Tamanho da bagagem de mão: Quais as medidas e regras?

Com aumento da fiscalização nos aeroportos e o impedimento de malas fora do padrão embarcarem na cabine das aeronaves, muita gente se questiona sobre o tamanho da bagagem de mão permitida para não ter problemas. É que além do limite de 10kg, a medida da mala também importa.

Embora seja meio padronizado, o tamanho da bagagem de mão aceita a bordo pode variar um pouco de companhia para companhia e também de acordo com o modelo do avião. Por isso nesse post nós simplificamos essas dúvidas para ajudá-lo(a) a viajar sem sustos da próxima vez.

TAMANHO DA BAGAGEM DE MÃO PERMITIDA

Como disse anteriormente, o peso limite para a bagagem de mão nas companhias aéreas brasileiras é de 10kg. Mas as dimensões da mala também são levadas em consideração.

Segundo a ABEAR, Associação Brasileira das Empresas Aéreas, o tamanho da bagagem de mão permitida nos aviões deve ser de no máximo de 55cm de altura X 35cm de largura X 25cm de profundidade. Isso vale nos voos da Latam, Azul, GOL e Avianca. Pode parecer meio confuso, mas a imagem abaixo facilita o entendimento:

Tamanho da bagagem de mão permitida (Reprodução/ABEAR)
Reprodução/ABEAR

A Passaredo também leva em conta o limite de 10kg, mas tem uma pequena alteração na profundidade, ou seja: 55cm de altura X 35cm de largura X 22cm de profundidade. Já a empresa MAP, por conta do modelo de suas aeronaves, tem como peso limite de 5kg e dimensões de 55cm X 35cm X 22cm.

ITENS PESSOAIS ALÉM DA BAGAGEM DE MÃO

A maioria das empresas aéreas permite ainda que o passageiro leve gratuitamente um item pessoal, como uma bolsa, pasta de trabalho ou mochila. Mas as medidas máximas devem ser de 45cm X 25cm X 20cm (Avianca, Azul, Latam e Passaredo) e de 43cm X 32cm X 22cm na GOL. Já a MAP não permite nenhum outro item além da bagagem de mão.

APPS QUE MEDEM O TAMANHO DA BAGAGEM DE MÃO

Eu confesso que sou mais das antigas e meço minha mala com um fita métrica ou trena. Mas existem alguns aplicativos que fazem isso usando realidade aumentada. Antes mesmo de falar deles, confesso que testei os dois abaixo e não fui muito com a cara do resultado. Mas se você quiser experimentar…

O aplicativo da Latam (Android | IOS), na opção “Mais”, tem um medidor de bagagem de mão. O app do Kayak (Android | IOS) também conta com a mesma funcionalidade logo na primeira tela.

App mede o tamanho da bagagem de mão (Foto: Divulgação)
App do Kayak (Divulgação)

Tem mais alguma dúvida sobre o tamanho da bagagem de mão e os limites? Deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar!

+ Você sabia que avião tem buzina?
+ Site te ajuda a escolher os melhores assentos

*Imagem de destaque via Shutterstock

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *