Trem em Portugal: Como é, como comprar, as classes e mais dicas

Viajar de trem em Portugal é uma escolha barata, cômoda e normalmente rápida, sem necessidade de check-in ou muita preocupação com franquia de bagagem, além de proporcionar belas paisagens. Assim como em toda a Europa, uma outra grande vantagem de usar o transporte sobre trilhos pra se locomover de uma cidade pra outra é o fato de as estações serem centrais, o que evita aquele longo deslocamento até os aeroportos, por exemplo.

Por conta do vinho verde (maravilhoso!), dificuldade pra estacionar, da tranquilidade, comodidade e dos curtos deslocamentos, optei por viajar de trem em Portugal em todos meus deslocamentos no país, de norte a sul, ao invés de alugar um carro. Algumas linhas são modernas, de alta velocidade. Outras são menos velozes, mas são eficientes da mesma forma. Outro ponto importante da escolha foi o preço, que costuma ser bem mais baixo que o transporte aéreo, ainda mais com as promoções, como explicaremos nesse post.

+ Os melhores hotéis em Portugal com desconto e cancelamento grátis

VIAJAR DE TREM EM PORTUGAL

Viajar de trem em Portugal (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Estação São Bento, Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Por aqui os trens são chamados de comboios e a malha ferroviária é bem extensa, o que facilita a vida dos turistas (mapa abaixo). Se a cidade que você quer visitar não tiver uma estação, aí você terá que optar por ônibus ou carro mesmo. A responsável por todas as linhas é a Comboios de Portugal (CP), uma estatal.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

 

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem Obrigatório pra Europa
Brasileiros que viajam para Portugal são obrigados a contratar um seguro viagem. Encontre os melhores preços e, com o cupom ESSEMUNDOENOSSO5, você ganha mais 5% de desconto!

 

COMO COMPRAR PASSAGENS DE TREM EM PORTUGAL

Uma coisa que facilita muitíssimo é que todas as linhas são centralizadas no site da CP. Ou seja, ali mesmo você insere a rota desejada e verifica os horários e preços (no máximo com 60 dias de antecedência). Falando em preços, mais abaixo vamos falar de como conseguir descontos na tarifa.

Preciso de muita antecedência? Normalmente dá pra comprar os bilhetes na hora mesmo, nas próprias estações. Mas eu preferi comprar pela internet, o que é bem fácil, para conseguir os descontos e planejar tranquilamente minha viagem. De todo jeito, o site é a referência pra você saber os horários dos “comboios”. O processo de compra online é super simples, como você pode ver a seguir.

| PASSO A PASSO

Na tela principal, coloque a origem e o destino da sua viagem, assim como a data de ida e volta, ou apenas a ida. Lisboa, Porto e Coimbra têm mais de uma estação e mostraremos ainda nesse post como saber qual usar.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Na próxima tela, o site já irá listar os horários, preços e tipos de trem. Mais abaixo vamos explicar cada um dos tipos de serviço. Basta escolher os que você deseja e na próxima tela informar o número de passageiros. Dependendo do trem, você ainda poderá escolher se quer 1ª (Conforto) ou 2ª (Turística) classes.  Confirme e vá para a próxima página, de login ou cadastro, caso você ainda não tenha um.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Na sequência, você irá informar os nomes dos passageiros e documentos. No caso de brasileiro, escolha a opção “passaporte” e, se disponível, “com promoção”.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Na tela seguinte, escolha seus assentos (se o tipo de trem tiver assentos marcados). Dá pra ver o sentido que o trem irá e escolher entre as “carruagens” (vagões) disponíveis. Se quiser alterar sua poltrona, já pré-marcada, clique primeiro nela mesma e depois selecione outra.

Viajar de trem em Portugal (Foto: Reprodução/CP)

Por fim, você será levado(a) à pagina de pagamento. Você pode usar PayPal, cartões internacionais Visa/Mastercard e American Express. A passagem será enviada para o email cadastrado e basta você imprimir e levar no dia do embarque. Fácil, não?

 

| PREÇOS PROMOCIONAIS E DESCONTOS

Comprando pela internet com cinco ou mais dias de antecedência você encontrará descontos de até 65%, de acordo com a disponibilidade da rota. Crianças e idosos também têm preços mais vantajosos. Para saber de todos os descontos, que variam ao longo do ano dependendo das ações promocionais, veja no site.

 

TIPOS DE TREM EM PORTUGAL

Em Portugal, há distintos tipos de trem que têm diferentes rotas, valores, velocidades e nível de conforto. Entenda os principais abaixo saber qual escolher na hora da compra da passagem, caso esteja disponível mais de um:

• Alfa-Pendular (AP) – É o trem mais confortável, rápido e com menos paradas. Por conta disso é o mais caro. Tem Wi-Fi e serviço de bordo, assim como bar, canais de áudio e vídeo, fraldário, etc.

Viajar de trem em Portugal: Alfa Pendular (Foto: Jcornelius CC-BY-SA-3.0)

Alfa Pendular (Foto: Jcornelius CC-BY-SA-3.0)

Possui 1ª e 2ª classes. A 1ª (Conforto) oferece kit de boas vindas com bebida, jornal ou revista, e fones de ouvido, além de acesso ao CP Lounge na estação Lisboa-Oriente. A 2ª classe (Turística) tem serviço de bordo no assento e fones de ouvido.

• Intercidades (IC) – Não é tão rápido como o AP e costuma fazer mais paradas, mas é também é bem confortável e eficiente. Tem “vagão bar” e Wi-Fi em algumas linhas. Também possui 1ª e 2ª classes, mas a diferença entre elas é praticamente o fato de ter tomadas em alguns lugares da primeira.

Viajar de trem em Portugal: Intercidades (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Intercidades (Foto: Esse Mundo É Nosso)

• Regional (R) e InterRegional (IR) – Como dizem os próprios nomes, são trens que cobrem distâncias menores, com muitas paradas (demoram bem mais) e preços mais baixos que os acima. Não espere muito conforto, as poltronas normalmente não reclinam.

Viajar de trem em Portugal: Regional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Regional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

• Urbanos (U) – São trens como a CPTM em São Paulo ou SuperVia no Rio de Janeiro, que cobrem apenas estações dentro da área urbana das maiores cidades, como Porto, Lisboa e Coimbra.

• Os demais tipos de trem em Portugal, vendidos pela CP, são de alta velocidade e fazem viagens internacionais. São eles Celta (Proto-Vigo, na Espanha), Sud-Expresso (Lisboa-Hendaye, na França) e Lusitânia (Lisboa-Madrid).

 

BAGAGEM

Outra vantagem de usar trem em Portugal é que você não depende de pagar as franquias ou se preocupar tanto com os limites impostos pela aviação. Cada passageiro tem direito a uma bagagem, independente do tamanho ou peso. Mas é comum ver gente embarcando com mais que isso. Os funcionários não costumam implicar. Mochilas, malas de mão e bolsas não contam como esse volume (saiba mais).

Você deve embarcar com sua mala, não há check-in para despachá-la. Alguns trens possuem espaços próprios para acomodar a bagagem e, nos trens mais simples, você deve colocá-la debaixo do banco ou no compartimento superior da poltrona.

 

NA HORA DO EMBARQUE

Não é preciso chegar muito cedo nas estações. Com uns 20 ou 15min de antecedência, você tem tempo suficiente para olhar no painel qual é a sua plataforma e aguardar. Olhe o seu trem pelo número, horário e destino, e fique atento ao número da “carruagem” para fazer o embarque já no vagão que você comprou. Se for Alfa-Pendular ou Intercidades seu assento também é numerado.

Viajar de trem em Portugal (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

 

VALE A PENA VIAJAR DE TREM EM PORTUGAL?

Pra mim valeu muito a pena. As cidades que estavam no meu roteiro (Porto, Lisboa, Lagos, Faro, etc) eram servidas pela malha ferroviária, tinham estações centrais e, como disse mais acima, eu não quis me preocupar em dirigir por conta dos bons vinhos portugueses e da dificuldade de estacionar. De modo geral foi prático e eficiente.

Viajar de trem em Portugal (Foto via Shutterstock)

Foto via Shutterstock

Mas se a cidade que você pretende visitar não tiver uma estação, aí sim será necessário usar ônibus, avião ou carro alugado. Depende muito do tipo de roteiro. Se for alugar carro, sugerimos que consulte no RentCars, um buscador que compara preços de todas as agências e o pagamento ainda é feito em reais, sem pagar IOF.

 

CIDADES COM MAIS DE UMA ESTAÇÃO

Lisboa, Porto e Coimbra têm mais de uma estação de trem. Na capital portuguesa existem Santa Apolónia, Sete Rios, Oriente e Entrecampos, essas duas últimas conectadas ao metrô. Já no Porto há as estações Campanhã e São Bento, e, em Coimbra, existem a Coimbra e Coimbra B.

Viajar de trem em Portugal: Estação Oriente em Lisboa (Foto via Shutterstock)

Estação Oriente em Lisboa (Foto via Shutterstock)

Vale sempre dar uma olhada no Google Maps para ver alguma delas está perto do seu hotel ou destino, mas nem todos os trens passam em todas as estações. Simule sempre pelo site da CP. De modo geral, em Lisboa procure pelas estações Oriente ou Santa Apolónia, pela Campanhã no Porto e Coimbra B em Coimbra.

 

MAIS DICAS
+ Veja hotéis em Portugal com até 50% de desconto
+ Quanto custa ir para o país? Veja preços
+ 10 motivos pra você viajar pra lá
+ 20 cidades portuguesas que você precisa conhecer
+ Todas as dicas reunidas pra sua viagem ao país

 

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

42 Comments

  1. Carol Pessanha disse:

    Olá, boa noite!
    Vou para Lisboa e depois para Faro. Queria saber se os trens são climatizados e se tem banheiro (na 2ª classe)

  2. Patricia Cossi disse:

    olá, qual é o trem mais indicado para me locomover de lisboa a faro? um confortavel, sem muitas paradas….

    obrigada…

    • Oi, Patricia, tudo bem?
      Como falamos no post, o Alfa-Pendular é o mais rápido e confortável. Caso não tenha disponível, na sequência vem o Intercidades e assim por diante.

      Abraços e ótima viagem!

  3. Carolina disse:

    Olá! Td bem? Gostaria de saber se vale a pena ir de Lisboa a Albufeira de trem e de lá se locomover de taxi para praia do Camilo e dona ana e visitar a gruta do benagil?!

  4. Izabel disse:

    Oi
    Estou comprando passagens de trem de Lisboa oriente para o Porto São Bento para uma prima e o marido no dia 28 de abril. Tenho dúvidas quanto aos assentos pois não sei se a marcação em verde nos assentos é indo de frente ou de costas????? E não consigo ver a localização do bagageiro na carruagem! Eu gostaria de marcar uns assentos que ficassem próximos ao bagageiro.

    Obrigada
    Izabel

    • Oi, Izabel, tudo bem?
      No mapa de assentos aparece o sentido da carruagem, ou seja, o sentido do trem. Sobre os bagageiros, não tenho certeza de que eles aparecem no mapa. Normalmente ficam perto das portas.

      Abraços

  5. Cristina disse:

    Gostaria de informações sobre qual melhor e barato transporte do aeroporto de Lisboa até Faro. Ou da estação Oriente.

  6. Cezar Monteiro disse:

    Ola, quero fazer um compra pelo APP do CP.
    Mas além do meu passaporte existe a exigencia de NIF.
    Mas se nao sou portugues, como devo proceder ?
    Alguém sabe ?
    Obrigado.

  7. Edvana Aparecida Da Silveira Ferreira disse:

    Bom Dia Rafael…
    Você tem algum grupo de Whatsapp de Brasileiros que vivem em Portugal. Meu Filho está indo em 2020 fazer intercâmbio em Lisboa..e desde já gostaria de está me Familarizando. Para está o visitando.
    Obrigada

  8. Carla Cristina Moreno disse:

    Rafael, bom dia! Vou para Portugal em agosto. Chego por Porto e volto por Lisboa. Vou fazer a região de Algarve (Lagos). Como a volta será por Lisboa, estou pensando em deixar Lisboa para o final. Vale a pena eu ir de trem de Porto para Sintra e depois para Lagos? Ou o melhor é ir de Porto para Lisboo primeiro e depois ir para Algarve?

    • Oi, Carla, tudo bem?
      Como você pretende fazer esses trechos de trem, talvez seja interessante fazer Lisboa na metade da viagem para os trajetos não ficarem tão longos, já que do Porto ao Algarve são muitas horas de trem. Eu fiz exatamente como você, fui primeiro para o Porto, depois para Lisboa, segui para o Algarve e depois voltei pra Lisboa pra pegar o voo. Os trajetos não ficaram tão longos dessa forma. Mas simule no site o trecho do Porto até o Algarve (Lagos ou Faro, por exemplo) pra ter uma ideia do tempo de viagem.

      Abraços e ótima viagem!

  9. Mayara Raupp de Araujo disse:

    Boa tarde Rafael, eu estava justamente com essa dúvida, se seria possível comprar os bilhetes mesmo estando no Brasil, pois a diferença é grande. Sabe se pelo app da cp funciona da mesma forma?

  10. Cristina disse:

    Bom dia! Eu estou de Lisboa para Porto Campanha em um Alfa-pendular. No site cp é possível comprar junto de Lisboa para estação Porto – São Bento, sendo que de Campanha para São Bento mudamos para um comboio urbano. Porém, o tempo é muito curto – apenas 6 minutos – para sairmos do alfa-pendular e pegarmos o urbano. Sabe se dá tempo? É fácil e perto a localização para mudar de comboio na estação Campanha? Por acaso tu sabes se eu perder o comboio urbano que está marcado no meu bilhete, se eu posso pegar outro urbano sem pagar? Muito obrigada.

    • Oi, Cristina, tudo bem?
      Infelizmente eu não sei como ajudá-la, já que as plataformas podem se alterar de um dia pro outro e então não consigo dizer se você precisará andar muito ou não na troca do trem. O ideal é tentar uma conexão um pouco mais longa.

      Abraços!

  11. Julio Alves disse:

    Ótimas Informações! Obrigado por compartilhar!

  12. Maria Aparecida disse:

    Oi Rafael! uma amiga e eu iremos chegaremos 16 Outubro as 06 da manhã em Lisboa. Chegamos e voltamos por Lisboa. Nossa intenção é alugar carro, mas estou pensando em irmos de trem até Porto, pois no primeiro dia estaremos muito cansadas. Gostaria de saber se na primeira classe a poltrona reclina, se conseguiremos dormir um pouco. Qual é mais aconselhável para dormir: ônibus ou trem? No Brasil, com certeza, ônibus.
    Agradeço.

    • Oi, Maria Aparecida, tudo bem?
      Com certeza eu iria de trem. O trem é bem rápido entre Lisboa e o Porto e confortável. Creio que os assentos reclinam sim, pois eu consegui dormir bem, embora a viagem seja curta.

      Abraços e boa viagem!

  13. Heloisa Diniz Frois Bastos disse:

    Olá conterrâneo!! Pretendo fazer um tour de 1 dia saindo de Lisboa indo a Porto, na volta fazendo uma parada em Aveiro. Sabe me dizer se é possível comprar bilhetes com desconto assim ou se parando na volta em Aveiro não haveria desconto nos bilhetes?

    • Oi, Heloisa, tudo bem?
      Você pretende fazer tudo isso num único dia? Acho meio corrido! Sobre o desconto, basta você simular no site deles e ver se está disponível!

      Abraços e ótima viagem!

  14. MICHELL disse:

    Gostei muito de suas dicas. Facilita muito a vida de quem chega em Portugal. Uma dúvida, essa ferrovia é privada, sabe me informar??
    Grato.

  15. Francisco Herrero disse:

    Boa tarde
    Irei de Lisboa para o Porto dia 15/7 com volta 19/7. Estamos em um grupo de 2 adultos, 2 crianças e 3 idosos, estaremos com 5 malas grandes. Você sugere trem ou ônibus? Terei problemas com a bagagem no trem?
    Obrigado

    • Oi, Francisco, tudo bem?
      Eu achei muito cômoda e rápida a viagem de trem entre as duas cidades, ainda mais os de alta velocidade. É a opção mais rápida e confortável. Sobre as malas, há espaços destinados pra bagagem em cada vagão. Se faltar espaço, você pode acomodá-la em compartimentos sobre os assentos.

      Abraços e boa viagem!

  16. Manuel Adaes disse:

    Olá Rafael,
    Você não precisa de “imprimir” a passagem. Basta que ao fazer o registo da viagem no site, colo que o seu número do celular, que receberá um msn e basta mostrar essa msn mais passaporte.
    Já agora, na maioria das vezes eles só perguntam pelo nome da pessoa, para confirmar com o que esta registado.

  17. Rodrigo Ferreira disse:

    Olá Rafael!

    Estou indo para Portugal em junho e estou pesquisando passagens de trem Lisboa/Porto – ida 11 de junho e retorno 14 de junho. Li aqui o Intercity (q vende passagens pelo Rail Europe) é mais lento q o AlfaPendular (q só vende passagens pelo site da CP). No entanto, a pesquisa me informa isto:

    Trem AlfaPendular: Santa Apolonia (Lisboa) -> São Bento (Porto) 3h de viagem
    Trem Intercity: Oriente (Lisboa) -> Campanhã (Porto) = 2h43 de viagem

    Sabe me dizer pq o trem rápido demora mais q o trem mais lento? Os preços são bem semelhantes e queria saber qual dos dois vale mais a pena.

    Obrigado e parabéns pelo site!

    • Oi, Rodrigo, tudo bem?
      Estranho, eu fiz aqui a pesquisa e o AP está com viagem mais curta que o IC na mesma data. Talvez isso esteja acontecendo porque você está escolhendo estações diferentes em Lisboa. Tente ver no próprio site da CP.

      Se a diferença de preço não for muito alta, em indico o AP, que é bem mais confortável.

      Abraços e boa viagem!

  18. Cleide Silveira disse:

    Olá Rafael, tô indo com meu marido conhecer portugal.
    Queria que vc me ajudasse:tenho que ir do aeroporto à estação oriente e de lá pegar o trem pra Porto, o que vc sugere que eu vá de metro ou autobus?
    grata

  19. Olá,Rafael.Sabe me dizer se as passagens de trem na CP comboios Portugal pela internet, são cobradas em reais e se é cobrado IOF, que nem a rentcars, que não é cobrado.

  20. Olá,Rafael. Na compra das passagens de trem pela internet, é cobrado IOF pela CP?

    • Oi, Luiz, tudo bem?

      Na realidade quem cobra o IOF é seu cartão internacional usado na compra. Uma forma de não pagar IOF é pagando com paypal, mas a cotação do euro deles não é das melhores.

      Abraços

  21. Teresa Munhoz disse:

    Olá Rafael,

    Estou indo para Portugal em maio e de Lisboa quero ir para o Algarve. Vou viajar sozinha. Estou aqui na dúvida se alugo um carro para ir de Lisboa até o Algarve ou se vou de trem até Faro. E se for de trem, pensei em alugar um carro em Faro para conhecer bem a região do Algarve. Como você se locomoveu no Algarve? Você acha que é necessário alugar um carro lá? Ou é fácil ir de um lugar para o outro de transporte público? Obrigada

    • Oi Teresa, tudo bem?

      Realmente carro é uma boa maneira e muito barata de se locomover em Portugal. Mas como eu queria descansar durante os deslocamentos, optei pelo trem. Entre Lisboa e Faro é bem fácil o trem e relativamente confortável, apesar do tempo de viagem. Eu achei que falei a pena pra não ter que dirigir. Só que ao invés de Faro, eu fiquei em Lagos. De toda forma, há trens em vários horários por dia entre Faro e Lagos, que cobrem praticamente toda a região do Algarve. São trens regionais, mas como as viagens são curtas corre numa boa. Eles param em diversas cidades, então é só escolher qual praia quer conhecer.

      Sobre aluguel de carro, dê uma olhadinha nesse site que é nosso parceiro. É uma espécie de Buscapé e compara os melhores preços entre as locadoras, além de poder pagar em reais, sem cobrança de IOF https://www.rentcars.com/pt-br/?campaign=comentario&content=croacia&requestorid=474&source=essemundoenosso;

      Abraços e ótima viagem! Fico à disposição!

  22. Mauro Rosa disse:

    Obrigado pelas dias! Vou ao Porto em abril e pretendo ir de trem a Guimarães e Braga.

  23. Fabiane disse:

    Vc poderia me informar que assentos marco para viajar de frente?

    • Oi Fabiana, tudo bem?
      Na hora de selecionar o assento vai estar escrito “sentido da carruagem”, que é a direção pra onde o trem viaja. No desenhinho da poltrona, a barrinha é o encosto, então dá pra escolher “viajar de frente”.

      Abraços e boa viagem!

  24. José Eduardo dos Anjos Melo Viana disse:

    Olá Rafael,

    Ótimas dicas de viagem de trem em Portugal.Muito esclarecedor.

    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *