Trem pro aeroporto de Guarulhos: Como é e como usar

Foram muitos anos de espera até a inauguração do trem pro aeroporto de Guarulhos. Desde 2002, esta é uma das promessas de Geraldo Alckmin, recém afastado do governo do estado de São Paulo para concorrer à presidência.

Atualmente, o trem está em operação assistida. Por isso, só funciona aos finais de semana das 10h às 15h e sem cobrar pela passagem, que custará R$ 4, com direito a transferência gratuita para outras linhas de trem ou do metrô.

TREM PRO AEROPORTO DE GUARULHOS: NOSSA EXPERIÊNCIA

Antes de dar as informações mais práticas sobre o trem pro aeroporto de Guarulhos, vou contar a nossa experiência, como mostramos no vídeo abaixo.

+ Inscreva-se no nosso canal no YouTube para mais dicas

Por enquanto, para pegar o trem é preciso ir até a estação Engenheiro Goulart (linha Jade). Para chegarmos lá fomos de metrô até a estação Brás, pegamos o trem com sentido a Calmon Viana e descemos na Engenheiro Goulart (20 minutos de trajeto).

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Como o trem está em fase de testes, ele funciona apenas aos finais de semana das 10h às 15h e de meia em meia hora. Como chegamos na Engenheiro Goulart às 11h05, tivemos que esperar o próximo trem até às 11h30.

 

| PEGANDO O TREM

O trem pro aeroporto de Guarulhos é do mesmo modelo já usado pela CPTM. O trem que pegamos estava novo e tinha ar-condicionado. Da Engenheiro Goulart até o aeroporto só há mais uma estação, a Guarulhos – CECAP.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pegamos o trem às 11h29 e chegamos à estação Aeroporto – Guarulhos às 11h41.

+ Veja hotéis na capital paulista com até 50% de desconto

 

| CHEGANDO À ESTAÇÃO DO AEROPORTO

Como já foi muito noticiado, o trem não vai até o aeroporto propriamente dito, mas também não é tão “fim do mundo” como muita gente vem falando.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Após sair do trem, é preciso atravessar uma passarela para depois pegar um ônibus gratuito que leva aos terminais.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| PEGANDO O ÔNIBUS

Quando chegamos, o ônibus já estava lá, mas, segundo alguns funcionários, o tempo de espera é de no máximo 15 minutos.

Claro que o ideal seria o trem parar em cada terminal, mas como isso não é possível, vamos encarar a realidade, né?

De ônibus até o terminal 2, demoramos seis minutos. Já até o terminal 3 demoramos mais seis minutos. Pra quem tiver voo saindo do terminal 1, é possível pegar o ônibus ou ir andando, já que a distância da estação até ele é de apenas 500m.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| TEMPO TOTAL DA VIAGEM

Do momento em que pegamos o trem na estação Engenheiro Goulart até o momento em que descemos no terminal 3, demoramos 33 minutos.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Vamos ao total…

Pegamos o metrô na às 10h15 até o Brás. Às 10h45, embarcamos no trem que ia até a Engenheiro Goulart, onde chegamos às 11h05. Como o trem está em fase de testes e passa apenas de meia em meia hora, vamos descontar esses trinta minutos. Pegamos o trem às 11h29. Chegamos à estação Aeroporto – Guarulhos às 11h41. Nosso ônibus até o terminal 3 saiu às 11h51. Chegamos no terminal 3 às 12h03.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No total, da Sé até o terminal 3, descontando os 30 minutos de espera do trem, demoramos 54 minutos. Com os 25 minutos de espera do trem, demoramos 1h19.

Para voltar foi mais rápido, já que chegamos na mesma hora em que o trem passou. Decidimos descer na estação Tatuapé e não na Brás, pois o trajeto para trocar do trem para o metrô é menor. Com isso, economizamos um bom tempo.

Pegamos o trem na estação Aeroporto – Guarulhos às 12h43 e fomos até a Engenheiro Goulart. Desembarcarmos no Tatuapé e pegamos o metrô até a Sé, onde chegamos às 13h29.

 

| COMO FICARÁ O TREM NO FUTURO

A expectativa é de que em maio o trem funcione todos os dias das 10h às 15h. Já a partir de junho começará a ser cobrada a tarifa de R$ 4 e o trem funcionará das 4h à 0h. Além disso, haverá um outro serviço chamado Connect, que ligará a estação Brás ao aeroporto em horários de pico num trajeto de aproximadamente 35 minutos.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Em julho, deve ser inaugurada a linha Airport-Express com saídas em 4 horários específicos por dia ligando a estação da Luz ao aeroporto de Guarulhos nos dois sentidos. O trem não fará paradas intermediárias e o percurso deverá levar 35 minutos. Essa tarifa terá um valor especial, mas que ainda não foi determinado.

+ Conheça o ônibus que leva do Tatuapé a Cumbica
+ Veja todas as dicas sobre São Paulo
+ O que fazer em SP: Nossas listamos as principais atrações

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *