O que fazer em São Paulo: Pontos turísticos e atrações

O que fazer em São Paulo? Mesmo sendo uma das maiores cidades do mundo esta é uma pergunta que até quem é de São Paulo se faz. Muitas vezes até os próprios paulistanos ficam em dúvida de onde ir quando precisam ser guias de algum gringo por aqui. Talvez justamente por ter tantas cidades dentro de uma só fica até difícil enumerar as principais atrações. Por isso, neste post damos dicas para explorar São Paulo da melhor forma possível:

O QUE FAZER EM SÃO PAULO

COMER UMA PIZZA

Se você não sabe o que fazer em São Paulo, vá comer uma das melhores pizzas do mundo. Por aqui não vão faltar opções e invenções. Tem pizza pra todos os gostos e bolsos. Das pequenas pizzarias de bairros, que quase sempre são ótimas, até as mais famosas. Não dá para reclamar. As pizzas de São Paulo são realmente muito boas. Pra quem quer experimentar as consideradas melhores aí vai uma listinha:

Pizzaria 1900
R. Cotoxó, 944, Perdizes
Tel.: (11) 3868-1900 | Site

Speranza
R. Treze de Maio, 1004, Bixiga
Tel.: (11) 3288-8502 | Site

Camelo
Rua Eng. Edgar Egídio de Souza, 98, Higienópolis
Tel.: (11) 3822-5050 | Site

Bráz
R. Sergipe, 406, Higienópolis
Tel.: (11) 3214-3337 | Site

TOMAR CAFÉ DA MANHÃ NA PADARIA

Nada melhor do que acordar tarde num domingo depois de curtir a noite de sábado com amigos e tomar um café da manhã (quase almoço) em uma das padarias de São Paulo. Tem tanta coisa que às vezes é melhor até do que os cafés da manhã dos hotéis mais estrelados. Veja algumas delas:

O que fazer em São Paulo (foto: Reprodução/Facebook Dona Deola)

Dona Deôla (Foto: Reprodução/Facebook)

Bella Paulista (Buffet todos os dias)
Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César
Tel.: (11) 3129-8340 | Site

Galeria dos Pães (Buffet todos os dias)
R. Estados Unidos, 1645 – Jardim America
Tel.: (11) 3064-5900 | Site

Dona Deôla (Apenas aos finais de semana)
Rua Conselheiro Brotero, 1422, Higienópolis
Tel.: (11) 3826-4648 | Site

Le Pain Quotidien (Apenas à la carte)
Rua Wisard, 138 – Vila Madalena
Tel.: (11) 3031-6977 | Site

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto e cancelamento grátis

COMER SANDUÍCHE DE MORTADELA E PASTEL NO MERCADÃO

Quando o assunto é o que fazer em São Paulo não tem como não pensar em comida. Por isso, é claro que o Mercado Municipal não poderia ficar de fora desta lista. Além de ser um reduto de frutas, queijos e outros produtos do mundo inteiro, é aqui que está o sanduíche de mortadela mais famoso do mundo. Famoso e grande, já que são 300g de mortadela. Fica até difícil terminar de comer. Vale a pena experimentar ainda o pastel de bacalhau, que também é conhecido pela fartura do recheio.

+ Saiba como chegar ao Mercadão

O que fazer em São Paulo: Mercadão (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Mercado Municipal de São Paulo
R. Cantareira, 306

FAZER COMPRAS NA 25 DE MARÇO

Aproveite a ida ao Mercadão para passear pela 25 de março. Se for perto de alguma data especial, que pode ser Natal, volta às aulas, Páscoa, Dia das Mães… (ou seja praticamente o ano todo), prepare-se para enfrentar ruas cheias. Vale a pena para ver coisas diferentes e economizar com tantas outras.

+ Veja o jeito mais fácil de chegar lá

ANDAR PELA OSCAR FREIRE

Engana-se quem pensa que a Oscar Freire é reduto apenas para aqueles que querem esbanjar e gastar muito. O espaço ali, embora seja repleto de lojas caras, tem opções para os que não estão a fim de gastar tanto. Além de sempre ter alguma novidade para comer, beber ou apenas olhar. Vale a pena o passeio.

+ Veja mais dicas sobre a Oscar Freire

IR EM ALGUM BAR DA VILA MADALENA

Outra dica ótima de o que fazer em São Paulo é jogar conversa fora em algum dos bares da Vila Madalena. São tantas opções que a graça é ir pulando de bar em bar. Veja alguns exemplos:

Seu Domingos
R. Fidalga, 209
Tel.: (11) 3819-4047

Alto da Harmonia
Rua Harmonia, 271
Tel.: (11) 2528-1241 | Site

Salve Jorge
R. Aspicuelta, 544
Tel.: (11) 3815-0705 | Site

Boteco Coutinho
R. Fradique Coutinho, 1070
Tel.: (11) 3031-6586 | Site

 

FAROL SANTANDER

O Farol Santander é o antigo prédio do Banespa no centro da cidade. Além do mirante com vista para diversos pontos de São Paulo, o local possui uma unidade do Café Suplicy (no próprio mirante), pista de skate criada por Bob Burnquist, exposições permanentes, como uma de Vik Muniz, e outras temporárias, além de loft para quem quiser passar a noite lá. É um passeio que vale muito a pena. A gente já foi e contou todos os detalhes neste post.

O que fazer em São Paulo: Farol Santander (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O que fazer em São Paulo: Farol Santander (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Farol Santander
R. João Brícola, 24
Das 9h às 19h
Site oficial


CURTIR O FINAL DO DIA NA PRAÇA DO PÔR DO SOL

A Praça do Pôr do Sol, localizada em Pinheiros, tem uma das vistas mais bonitas do final do dia em São Paulo. Nos finais de semana, as pessoas costumam levar toalhas para sentar no chão e esperar o sol se pôr. Vale a pena levar comidinhas e bebidas para fazer um piquenique. Pra quem esquecer e der sede ou fome, sempre há gente vendendo cerveja, refrigerante e até pizza.

+ Saiba como chegar à Praça do Pôr do Sol

O que fazer em São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Já reservou seu hotel em São Paulo? Encontre ótimas opções com descontos

ANDAR PELA AVENIDA PAULISTA

Andar pela Avenida Paulista sempre é um belo passeio, mas, se puder, escolha o domingo, já que é o dia em que a rua fica fechada para os carros. Os pedestres tomam conta de todos os quarteirões e é possível ver diversas apresentações musicais e artísticas, além de pessoas andando de patins, bicicleta e skate. Vale a pena! Se for durante a semana, também é divertido acompanhar a pressa das pessoas que trabalham por lá. Se der fome, dá para escolher o America, lá no finalzinho, com hambúrguer, saladas e massas, ou o Ponto Chic, com seu famoso bauru, lá no comecinho, já perto do Shopping Paulista. No meio do caminho há boas opções de lojas e restaurantes no Shopping Cidade São Paulo.

O que fazer em São Paulo (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Ponto Chic
Praça Oswaldo Cruz, Paraíso
Tel.: (11) 3289-1480 | Site

America
Av. Paulista, 2295, Bela Vista
Tel.: (11) 5644-2222 | Site

Shopping Cidade São Paulo
Av. Paulista, 1230, Bela Vista
Tel.: (11) 3595-1230 | Site

VER DE TUDO UM POUCO NA RUA AUGUSTA

Cruzando o final da Avenida Paulista está a Rua Augusta, uma das mais democráticas de São Paulo. Durante a semana, a rua serve de endereço pra muita gente que trabalha por ali fazer happy hour em seus bares com mesas na calçada. Nos finais de semana, tem gente de todo tipo andando pelos bares, passeando pelas lojas e até cortando o cabelo em seus modernos salões. Vale a pena conhecer os dois lados da rua, tanto no sentido Jardins, como no sentindo Centro, onde está a maior concentração de bares.

O que fazer em São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Violeta Bar
R. Augusta, 1343, Consolação
Tel.: (11) 3288-5467

Bar Ibotirama
R. Augusta, 1236, Consolação
Tel.: (11) 3288-5467

Athenas Restaurante
R. Augusta, 1236, Consolação,
Tel.: (11) 3262-1945 | Site

Endossa (Loja Colaborativa)
R. Augusta, 1372, Consolação | Site

Calçadão Urbanoide (Food Trucks)
R. Frei Caneca, 1024, Consolação

+ Saiba mais sobre o Calçadão Urbanoide


VISITAR O MUSEU DO FUTEBOL

O Museu do Futebol, no Pacaembu, é mais uma ótima dica de o que fazer em São Paulo. Moderno, interativo e cheio de histórias, o museu não foi feito apenas para os apaixonados por futebol. Qualquer um que for pode se divertir.

O que fazer em São Paulo (Foto: Divulgação/Juan Guerra)

Museu do Futebol (Foto: Divulgação/Juan Guerra)

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n, Estádio do Pacaembu | Site

PASSEAR POR ALGUM DOS MUITOS PARQUES

Realmente não falta o que fazer em São Paulo, além de comer bastante e ir às compras, vale a pena conhecer alguns dos principais parques da cidade. Muita gente já conhece os maiores, como o Parque Ibirapuera e o Parque Villa-Lobos, mas há também ótimos parques espalhados pela cidade como o Parque do Povo, o da Aclimação, o da Água Branca e a Praça Buenos Aires.

O que fazer em São Paulo (Foto: Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Vila Mariana

Parque Villa-Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiro

Parque do Povo
Av. Henrique Chamma, 420, Chácara Itaim

Parque da Aclimação
Rua Muniz de Souza,, 1119, Aclimação

Parque da Água Branca
Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca

Praça Buenos Aires
Avenida Angélica, 1.500, Higienópolis


ESCOLHER ALGUMA PEÇA DE TEATRO

Se não falta o que fazer em São Paulo, também não falta peça de teatro para assistir. São várias espalhadas pela cidade. De grupos teatrais a peças com atores das novelas. Tem para todo tipo de gosto. Vale sempre ficar de olho na programação dos grandes teatros como o FAAP, Teatro Folha, Procópio Ferreira, Tuca, Theatro Net, Renault, Alfa, Bradesco, J. Safra, Renaissance, Teatro das Artes, Teatro Shopping Frei Caneca,

+ Encontre seu hotel em São Paulo com desconto e cancelamento grátis

ANDAR PELO MINHOCÃO NO FIM DE SEMANA

De segunda a sexta, o Minhocão vira passarela para milhares de carro que circulam por lá. Mas das 15h30 de sábado até às 6h30 de segunda, quem frequenta o viaduto é o pedestre. Vale a pena andar por todo o elevado observando os prédios e a arquitetura do centro da cidade.

Minhocão
Av. General Olímpio da Silveira, Santa Cecília

 

VISITAR ALGUM SHOPPING

Tem gente que ama e tem gente que odeia, mas quando a questão é o que fazer em São Paulo não podemos esquecer dos shoppings. Os cariocas diziam que a praia do paulista era o shopping. Agora nem tanto, já que os paulistanos estão aprendendo a conquistar a rua. Mas, de qualquer forma, na cidade há opções para todos os gostos e bolsos. O Iguatemi foi o primeiro do Brasil, construído em 1966, mas atualmente há dezenas espalhados por todos os cantos. Veja na nossa listinha.

O que fazer em São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)


CENTRO

Pátio Higienópolis
Av. Higienópolis, 618, Higienópolis

Pátio Paulista
R. 13 de maio, 1947, Bela Vista

Cidade São Paulo
Av. Paulista, 1230, Bela Vista


ZONA LESTE

Anália Franco
Av. Regente Feijó, 1739, Tatuapé

Metrô Tatuapé
Rua Domingos Agostim, 91, Tatuapé


ZONA OESTE

Bourbon
R. Palestra Itália, 500, Perdizes,

Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 12000, Cidade Jardim

Eldorado
Av. Rebouças, 3970, Pinheiros

Iguatemi
Av. Brg. Faria Lima, 2232, Jardim Paulistano

Vila Olímpia
R. Olimpíadas, 360 – Vila Olimpia

Villa-Lobos
Av. das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros

West Plaza
Av. Francisco Matarazzo, s/n, Água Branca


ZONA NORTE

Center Norte
Trav. Casalbuono, 120, Vila Guilherme

Metrô Tucuruvi
Rua Dr. Antônio Maria Laet, 566 – Tucuruvi


ZONA SUL

Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3103, Indianópolis

JK Iguatemi
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi

Morumbi
Avenida Roque Petroni Júnior, 1089, Jardim das Acácias

 

VISITAR O MASP

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand. Com com mais de 8 mil obras em seu acervo, o museu, localizado na Avenida Paulista, possui criações de Rafael, Bellini, Renoir, Monet, Manet, Van Gogh, Rembrandt, Candido Portinari, Anita Malfatti, entre tantos outros. Além disso, sempre há exposições temporárias em cartaz por lá.

MASP
Avenida Paulista, 1578, Bela Vista

 

ANDAR PELO CENTRO DA CIDADE

O centro de São Paulo é lindo. Vale muito a pena ir de metrô até a Sé e de lá fazer um roteiro a pé passando por pontos importantes como a Catedral da Sé, o Marco Zero, o Pátio do Colégio, o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Vale do Anhangabaú, o Banespão, o edifício Martinelli, o Terraço Itália, o Copan e a Estação da Luz.

O que fazer em São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Banespão (Edifício Altino Arantes)
Rua João Brícola, 24

Edifício Martinelli
R. São Bento, 405

Terraço Itália
Av. Ipiranga, 344, República

Copan
Av. Ipiranga, 200, República

+ Visita ao prédio do Banespa
+ Terraço Itália: Uma vista de tirar o fôlego

IR À PINACOTECA

Só a construção da Pinacoteca, que fica na região da Luz, em São Paulo, já vale a visita. Fundado em 1905, o museu de arte mais antigo da cidade possui quase 10 mil obras em seu acervo, além de exposições específicas.

Pinacoteca
Praça da Luz. 2
Tel.: 11 3324-1000 | Site

 

ANDAR PELA LIBERDADE

Já que estamos falando do centro de São Paulo, ali do ladinho está a Liberdade. O bairro mais oriental do Brasil tem muito da cultura do Japão com lojas cheias de produtos especiais, comidinhas e restaurantes. Além disso, aos finais de semana rola uma feirinha que sempre está lotada devido aos quitutes (orientais ou não) e bugigangas.

O que fazer em São Paulo (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Rodízio japonês na Liberdade: Restaurantes testados e aprovados

CURTIR A NOITE NO SKYE

O Skye é um dos bares mais disputados de São Paulo. Localizado na cobertura do hotel Unique, o espaço possui uma vista incrível do Parque Ibirapuera e dos prédios e antenas da Avenida Paulista, além da piscina em tons vermelhos, uma das marcas do local. Para quem não quiser gastar muito, vale ir até lá apenas para beber alguma coisa e curtir a vista.

O que fazer em São Paulo (Foto: Facebook Oficial)

+ Skye Bar: Uma das vistas mais incríveis de SP

Skye
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4700, Jardim Paulista
Tel.: (11) 3055-4702

 

COMER UM PASTEL NA FEIRA

Em São Paulo todo dia é dia de feira. E se não tiver uma feira perto de onde você está, vale procurar por um Sacolão, só não vá embora sem comer um pastel! Tem de queijo, carne, frango, palmito, pizza, especial, brigadeiro e muito mais. Valem cada centavo e caloria.

+ Veja a lista de feiras da cidade

 

COMER EM ALGUMA CANTINA DO BIXIGA

Mais uma vez o assunto é comida… Quem vem pra São Paulo também não pode deixar de ir a uma das diversas cantinas do bairro do Bixiga, localizado na região da Bela Vista e um dos bairros mais italianos da cidade. Veja algumas sugestões:

C… Que Sabe!
R. Rui Barbosa, 192, Bixiga
Tel.: (11) 3289-2574 | Site

Conchetta Cantina
R. Treze de Maio, 560, Bela Vista
Tel.: (11) 2894-7869 | Site

14 de julho
R. 14 de Julho, 76, Bixiga
Tel.: R. 14 de Julho, 76 – Bixiga | Site

+ Encontre seu hotel na cidade com desconto e cancelamento grátis

+ Veja mais dicas para curtir SP

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

3 Comments

  1. Daniele Sampaio disse:

    Como assim vocês não citaram o Parque e o Museu da Independência?

  2. Bruna Santos disse:

    Boa noite,

    Como sugestão, faltou fazer compras no Brás e no Bom Retiro.
    Um passeio muito legal que fiz ainda na época do colégio (já fazem alguns bons anos) é a Estação Ciência, que fica na Lapa.
    tem também o Museu do Ipiranga (que está fechado por enquanto, mas é possível visitar o parque ao redor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *