Roteiro de um dia em Fátima e Óbidos saindo de Lisboa

Quando fui a Portugal acabei não conhecendo essas cidades, mas recentemente minha mãe viajou com alguns tios para a terrinha e eu acabei responsável pelo roteiro de 15 dias deles no país (sabe como é ser o blogueiro de viagens da família, né? rs). Como eles queriam muito, acabei incluindo na programação um dia em Fátima saindo de Lisboa.

Pela proximidade, esse roteiro é uma ótima oportunidade de visitar outra linda cidade do país, a charmosa Óbidos, que fica a menos de 100km de distância. Como eles foram sozinhos, contei com a ajuda da agência Walk Boarder Tours, que tinha pacotes que incluíam essas cidades e alguns amigos haviam recomendado. Falarei deles mais abaixo.

UM DIA EM FÁTIMA E ÓBIDOS SAINDO DE LISBOA

Roteiro de um dia em Fátima e Óbidos (Foto: S-F via Shutterstock)

Basílica de Nossa Senhora em Fátima, Portugal (Foto: S-F via Shutterstock)

Se sua programação em Portugal está um pouco apertada, passar um dia em Fátima e Óbidos a partir de Lisboa também pode ser uma boa opção. É o famoso “matar dois coelhos com uma cajadada só”. Na hora de fechar o plano, a agência tem tours privados ou coletivos. Como o grupo da minha mãe era de seis pessoas, foram só eles e isso deu mais liberdade para conhecer com mais calma locais que eles queriam muito, como o Santuário de Fátima.

Roteiro de um dia em Fátima e Óbidos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O grupo da minha família em Fátima

O tour saiu do hotel cedinho, por volta de 9h, e já seguiu para Fátima, onde a van fez uma rápida parada numa lojinha de souvenirs. Os preços não eram tão bons, mas o grupo teve a chance de provar o famoso licor de ginja.

De lá eles partiram para o Santuário e ainda deram sorte de pegar o restinho de uma missa, afinal era um domingo. Em seguida foram conhecer a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, onde estão os restos mortais de Jacinta, Francisco e Lúcia. Conhecidos como os Três Pastorinhos, eles afirmaram ter testemunhado as aparições da Virgem Maria que aconteceram em Fátima entre 1916 e 1917.

+ Veja hotéis na capital portuguesa com descontos

Roteiro de um dia em Fátima e Óbidos (Foto: StockPhotosArt via Shutterstock)

Capela das Aparições (Foto: StockPhotosArt via Shutterstock)

A Capela das Aparições, onde as crianças teriam visto Nossa Senhora, é aberta à visitação. A programação ainda pode incluir a Basílica da Santíssima Trindade (que é a parte mais nova), a Casa dos Pastorinhos e outros lugares importantes.

Basílica da Santíssima Trindade (Foto: StockPhotosArt via Shutterstock)

Como eles queriam muito aproveitar o Santuário sem pressa, dali acabaram seguindo direto para Óbidos. O roteiro de um dia em Fátima feito pela Walk Boarder normalmente passa também por Batalha e Nazaré. Mas se você estiver num tour privado, pode também optar por ficar mais tempo em um ou outro destino.

ENCONTRE MELHOR PREÇO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem quando visitam a maioria dos países da Europa, incluindo Portugal. Além de poder ser pedido na imigração, com ele você viaja tranquilo(a) em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no exterior e precisei ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos.

 

Óbidos foi outro ponto alto do passeio. Essa vila medieval de ruas de pedras e casinhas brancas floridas é famosa não apenas pela arquitetura e sua muralha, mas também pelo comércio vibrante cheio de lojas de artesanato. O grupo gostou bastante!

Roteiro de um dia em Fátima e Óbidos, Portugal

Foi ali também onde eles aproveitaram o tempo livre para almoçar e caminhar sem pressa pelas ruas históricas.

Roteiro de um dia em Fátima e Óbidos, Portugal

 

| QUEM LEVOU

Como disse no começo, minha mãe e meus tios, que deram esse relato aqui no blog, fizeram o tour de um dia em Fátima e Óbidos saindo de Lisboa com a agência Walk Boarder e gostaram muito. Elas inclusive recomendaram o motorista e guia Carlos. A empresa oferece mais de um roteiro pra região, até mesmo de apenas meio dia. Você pode ver as opções e preços no site.

Se você só tem um saindo de Lisboa e até de outras cidades, fazer o passeio com uma agência é pode ser uma boa escolha por conta da comodidade e conforto.

 

| DÁ PRA IR POR CONTA PRÓPRIA?

Até dá, mas você vai precisar de carro ou então pegar o ônibus até Fátima, que é a forma mais econômica. Infelizmente a estação de trem fica muito distante e a corrida de táxi costuma ser cara (são mais de 20km de distância). Inclusive já vi alguns relatos de taxistas que escolhem o preço de acordo com a sua cara, nada tabelado ou com taxímetro. Se for de transporte público, melhor ir de ônibus, já que a rodoviária não fica longe do Santuário.

+ Hotéis em Lisboa com até 50% de desconto
+ Encontre melhor preço no seguro obrigatório pra Europa

+ Muitas dicas pra aproveitar a capital portuguesa
+ 8 doces portugueses que você precisa provar por lá
+ Todas as dicas e roteiros pra sua viagem a Portugal

* O grupo fez o passeio de um dia em Fátima e Óbidos a convite da Walk Boarder, mas todas as opiniões dadas aqui refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

1 Comment

  1. Angela Carvalho disse:

    Adorei seu relato sobre nosso dia em Fátima. Como fiz parte do grupo citado, você foi super fiel ao decorrido. Isto faz com que posso afirmar sem medo: você está na funcão certa, informando com lealdade seus clientes. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *