Baleias em Santa Catarina: Onde ver e tudo que você deve saber

Todos os anos, entre julho e novembro, é temporada de baleias em Santa Catarina. Os animais que frequentam principalmente o litoral Sul do Estado são as Baleias Francas.

Durante o nosso verão, elas deixam pra trás as águas geladas da Antártica e buscam regiões costeiras para acasalar, parir e amamentar seus filhotes nascidos no ano anterior. Se antes as Francas podiam ser vistas desde a divisa com o Uruguai até a Bahia, hoje a área restringe-se quase que apenas à região Sul.

GUIA PARA VER BALEIAS EM SANTA CATARINA

Baleias Franca no Farol de Santa Marta, Santa Catarina (Foto: Cortesia/Julio Cesar Vicente)

Foto: Cortesia/Julio Cesar Vicente

Uma das características mais interessantes das Baleias Francas é que elas são costeiras, ao contrário da Jubarte, também comum em águas brasileiras. Então, é possível ver as baleias em Santa Catarina da areia da praia mesmo, de pertinho. Normalmente o que se vê são mães e filhotes nadando lado a lado. Muitas vezes com a nadadeira ou cauda pra fora d’água e, se der sorte, dá pra ver até alguns saltos.

+ Encontre hotéis em SC com até 50% de desconto

 

A BALEIA FRANCA: UMA GIGANTE

As fêmeas da Baleia Franca podem medir até 17 metros de comprimento e os machos são um pouco menores. Ou seja, ela é praticamente do tamanho de um ônibus articulado (ou ônibus sanfona). Elas ainda podem pesar mais de 60 toneladas, ou seja, o mesmo que 60 carros Palio juntos.

Baleias em Santa Catarina (Arte: Esse Mundo É Nosso / Imagens via Shutterstock)

 

QUANDO É A TEMPORADA?

As baleias visitam a costa brasileira durante sua época reprodutiva, que vai de julho a novembro. Mas a melhor época para vê-las nos principais pontos de concentração (veja abaixo) vai da segunda quinzena de agosto à primeira de outubro. Nesse período, costuma haver um número maior de baleias em Santa Catarina.

 

ONDE VER AS BALEIAS EM SANTA CATARINA

A região onde as Baleias Francas são mais frequentes pertence, desde o ano 2000, à uma APA (Área de Proteção Ambiental). Ela começa na Ilha de Santa Catarina, onde fica Florianópolis, e se estende até o sul do Estado, até a Praia do Rincão, quase divisa com o Rio Grande do Sul.

Mas a melhor região para observá-las vai da Guarda do Embaú até o Farol de Santa Marta, em Laguna. Nesse trecho surgiu o roteiro turístico chamado de Rota da Baleia Franca.

No mapa abaixo, mostramos um “Baleiômetro” com as chances de você poder ver as Baleias Franca durante a temporada. Os pontos em verde são onde a chance é muito alta. Já em vermelho, são locais onde há possibilidade, mas baixa. As outras cores são locais onde há alguma chance.

Mas como saber onde elas realmente estão no dia em que você estiver por aqui? Os hoteleiros e guias possuem grupos de mensagem onde compartilham em tempo real a localização das baleias. Pergunte sempre no seu hotel que ele provavelmente poderá ajudá-lo.

Nós contamos com ajuda de um guia que é expert em Baleias Franca, o Júlio César Vicente. Seu passeio pode ficar ainda mais divertido à bordo da “KomBaleia”, uma kombi adaptada e superestilosa. É só combinar com ele. Os telefones são (48) 9948 2224 ou 9977 6352.

Kombaleia leva turistas ao Farol de Santa Marta, Laguna/SC (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A famosa KomBaleia do guia Julio

 

ALGUMAS DICAS PARA OBSERVAÇÃO DAS BALEIAS

Como as baleias costumam procurar refúgio nas enseadas do litoral catarinense, para observá-las melhor busque locais elevados. Leve um binóculo, se tiver, ou uma boa câmera com zoom. Há muitas pedras e trilhas pelas montanhas da costa dessa região, onde fica mais fácil avistá-las.

Baleias em Santa Catarina (Foto: Cortesia/Átila Ximenez)

Baleia com nadadeiras para fora d’água (Foto: Cortesia/Átila Ximenez – Guia do Mergulho)

 

TURISMO EMBARCADO

Passeios de barco para observação das baleias em Santa Catarina estão suspensos desde 2013 por questões judiciais e ambientais. Há uma esperança de que eles voltem em 2018, assim que o ICMBio criar uma plano de fiscalização das embarcações. Com certeza será ainda melhor ver os animais de pertinho!

 

PARA CONHECER MELHOR AS BALEIAS FRANCA

Durante os dias que estivemos na região, nós visitamos dois projetos superlegais que trabalham com pesquisas e a proteção das Baleias Franca: o Projeto Baleia Franca (na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba) e o IBF – Instituto Baleia Franca (no Centro de Garopaba).

Baleias em Santa Catarina (Foto: Cortesia/Rodrigo Litman)

Mamãe e filhotinho na Praia do Rosa (Foto: Cortesia/Rodrigo Litman)

 

QUEM LEVA ATÉ LÁ?

Nós usamos os serviços da Casa Verde, operadora local de turismo que trabalha em todo o Estado e organiza toda a programação pela Rota da Baleia Franca. O telefone do Jeser Batista, que é o proprietário, é (48) 99144-1531.

+ Encontre hotéis com desconto na região
+ Farol de Santa Marta: O que fazer e como chegar
+ Todas as dicas da Rota da Baleia Franca

* O jornalista viajou a convite do Sebrae/SC, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. Flávio José disse:

    Estarei em SC em meados de novembro, será que terei chance de avistar alguma baleia?

    • Oi, Flávio, tudo bem?
      Novembro ainda é época de baleias, mas é o final da temporada e elas já começam a regressar. Como é natureza, infelizmente não dá pra garantir, mas nos últimos anos ainda havia sim baleias. Sugiro que mantenha contato com seu hotel pra ver como está a situação mais perto da época da viagem.

      Abraços, boa sorte e boa viagem!

  2. VANESSA FONTES disse:

    Olá
    Estarei por ai no dia 29/09/18 e gostaria de saber onde posso encontra-los se tem algum Valor.Obrigada vanessa.

    • Oi, Vanessa, tudo bem?
      Se você estiver de carro, pode entrar em contato com os guias que sugerimos no post. Se não, pode também ver com a agência Casa Verde os transfers e passeios pra ver as baleias.

      Abraços e ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *