Precisa de passaporte? 9 países pra viajar só com RG

Uma das dúvidas mais recorrentes que surgem por aqui é se precisa de passaporte para viajar a certos destinos. Por mais simples que pareça para quem já é um veterano em cruzar fronteiras, essa é uma questão que muitas vezes impede uma viagem internacional.

Quem não tem passaporte e não sabe que pode entrar em vários países apenas com a Cédula de Identidade Civil (RG) corre o risco de perder uma promoção aérea, conhecer novos destinos ou fazer um cruzeiro.

+ Está lembrando do Seguro Viagem? Faça cotação sem compromisso

PRECISA DE PASSAPORTE?

Precisa de Passaporte? (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Há muitos países que aceitam o seu RG como documento oficial para cruzar a fronteira, seja por via aérea, marítima ou terrestre. Vale lembrar que em nenhum deles é aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Já fui impedido de embarcar num voo porque só tinha a carta de motorista. Tive que voltar em casa e pegar o documento de identidade.

Você não precisa de passaporte e pode viajar só com RG para Argentina, Uruguai, Paraguai, EquadorChile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

O RG precisa estar em bom estado e você tem de estar reconhecível na foto. É recomendável que o documento não seja muito antigo, ou seja, deve ter no máximo 10 anos desde sua emissão. Recentemente duas pessoas que conheço foram impedidas de viajar por conta disso. De toda forma, um dos riscos de se viajar só com a identidade é ficar à mercê do funcionário da imigração com relação a essas questões, o que não há com um passaporte dentro da validade. Mas seguindo as regrinhas acima (bom estado, foto reconhecível e menos de 10 anos de expedição) você não deve encarar problemas.

Outra coisa importante é que se seu voo faz conexão em algum país que exija passaporte, como Panamá, por exemplo, ele será pedido no momento do embarque ainda aqui no Brasil. Ou seja, só use o RG em voos diretos.

Uma dica que dou é sobre viagens fora dos roteiros mais tradicionais. Caso você vá viajar pelo interior de países como Peru, Venezuela ou Colômbia, por exemplo, vale ter sim um passaporte. Embora sua entrada seja autorizada nesses países só com RG, a falta de informação de alguns guardas desses lugares mais isolados pode dar certa dor de cabeça. Na dúvida, melhor não correr risco.

De toda forma, pense em fazer um passaporte um dia. Nunca se sabe quando pode surgir aquela megapromoção de passagens ou alguma outra oportunidade!

+ Passo a passo pra você tirar o seu documento de viagem
+ Lista de países que não exigem visto de brasileiros

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

139 Comments

  1. Ariana disse:

    Olá, irei para Venezuela em breve e gostaria de saber se preciso de visto e passaporte… Desde já agradeço.

  2. Fabio disse:

    Olá Boa Tarde! Seu site é incrível, obrigado pelas dicas.

    Minha mãe é Mexicana e mora no Brasil há 43 anos. Ela tem RNE, mas o passaporte está vencido sem tempo de renovar.
    Quero ir com ela para a Argentina e Uruguai e gostaria de saber se ela pode ir somente com o RNE sem riscos de ser barrada nas imigrações. Poderia me ajudar, por gentileza?

  3. Victor Menezes disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Estou pensando em ir para Colômbia, mas não tenho uma ideia dos preços, tem alguma informação referente a isso?

  4. Nathalie Contrucci disse:

    Ola Rafael, pretendo ir para America do Sul no final do ano dia 26 de dezembro e ficar por uns 7 dias. Mais confesso que estou bem em duvidas e cada vez que leio sobre os países fico mais ainda!Rs. Penso em algo divertido, com bastante variedade, somos jovens e queremos curtir tanto a vida diurna e a noturna. Gostamos de aventuras de uma boa comida e de belas paisagens. Alguma dica? Obrigada

    • Oi Nathalie, tudo bem?
      Se você não tiver problemas com orçamento, acho a Colômbia sempre uma ótima ideia. Mas os voos não são tão baratos como pro Chile ou Argentina, por exemplo. Nessa época, também acho uma ótima escolha Uruguai, Buenos Aires e Santiago do Chile. Depende realmente do que você quer e de quanto está disposta a gastar.

      Abraços

      • Nathalie Contrucci disse:

        Realmente olhei Colômbia e vi muitas coisas bacanas, você acha interessante para essa época de final de ano? Tem bastante coisa para jovem, para aproveitar o dia inteiro? Nao gostamos muito de museus, essas partes históricas, queremos mais diversão, adrenalina.
        E se fosse para Colômbia qual lugar indicaria. Grata.

        • Oi Nathalie, com certeza.
          Cartagena, por exemplo, tem um público super jovem e muitas atrações de dia e de noite. Bogotá também tem muitas atrações que vão além dos museus (e a vida noturna é agitadíssima). E se quiser, dá pra curtir o azul do Caribe em San Andrés.

          Abraços

  5. Fernabdo disse:

    Olá boa tarde… Tenho antecedentes criminais. Com o RG consigo viajar para o Chile? Por conta do antecedentes serei barrado?

  6. Rita disse:

    Olá
    Gostaria de ir para Luanda visitar uns amigos preciso de passaporte e visto ?

  7. Amanda Lobato disse:

    Vou viajar para Cartagena com conexão em Bogotá, preciso de passaporte?

  8. Angela disse:

    Hola soy angela queria una informasion yo vivo en el brazil mas yo soy colombiana para pasar manaus a tabatinga nesesito pasaporte yyo tengo pasaporte pero mis hijos no tienen porq ellos acabo la validade

  9. Lucas Franco disse:

    Fui para o Chile sem passaporte e foi muito tranquilo. Eu até prefiro, pois fazer um RG é muito mais simples que o passaporte. rsrs

  10. Fausto disse:

    Você é um tanto contraditório no que escreveu no texto e nas respostas dadas aos leitores.

    • Oi Fausto, tudo bem? Você não foi específico, mas creio que é sobre a expedição de 10 anos, certo? Obrigado, já corrigi no texto. Quando escrevi não conhecia ninguém que havia sido barrado. Hoje já conheço. Abraços

  11. Jéssica Parangaba Claudino disse:

    Olá irei para o Canada, mas vi voos que uns fazem paradas em Bogota e Panamá, tenho passaporte e visto para o Canada, vou precisar tirar visto de transição ou qualquer outro para fazer paradas nesses locais?

  12. Rafaela Olivia disse:

    ola boa tarde,eu tenho meu passaporte,em julho fui a bolivia de onibus (mochilão. fiquei um mes, e na volta tbem voltei de onibus,mas a migração estava fechado,porque era no domingo, e não carimbei a minha saida, agora quero ir a buenos aires de avião,a minha pergunta é” VOU TER ALGUM PROBLEMA DE EMBARQUE?,POR CAUSA DO MEU PASSAPORTE NÃO TE O CARIMBO DE SAIDA DE OUITRO PAÍS?”

  13. ADRIANA SILVA disse:

    BOA NOITE,ESTOU PRETENDENDO IR A BOLÍVIA E PASSAR NO MAXIMO 10 DIAS A PASSEIO,MAS MINHA DUVIDA SERIA SE SÓ COM O RG EU CONSEGUIRIA ENTRAR NO PAIS.
    NUNCA VIAJEI PARA FORA DO PAIS E POR ISSO MINHA DUVIDA.
    FIZ ALGUMAS PESQUISAS NA INTERNET E VI QUE O IDEAL SERIA ESTA COM O RG NOVO E ATUALIZADO.
    PRECISO DE AJUDA ANTES DE COMPRAR AS PASSAGENS E DEPOIS PERDER,SE FOR NECESSÁRIO O PASSAPORTE TEREI QUE CORRER ATRAS PARA TIRAR.
    AGUARDO RESPOSTA.

    • Oi Adriana, tudo bem?
      A Bolívia está sim na lista de países para os quais você pode ir só com RG a turismo. Mas é altamente recomendável que você esteja com um RG emitido há menos de 10 anos. Alguns amigos nossos já foram barrados logo no embarque pela companhia aérea.
      Abraços

  14. Lidiane disse:

    Olá Rafael tudo bem???

    Em Novembro irei passar férias em San Andrés na Colômbia, por favor você sabe me informar se é preciso o passaporte, ou somente com o R.G consigo entrar ??

    Grata.

    Lidiane

    • Oi Lidiane, tudo bem?
      Se sua conexão for em Bogotá, por exemplo, e de lá seguir pra San Andrés, você não precisa de passaporte, apenas de um RG com menos de 10 anos de expedição. Agora se sua conexão é no Panamá ou em outro país que exija passaporte, você precisará sim, mesmo que o destino final seja na Colômbia.

      Abraços e ótima viagem

  15. Carlos Eduardo disse:

    Olá Rafael!
    Preciso viajar para a Venezuela, porém alguns amigos comentaram que de alguns dias para cá estão exigindo passaporte e visto para embarcar. No site do consulado informa o mesmo. Isso pode impedir o meu embarque ou apenas dificultar? Eu fui para Venezuela em Julho deste ano e não tiver problemas. Queria saber se algo mudou “oficialmente”. Desde já agradeço a sua atenção. Abraço!

    • Oi Carlos, tudo bem?
      Infelizmente a Venezuela, por ser bem instável, pode ser meio complicada. A sugestão é entrar em contato com o consulado ou embaixada mesmo. O que eles afirmarem é a resposta oficial que você deve levar em conta.
      Abraços,
      boa sorte

  16. Abner disse:

    Oi Rafael, vou fazer um mochilão agora em Setembro pela am. do sul( Peru, Bolivia e Chile), como acabei decidindo minha viagem de ultima hora, estou indo só com o rg. Será que posso ter dor de cabeça? Meu RG está novo. Tava pensando em levar um xerox do estatuto do mercosul… hehehehe

  17. Laryssa disse:

    Boa noite!

    Viajarei para Cartagena agora em novembro. O avião fará escala no Panamá. Mesmo que eu não saia do aeroporto, é necessário passaporte?

    • Oi Laryssa, você pode até ligar na companhia pra ver sobre essa informação, mas eu levaria o passaporte. É que aqui no momento do embarque podem implicar e você acabar perdendo a viagem, já que o voo é para o Panamá.
      Abraços

    • marco samuel disse:

      tinha um vôo para o equador agora, 10/09/2016, e me barraram na hora do embarque no aeroporto de brasília devido a falta de passaporte. O motivo justificado é que a conexão no panamá o exigia.

  18. Yago Fonseca disse:

    Olá Rafael, uma dúvida…
    Pretendo viajar para Monteria na Colômbia e pesquisando valores, percebi que para lá as passagens são muito mais caras do que para cidades maiores, como Medellín ou Bogotá. Gostaria de saber qual o critério para isso, e se vc tem a indicação de onde encontro passagens mais em conta.

  19. Isabela disse:

    Boa tarde, irei realizar um voô para os Eua, com conexão em Bogotá. Contudo meu passaporte possui validade inferior a 6 meses. Você acha que consigo embarcar para Bogotá somente com RG? Pois a exigência é passaporte com mínimo de 6 meses de validade ou RG, mas exigem passaporte por causa do destino final.

    • Oi Isabela, tudo bem?
      Pelo que sei, de todo jeito, mesmo pros EUA, é recomendável viajar com um passaporte com mais de seis meses de validade. Você acha que não dá tempo de fazer um novo? Se não, o que sugiro, é que você entre em contato com o consulado americano. Sobre a conexão em Bogotá, você só precisará do passaporte/RG se for sair do aeroporto. Se não for, sua imigração será apenas nos EUA.
      Abraços,
      Rafael Carvalho

  20. Haydée Olcese disse:

    Boa tarde,

    Tenho uma amiga brasileira que vem visitar o filho que mora aqui ni Peru faz vários anos. Acontece que ela chegou no Peru em janeiro, foi embora para Brasil na metade de março, logo voltou em maio e foi embora em junho logo voltou no início de julho e nesta vez a autoridade de Migrações aqui no Peru falou que ela já tinha superado o número de vezes que ela poderia entrar no Perú. Ela gostaria agora de voltar para São Paulo na metade de agosto e voltar no início de setembro. Será que ela poderá entrar nessa oportunidade. Obrigada desde já por sua resposta.

    Haydée

    • Oi Haydée, tudo bem?
      Nunca tinha ouvido falar que existe um limite entre países, como aconteceu. O que sugiro pra ela então é procurar o consulado peruano no Brasil e ver se a informação é mesmo correta.
      Abraços

  21. Nayara disse:

    Olá. bom Dia gostaria de saber se pra ir pro mexico eu preciso de passaportes?
    E no caso de crianças pequena como eu faço?

  22. Damir Schon disse:

    Ola Rafael,
    Tenho uma Empresa e preciso mandar funcionários para Lima/Peru para fazer um serviço que a minha Empresa fechou.A duração do trabalho é de 60 dias.
    os funcionários conseguem entrar de RG?….eles precisam de um visto de trabalho?

    Grato
    Damir

  23. Camila disse:

    olá , estou com viagem marcada para Colombia, eu meu esposo e meu filho de 08 anos, e gostaria de saber se consigo viajar so com RG? Meu esposo tem passaporte mas eu me meu filho não.

  24. Fernando disse:

    Boa noite!!!
    Tenho uma viajem marcada para Chile, meu RG está com data de emissão dia 17/8/2006, está legível e em bom estado de conservação. Não irei ter problemas devido estar perto dos 10 aanos?
    Agradeço.

  25. Arthur Velasco disse:

    Oi Rafael, gostaria de saber se posso passar 105 dias na Colômbia, especificamente em Chia, só com o RG… O passaporte irá atrasar muito e vou para estudar… Muito obrigado

  26. Jessica Silva disse:

    Se eu viajar para esses países com o passaporte ganho carimbo? hhahaha
    Sempre tive essa dúvida.

    • Oi Jessica, tudo bem?
      Ganha carimbo sim! Se for a Ciudad del Este pela ponte, onde nem há imigração, você também pode ir ao escritório da polícia e pedir um carimbo. Eu fiz isso!
      Abraços

  27. Carol disse:

    Oi querido
    Sou apaixonada pelo México.
    Que dicas você pode me dar sobre esse destino?
    Abraços.

  28. larissa disse:

    OI RAFAEL , QUAL DESTINO VOCE ME INDICA ENTRE OS PAISES Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela?

    E QUAIS CIDADES

  29. Aparecida disse:

    Rafael,

    Bom dia, tudo bem?Vejo que você é um homem com muita paciência, as pessoas lê o seu artigo,mas infelizmente não prestam atenção. Parabéns pela paciência!Adorei saber onde posso ir sem passaporte.

  30. Aline Nakagawa disse:

    Olá! Gostaria de saber se pra Isla Margerita, Curação e Aruba há necessidade de passaporte. Grata

  31. Geovana de Jesus disse:

    Boa tarde, só uma correção, (Rafael Carvalho) não existe uma lei que fala que o RG precisa ter 10 anos de emissão. Seu RG precisa estar em boa conservação e foto legível.

  32. IDRIS B BELLO disse:

    Olá Rafael como você por favor, eu quero fazer uma pergunta ea minha pergunta é que eu e minha mulher está estrangeiro aqui no Brasil estamos nigerians temos RG para estrangeiro que têm um número que pode usá-lo para viajar para o Chile Uruguay Argentina Peru ou nós tem que obter um visto em nosso passaporte nigéria ou podemos usar de RG com RNE voar para esses países

  33. Vinicius disse:

    Crianças podem viajer somente com rg para o paraguai? obs 3anos que fiz o rg

    • Oi Vinicius, tudo bem? As crianças podem sim viajar só com RG para os países dessa listinha, incluindo Paraguai. Só é preciso ficar atento àquelas questões de praxe que são exigidas inclusive no Brasil, como autorização de um dos pais caso o outro não vá, autorização do juizado, etc.
      Abraços

  34. Josiane disse:

    Ola tudo bem Rafael? Meu namorado esta indo para Haite ,quero dicas de pais proximo que nao precisa de passaporte? Obrigado!

  35. clarice disse:

    ola boa noite sou de Campo Grande-Ms, vou ir viajar para o rio grande do norte-Natal e não tenho passaporte é necessário?

  36. Sabrina disse:

    Boa tarde!

    Vou viajar para a Argentina em Abril. Comprei a passagem pela net com meu Rg de SP, ele ainda não venceu, mas a foto tirei quando tinha 14 anos, por ser impressa esta escura. Como moro no Rn atualmente não tenho como ir em Sp tirar outro, pra tirar um novo no Rn a numeração muda. Queria saber se tem problema em usar um rg com numeração diferente no checking?

    • Oi Sabrina, tudo bem? Na hora da compra da passagem, o que mais importa é o nome. O número do documento você fornece na hora do check-in. Mas sugiro que entre em contato com a companhia ou agência na qual comprou a passagem e tire essa dúvida com eles.
      Abraços e ótima viagem!

  37. Alex disse:

    Para
    México necessita de
    Passaporte

  38. Márcia Francisca da Conceição disse:

    Olá bom dia !! Fui presenteada por um passeio ao Uruguai agora em 3 de Março 2016. Nunca viajei e não tenho passaporte,gostaria de saber se preciso do mesmo e se o meu RG basta. Vou ficar no máximo uma semana.e qual a temperatura lá nessa época. Grata.

    • Oi, Márcia, como dissemos no post, você pode sim viajar só com seu RG, de preferência com no máximo 10 anos de expedição. A temperatura agora já começa a ficar mais baixa. Pode até fazer um calorzinho de dia, mas à noite já deve estar frio. Nadar no mar, por exemplo, pode ser bem complicado já. Abraços e ótima viagem!

      • Patrick Michel Elveus disse:

        Oi amigo td bem? Eu sou estrangeiro moro no brasil eu tenho (RNE ) residencia permanente eu quero saber se eu pode viajar pra colombia por favor? Obrigado pela sua compreensão

  39. Danilo disse:

    Rafael,

    Muito boas as suas dicas! desde já obrigado!

    Vou viajar para Bogotá e depois Cartagena, voarei pela AVIANCA. Continua valendo a regra da viagem só com o RG ou é obrigatório o passaporte? A Avianca pode exigir o passaporte mesmo não sendo necessario? Pois liguei na avianca e eles me disseram que eu precisava do passaporte. Não estendi nada, viajarei direto para a Colombia, não irei para o Panamá nem outro local.

    Obrigado!

    • Oi, Danilo, tudo bem?
      Você não precisa de passaporte não. No máximo o que eles podem exigir é um RG com menos de 10 anos de expedição. Não vale CNH, Certidão de Nascimento ou outro documento, tá? Se quiser ter uma resposta oficial para dar para a Avianca, entre em contato com o consulado da Colômbia pelo link http://saopaulo.consulado.gov.co/
      Abraços e ótima viagem.

      • Danilo disse:

        Tudo ótimo! Obrigado. Quer dizer, bem melhor agora com sua resposta!

        Estou mais tranquilo, pois não quero tirar passaporte agora. Vou fazer isso, vou enviar uma pergunta para o consulado assim caso eles me parem tenho argumentação e prova.

        Muitíssimo obrigado!

        • caio uechi disse:

          Mano to na mesma situação! acabei de ler no site da aviança: “Para alguns destinos, a apresentação do passaporte é obrigatória. Fique atento!
          Para países participantes do Mercosul ou que mantenham acordos de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia), o checkin pode ser efetuado apenas apresentando a carteira de identidade ” , OU SEJA, to com muito medo de não conseguir! se conseguiu soh com o rg?

      • caio uechi disse:

        ai meu deus, só to com o RG e não tenho o passaporte, será que ferrou? =((((

  40. Rafael, sou brasileiro e tenho uma namorada na Colombia e ouvi falar que só podemos viajar 3 vezes por ano para a colombia, é verdade?

    • Oi, Marcelo, tudo bem? Nunca ouvi falar nisso, acho que não tem fundamento algum. O limite é que você só pode ficar 90 dias a turismo, mas se sair e voltar até mesmo no mesmo dia já renova por mais 90 dias.
      Abraços

  41. valeria disse:

    oi, estou com algumas duvidas, só chilena mas moro no brasil já alguns anos. meu filho e brasileiro, este ano viajamos ao chile só com identidade e nenhum problema, más agora depois desa viaje queremos fazer outras, minha duvida é para tirar passaporte para mim,eu tenho que fazer pelo consulado chileno, porque do meu menino que é brasileiro eu faço pelas leis brasileiras, mas eu como sou estrangeira mas moro no brasil, tenho essas duvidas com visto e passaporte.
    obrigada Valeria

    • Oi, Valeria, tudo bem?
      Desculpe não poder ajudar muito bem, o que sugiro é que você consulte o consulado chileno pra entender quais os trâmites. Sei que se você tiver cidadania brasileira, poderá tirar o passaporte brasileiro.
      Abraços

  42. Natalia disse:

    Oi Rafael quero viajar para Foz do Iguaçu e fazer os passeios pelo paraguai e argentina que o pacote de viajens me oferece mas estou com medo por que meu rg e com a emissão de 2009 e tenho visto em posts que é 10 anos mas conheço pessoas que foram e disseram 5 quanto tempo e realmente que tem que ter .
    Obrigada

  43. Alinia disse:

    Boa noite! Para viajar para o Panamá posso ir com RG obrigada.

  44. Samara pinheiro disse:

    Oi Rafael como faço pra tirar o ppassaporte e que documentos tenho que ter em mãos.

  45. Renato disse:

    Sobre as vacinas para entrar na Argentina, vc pode me explicar quais preciso.

  46. Raphaella disse:

    Bom dia Rafael, em 2014 fui à Colômbia e tentei embarcar no aeroporto de Guarulhos com a minha identidade, que havia sido emitida a mais de 20 anos e não me deixaram fazer o check-in. Por sorte tinha levado meu passaporte e pude embarcar sem problemas, mas é bom que atualizem porque pode ocasionar uma dor de cabeça.
    Abraço, Raphaella

  47. Renata Estevão disse:

    Boa noite, estou com duvidas em qual pais, visitar primeiro Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela, gostaria de algumas sugestão!

  48. andre rodrigues disse:

    Rafael,

    Vou para Suiça e Inglaterra em maio, e tenho dupla cidadania (brasileira e portuguesa).

    Tenho apenas o passaporte portugues, e gostaria de saber se posso sair e entrar no Brasil sem o passaporte brasileiro. Apenas com o documento de identidade consigo sair e entrar?

    Na Europa vou usar meu passaporte portugues.

    Abcs,
    andré

  49. Bel disse:

    Oi Rafael, tô com viagem marcada para Cancún o gostaria de saber se irei precisar de passaporte?

  50. Lourdes disse:

    Se vou viajar de Bogota para Cali, preciso do passaporte?

  51. Andressa disse:

    Olá Rafael,

    Gostaria de conhecer algum país, mas que não exigisse passaporte no momento. O que você me indicaria?

  52. Milena disse:

    Rafael, como vai ? Estou indo viajar para San Andrés em janeiro, no começo do ano. A Ilha pertence à Colômbia e vou fazer conexão em Bogotá mesmo, tanto na ida quanto na volta.
    Você sabe me dizer se pra lá, só com o RG eu consigo viajar sem problemas ? E é necessário algum tipo de vacina ?
    Agradeço.

  53. Evelyn disse:

    tenho 2 filhos, de menor, que mora no Peru e nw tem RG, eles podem viajar para o Brasil soh com a certidao de nascimento?? (nacionalidade deles esta como brasileiros)

    • Oi Evelyn, tudo bem?
      Nesse caso, acho melhor você consultar algum órgão brasileiro no Peru, como o Consulado ou Embaixada.
      Abraços

    • Edmundo disse:

      Oi Evelyn,
      provavelmente você já sanou a dúvida, mas… de repente, ajudamos alguém.
      Seguinte: no caso de crianças/pré-adolescentes/adolescentes (enfim, menores de 18) nascidos e registrados no Brasil, eles podem transitar nos países em questão portando o RG, desde que acompanhados dos pais biológicos e/ou responsáveis legais.
      Ou seja, as mesmas pessoas que estão REGISTRADAS no RG do(a) menor de idade.
      Caso o(a) menor esteja viajando, por exemplo, apenas com o pai (ou a mãe), deverá apresentar um documento reconhecido em CARTÓRIO, com a autorização da outra parte.
      Não sou da área de Direito e afins… Compartilho aqui uma experiência pessoal, quando viajei de férias com minha família em 2013 no trajeto Brasil/Peru, via Acre.
      Boa viagem!

  54. João Pedro Daccache disse:

    Rafael, boa tarde!

    Viajarei à Puerto Ordaz, Bolivar, Venezuela em dezembro e estou correndo para providenciar o kit básico de documentos. Por via das dúvidas, achei melhor emitir tudo. No entanto, restou a seguinte dúvida: terei que apresentar o Certificado Internacional de Vacinação, já que recomenda-se prevenir-se contra a malária e febre amarela que têm lá?

    Muito obrigado!

  55. Michael Lindopp disse:

    Cédula de identidade de estrangeiro (RNE). Posso viajar ao Peru?

  56. Rozi Silva disse:

    Oi sou Rozi silva atualmente namoro com um turco q mora em izmir na turquia e ele quer muito que eu va morar com ele, como sei q o visto é de apenas 3 meses estou meio perdida sem saber o que fazer, pois tenho muito medo de não conseguir um trabalho para poder ficar mais tempo, e tbm não pretendo me casar assim tao rápido pois tenho medo de não me acostumar com a cultura, o que devo fazer para conseguir um visto com um tempo maior?

    • Oi Rozi, tudo bem?
      Você pode tentar um visto para estudante e cursar alguma coisa na Turquia. Se não, terá que entrar e sair do país a cada três meses para renovar o visto de turista e não ficar ilegal.
      Abraços

  57. mateus disse:

    ola rafael poderia me ajudar no basico de quantia finaceira que irei gastar nesta viagem ate isla de argarita e quanto de dinheiro devo levar

  58. Mansueto disse:

    Pocha obrigado mesmo me ajudou muito, vou efetuar um curso no Paraguay.

  59. mateus disse:

    rafael poderia me dizer que se para entra na venezuela daria para entrar so com o rg e tambem se precisa da carteirinha da facina e se e muito dificil entrar la

  60. mateus disse:

    ola rafael existe algum grupo que viajam sempre em turma e como encontra este grupo para que eu possa viajar com eles se eu puddesse pegar carora sei la seria bem mais facil vc pode me ajudar

  61. Michele disse:

    Por isso precisou

  62. Camilla disse:

    Saber disso me ajudou demais!!!

  63. Dany disse:

    Se caso eu queira morar em um desses países que se entra apenas com RG qual o procedimento que devo tomar?

  64. Oi Larissa, tudo bem?
    No seu caso só foi preciso o passaporte justamente pela conexão no Panamá. Se seu voo for direto não precisa!
    Abraços e obrigado!

  65. Jaziel disse:

    Carteira de trabalho pode ?

    • Oi Jaziel, tudo bem? Infelizmente não pode. Apenas RG, de preferência com menos de 10 anos de emissão, ou passaporte.
      Abraços

      • Sônia Figueiredo disse:

        Boa tarde!!!

        Sou brasileira e moro em Portugal à 14anos e minha prima quer vir para ca para morar comigo,e gostaria de saber se ela precisa de passaporte para entrar aqui.
        Gostaria de saber para poder avisar a ela.
        Obrigada

        • Oi Sônia, tudo bem?
          Brasileiros precisam sim de passaporte para a imigração na Europa. Se ela for morar, precisará de um visto específico também, já que o visto de turismo é de apenas 90 dias.

          Abraços

  66. Fabi disse:

    Meu marido já foi barrado na Venezuela pq o RG dele era antigo e ainda estava criança na foto. Nós conseguimos entrar no país pq explicamos q não sabíamos desse detalhe. Depois de ouvir um sermão a agente nos deixou ir com a promessa de trocarmos assim q voltassemos. Então na duvida é melhor estar com o RG atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *