Barra Grande ou Taipu de Fora: Onde se hospedar em Maraú?

Na hora de planejar uma viagem pra Maraú, é comum surgir a dúvida sobre onde ficar: em Barra Grande ou Taipu de Fora?

Se você ainda não está bem íntimo dessa região do litoral baiano, essas são as duas principais vilas turísticas da península. Mas em qual delas se hospedar?

Rede na Ponta do Mutá - Qual melhor: Barra Grande ou Taipu de Fora?
Praia da Ponta do Mutá em Barra Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nesse post falamos das principais diferenças entre Barra Grande e Taipu de Fora, a estrutura e atrações de cada uma, além de mostrar que também é possível dividir a estadia entre as duas.

Onde ficar: Barra Grande ou Taipu de Fora?

Embora fiquem a apenas 8km uma da outra, as duas vilas têm características e atrações bem diferentes e os turistas acabam visitando ambas. Mas normalmente surge aquele dilema sobre ficar em Barra Grande ou Taipu de Fora.

Se é o seu caso, vamos falar um pouco sobre cada uma delas, contar minhas experiências das vezes que fui e até mesmo fazer algumas sugestões pro seu roteiro em Maraú.

Vale a pena se hospedar em Barra Grande?

Nas duas vezes que estive em Maraú, escolhi ficar em pousadas em Barra Grande. Na primeira delas, acabei dividindo a hospedagem com alguns dias aqui e uma noite na praia vizinha, para poder conhecer as Piscinas de Taipu de Fora, já que o melhor horário seria bem cedinho.

Rua Boulevard da Barra em Maraú
Centrinho de Barra Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas por que eu sempre optei por Barra Grande? Entre os motivos, estão a boa estrutura do centrinho da vila, com restaurantes e mercados, a facilidade de conhecer a pé muitas das praias de Maraú num único dia, as boas barracas e beach clubs, além da grande oferta de pousadas e hotéis.

Beach club na Ponta do Mutá, Maraú
Praia em Barra Grande (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já fiquei, por exemplo, na Galeria & Suites Canto do Sol, que é bem no centrinho, a poucos minutos da praia e costuma ter ótimo custo-benefício.

Outra com estrutura melhor ainda onde já me hospedei foi a Pousada Barra Trip, que não fica longe do centrinho e consegui fazer tudo a pé. Contei mais dela nesse review.

Pousada Barra Trip em Maraú
Pousada Barra Trip em Maraú (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Outro ponto muito importante pra quem quer chegar de barco a partir de Camamu é que o píer já fica logo no começo do centrinho e, dependendo de onde você estiver hospedado, poderá ir caminhando. Se for pra Taipu, terá que pegar um transporte ainda até lá.

No final do post eu falo mais sobre as formas de como ir pra Maraú. Mas quem preferir vir de carro a partir de Itacaré pela estrada de terra, passará primeiro em Taipu antes de chegar em Barra Grande.

E vale ficar em Taipu de Fora?

Sem dúvida esse é um dos cartões postais de Maraú, principalmente por conta das Piscinas Naturais de Taipu de Fora. Diferente de Barra Grande, que fica numa baía, o mar aqui é mais aberto e com ondas. Na maré baixa, muitos turistas chegam para nadar nas piscinas.

Na minha primeira viagem pra cá, acabei ficando apenas uma noite em Taipu numa ótima pousada que leva o nome da praia justamente pra conhecer as piscinas, já que a maré baixa naquele dia aconteceria muito cedo, por volta de 7h.

Pousada Taipu de Fora (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Eu gostei bastante da hospedagem e a praia é realmente linda. Mas acontece que senti falta daquele clima charmoso de praia pra sair à noite para ir a um restaurante, por exemplo. Sabe aquele charme de Jericoacoara?

Então, em proporções bem menores, sinto que Barra Grande tem disso.

Peixes nas piscinas em Maraú
Piscinas naturais de Taipu de Fora (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas há alguns comércios e restaurantes, além de boa estrutura de praia em Taipu, como o Bar das Meninas e o Buda Beach, que têm estrutura pra passar o dia. Mas a vila é ainda menor que a vizinha e não é tão bonitinha.

Praia de Taipu de Fora
Praia de Taipu de Fora (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De toda forma, o setor hoteleiro tem melhorado e hoje você encontra opções de pousadas com bons preços.

Em resumo: Principais diferenças

Se você escolher ficar em Barra Grande, espere:

  • Melhor estrutura de mercadinhos, bares e restaurantes, principalmente para sair à noite;
  • Mais opções de pousadas e hotéis com acesso ao centrinho;
  • A principal praia entre a vila e a Ponta do Mutá fica numa baía e não em mar aberto, ou seja, a água é mais escura;
  • Você poderá ver o incrível pôr do sol na Ponta do Mutá;
  • Acesso às principais praias de Maraú a pé.
  • Fácil acesso se chegar de barco via Camamu;
  • Precisará de transporte pra conhecer Taipu de Fora.

Se você ficar em Taipu de Fora, espere:

  • Uma vila com menos estrutura, mas com restaurantes e boas barracas de praia;
  • Fácil acesso às piscinas naturais, inclusive a pé, já que elas ficam bem próximas da areia;
  • Menos opções, mas mesmo assim, boas pousadas;
  • Dependendo da localização da pousada, você precisará jantar nela caso não queira usar transporte à noite;
  • Usar transporte para visitar as praias próximas a Barra Grande;
  • Acesso mais rápido se vier de carro via Itacaré.

Barra Grande ou Taipu de Fora: Como circular?

Como falei, a distância entre Barra Grande e Taipu de Fora é de apenas 8km. Embora a estrada seja de terra, é bem fácil ir de uma pra outra. Eu já fui de mototáxi e táxi, que são fáceis de contratar na chegada ao píer ou até mesmo combinar por telefone na sua pousada.

Eu também já aluguei um quadriciclo em Maraú para passar o dia circulando por Taipu. Com certeza essa maneira foi mais legal e pude conhecer muito mais lugares, entre praias, lagoas e dunas.

Quadriciclo é opção pra circular por Barra Grande ou Taipu de Fora
Nosso quadriciclo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você pretende chegar de carro, o trajeto também é facilmente feito com ele e nem precisa de tração nas quatro rodas. A menos que seja um período de chuva na península e a estrada fique muito ruim, mas não é tão comum que aconteça pelo menos nesse curto trecho.

Já até Itacaré é comum sim que a estrada fique mais complicada na época chuvosa.

Dúvidas Frequentes sobre Maraú, Bahia

Como ir pra Barra Grande ou Taipu de Fora?

O aeroporto mais perto é o de Ilhéus, a 120km. Como uma parte do trecho é de terra, acabei por sempre optar ir via barco por Camamu. Você pode deixar seu carro estacionado lá ou então ir de ônibus.

Eu explico tudo isso no post sobre as formas de como ir pra Maraú.

Qual a melhor época pra ir pra Maraú?

Dá pra viajar pra Barra Grande ou Taipu de Fora o ano todo, mas o período mais seco é no segundo semestre, principalmente entre setembro e novembro. Já os meses mais chuvosos são os de abril e maio.

Nós já publicamos um guia de quando ir pra Maraú com todos os detalhes do clima e sobre a alta e baixa temporadas.

Como funciona a maré e quando ir às piscinas de Taipu de Fora?

Pra visitar as Piscinas Naturais de Taipu de Fora é sempre bom saber que o passeio depende da maré. Quanto mais baixa, principalmente entre 0 e 0,3m, mais bonitas elas estarão. Na prática, as maiores secas acontecem nas luas cheia ou nova.

Já publicamos um guia em que explicamos melhor sobre a tábua de marés em Taipu de Fora que irá ajudar você.

Tem restaurantes em Barra Grande ou Taipu de Fora?

Sim, em ambas há restaurantes e mercadinhos. A estrutura de Barra Grande é melhor e mais charmosa, principalmente pra sair à noite. De toda forma, nas duas há boas barracas de praia. Para saber mais, vale ler essa parte do texto.

Tem mais dúvidas sobre ficar em Barra Grande ou Taipu de Fora? Comente!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Divino Benedito de Paula disse:

Ja fui duas vezes e vou voltar com certeza sou de Goiânia e sempre vou dirigindo pois a estrada já e aquecimento vale a pena conhecer