Roteiro na Capadócia

 

Erupções vulcânicas e a ação da erosão criaram na região central da Anatólia, Turquia, um lugar de formações geológicas únicas no planeta. Isso mais a riqueza histórica e cultural deste lugar que já foi habitado por gregos e romanos, as cidades subterrâneas, igrejas esculpidas nas cavernas, cavalos selvagens e o fato de São Jorge ter nascido ali transformaram a Capadócia num dos destinos mais procurados do país.

 

ROTEIRO NA CAPADÓCIA

Dicas da Capadócia - Voo de balão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como ir

Dicas da Capadócia - Como ir (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para a Turquia, o Brasil só tem voos diretos para Istambul, realizados pela Turkish Arilines. A partir da maior cidade turca, você pode seguir de avião, carro ou ônibus para a Capadócia em uma das diversas empresas que realizam o trajeto. Os principais aeroportos da região estão em  Nevşehir e Kayseri. Dali você pode pegar transfers rápidos até as cidades mais turísticas (veja como chegar).

Onde ficar

Dicas da Capadócia - Onde ficar (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Göreme é a principal cidade-base e coração da Capadócia. Sonho de consumo, infelizmente os hotéis em cavernas não são para todos os bolsos, já que normalmente são de luxo. Durante nossa viagem, ficamos no Rock Valley, um hostel bem econômico, mas sem perder o charme da região: é uma casa de pedras com quartos compartilhados e privados, além de piscina e ótimo café da manhã.

O que fazer

Dicas da Capadócia - O que fazer (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não há dúvida de que o voo de balão é a grande atração da Capadócia. E é mesmo! Mas o lugar tem muito mais a oferecer. Não deixe de visitar o Museu a Céu Aberto de Göreme, as cidades subterrâneas seculares, os castelostúneis e incríveis vales. Inclua ainda na sua programação o surpreendente ritual culinária Anatólia e o incrível pôr-do-sol de Göreme, celebrado todos os dias pelos moradores e turistas.

Confira todas as nossas experiências na Capadócia

+ Por que você tem que voar de balão

+ Göreme: A melhor cidade-base

+ O ritual da cozinha Anatólia e a espada para comer

+ Museu a Céu Aberto de Göreme: Patrimônio de igrejas esculpidas

+ Derinkuyu: A mais profunda cidade subterrânea

+ Selime Katedrali: Você como uma formiga nos túneis

+ O celebrado e colorido pôr-do-sol de Göreme

+ Castelo de Uçhisar: Um símbolo da região

+ Rock Valley Cappadocia: Hospedagem econômica

+ Como chegar: Aeroportos, transfer e ônibus

+ Nossa viagem à Turquia no Estado de S. Paulo

 

26 Comments

  1. ANDRE PONTES PIMENTEL disse:

    Muito bom o blog. Obrigado pelas informações.

  2. DALVA MORAES disse:

    Capadócia parece um sonho,só vendo pra conseguir explicar.O passeio de balão,então é maravilhoso,emocionante,deslumbrante.

  3. Kleber disse:

    Obrigado pelas informações Rafael.
    Sibel, add você no Whatsapp, falamos em breve,
    abs, Kleber

  4. Sibel Karaatli disse:

    Olá amigos! Excelentes as dicas do Rafael!
    Me chamo Sibel Simone, sou brasileira e proprietária de agência na Capadócia ( Kleos Tourism & Travel). Resido com minha família nesta região há 4 anos e como consultora ( e moradora) me especializei neste destino na Turquia .Gostaria de recebe-los e auxilia-los no que for preciso, com dicas e serviços já mencionados aqui e que farão toda a diferença no aproveitamento de sua viagem! Providenciamos todos os serviços na Capadócia e em outras regiões da Turquia e Grécia. Entrem em contato comigo que terei grande prazer em responder suas dúvidas, selecionar as melhores e mais adequadas opções de passeios, tudo sem compromisso!
    Contém comigo!!

    Kleos Tourism & Travel

    [email protected]
    [email protected]

    facebook: Sibel Simone Karaatli
    skype: skaraatli
    whatsapp: +90 544 874 7481

    • Olá, Sibel, muito legal. Espero voltar em breve.
      Abraços

    • Maria Rosa Leal disse:

      Oi estava pensando em passar 10 dias na Capadoccia na ultima semana de janeiro.. Voce acha que faz muito frio nesta epoca e seria mais proveitoso se eu deixasse para ir em julho? Obrigada

      • Oi Maria, tudo bem?
        A chance de estar nevando e muito forte nesta época é alta. Mas mesmo assim muita gente visita a Capadócia. A região tem duas "caras" bem diferentes no verão e no inverno, depende do que você espera. Eu gostei de ter ido no verão para ter liberdade de andar a pé e fazer meus próprios passeios.
        Abraços

      • Sibel Simone disse:

        Olá Maria,
        Será que você já esteve por aqui?! rsrs Em janeiro fez muito frio sim, e estamos tendo um inverno bastante rigoroso com bastante neve. Neste período é possível encontrar tarifas mais baratas de hospedagem e outros serviços porém, e para exemplo, o tão sonhado passeio de balão pode não acontecer devido às más condições do tempo. Considero que o melhor período seja à partir de abril, quando as temperaturas estão mais elevadas – julho é perfeito!

        Deixo aqui novamente meus contatos atualizados – viajando para a Turquia, contem comigo!
        http://www.kleostourism.com

        Kleos Tourism & Travel

        [email protected]

        facebook: Sibel Simone Karaatli
        skype: skaraatli
        whatsapp: +90 549 861 0050

  5. Ingrid disse:

    Oii, Rafa! Please, preciso muito de uma luz! Espero que possa me ajudar! 🙂

    Eu estava animadíssima quando percebi que, finalmente, iria rolar a tão sonhada viajem para a praias do sul da Tailândia, Bangkok e Angkor. Seriam 15 dias sensacionais!

    Até que o maridão recebeu a notícia de que teria apenas 10 dias livres…:(
    Na hora não aceitei gastar meu dinheiro suado em nenhum outro destino (drama hahah), mas daí resolvi partir pro destino 2 da listinha…
    Decidimos curtir a Turquia nesse período, mesmo sendo fim de outono. Pesquisamos bastante e vimos que seria demais tb!

    Só que agora, constatei que o tempo de viagem pra Turquia vai ser praticamente o mesmo tempo de viagem pra Tailândia… OOH GOD! Morri!!

    Eu amo esse blog e viajo muito nele. E como os posts mais maravilhosos (para mim) são para esses destinos, queria muito que me ajudasse…

    Vale a pena viajar só 10 dias pra Turquia (Capadócia + Istambul) ou pra Tailândia/Camboja?
    Qual deles seria ideal pra esse pouco tempo?

    Sei que não rola escolher o destino de uma viagem pra outra pessoa, mas vc teria alguma dica/luz/sugestão/ordem? hauhaua

    Estou esperando loucamente essa resposta! ehehe

    Obrigadão!!

    • Oi Ingrid, tudo bem?
      Nossa, é muito ruim quando isso acontece, né? Sobre a Turquia, com certeza rola fazer só em 10 dias. Você pode inclusive colocar outro destino além de Istambul e a Capadócia, como Bodrum e Pamukkale, por exemplo. Certeza que será inesquecível.

      Já na Tailândia, também dá pra fazer, mesmo sendo mais corrido. Aí tudo tem que ser de avião. Dá pra ficar uns 2 dias em Bangkok, uns 4 em alguma praia incrível, como Phi Phi e mais uns 2 ou 3 em Siem Reap, no Camboja. Contei menos dias porque sei que os deslocamentos farão você perder alguns dias no caminho com os longos deslocamentos, sendo avião ou barco.

      Fique tranquila que independente da sua escolha dará tempo sim de aproveitar. Espero que a longa viagem até a Ásia (praticamente 2 dias de avião) não estejam inclusos nesses seus 10 dias. Porque se não sobrariam apenas 6. Se for esse o caso, escolha a Turquia que é mais perto (menos longe rs).

      Muito obrigado, fico feliz com seu relato sobre o blog e estou à disposição!
      Abraços

      • Ingrid disse:

        Rafa, obrigada demais pela resposta!

        Infelizmente, são 10 dias no total 🙁 Vi um voo pela Alitalia, com escala em Roma. Tô pensando se não vale eu tentar um stopover para aproveitar um diazinho por lá e seguir mais descansada pra Istambul. Vamos ver… de qualquer forma, vou continuar na torcida pra esses 10 dias passarem pra 15! eehehe

        Muito sucesso no blog!

        Abração

  6. Bernadete disse:

    Olá Rafael,

    iremos à Turquia no proximo domingo, depois para a Grécia. Infelizmente dessa vez, vamos numa excursão. Tive medo de ir sem agencia e ter problemas com o ingles, apesar de voce, anteriormente ter dito que eles tb falam muito pouco. De qualquer forma, amei seus posts e para a proxima viagem, autônoma, certamente, teremos muito material para ler. São ótimos seus relatos.
    Aproveito e levo algumas dicas de comidas e agencia de balonismo.
    Parabéns, continue nos alegrando com tantas cuiriosidades. abçs

    • Oi Bernadete,
      muito obrigado mesmo, são por comentários como os seus que a gente tem vontade de seguir em frente. Com certeza você vai aproveitar muito, volte depois pra contar tudo pra gente!
      Abraços, ótima viagem!

  7. serginho disse:

    Oi gente,

    Sou serkan ou (serginho) sou um guia turistico e licenciado do ministerio e tambem falo portugues e trabalho viajentes brasileiros.Eu moro na capadocia geralmente trabalho aqui az vezes eu faço um tour longo fora da capadocia.Eu queria dizer-ıhes se voces precisarem um guia eu gostaria de guiar-ıhes e posso ajudar em todos assuntos e suas perguntas.Podem me contactar pelo meu e-mail: [email protected]
    obrigado por suas atençoes e aguardo seus retornos.
    boa viagem e bom tempo na capadocia
    ate logo saudes pra voces

  8. Ola Pessoal !
    Somos uma agencia de tursimo local chamada peerless que opera desde 2003 com guias profissionais e licenciados oferecemos excursoes por 1,2 ou 3 dias contratando com guia profissional e um van de lujo com motorista. Exploremos juntos esta maravilhosa regiao. Preparemos juntos o seu roteiro para que voce fique o mais satisfetio possivel. Por favor visitem nossa pagina de web e contacte-nos http://www.peerlessexcursions.com[email protected]

  9. Cláudia Pacheco disse:

    Olá Rafael,tudo bem?
    No início de dezembro irei para Istambul, onde ficarei com meu esposo e mais 2 casais de amigos e ficaremos até dia 11 a trabalho, em seguida estamos programando uma esticada até a Capadócia, mas gostaria de saber quantos dias precisaremos para uma boa pincelada nesta cidade, se nessa época voa-se de balão, e como devemos ir de uma cidade a outra. Ah! e a temperatura?
    Obrigada,
    Cláudia

  10. Mauracy disse:

    Olá Rafael, simplesmente estou adorando as suas dicas. Estou indo para a Turquia dia 24oct. Já estive em istambul há 12 anos atrás, no entanto será a primeira vez em algumas localidades. Gostaria de te pedir pra me dar umas dicas na quantidade de dias. Pretendo ir à Izmir, Bodrum, Antalya, Pamukkale e Goreme. Qtos dias deveria ficar em cada local? Na Capadocia me recomendam só um dia… mas e nos outros locais? Se puder me dê uma luz pq vou tentar emitir os tkts pela pegasus daqui do Brasil, pelo menos para os trechos mais longos. Obrigada

  11. Banu Yılmaz disse:

    Ola sou Guia profissional da Turquia,moro na Capadocia,falo espanhol e Português .esteve em FLorianopolis ha 4 anos para asistir o curso da Língua POrtuguesa.Ha 4 anos que atendo aos brasileiros.Fİz formaçao da historia da arte na Universidade.si quizerem conhecer a Regiao de sonho,Eu gostaria atende-os falando Português na Capadocia.Podem me conectar via Facebook [email protected] Yılmaz

  12. Sara disse:

    OI Rafael, adoraria conhecer a Turquia e principalmente ir na Capadocia. Se puder me dar algumas dicas com relaçao a segurança, idioma e se vc aconselha guias turisticos para conhecer as regioes fico super agradecida. Sou brasileira, mas, meu marido é americano e nao se sente muito confortavel em viajar para la. Obrigada e seu site é otimo.

  13. Gabriele disse:

    Adorei esse blog. Tem muita informações … não preciso pesquisar mais em lugar algum!!! Excelente para quem está indo sozinha para a Capadócia!!! Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!

  14. Isabel disse:

    Adorei o blog de vocês. E estes posts sobre a Capadócia, super completo. E as fotos então!! um show.

    Eu moro em Berlim já a um tempinho e apesar da Turquia ser um destino relativamente comum eu nunca fui e também ainda não tinha visto muita coisa sobre esta região da Capadócia. Mas no final do ano, quando estive no Brasil, nao pude deixar de ver algumas cenas da novela que se passam na Turquia. Voltei fascinada! Já falei para meu marido que temos que ir lá 🙂

    Abraço,
    Isabel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *