Reserva da Jaqueira: Visita a uma aldeia indígena em Porto Seguro

O Sul da Bahia foi o local da chegada dos portugueses da esquadra de Cabral ao Brasil em 1500, quando ocorreu o primeiro encontro dos nossos índios com os europeus. Ainda hoje é possível visitar uma aldeia indígena em Porto Seguro, a Reserva Pataxó da Jaqueira ou apenas Reserva da Jaqueira.

A comunidade reúne 32 famílias que recebem visitantes para contar suas histórias, mostrar seus costumes e fazer uma verdadeira imersão na cultura indígena.

Além dos trajes e costumes, esse povo preserva o idioma patxohã. Aliás, os turistas são convidados inclusive a aprender algumas palavras básicas, como “obrigado” e “bom dia”.

Entrada da Reserva da Jaqueira em Porto Seguro
Foto: Esse Mundo É Nosso

Visita à Reserva da Jaqueira em Porto Seguro

A visita começa ainda no estacionamento, quando os visitantes, sejam de grupos de excursão ou em carros privados, são recebidos por um Pataxó, que guia o grupo até o interior da aldeia numa curta caminhada.

Não espere índios nus ou que nunca viram internet ou televisão na vida, a proposta aqui é outra, é valorizar a cultura desse povo.

Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

O primeiro contato com a realidade desses índios acontece numa visita às choças e kijemas (dois diferentes tipos de casas). Então o guia, membro da tribo, explica como eram os costumes há séculos e o que mudou na vida dessa comunidade nos dias de hoje.

Aliás, se tiver a opção de escolher, peça para ser atendido pelo jovem guia Kawhã, que tem brilho no olhar ao falar da sua aldeia.

Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso
Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

De lá seguimos para conhecer o pajé, o chefe espiritual da tribo, responsável inclusive pela cura de doenças. Ali é possível conhecer ervas e plantas usadas como remédio, e também experimentar um cachimbo tradicional dos Pataxó (o nome dessa etnia não tem plural).

Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pajé da Reserva da Jaqueira (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Atividades na Reserva da Jaqueira

O passeio inclui ainda pintura típica no rosto dos que desejarem e uma degustação de peixe feito na folha de patioba (uma espécie de folha de bananeira). Quem quiser, ainda pode comprar diversos artesanatos feitos na própria aldeia.

Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Pintura feita nos visitantes (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Degustação de peixe feito na folha de patioba (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Fundada em 1998 por três irmãs (isso mesmo, três índias), a Reserva da Jaqueira tem um importante trabalho educacional, que mostra para os turistas a importância de se preservar essa cultura e a natureza através de palestras super didáticas e apresentações culturais. Aliás, quem quiser pode inclusive dormir na aldeia.

Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Palestra de Nitynawã, uma das fundadoras da reserva (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como visitar a reserva indígena em Porto Seguro

Dá pra visitar por conta própria a Reserva da Jaqueira, mas será preciso carro e também tentara sorte de chegar lá na porta e ter atividades naquele horário. Infelizmente não há um telefone na aldeia. O ingresso no local custa R$ 75 por pessoa (set/23).

Então o jeito mais fácil é por meio de agência de turismo. Esse passeio da Civitatis te pega no seu hotel, segue pra conhecer a reserva e, após o tour, leva os turistas de volta a Porto Seguro. Já inclui as entradas, transporte e guia, então vale a pena!

Reserva da Jaqueira em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mas se preferir ir por conta própria, o acesso é pela BR-367 sentido Porto Seguro – Santa Cruz Cabrália (a saída fica em frente ao Barramares). Há cobrança de ingresso na entrada.

Jogos Pataxó em Porto Seguro

Se você der sorte e estiver em Porto Seguro durante os dias dos Jogos Pataxó, poderá assistir às provas disputadas por índios Pataxó vindos de diversas aldeias, inclusive da Jaqueira.

Os jogos indígenas costumam acontecer na Semana do Descobrimento, em abril, numa arena na Av. Beira Mar, na orla da cidade. Mas como a data não é fixa e varia de acordo com a edição, vale pesquisar antes da viagem para ver se acontece nas datas em que você estará por lá.

Jogos Pataxó em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Campeões dos Jogos Mundiais dos Indígenas prestigiam os Jogos Pataxó (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além de ser de grande riqueza cultural, assistir aos Jogos Pataxó é muito curioso. Entre as modalidades disputadas estão: cabo de guerra, arco e flecha, zarabatana, corrida de tora, luta, arremesso de tacape, entre outras. A entrada é gratuita.

Jogos Pataxó em Porto Seguro (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Cabo de guerra feminino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aliás, tem mais alguma dúvida sobre a Reserva da Jaqueira em Porto Seguro? Então deixe seu comentário!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Andrea Alves disse:

Estou programando minhas férias de 2024, será a primeira vez do meu marido ao Brasil e estou buscando passeios como esse, onde ele possa conhecer a cultura do nosso paísp. Eu já estive em Porto Seguro e amo.

Fernanda disse:

Aqui só não diz o tempo do passeio, manhã toda? e quais os horários que pode ir, qualquer hora?

Oi, Fernanda, tudo bem?
Não falei no texto porque o tempo que você fica na reserva não é contado, você pode ficar uma hora como um período maior, tipo meio dia.

Abraços

Roseli disse:

Fui esses dias em Porto Seguro e estivemos conhecendo a aldeia,e,como li nos comentários realmente é muito bom estar ali,jamais pensei em estar conhecendo uma aldeia de índios,eles são muito atenciosos e nos informam com brilho nos olhos sobre seus costumes e tradição,O peixe oferecido é maravilhoso.O casamento deles acontece em agosto.

JuliaSacramento disse:

Oi, eu me chamo Julia, tenho 7 anos e na semana do índio minha escola me levou aí! Eu gostei muito do passeio e aprebdi muita coisa.

Evania Aparecida Dorna disse:

Eu fui nessa reserva, simplesmente amei ! Quando for em Porto Seguro não deixe de visitar,vale muito a pena ! 😊

Ayeska disse:

Olá Rafael! Parabéns pelo artigo! Muito bacana encontrar coisas informativas assim de maneira tão descontraída e lúcida

Quanto tempo o tour na tribo demora? Crianças são bem-vindas?!

Um abraço

Oi, Ayreska, tudo bem?
Muito obrigado, fico feliz em ajudar. Eu passei uma manhã lá. Você pode fazer meio que no seu tempo, sem pressa. Não é todo guiado o tempo todo. Sim, crianças vão adorar esse passeio.

Abraços e boa viagem!

JACQUELINE RIBEIRO disse:

Oi, gostaria de saber se tem que realizar agendamento prévio, pois vou em Janeiro com carro próprio, e saber qual valor da entrada?
Desde já, agradeço!

Oi, Jacqueline, tudo bem?
Não precisa, não. Você irá pagar na hora apenas. O valor gira em torno de R$40.

Abraços e ótima viagem!

Ana disse:

Boa noite, pretendemos ir em julho de carro próprio. Vc pode por favor me passar o contato direto da tribo? Grata

Oi, Ana, tudo bem?
Você pode tentar falar com a própria líder da tribo, que é a Natynawã no (73) 98891 4940, mas eu não sei se ela faz esse tipo de atendimento.

Abraços e boa viagem!

Luci coelho botti disse:

Meu conterrâneo,sou juizforana.
Irei no fim do mês conhecer os pataxós ,eu e meu narido.É possível ir sem carro e sem agência de turismo? A entrada é o valor de 45.00?
Obrigada pela atenção.

Oi, Luci, tudo bem?
Então, você pode ir sem carro e sem agência se for de táxi ou transporte por aplicativo, já que é distante do centro da cidade. Sobre o valor, vale você checar com eles pra ver quanto está atualmente.

Abraços e boa viagem!

LUDMILA BENETTI HENSEL QUEIROS disse:

Fui la semana passada! E maravilhoso! Gostaria de saber sobre os casamentos! Teria algum
Contato?
Obrigada

Oi, Ludmila, que legal, é lindo, né?
Infelizmente não sei, você teria que olhar com alguém da própria reserva.

Abraços!

maria eduarda disse:

Olá,irei viajar para poro seguro em dezembro deste ano e gostaria de fazer inclusive este passeio, e queria tirar uma duvida, compensa pagar uma ag de turismo ou ir mesmo sem (em relação a custo) irei ficar no centro de porto seguro.

Oi, Maria Eduarda, tudo bem?
Se você estiver de carro, pode fazer por conta própria. Se não, vale sim ver com a agência!

Abraços e boa viagem!

Nilmar conrad disse:

Para quem for fazer esse passeio , não irá se arrepender pois é maravilhoso,um povo que leva sua história no olhar.vale muito a pena ir super indico.

Jair - SP disse:

Bom dia, pretendo levar meus netos em dezembro posso ir direto? Qual é o melhor dia? Jair SP

Jair - SP disse:

Caso tenham algum contato favor indicar.

Oi Jair, tudo bem?

Se você for por conta própria, pode falar diretamente com a líder da tribo que é a Nitynawã (73) 98891 4940 ou se preferir uma agência, que leva os turistas é a https://pataxoturismo.com.br/

Abraços

CINTIA DA COSTA disse:

Rafael, boa noite! Tudo bem? pesquisando descobri que os Pataxós dessa região possuem como atividade econômica o cultivo e extração da piaçava e preservam a natureza. VocÊ tem o contato de lá para eu falar sobre isso? Parabéns pela visita!!

Oi Cintia, tudo bem?
Muito obrigado pelo comentário. Você pode falar diretamente com a Nitynawã, que é a líder da aldeia. Vou te enviar o telefone dela por email.

Abraços e boa sorte

Filipe disse:

Esse site é muito top. Conteúdo de qualidade. Ja vi tanto site horroroso. Esse está muito bom. Continue postando conteudo de qualidade. Obrigado

Oi Filipe, muito obrigado pelo seu comentário! Nos dá força pra continuar!
Abraços

alice disse:

Eu já visitei essa Reserva duas vezes. Eh muito bom, uma energia revigorante. Vale a pena conhecer.

Oi Alice, que legal que você também foi. É super interessante mesmo, né?

Abraços e obrigado pela visita

Reginaldo disse:

Gostei.

Ana Jacqueline disse:

Adorei os detalhes sobre o passeio na reserva. Que lindo texto!!!!!