Em tempos da pandemia do novo coronavírus, uma série de novos hábitos entrou na nossa rotina. E quem precisa fazer uma viagem muitas vezes fica em dúvida se é permitido levar álcool gel no avião ou até mesmo álcool líquido.

Aqui tiramos suas dúvidas tanto para voos nacionais como internacionais para o transporte do material tanto na bagagem de mão como também se é permitido levá-lo na mala despachada.

Frasco de álcool gel

Posso levar álcool gel no avião?

Sim, é permitido embarcar com álcool gel em voos tanto nacionais como internacionais. Mas é preciso ficar atento(a) a algumas restrições.

Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o passageiro não pode exceder os seguintes limites:

Voos nacionais (bagagem de mão ou despachada)

  • 500ml ou 500g por embalagem original do produto, com limite máximo de 2 litros ou 2 quilos no total por passageiro.

Voos internacionais (bagagem de mão)

  • As embalagens devem ser originais e com capacidade de até 100ml cada;
  • Os frascos devem ser transportados em embalagem de plástico transparente que possa ser fechada e que somem no máximo um litro ou um quilo por pessoa;

Voos internacionais (bagagem despachada)

  • São permitidos frascos originais com no máximo de 500ml ou 500g, que não ultrapassem 2 litros ou 2 quilos por passageiro.

Mas uma coisa chamou a atenção. Mesmo com as regras estabelecidas pela ANAC, a GOL diz em seu site que o limite para levar álcool gel no avião em bagagem de mão é de embalagens originais de 100ml ou 100g mesmo em voos nacionais.

Já LATAM e Azul listam as informações para embarque da mesma forma que a ANAC. Em caso de voos com outras companhias, vale também sempre consultar o site da empresa.

Veja também
Viajar pra Cancún na pandemia
Monte Verde está aberta?

Álcool líquido é permitido a bordo?

Não, você não pode levar a bordo aquele álcool líquido vendido em supermercados, mesmo que em embalagens menores.

De acordo com a ANAC e as companhias aéreas, só são permitidos álcool gel e antissépticos 70% em sua embalagem original. Por motivos de segurança, álcool líquido vendido com ação similar ao gel são proibidos no embarque e serão descartados no aeroporto.

É permitido álcool gel no avião? Frascos e máscara de protenção

Companhias aéreas oferecem álcool gel no avião?

Muitas empresas estão sim distribuindo álcool gel no avião durante os voos tanto nacionais como internacionais. GOL e Azul são algumas delas.

Mas para sua segurança recomendamos não contar com essa cortesia. Ou seja, leve seu próprio material para fazer a constante higienização das mãos.

Para mais informações, sugiro que consulte o site da companhia aérea que irá voar e também da ANAC.

Outra coisa importante para quem fará um voo internacional, é que o Brasil exige teste PCR no retorno e também o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante.

Leia mais
Hotéis no aeroporto de Guarulhos
Como é o trem da Luz pra Guarulhos

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.