Erupções vulcânicas e a ação da erosão criaram na região central da Anatólia, Turquia, um lugar de formações geológicas únicas no planeta.

Isso mais a riqueza histórica e cultural deste lugar que já foi habitado por gregos e romanos, as cidades subterrâneas, igrejas esculpidas nas cavernas, cavalos selvagens e o fato de São Jorge ter nascido ali transformaram a Capadócia num dos destinos mais procurados do país, sonho de consumo de muitos viajantes em todo o mundo.

 

Göreme – Capadócia

Voo de balão na Capadócia, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Com apenas 6 mil habitantes, Göreme é uma cidade incrível, como eu nunca havia visto antes. A vila colorida de casas de pedras, hotéis-cavernas, tomada por formações rochosas que parecem cogumelos e que ali são conhecidas como “chaminés das fadas” é a melhor opção para você ficar na Capadócia.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Conheci outras cidades usadas como base, como ÜrgüpNevşehir e Avanos, mas nenhuma delas tem o charme de Göreme, sempre cheia de gente e repleta de opções de bares, restaurantes, cafés e lojas.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sem contar o fato de estar a pouco mais de 1Km do Göreme Open-Air Museum, um santuário de rochas e patrimônio da humanidade onde funcionavam igrejas e monastérios (veja nosso relato).

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Encravada em um vale, a cidade tem uma vasta gama de opções de hospedagem, de hostels econômicos a luxuosas opções para você se sentir no tempo dos Flintstones.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O pôr-do-sol ali também é inesquecível e colore de rosa os “cogumelos de rochas”. Não é à toa que todas as tardes uma multidão sobe ao topo das montanhas para curtir o entardecer.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Repleta de agências de turismo, Göreme é também o lugar mais fácil para você acertar seu passeio de balão, totalmente obrigatório se você for à Capadócia. Todos os dias, a partir das 5h da manhã, dezenas de baloeiros colorem os céus da região num dos mais incríveis programas de toda a viagem (veja nosso relato).

Voo de balão na Capadócia, Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Apesar do friozinho nas noites de verão e do rigoroso inverno, as ruas estão sempre cheias. O Fat Boys e outros bares da Belediye Caddesi são os mais disputados. Mas não espere grandes baladas, tudo ali tem o charme único e tranquilo do lugar. Melhor curtir o dia com os diversos passeios ou alugar um quadriciclo ou bicicleta e apreciar a paisagem.

Göreme, Capadócia - Turquia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

DICAS ÚTEIS

Como ir

De Istambul, você pode voar de Turkish ou por outras empresas aéreas para Kayseri e de lá pegar um transfer de uma hora até Göreme. Não existe rodoviária, os ônibus param nos escritórios das empresas, que ficam no centro da cidade. De Istambul até Göreme normalmente é preciso trocar de ônibus em Nevşehir e a viagem dura a noite toda.

Quando ir

Em junho, julho e agosto o clima é bem quente, mas durante a noite faz frio. Já nos meses de novembro a fevereiro, as temperaturas podem ficar negativas e costuma nevar. Chove pouco ao longo do ano todo.

 

 

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

24 respostas

  1. Oi Rafael, estou amando tuas dicas e estou aproveitando muito para montar meu roteiro,obrigada!!Vamos para Turquia final de setembro, pretendemos ficar 3 noites IST, 3 Goreme e 3 próximo de Izmir para ir a Ephesus .Vc recomenda algum hotel nessas cidades ? Somos um casal não tão jovem e já com algumas dores aqui e ali …risos….Muito obrigada!

  2. Adorei a materia sobre cappadocia.. se tem um lugar que quero muito ir é lá..
    tuas fotos sao belissimas e sempre muito bem explicado,,
    parabens!

  3. Olá, fui a capadóccia faz 2 anos em janeiro de 2011, faz frio e neva mas a beleza do lugar é tão impressionante que o frio é só mais um charme. Eu fiquei no SPELUNCA, um hotel caverna que não tem nada de espelunca..hehe Come-se muito bem e pode-se comprar muito melhor e mais barato que em Instambul. O passeio de balão é imperdível. Dois dias em Goreme é suficiente.

  4. Oi, Rafael! Muito legal seu blog! Irei à Capadócia na primeira semana de junho e ficarei em Goreme (seguindo sua dica!).
    Será que já está muito quente na primeira semana de junho?
    Grande abraço

    1. Oi Rodrigo, tudo bem? Muito obrigado pela visita e comentário!
      Ano passado eu fui em junho, mais ou menos dia 15, e estava muito quente. Na Capadócia, ao mesmo tempo em que faz um calorão durante o dia, os termômetros baixam muito à noite. Então, se for fazer o passeio de balão, vale levar um bom casaco.
      Abraços, volte pra contar sobre sua viagem e fique à vontade para qualquer dúvida.

  5. O que se esperar da Capadócia? Minha mãe esta encantada em ir, mais meu receio e que esteja associando a novela das oito. Bom, como nao vejo novela nao sei nem dq se trata. Ela espera encontrar shopping, acho que sofisticação e nao vi isso nas imagens da web. E do Brasil ate Turquia quanto tempo? Valeu desde já quem puder me responder.

    1. Oi Fabiana, se você está em busca de shoppings ou sofisticação, com certeza a Capadócia não é o seu lugar, talvez Istambul sim, que é uma cidade moderna, embora cheia de história. Do Brasil a Istambul, direto, são cerca de 12h a 14h. Abraços

    1. Oi Wilton, obrigado pela visita e comentário!
      Se for para curtir Göreme e fazer o passeio de balão, 2 dias estão de bom tamanho. O passeio de balão sai de madrugada e até às 7h você já está de volta ao hotel, ou seja, tem o dia todo pela frente. Mas a região é cheia de atrações, então o recomendável são de pelo menos 3 dias.
      Abraços

  6. Oi…
    Gostaria de saber, se por acaso, tu utilizou serviço de empresas para passeios?Se tens algum para indicar ou se é fácil contratar esse tipo de serviços já na cidade mesmo?

    Obrigada.

  7. Rafa.. vc só escondendo o ouro da sua viagem à Turquia, né? Só escondendo tudo pra coincidir com a novela! rs
    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii as fotos e o lugar! Um dia vou pra lá! =)

  8. Amei! E que fotos lindas! 😀
    2 perguntinhas:
    Sugere algum hotel? (de preferencia estilo caverna e de preço bom)
    Sabe algo sobre o translado de Nevsehir até lá? Meu vôo é da Turkish tb, mas vai parar nesta cidade.

    1. Oi Simone, muito obrigado!
      Eu fiquei em um hostel, que tinham quarto privados. Não era estilo caverna, mas era estilo casa de pedra, tipo Flintstones. Chama Capadocia Rock Valley e os preços são excelentes, com piscina, café da manhã, bar, etc.
      Nevsehir é bem pertinho, eu achava que era longe antes de ir. Essa empresa http://www.cappadociaexclusive.com fez meu translado desde Kayseri, mas eles passam por Nevsehir. Eles são ótimos, fazem tudo pela internet e você paga na hora. O único ruim era que o motorista não falava nem “Hi” em inglês, mas foi tranquilo, levei tudo por escrito. O post sobre o traslado sai ainda essa semana!
      Abração, pode ir perguntando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.