9 destinos no Brasil para quem ama chocolate

Não tem jeito! Chocolate é uma paixão mundial. E nós brasileiros ocupamos o quinto no lugar no ranking de consumo per capita, com 2,5kg por pessoa em 2017*. E a boa notícia é que existem muitos destinos no Brasil
para quem ama chocolate, um prato cheio pra adoçar nossas viagens.

Há cidades de serra em que o doce combina com o friozinho, outras em que é possível visitar fábricas de marcas famosas e até mesmo provar o chocolate em sua forma mais natural, quase cacau puro. É o que listamos nesse post.

9 DESTINOS NO BRASIL PARA QUEM AMA CHOCOLATE

1. CAÇAPAVA/SP

A cidade localizada a apenas 109km de São Paulo é a sede da fábrica da Nestlé, que é aberta à visitação. O chamado Tour Nestlé permite conhecer o processo de fabricação do chocolate e dá direito a passar por uma loja especial no final do passeio. Para mais informações e agendamentos, consulte o site.

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Fábrica da Nestlé em Caçapava (Foto/Divulgação)

2. CAMPOS DO JORDÃO/SP

O clima friozinho da montanha pede um chocolate para esquentar o paladar. E são muitas as lojas especializadas no produto, desde os mais caseiros até os já industrializados. Basta um rápido passeio pelo bairro de Capivari para encontrar muitas lojas e marcas, como Toco, Montanhês e Araucária, essa última inclusive permite visitação à fábrica.

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Campos do Jordão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Saiba a melhor época pra viajar pra Campos

3. GRAMADO/RS

Assim como Campos do Jordão, o frio de Gramado combina com o doce e é um dos principais destinos no Brasil para quem ama chocolate. Algumas das marcas mais famosas são Caracol, Lugano, Florybal e Prawer. E as atrações ligadas vão muito além das lojas: há patinação em pista de chocolate (Florybal), esculturas feitas com o doce no Mundo do Chocolate (saiba mais), além de visitação às fábricas.

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Gramado (Foto/Divulgação Mundo do Chocolate)

Mundo do Chocolate

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Gramado (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

+ Quando ir pra Gramado: A melhor época
+ Hotéis com descontos na Serra Gaúcha

4. VILA VELHA/ES

Quem foi criança nos anos 80 e 90 com certeza associa a cidade capixaba à fábrica da Garoto. Era muito comum os programas de TV mostrarem a produção desse chocolate. A fábrica ainda é aberta à visitação e abriga o Museu do Chocolate. Para agendar e saber mais é só acessar o site da Garoto.

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Garoto em Vila Velha (Foto/Divulgação)

5. ITAPEVI/SP

A cidade localizada na Grande São Paulo abriga uma megaloja da Cacau Show no melhor estilo “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, que tem inclusive parque de diversões. Além de diversas opções para degustar, é possível conhecer a história da marca e ver de perto o processo de produção dos chocolates. Saiba mais sobre a visita no site.

6. MONTE VERDE/MG

Outro destino charmoso e famoso pelo frio das montanhas, Monte Verde aposta em chocolates artesanais. Além de degustar e comprar os produtos, é possível ver o como é feita a produção na fábrica da Gressoney, a marca mais antiga da cidade, fundada em 1978.

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Monte Verde (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Monte Verde (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Saiba o que fazer em Monte Verde
+ Onde ficar: Dicas de hotéis e pousadas

7. NOVA FRIBURGO/RJ

A influência dos imigrantes suíços trouxe também a fama do chocolate de Nova Friburgo. São diversas marcas e tipos de chocolates artesanais e, em agosto, acontece o tradicional Festival do Chocolate na cidade (saiba mais).

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Nova Friburgo (Foto/Divulgação - Festival do Chocolate)

8. ILHÉUS/BA

A região de Ilhéus e Itacaré é a maior produtora de cacau do Brasil, fruto base do chocolate. E os turistas têm a chance de provar diversos produtos com as mais variadas porcentagens de cacau, além de visitar as fazendas da região.

Destinos no Brasil para amantes de Chocolate - Ilhéus e Itacaré (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Caipirinha de cacau no próprio fruto em Itacaré

+ Veja as melhores praias de Itacaré
+ Hotéis com até 50% de desconto

9. ILHA DO COMBU/PA

Nem todo mundo sabe, mas pertinho de Belém, uma ilha é famosa não apenas pela plantação de cacau como pela produção de chocolate em plena Amazônia. A visita é uma atração por si, já que você faz o passeio de barco, prova os doces e ainda pode tomar banho de rio ou almoçar em um dos bons restaurantes da região. A gente conta tudo sobre esse tour nesse outro post.

Ilha do Combu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Todos os detalhes da visita à Ilha do Combu
+ O que fazer em Belém: Dicas e atrações

Tem mais sugestões de destinos no Brasil para quem ama chocolate? Deixe seu comentário!

* Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab)

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *