Dizer que o Rio de Janeiro é uma “Cidade Maravilhosa” parece clichê, mas é impossível voltar de lá sem a impressão de que nenhuma marchinha de Carnaval falou tanta verdade como essa que espalhou o slogan carioca pelo mundo.

Já vi o Rio de diversos lugares, seja do alto do Cristo, Pão de Açúcar ou Mirante Dona Marta, próximo ao Corcovado. Mas nenhum deles reuniu tantos pontos turísticos num só ângulo como a Vista Chinesa, no alto do Parque Nacional da Tijuca, de onde se tem panorâmica incrível de grande parte da cidade.

VISTA CHINESA

Vista Chinesa - Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O percurso do Jardim Botânico até a Vista Chinesa não é longo se percorrido de carro ou táxi. Em cerca de 10 a 20 minutos você já estará lá em cima. A estrada é muito boa e asfaltada.  Embora a subida seja íngreme, é comum encontrar muitos ciclistas e pedestres fazendo o caminho, que ainda tem duas cachoeiras abertas ao público logo no começo, a da Gruta e dos Macacos.

Vista Chinesa - Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O pavilhão em estilo oriental foi construído entre 1902 e 1906 como forma de homenagear os chineses, que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX. O pagode (isso mesmo, não tem relação com o ritmo musical) feito de bambu e cimento foi projetado por Luís Rey e fica estrategicamente numa clareira na mata, a 380 metros acima do nível do mar.

Vista Chinesa - Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vista Chinesa - Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A busca pelo melhor ângulo provoca uma disputa acirrada por um espacinho, mas o que se vê da Vista Chinesa compensa o “empurra-empurra”.

Vista Chinesa - Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Lá do alto, você tem uma visão privilegiada do Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Pão de Açúcar, Lagoa Rodrigo de Freitas, praias de Ipanema e Leblon, além do Morro Dois Irmãos,  ícones cariocas.  Vale cada passo de quem chegou caminhando ou os centavos de quem está com o táxi com relógio ligado esperando o retorno.

Vista Chinesa - Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vista Chinesa - Rio de Janeiro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

COMO CHEGAR À VISTA CHINESA

O caminho mais rápido para quem está na Zona Sul é pelo bairro do Jardim Botânico pela Rua Pacheco Leão e estradas da Castorina e da Vista Chinesa. A partir da lagoa a corrida de ida e volta de táxi fica em torno de R$40 a R$50, dependendo do tempo de espera no mirante.

Quem vem da região da Tijuca ou Barra, pode-se pegar a Rua da da Boa Vista ou Estada das Furnas e chegar à Vista Chinesa por outro lado.

INFORMAÇÕES

Vista Chinesa

Estrada da Vista Chinesa, 789 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ

+ Site oficial

 

Parque Nacional da Tijuca

Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ

Tels: (21) 2492-2252 / 2492-2253

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter
+ Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

57 respostas

    1. Oi, Paula, tudo bem?
      Nesse caso você teria que chegar até a Zona Sul do Rio, onde passam os ônibus que vão até lá. Sugiro que trace sua rota no Maps ou em outros aplicativos de transporte público aí da região.

      Abraços

  1. Boa tarde pessoal…para quem quiser chegar a Vista Chinesa de ônibus, na Zona Norte, principalmente na Tijuca…recomendo pegar o ônibus da linha 416 (Saens Penã – Horto – Via Túnel Rebouças) ou 409 (Saens Pena-Horto-Via Lapa)….Dado a dica

  2. Boa noite, à vista chinesa não possui nenhum estacionamento, ou tem poucas vagas ? Porque soube que existem guardar municipais que multam os veículos, como faço para estacionar meu carro no local ?

  3. Olá. Rafael… moro na baixada fluminense e pretendo conhecer a vista chinesa com minha noiva, qual a melhor opção para se chegar até de transporte público? Abraço.

  4. Oi Boa Noite! Estou indo para o Rio essa semana e tenho muita vontade de conhecer área da Vista Chinesa.
    Irei ficar no Recreio. Como faço para chegar na Vista?

    1. Oi Dayana, tudo bem?
      Pelo que pesquisei, do Recreio você tem duas opções. Se for de carro ou táxi, irá até São Conrado e pegará a Estrada das Canoas. Se for de transporte público, o melhor é ir até a Lagoa e de lá pegar um táxi.
      Abraços e ótima viagem!

  5. O lugar é bem bonito mesmo, mas não indico ir de carro. Não tem lugar para estacionar e a Guarda Municipal multa as pessoas que deixam seus carros próximo ao mirante. Um absurdo! Não tem estrutura para receber um número grande pessoas. Uma pena.

  6. Olá, Bom dia, Gostaria de saber se o estacionamento na vista chinesa é pago? Se podemos fazer piquenique lá em cima, se tem espaço e tal? Se indo pela trilha que tem, passamos por alguma cachoeira, quanto tempo de trilha é e se eh leve ou pesado a trilha?

    Obrigada, adorei a pagina, ajuda muito a quem ainda não foi.. Aguardo retorno!

    1. Oi Priscila, tudo bem?
      O estacionamento é na estrada mesmo, o que pode ter são alguns flanelinhas, mas não tinha no dia em que visitamos o lugar. Há algumas cachoeiras sim, elas ficam antes de chegar à Vista Chinesa. Sobre o piquenique, tem até uns lugares com mesinhas no caminho. É só ficar de olho e parar.
      Abraços e ótimo passeio!

  7. podem me informar se existe transporte coletivo de Copacabana para esta maravilha que é a Vista Chinesa? se temos que adquirir algum tipo de bilhete para ingresso e, se necessário, aonde compramos? é possível ficar até a noite para ver a cidade iluminada ?

        1. Helena boa tarde, vocês podem ir pelo Túnel Rebouças e descer na primeira saída em direção ao Jardim Botânico, ali já tem várias placas indicando o caminho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.