Cartagena: O que fazer, quando ir, onde ficar…

Cartagena de Índias é um dos destinos do Caribe mais próximos do Brasil. Mas os motivos que fazem essa cidade colombiana ser única não são por conta de suas praias em si.

O que atrai milhões de turistas todos os anos são a grande cidade amuralhada, a arquitetura colonial, construções históricas, o ritmo frenético de suas ruas, o calor humano e a personalidade única. É um destino fascinante!

O bacana é que cada vez mais a cidade está se popularizando entre os brasileiros. Se você sonha em conhecer Cartagena ou está planejando uma viagem pra lá, listamos aqui várias dicas para você montar o seu roteiro e aproveitar cada cantinho.

+ Está lembrando do Seguro Viagem? Faça cotação e ache o melhor preço

DICAS DE CARTAGENA

 

QUANDO IR

cartagena_quando

Faz muito calor o ano todo e a temperatura média é de 27ºC. A umidade aumenta ainda mais a sensação térmica. Chove mais e faz dias nublados entre maio e novembro, quando os passeios podem ser comprometidos. Nos demais meses, o sol brilha forte e chove pouco. Mesmo assim, o clima é instável (veja todos os detalhes de quando ir).

 

 

COMO CHEGAR

cartagena_como

Não há voos diretos entre o Brasil e Cartagena. As formas mais comuns de chegar são com conexões em Bogotá, Lima ou na Cidade do Panamá. Embora valha pra todas as cidades anteriores, se voar até a capital colombiana, tente conseguir um tempinho para conhecer a cidade e já se enturmar com a cultura colombiana. Vale muito a a pena! (Confira dicas de Bogotá)

 

 

O QUE ESPERAR

cartagena_esperar

Não espere encontrar aquele mar incrível e azul caribenho em Cartagena. As praias da cidade não são muito bonitas, têm água e areia mais escuras. As melhores praias ficam longe e muitas exigem passeios de um dia todo de barco. O que irá fazer você se apaixonar é a cidade em si – como já citamos – declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

 

TODOS AS DICAS DE CARTAGENA

 

cartagena_onde

+ Como escolher seu hotel em Cartagena

 

cartagena_praias

+ Quando viajar para lá: Qual a melhor época pra ir?

+ Por que você não deve viajar até lá em busca de praias?

+ 5 dicas para você não se decepcionar com Playa Blanca

+ Isla del Rosario e Playa Blanca de Baru

 

cartagena_fazer2

+ City tour motorizado a bordo de um segway

+ O inesquecível pôr-do-sol do Café del Mar

+ Mirante do Convento de Santa Cruz de la Popa

+ Bocagrande e o Castillo de San Felipe de Barajas

+ O charme caótico e as sacadas floridas de Cartagena

 

cartagena_comer

+ Restaurante El Santisimo em Cartagena

+ La Cevicheria: Para amantes de frutos do mar

+ La Paletería: Sorvetes artesanais

 

Cartagena (Foto:

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Ronldo Reis Feijó disse:

Alô amigo, tudo bem.Estive em Cartagena e me apaixonei pela cidade Vieja.Fiquei tão encantado que resolvi trazer um batedor de porta em bronze,(Aldrava) com a figura de uma sereia(sirena)Ocorre q.coloquei na maleta de mão, ao regressar para o Panamá, dia 02/03/2019,o objeto ficou retido na administração do Aeroporto de Cartagena, pois eles entenderam,que por ser um objeto de metal não poderia ser levado em mãos ,na cabine, e sim despachado em mala do compartimento.Tive que tirar fotos do documento de retenção, já que não me forneceram nenhum papel.O objeto ficará retido pelo prazo de 30 dias.Poderei dar uma procuração para alguém retirar e despachar o objeto, segundo consta no documento. =Poderia me dar uma luz, para solucionar o impasse.Obrigado.

Oi, Ronaldo, tudo bem?
Que pena! Infelizmente eu não sei como ajudá-lo. Você deve pedir orientação ao órgão que fez a apreensão.

Abraços e boa sorte

Renata Honorato disse:

Boa tarde!

Estarei indo para passar 5 dias com meu filho. Só com o português, consigo me virar bem?! É melhor ficar nas Muralhas?! Alguma dica de passeio especial para se fazer com criança?

Oi, Renata, tudo bem?
Sim, vale muito a pena ficar dentro das Muralhas, que é a região mais turística e mais charmosa. Infelizmente eu nunca fui pra lá com crianças, mas provavelmente elas irão curtir as praias, né? Se ela for maiorzinha, vale incluir os passeios pelas Islas del Rosario e Playa Blanca.

Abraços

DANIEL STEFANO BARBOSA disse:

Estou querendo ir para Cartagena, e gostaria de saber se se lá tem algum lugar para nadar com golfinhos.

Oi, Daniel, tudo bem?
Tem sim, mas fica no Oceanario nas Islas del Rosario, que é um passeio que muita gente que vai a Cartagena faz. Você pode ver mais informações no site https://oceanario.co/

Abraços!

Paulo Rogério disse:

Pretendo ir em julho, entre os dias 16/07/18 a 24/07/18.
Gostaria de saber se o tempo é legal e se o período para conhecer o local é apropriado ou demasiadamente longo.
Um abraço e obrigado.

São Paulo / SP

Oi, Paulo, tudo bem?
Cartagena é uma delícia de destino, então eu não me importaria de ficar muitos dias. Mas como é bastante tempo, tente dividir a viagem com uma ida a San Andrés, por exemplo, ou outro destino na Colômbia, como Bogotá.

Abraços e ótima viagem!

Bruna disse:

Olá, boa noite ?
Estamos analisando a possibilidade de ir para Cartagena em nossa lua de mel.
Tem dicas de hotéis ?
Como é a comunicação na cidade? Muitos lugares entendem o português?

Oi, Bruna, tudo bem?
Nós temos um post sim com indicação dos melhores hotéis, inclusive onde ficamos, dá uma olhada https://www.essemundoenosso.com.br/2014/09/16/dicas-de-hoteis-em-cartagena/

Sobre a comunicação, com calma dá pra se virar com um portunhol facilmente. E como tem muito brasileiro, eles se esforçam sim pra nos entender. São muito simpáticos!

Abraços e ótima viagem!

Helena santanna disse:

É melhor levar peso ou pagar em dólar

Oi Helena, tudo bem?
Não vale comprar pesos aqui no Brasil, não. O que você pode tentar é usar reais mesmo em alguns lugares mais turísticos onde ele é aceito. Eu costumo usar dólares.

Abraços!

Aurilene disse:

Ola. Quanto a seguranca? Estou indo sozinha fevereiro/março! Alguem no blog estara indo nessa epoca?

Oi Aurilene, tudo bem?
Eu não me senti inseguro, não, principalmente dentro das Muralhas, que é a região mais turística. Claro que é sempre bom tomar os mesmos cuidados que você tomaria aqui no Brasil. Muitas amigas minhas inclusive já viajaram pra lá sozinhas e tudo correu bem.

Abraços e ótima viagem!

B. disse:

Para conhecer ambas as cidades, vale, mesmo com as escalas, Brasil-Bogotá-Cartagena-Brasil ou Brasil-Cartagena-Bogota?

Oi B, tudo bem?
Não há voos diretos do Brasil para Cartagena, então você terá que passar por Bogotá tanto na ida quanto na volta. É só escolher uma conexão mais longa na capital para poder conhecê-la.

Abraços

Lucas disse:

Boa Tarde..
Vou Ficar 5 Dias em cartegena quanto mais ou menos preciso levar de dinheiro?

Oi Lucas, tudo bem?
Então, essa é uma pergunta super difícil, já que o perfil de gastos numa viagem varia de pessoa pra pessoa. Eu achei os preços na Colômbia similares aos do Brasil. Claro que Cartagena, por ser mais turística, tem preços mais altos. Mas pense em mais ou menos quanto você teria pra gastar numa viagem pro Rio, por exemplo. Fazendo essa média dá pra ter uma ideia.

Abraços e boa viagem!

Leandro Henrique disse:

Vou no dia 20/02/2018 pra voltar 01/03/2018.
você acha que esse período sera bom ?

Oi Leandro, tudo bem?
Fevereiro e março são alguns dos melhores meses, pois não está absurdamente quente (o calorão é o ano todo) e quando menos chove. Você pode saber mais em https://www.essemundoenosso.com.br/quando-viajar-para-cartagena-qual-melhor-epoca/

Abraços e boa viagem

VALDEMIRA GOMES DOS SANTOS disse:

Em que época é melhor para ver o pôr-do-sol no café Del Mar?

Oi Valdemira, tudo bem?
Dá pra ver o pôr do sol ali o ano todo, vai depender mais do tempo limpo mesmo. O período mais seco vai de janeiro a março, mas já fui em outras épocas e curti o fim de tarde sem problemas. Pra saber mais sobre o clima por lá, dê uma olhada em https://www.essemundoenosso.com.br/quando-viajar-para-cartagena-qual-melhor-epoca/

Abraços

JULIANA disse:

Boa noite!
Pretendo viajar com amigas parará Cartagena em janeiro. Dicas de roteiros? Alguém?

Luana disse:

Boa noite! Queria saber a distância das praias limpas do centro histórico. Vale a pena se hospedar nelas?

Oi Luana, tudo bem?
As principais ficam bem distante e a maioria em ilhas. Playa Blanca de Baru é uma opção com hotéis e fica a 50km de Cartagena. Infelizmente nunca me hospedei por lá, apenas passei o dia. Mas se você for pra Cartagena, o que vale mais a pena é a cidade histórica em si, um charme! Não as praias.

Abraços

Paula disse:

Boa noite estou planejando ir em agosto tem chuva nessa época?

Oi Paula, tudo bem?
Agosto não é o mês mais chuvoso, mas é o começo da temporada de chuvas. Você irá pegar muito calor e tem possibilidade de chover, mas não deve atrapalhar tanto como em outubro, por exemplo.

Pra saber mais, inclusive das temperaturas, dê uma olhadinha em https://www.essemundoenosso.com.br/quando-viajar-para-cartagena-qual-melhor-epoca/

Abraços e boa viagem

CLARA disse:

Oi, tudo bem?
Estou planejando ir com uma amiga a Cartagena em maio de 2017. É perigoso irmos sozinhas? Quais áreas devemos evitar?
Obrigada

Oi Clara, tudo bem?
Não é perigoso pra mulheres sozinhas não, vocês terão apenas que ter os mesmos cuidados que teriam no Brasil. Pra estarem mais perto do movimento e de outros vários turistas, vale investir um pouco mais e se hospedar dentro da parte histórica.
Abraços

VILMA REZENDE DA SILVA _ disse:

Tb pretendo ir para Cartagena no início de maio e ficar uma semana; dicas?

Oi Vilma, tudo bem?
Todas as dicas e links estão nesse post mesmo que você comentou 🙂

Abraços e ótima viagem!

Fabrício disse:

Estou querendo passar o reveillon em Cartagena, gostaria de saber quais São as opções de festas, hotel,passeios…procuro conforto, baladas e passeios pelas praias…alguém pode me ajudar?

Renata disse:

Boa tarde!
Estamos planejando uma viagem para Cartagem e um cruzeiro pelo Caribe. Mas,temos um filho de 7 anos e gostaria de saber se tens dicas Kids para essa viagem.

Oi Renata, tudo bem?
Infelizmente não tenho dicas exclusivas pra crianças, mas a maioria das coisas que citamos podem ser feitas por elas, como os passeios pras praias e na cidade.
Abraços, desculpe.

Aline disse:

Boa tarde. Gostaria de saber se consigo me hospedar nas ilhas aonde o mar é mais límpido como o do Caribe, pois não gosto de mar escuro e areia grossa. Obrigada.

Oi Aline, tudo bem?
Você consegue sim em Baru, por exemplo. Nós indicamos um hotel nesse post https://www.essemundoenosso.com.br/2014/09/16/dicas-de-hoteis-em-cartagena/
Abraços

Tati Batista disse:

Para quem precisa saber mais os menos os valores dos principais gastos em Cartagena, segue meu post.
Os dados são do inicio de outubro/2015 😉
Espero que os ajudem a planejar a viagem para este lugar lindo ..

https://viajanderia.com/2015/12/18/quanto-custa-passar-4-dias-em-cartagena-na-colombia-confira-gasto-a-gasto-para-se-planejar-corretamente/

Bjus
Tati Batista @Viajanderia

Renata disse:

Tati, você visitou Cartagena em Outubro? Pegou chuva?
Estou considerando ir em Outubro desse ano, mas li algumas postagens q é um período chuvoso, dai estou na dúvida quanto ao destino.

Ana Carla disse:

Olá Tati
Vi que vc foi para Cartagena em out 2015. Pelo que tenho lido, dizem ser uma época de chuva. como foi para vc? Choveu? Muito ou pouco? Compromete os passeios ou são chuvas passageiras?

Obg

Gilson disse:

Este lugar é muito lindo e acolhedor.
Gilson

Maria Cêlia Nogueira disse:

O melhor de Cartagena são as pessoss, o pivô é extremamente educado, gentil e sorridente. Vá. Você vai amar,