Quando ir pro Rio de Janeiro: Qual a melhor época pra viajar?

Se alguém chega pra mim e me pergunta “quando ir pro Rio de Janeiro?” eu logo respondo que depende de muitas coisas. Se for por conta do clima, a Cidade Maravilhosa pode ser visitada o ano todo, como mostraremos mais abaixo.

Mas há outros fatores que interferem na sua experiência de viagem, como a alta temporada e os eventos da cidade. Para te ajudar a entender a melhor época pra viajar pro Rio vamos explicar essas questões nesse post.

QUANDO IR PRO RIO DE JANEIRO

Como disse acima, na hora de escolher quando ir pro Rio de Janeiro não é preciso se preocupar muito com o clima, já que faz calor praticamente o ano todo e, mesmo no período mais chuvoso, os acúmulos não costumam ser muito altos, como acontece em muitas capitais do nordeste.

+ Veja os melhores hotéis com descontos na cidade

Da mesma maneira que ocorre em São Paulo, é comum as frentes frias chegarem também ao Rio, principalmente no inverno, o que não garantirá um dia de sol e praia. Mas da mesma forma, normalmente dá pra pegar praia até mesmo em junho, julho e agosto, por exemplo.

No gráfico abaixo você vê as médias de temperaturas e chuvas nos últimos anos:

Quando ir pro Rio de Janeiro (Arte: Esse Mundo É Nosso)

| QUANDO IR PRO RIO DE JANEIRO: O CLIMA

VERÃO

O período de dezembro a março é a época mais agitada na cidade, quando o calor é muito forte, podendo facilmente chegar aos 40ºC. O horário de verão dá mais algumas horas de sol e, consequentemente, quem vem a turismo consegue aproveitar mais o dia.

Sem as frentes frias, o mar também costuma ficar bem calmo e, em muitos dias, a cor da água surpreende de tão cristalina, com tons entre o verde e azul. Nessa época, são comuns as pancadas de chuva à tarde, mas que não devem atrapalhar, da mesma maneira que dificilmente amenizam o calorão.

OUTONO

De abril a junho, as temperaturas deixam a casa dos 40ºC, mas ainda assim podem beirar os 30ºC. Graças às mínimas mais frescas, os dias e as noites ficam mais agradáveis pra passear pela cidade. O acumulado de chuva, que é mais alto no começo do outono, vai diminuindo à medida em que o inverno se aproxima.

INVERNO

Entre o final de junho e o meio de setembro, os cariocas podem até sentir frio com os termômetros que registram em média 23 graus. Mas se você vive em outra região do país um pouco mais fresca, nem perceberá que estamos no inverno na maioria dos dias.

Chove bem pouco nesse período e não é raro que em dias com sol dê pra pegar praia. Por outro lado, as frentes frias chegam com mais frequência e podem ter dias mais nublados e temperaturas mais baixas amenas. Pra quem está em dúvidas sobre quando ir ao Rio de Janeiro, a incerteza quanto à temperatura e o sol podem pesar nesse período.

Quando ir pro Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Rio no mês de agosto, em pleno inverno

PRIMAVERA

Entre setembro e dezembro, o clima volta a esquentar no Rio. Junto do calor, que já pode chegar aos 30º, volta também a maior probabilidade de chuva, que chegará com força com as pancadas de verão.

+ Onde ficar em Copacabana: Dicas de hotéis
+ Choveu? O que dá pra fazer na cidade
+ Onde fica a piscina com a melhor vista?

| QUANDO IR PRO RIO: A ALTA TEMPORADA

A altíssima temporada no Rio compreende principalmente o Réveillon e o Carnaval. São os dois feriados em que a cidade fica abarrotada, o que coincide com preços mais altos, principalmente de hospedagem (veja hotéis com descontos no Rio).

Como essas duas festas caem no verão, em alguns anos as pancadas de chuva podem atrapalhar, mas por outro lado ajudam a refrescar o calorão.

Nos outros feriados ao longo do ano, não há muito com o que se preocupar, já que os cariocas também viajam pra fora da cidade e o fluxo acaba se equilibrando. Ou seja, o Rio é um ótimo destino pra feriados também. Sobre o clima durante a folga, basta você ver em que época o feriado cai e consultar o que explicamos acima.

+ Os melhores hotéis com descontos na cidade
+ Todas as dicas pra planejar sua viagem pra lá

Como deu pra ver, dá pra visitar a Cidade Maravilhosa o ano todo, sem se preocupar muito com dias seguidos de chuvas, como acontece em muitos destinos do Nordeste durante o inverno, por exemplo. Tem mais alguma dúvida sobre quando ir pro Rio de Janeiro? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *