilhar essas informações. Espero voltar lá em breve e aproveitar algumas dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *