Budva, o balneário mais badalado de Montenegro

Com praias tão bonitas quanto, mas preços bem mais baixos que a vizinha Croácia, Montenegro se mostra cada vez mais como um grande destino do verão europeu. O balneário mais badalado do país é Budva, a menos de 2h de carro da cidade croata de Dubrovnik.

Mesmo que seja apenas em um bate-volta combinado com a cidade montenegrina de Kotor, mostramos aqui alguns motivos que valem a visita.

 

O BALNEÁRIO DE BUDVA

Se tem uma cidade disputada no verão de Montenegro essa é Budva. A alta temporada, com preços mais altos, é em julho e agosto, quando as areias do balneário são tomadas por russos e ucranianos principalmente. Para pegar sol, mas evitar a muvuca, prefira ir em maio e junho ou em setembro.

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Budva tem um centrinho medieval (Stari Grad) bem charmoso à beira-mar. O bairro amuralhado é cheio de ruelas, restaurantes e lojinhas. Embora tenha sido praticamente destruído após dois terremotos em 1979, hoje ele já está todo reconstruído.

+ Confira hotéis com desconto de até 50% na cidade

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por outro lado, é fácil perceber que a cidade cresceu desordenadamente, com grandes prédios em busca de endinheirados russos e ucranianos, que ancoram seus iates de luxo perto do centro histórico.

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já a orla, perto dali, é bem bonitinha, com areia (diferente das praias de pedras croatas). São muitos restaurantes que fazem o serviço de praia, com espreguiçadeiras ou mesinhas com vista pro mar. A cerveja (na língua local “pivo“) mais famosa tem um nome complicado (Nikšićko), mas pode chamá-la de Nik que todos entenderão.

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Na orla, almoçamos no restaurante Kralj, com preços incrivelmente baixos e comida deliciosa. Um dos pratos principais do litoral montenegrino é o mexilhão, que eles fazem como ninguém. Repare ao longo da viagem pelo litoral as boias onde esses frutos do mar são criados.

Budva, Montenegro (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Conheça a linda Kotor e combine na sua cidade a Montenegro

COMO CHEGAR
O jeito mais fácil é de carro ou em um dos vários tours que partem de Dubrovnik, que é também onde fica o aeroporto mais próximo.

MOEDA
O Euro é a moeda de Montenegro.

QUANDO IR
Os dias mais quentes e de sol são entre maio e setembro. Se puder, evite a altíssima temporada (julho e agosto).

VISTO
Brasileiros não precisam de visto de turismo em Montenegro.

SUGESTÃO
Não deixe de combinar a viagem com uma ida a Kotor, uma baía incrível encravada entre as montanhas.

+ 9 razões para conhecer Montenegro

+ Todas as dicas para sua viagem pela Croácia

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. Raquel Tiemi Tasca disse:

    Rafael tudo bem??
    Estou indo pra Kotor em cruzeiro pela MSC, ficaremos ancorador meio período apenas.. e estou na dúvida se compensa fazer o passeio ofertado pela operadora ou se consigo fazer por conta… você poderia me instruir qual o melhor passeio que você indica? Visto que pelo tempo não poderei conhecer muito, infelizmente!
    Qualquer coisa, se puder me enviar um e-mail, agradeço: [email protected]

    Muito obrigada, Raquel

  2. Christopher disse:

    Oi tudo bem?? Gostaria de saber se você fez no mesmo tour o passeio para Kotor e Budva ou foram dias distintos???
    Obrigado pela ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *