Como é voar com a GOL para Quito, no Equador: Relato de voo

Desde o final de 2018, é possível voar com a GOL para Quito, no Equador, sem escalas, em voos diretos que parte do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. São três voos semanais em cada sentido com duração de pouco menos de seis horas.

Nós embarcamos rumo à capital equatoriana, uma das cidades mais altas do mundo, a 2805m de altitude, e contamos nesse post nossa experiência a bordo e como foi o voo, os detalhes da aeronave e serviços prestados pela companhia.

COMO É VOAR COM A GOL PARA QUITO

Nosso voo partiu de São Paulo numa noite de quinta-feira do aeroporto de Guarulhos e retornamos no domingo, também à noite. Voamos na classe Premium Economy, que tem muitos diferenciais como contaremos abaixo, mas falaremos também dos serviços da econômica para quem tem dúvidas sobre como é voar com a GOL para Quito em ambas as classes.

+ Veja hotéis em Quito com descontos

Boeing 737 MAX 800 da GOL

| CHECK-IN

O check-in no aeroporto de Guarulhos foi bem tranquilo. Para evitar filas, vale fazê-lo pela internet. Passageiros que voam na Premium Economy ou têm benefícios das categorias Smiles Diamante e Ouro ou ainda de cartões de créditos têm prioridade tanto no check-in como no embarque. O processo foi bem rápido.

O número de bagagens despachadas inclusas ou não no bilhete varia de acordo com o perfil da passagem e também de benefícios como os citados acima, então é bom sempre checar para não ter surpresas no aeroporto.

Vale ainda lembrar que são obrigatórios ter o Certificado Internacional de Vacinação de Febre Amarela para visitar o Equador e também um Seguro Viagem (saiba mais).

Como é voar com a GOL para Quito (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| SALA VIP

Quem voar com a GOL para Quito na classe Premium Economy tem acesso gratuito ao GOL Premium Lounge, assim como clientes Smiles Ouro e Diamante. Você pode ver aqui quais são os outros clientes que também têm acesso gratuito.

Como é voar com a GOL para Quito - Sala VIP (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Sala VIP GOL Premium Lounge

Eu gosto muito dessa sala VIP da GOL em Guarulhos, que fica no Terminal 2. O serviço de buffet com refeições e lanches é um dos melhores do aeroporto, além de ter bebidas gratuitas (inclusive alcóolicas), drinks preparados na hora (entre o fim de tarde e a noite), chuveiro, business center, entre outras comodidades. Não deixe de comer o famoso brigadeiro, que realmente é delicioso e faz fama entre os que passam por ali.

| O AVIÃO

As aeronaves que fazem a rota São Paulo – Quito são os novos Boeing 737 MAX 8, que têm maior autonomia de voo, 40% menos ruído do motor, menor consumo de combustível e de emissão de gases poluentes. Nosso avião tinha apenas três meses de uso e deu pra notar como estava novinho por dentro.

A aeronave tem capacidade para até 176 passageiros, sendo que as cinco primeiras fileiras, destinadas aos clientes da Premium Economy, têm o assento do meio bloqueado, ou seja, ninguém se senta neles.

Contarei os detalhes da Premium Economy abaixo, mas antes falo da classe econômica, onde os assentos também são em couro e os passageiros recebem travesseiros e cobertores. Os assentos contam ainda com tomadas USB, suporte para tablet ou celular e têm entre si a mesma distância dos aviões usados para rotas nacionais.

Como é voar com a GOL para Quito - Classe econômica (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Classe econômica

A CLASSE PREMIUM ECONOMY

Como disse anteriormente, ao voar com a GOL para Quito minha passagem era da classe Premium Economy, que tem várias vantagens, como:

  • Prioridade no check-in e embarque;
  • Assento do meio bloqueado;
  • Acesso à sala vip GOL Premium Lounge;
  • Compartimento exclusivo de bagagem de mão;
  • Bagagem prioritária;
  • Assento com mais espaço entre as fileiras;
  • 50% a mais de reclinação entre as poltronas;
  • Kit com travesseiros e cobertores de qualidade superior à classe executiva, além de itens de higiene pessoal;
  • Serviço de bordo diferenciado, inclusive com bebidas alcoólicas e refeições quentes;
  • Banheiro exclusivo na frente da aeronave.
Como é voar com a GOL para Quito - Classe Premium Economy (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Classe Premium Economy
Como é voar com a GOL para Quito - Kit de higiene da Premium Economy (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Kit de higiene da Premium Economy

| SERVIÇO DE BORDO

Se tem uma coisa que me chamou a atenção ao voar com a GOL para Quito foi o serviço de bordo. Num voo de menos de seis horas, foram duas refeições, algo que me surpreendeu. Aqui falo sobre o serviço na Premium Economy e, mais abaixo, sobre o da classe econômica.

Nós fomos recebidos com um welcome drink logo na chegada ao avião, que poderia ser um suco ou espumante.

Como é voar com a GOL para Quito - Classe Premium Economy (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pouco depois da decolagem, foi servido o jantar: havia opção de frango ou polenta. Ambos vinham acompanhados de salada, pão e sobremesa. Os talheres eram de metal, e os copos, de vidro. Os clientes da Premium Economy têm ainda direito a bebida alcoólica gratuita, como cervejas e vinhos.

Jantar servido a bordo

Faltando cerca de uma hora para pousarmos em Quito, foi servido um sanduíche quente, novamente acompanhado das bebidas.

Não posso deixar de falar da simpatia da tripulação de modo geral, não apenas dos comissários. Isso sem dúvida é um diferencial na experiência a bordo. Inclusive o comandante passou nas primeiras da Premium Economy dando as boas vindas e informações sobre o voo.

CLASSE ECONÔMICA: Quem voa na econômica também tem serviço de bordo em dois momentos, incluindo refeição quente com sobremesa, o lanche e bebidas sem álcool, como refrigerantes, suco, água e café.

| ENTRETENIMENTO E INTERNET

Apesar de não ter telas individuais, os aviões contam com o sistema de entretenimento GOL Online, que você acessa pelo próprio celular ou tablet para assistir a TV ao vivo(não estava funcionando), séries e filmes gratuitos.

Como é voar com a GOL para Quito - Entretenimento (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que eu também gosto desses novos aviões é que há um suporte para os aparelhos no encosto do assento da frente, então você não precisa ficar segurando ou até mesmo apoiá-los na bandeja.

Como é voar com a GOL para Quito - Entretenimento (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como nosso avião era novo, ainda não tinha internet wi-fi a bordo. Mas a empresa garante que todos os 737 MAX’s contarão com o serviço ainda no primeiro trimestre de 2019.

Gostei bastante da experiência ao voar com a GOL pra Quito. Já tinha ido à capital equatoriana em 2011, mas na época tive de voar até o Panamá e depois até o Equador, numa viagem bem mais longa. Agora com voos diretos a cidade está bem mais acessível. Para mais informações consulte o site da companhia aérea.

+ Veja hotéis com descontos na cidade
+ Veja o melhor preço no seguro obrigatório
+ Dicas pra curtir a capital equatoriana
+ O que fazer em outras cidades do país

* O jornalista viajou a convite da GOL, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *