Cascais e Sintra em um dia: Um Bate-volta a partir de Lisboa

Visitar Cascais e Sintra em um dia já entrou pro roteiro de boa parte dos turistas que vêm a Lisboa, Portugal. As cidades ficam próximas da capital portuguesa e são de fácil acesso para um bate-volta.

Há quem prefira visitar uma cidade em um dia e a outra no outro. No meu caso, resolvi fazer as duas juntas e deu pra conhecer bem. Primeiro visitei Cascais pela manhã e à tarde segui para Sintra. Saí de Lisboa por volta das 9h da manhã e deu tempo de quase tudo, como mostro abaixo.

BATE-VOLTA: CASCAIS E SINTRA EM UM DIA

DE LISBOA A CASCAIS

No Cais do Sodré, em Lisboa, pegue o trem da CP com destino a Cascais (2.25€*). No caminho, que beira as margens do Rio Tejo, você passará por Belém e também por Estoril, outra cidade que vale a visita. A viagem dura cerca de 40min até a estação final. Se você estiver de carro, a viagem saindo da capital é de cerca de 30km. O único ponto negativo é a dificuldade pra encontrar vaga para estacionar.

Melhor preço no Seguro Viagem obrigatório pra Europa
Portugal e outros países da Europa exigem um seguro obrigatório de brasileiros. Você pode fazer a cotação entre diversas seguradoras para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

O QUE FAZER EM CASCAIS

Em Cascais, você irá sair da estação já no calçadão da cidade, bem perto da Praia da Rainha. Se for um dia de sol, dá pra curtir as águas calminhas do local. Quando fui, mesmo na primavera, fazia um friozinho, então apenas aproveitei o visual. Mas a foto abaixo mostra a praia em um dia de muito calor.

Cascais e Sintra em um dia - Praia da Rainha em Cascais, Portugal [Foto: Husond (CC BY-SA 3.0)]

Praia da Rainha em Cascais, Portugal [Foto: Husond (CC BY-SA 3.0)]

Cascais e Sintra em um dia - Praia da Rainha Cascais, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo as ruelas cheias de lojinhas, chega-se à Praia da Ribeira, que também é um convite pro banho de mar. Observe o calçadão de pedras portuguesas. Se você já foi ao Rio de Janeiro, irá se identificar com ele. Lembra muito o de Copacabana.

Cascais e Sintra em um dia - Praia da Ribeira Cascais, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cascais e Sintra em um dia - Praia da Ribeira Cascais, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ali perto fica A Cidadela, onde está a Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, um forte centenário que hoje foi transformado em um hotel de luxo, o Pestana Cidadela, uma incrível opção pra se hospedar por um preço não tão absurdo. Vale a visita pra ver como eles conseguiram mesclar bem o antigo e o moderno.

+ Veja mais hotéis em Cascais com até 50% de desconto

Cascais e Sintra em um dia - A Cidadela em Cascais, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cascais e Sintra em um dia - A Cidadela em Cascais, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo pela orla da praia, você passará pelo Farol de Santa Marta, um cartão postal da cidade que é um bonito lugar pra tirar algumas fotos e recuperar o fôlego pra caminhada final até a Boca do Inferno. Hoje o farol foi transformado em um museu e é aberto ao público (saiba mais).

Cascais e Sintra em um dia - Farol de Santa Marta (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Do outro lado da rua, num antigo palácio, funciona o Museu Condes de Castro Guimarães.

A partir daqui, beirando o oceano, você perceberá como o mar já se tornou revolto e com ondas bem grandes. É um sinal de que a Boca do Inferno está próxima. É assustador ver a violência com que as ondas arrebentam nas pedras. Quem não gosta de caminhar, pode pegar o ônibus 427 na estação de trem ou um táxi. Eu fui a pé mesmo.

Cascais e Sintra em um dia - Boca do Inferno (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cascais e Sintra em um dia - Boca do Inferno (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além de assistir ao espetáculo do mar bravo, dá pra comer e beber alguma coisa nos restaurantes do local.

Cascais e Sintra em um dia - Boca do Inferno (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se preferir, você pode seguir (agora de carro, ônibus ou táxi) por mais 15km até o Cabo da Roca, que é o ponto mais a oeste da Europa. Eu acabei não indo porque estava a pé e queria voltar pro centro de Cascais.

De volta ao centrinho, a Rua Frederico Arouca é um calçadão bem gostoso cheio de lanchonetes e lojinhas de souvenir. A rua cruza ao final com a Alameda Combatentes da Grande Guerra, que é uma grande avenida repleta de restaurantes e lojas.

Cascais e Sintra em um dia - Cascais, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Rua Frederico Arouca

AS PRAIAS DE CASCAIS

Se você veio com mais tempo, num dia de sol e calor, e quer curtir as praias de Cascais além das centrais (Rainha e Ribeira), vale ir até a região de Estoril, onde ficam as belas Praia das Moitas, que é uma das mais procuradas, e as vizinhas Praia da Duquesa e Praia da Conceição.  Pertinho da Moitas, fica a Piscina Oceânica Alberto Romano, que é pública e tem fundo de areia. Fica bem de frente pro mar.

Cascais e Sintra em um dia - Cascais, Portugal (Foto: Junta de Turismo da Costa do Estoril)

Foto: Junta de Turismo da Costa do Estoril

 

COMO IR DE CASCAIS PARA SINTRA

Seguindo nosso roteiro de Cascais e Sintra em um dia, de volta à estação, basta atravessar uma passagem subterrânea até a rodoviária, que fica embaixo do Shopping Cascais Villa. Dali sai o ônibus 417 (4,10€*) com destino à cidade vizinha, a apenas 15km.

 

O QUE FAZER EM SINTRA

O ponto final é em frente à estação de trem de Sintra. É só 1km até o centrinho da cidade, seguindo pela rua chamada de Volta Duche. Eu fiz a pé mesmo, aproveitando para no caminho comer a famosa queijada na Fábrica das Verdadeiras Queijadas de Sapa, aberta desde 1756.

Cascais e Sintra em um dia - Sintr, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cascais e Sintra em um dia - Sintr, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo a rua, você passará pela Fonte Mourisca em frente ao Parque da Liberdade.

+ Hotéis em Sintra com até 50% de desconto

A parte mais difícil da caminhada termina ao chegar ao Palácio Nacional, no centrinho, sempre imponente com suas “torres gêmeas”. Se entrar (veja como), verá em exposição uma herança do que marcou os tempos da cidade, com estilos mouro e manuelino.

Cascais e Sintra em um dia - Palacio Nacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O palácio fica na Praça da República, coração do Centro Histórico declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em torno da praça e nas ruazinhas ao redor você encontrará muitos bares, restaurantes, lojas e confeitarias para almoçar.

Cascais e Sintra em um dia - Sintra, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cascais e Sintra em um dia - Sintra, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os doces são famosos por aqui também. O principal é o Travesseiro de Sintra, uma massa folhada recheada com creme de amêndoas e coberto com açúcar. O melhor lugar para prová-lo é na Casa Piriquita, que tem duas unidades no centro.

Cascais e Sintra em um dia - Sintra, Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dali segui para outro símbolo da cidade, a Quinta da Regaleira. Esse monumental palacete construído entre 1904 e 1910 tem um incrível jardim cheio de surpresas e referências à mitologia, artistas consagrados e até mesmo Camões.

Cascais e Sintra em um dia - Quinta da Regaleira (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Percorrer o jardim e suas atrações é um passeio pra ser curtido sem pressa. Mas se não for seu caso, vá direto ao ponto alto da visita: o Poço Iniciático, uma espécie de torre, só que ao invés de ir para cima, ela te leva a cerca de 27m abaixo do solo.

Cascais e Sintra em um dia - Quinta da Regaleira (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Saindo da “Quinta”, basta olhar pra cima para avistar as ruínas do Castelo dos Mouros. Dá pra pegar um ônibus ou táxi no centro e visitá-lo (saiba mais abaixo). Acabei não indo porque começou a chover, vou ter que voltar em outra oportunidade! Perto dele fica outro cartão postal de Sintra, o Palácio da Pena.

Cascais e Sintra em um dia - Palácio da Pena (Foto: Jose Manuel/Turismo de Portugal)

Palácio da Pena (Foto: Jose Manuel/Turismo de Portugal)

ÔNIBUS TURÍSTICOS EM SINTRA – LINHAS 434 e 435

Caminhar por aqui, mesmo no roteirinho mais básico que eu dei acima, exige um pouco de fôlego e tênis confortáveis. Mesmo dirigir, caso você venha de carro, é bem complicado, já que as ruas são estreitas e as subidas, bem íngremes. Se você for fazer Cascais e Sintra em um dia, num bate-volta assim como eu, o tempo também pode ser seu inimigo. O bom é que existem duas linhas de ônibus turísticos para quem quer conhecer as atrações da cidade.

Os ônibus funcionam no estilo hop-on/hop-off, aqueles em que você pode desembarcar nas paradas e pegar outro veículo da mesma linha mais tarde sem pagar novamente. Eles são administrados pela Scotturb, que tem detalhadas as rotas e preços no site.

🚌 LINHA 434 – CIRCUITO DA PENA: Esse ônibus sai da Estação de Sintra e tem paradas no Parque da Liberdade, no Palácio da Vila, no Castelo dos Mouros e no Palácio da Pena.

🚌 LINHA 435 – VILLA EXPRESS 4 PALÁCIOS: Faz o roteiro Palácio da Vila, Palácio de Seteais, Palácio da Regaleira e Palácio de Monserrate.

Para mais informações sobre os roteiros e preços, consulte o site.

 

INGRESSOS DAS ATRAÇÕES DE SINTRA

A maioria dos ingressos é vendido pelo site Parques de Sintra. Combinando diferentes entradas há normalmente um desconto (simule aqui). Já para a Quinta da Regaleira você pode comprar na hora mesmo (veja preços e horários). Não se esqueça que o Lisboa Card, caso você tenha comprado na capital, pode dar descontos em várias atrações.

 

Depois de conhecer Cascais e Sintra em um dia, é hora de voltar a Lisboa. Na estação de Sintra, basta pegar de volta o trem para capital portuguesa, que vai para as estações Oriente ou Rossio, ambas integradas ao metrô.

+ Veja hotéis em Portugal com até 50% de desconto
+ Seguro obrigatório para Europa: Ache o melhor preço
+ Quando viajar ao país: Qual a melhor época?
+ Onde comer em Lisboa: Dicas de restaurantes
+ Todas as dicas pra curtir sua viagem ao país

* Preços checados em janeiro de 2018

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

16 Comments

  1. Luiz Claudio Rossi disse:

    Olá Rafael!
    Achei fantástico o seu relato, muito detalhado, parabéns!
    Vou em agosto para Lisboa e pretendo visitar Sintra e Cascais. Sobre Óbidos e Évora, qual cidade vale mais a pena?
    Grande abraço

    • Oi, Luiz, tudo bem?
      Muito obrigado, fico feliz em ajudar. Sobre Óbidos e Évora, infelizmente eu não consegui visitá-las, então vai ficar pra uma próxima ida a Portugal.

      Abraços e ótima viagem!

  2. Alex disse:

    Rafael, perfeito seu ralado sobre as duas cidades. Se me permite, vou usá-lo quase que por total.
    Me tira um dúvida: consigo fazer os trabalhados Lisboa-Cascais, cascata-sintrã, Sintra-Lisboa usando o Lisboa Card? Obrigado e parabéns! Abraço!

    • Oi, Alex, tudo bem?
      Que ótimo, fico feliz em ajudar. Depois volte pra contar como foi sua experiência.

      Sobre o Lisboa Card, eu não usei o cartão, mas pelo que vi ele dá acesso à linha para Cascais sim. Mas não sei informar sobre os demais trechos, vale então você consultar no site deles todos os detalhes.

      Abraços e ótima viagem!

  3. diego valentim rocha disse:

    Ola pessoal?
    Tenho pouquíssimo tempo em lisboa. Melhor conhecer Cascais ou Sintra? Em 2 dias consigo ver o melhor da região de alfama e da torre de belem?
    Valeu!

    • Oi, Diego, tudo bem?
      Se você tem pouco tempo em Lisboa e só pode conhecer uma dessas cidades, acho que você tem que escolher a que mais tem atrações para o seu gosto, já que você consegue chegar em ambas de trem facilmente. Sobre os outros 2 dias, acho que dá sim. Você pode ficar um dia e meio na região central e usar o outro meio dia pra ir até Belém.

      Abraços e boa viagem!

  4. Mariana disse:

    Oi, tudo bem?
    Adorei seu post, achei super explicativo. Você foi em que período? Estou indo agora em dezembro, para o fim de ano, e estou com medo de os dias serem mais curtos, tornando o passeio inviável.

    • Oi, Mariana, tudo bem?
      Muito obrigado! Eu fui em maio e realmente os dias estavam ensolarados e mais longos. Talvez nessa época seja melhor fazer uma cidade por dia ou até mesmo pular Cascais, já que estará bem frio e com vento gelado.

      Abraços e ótima viagem!

  5. Olá Rafael,
    Também pensei em contratar uma agencia para um bate e volta, mas a partir do seu relato vi que dá pra fazer de transporte público. Vou em outubro e tenho uma dúvida. Você sabe dizer se é necessário comprar antecipadamente as passagens de trem para Caucaia e Sintra?
    Grato.

    • Oi, Oswaldo, tudo bem?
      É, dá sim pra ir de transporte público. O ônibus apenas que achei mais chatinho e também pra caminhar em Sintra, mas se preciso você pega um táxi ou aplicativo de transporte. Não precisa não comprar com antecedência os trens já que são trens metropolitanos com diversas viagens ao longo do dia.

      Abraços e ótima viagem!

  6. Adriano disse:

    Olá rafael. Inicialmente estava pensando em contratar uma agencia em lisboa pra fazer um bate e volta em sintra e cascais. Mas vendo seu relato vi que da pra fazer sozinho e sem carro. ai pensei em sair de lisboa bem cedo e ir para cascais e depois finalizar em sintra e dormir por la. Voce acha que é uma boa?

    • Oi, Adriano, tudo bem?
      Então, eu fiz as duas cidades num único dia e olha que fui de trem. Claro que não deu pra visitar tudo e foi preciso dar uma acelerada nas cidades, mas deu pra fazer. Se você tem apenas um dia, dá pra fazer sim.

      Abraços e ótima viagem!

  7. Daniella Ceppo disse:

    Olá Rafael,

    Estou indo para Portugal, Espanha em Outubro e acabei de descobrir o seu site e estou adorando!!! Também pretendo me deslocar de trem e suas dicas são ótimas! Parabéns!!

  8. Ricardo Rinaldi disse:

    Recomendo esse roteiro apenas para quem dispõe de pouquíssimo tempo na região. As duas cidades são lindas e merecem pelo menos um dia inteiro de passeio. Sintra tem muita coisa para visitar. Os palácios e castelos são grandes e tomam muito tempo se for ver tudo com calma. Além disso, os deslocamentos tomam bastante tempo da visita. Reserve pelo menos um dia para cada cidade.

    • Oi Ricardo, tudo bem?
      Concordo com você e até falei disso no post. Eu precisei fazer as duas num único dia por conta do tempo, mas realmente são cidades lindas que dão pra mais de um dia.

      Abraços e obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *