Aeroporto El Palomar em Buenos Aires: Como chegar e como é

O pequeno aeroporto El Palomar (EPA) é o terceiro de Buenos Aires, atrás de Ezeiza e do Aeroparque em movimento de passageiros. Apesar do tamanho, recebe alguns voos internacionais, inclusive vindos do Brasil.

Com a chegada das companhias aéreas de baixo custo à Argentina, a antiga pista usada apenas por uma base militar foi aberta também para voos civis de empresas como as low cost Flybondi e Jetsmart.

AEROPORTO EL PALOMAR

O aeroporto fica a cerca de 20km da região central de Buenos Aires, na cidade de Morón. De carro espere gastar entre 40min e uma hora, dependendo do trânsito. Mais abaixo mostramos as formas de chegar. Inaugurada em 1910, a pista era usada por uma escola de aviação.

Aeroporto El Palomar em Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Entrada do aeroporto El Palomar

O terminal é muito pequeno, mas tem uma estrutura razoável e é “bem acabado”. Na entrada dá a impressão de que você está chegando a um clube ou algo assim, já que tem um pequeno gramado com um food truck com luzinhas amarelas.

Food truck é opção de alimentação (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Food truck é opção de alimentação

Quando chegamos, às 5h20 da manhã para pegar um voo às 7h, não havia filas para o despacho de bagagem. Mas em poucos minutos muitos passageiros chegaram juntos e rapidamente o saguão ficou lotado. Ou seja, por conta das filas, vale chegar com antecedência, como fizemos.

Balcão de check-in no Aeroporto El Palomar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Balcão de check-in vazio, mas que logo ficou cheio

Apesar do tamanho muito enxuto, a estrutura é boa. O problema fica mesmo por conta da lotação, já que em certos horários muitos voos partem praticamente ao mesmo tempo. Os banheiros são bons e há, além do food truck que citei, algumas máquinas de bebidas e outras duas pequenas lanchonetes já depois do raio-X.

Portão de Embarque no Aeroporto El Palomar (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Portão de embarque lotado

COMO CHEGAR AO AEROPORTO DE EL PALOMAR

Tão longe do centro como Ezeiza, uma vantagem do aeroporto El Palomar é ficar bem perto de uma estação de trem com ligação até Buenos Aires. Outra maneira mais confortável é ir de táxi, aplicativo ou remis, como contamos abaixo.

| DE TREM

A linha de San Martín passa bem ao lado do terminal, na estação de Palomar. A viagem até Palermo dura cerca de 40min e em torno de 45min até Retiro, na região central. Dá pra consultar os horários e traçar as rotas no app Trenes Argentinos (Android e iOS).

Se você ainda não tem o cartão SUBE (uma espécie de bilhete único), pode comprá-lo nas bilheterias e carregá-lo na hora.

| COM APLICATIVO

Como nosso voo saía no comecinho da manhã, preferimos ir com um carro de aplicativo. Apesar de não ser muito regulamentado em Buenos Aires, o Uber funciona bem. Você pode simular o custo da corrida no próprio site. O Cabify também costuma ter preços similares e usamos tranquilamente durante nossa estadia na cidade.

| DE TÁXI

Fica difícil falar o valor da corrida de táxi já que os preços mudam muito na Argentina por conta da inflação. Mas espere gastar quase o dobro dos aplicativos. Por falar nisso, você pode chamar o táxi e olhar a estimativa de preço no app Táxi Premium. Mas diferente do Uber, por exemplo, o valor não é fixo e pode se alterar, já que a corrida é feita pelo taxímetro.

| DE ÔNIBUS EXECUTIVO

Assim como em Ezeiza, a empresa Manuel Tenda León tem ônibus que saem de El Palomar até várias regiões de Buenos Aires. Você pode consultar os preços e horários no site. No momento da publicação desse post, as rotas não estavam disponíveis online, mas consultamos a empresa e havia sim quatro horários diários entre o aeroporto e o Terminal Madero. Vale checar enviando uma mensagem pra eles. A viagem dura cerca de uma hora.

| DE ÔNIBUS COLECTIVOS

As linhas de ônibus coletivos 53, 252, 320 e 182 são algumas das quepassam pelo aeroporto. Você precisará do cartão SUBE para embarcar. Para saber a rota certinha entre seu local em Buenos Aires e o aeroporto, ou vice-versa, vale usar aplicativos de mapas que traçam as rotas e indicam os melhores ônibus como o Maps ou Cómo Llego.

VOOS PARA O BRASIL

Além de vários destinos dentro da Argentina, o aeroporto El Palomar tem voos para o Chile e o Brasil. Passageiros que voam pela low cost Flybondi saindo de São Paulo, Rio e Florianópolis com destino a Buenos Aires irão desembarcar aqui.

Área de voos internacionais (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Área de voos internacionais

Mesmo quem chega em voos internacionais desembarca no mesmo pequeno terminal, então não espere muitas comodidades. Ao sair da imigração rapidamente você já estará do lado de fora.

+ Veja hotéis com descontos na cidade
+ Quando ir pra Buenos Aires?
+ Todas as dicas da capital portenha

Tem mais alguma dúvida sobre como chegar ao aeroporto El Palomar ou como é o terminal? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *