Quando ir pra Portugal: O clima e a melhor época pra viajar

Na hora de decidir quando ir pra Portugal há algumas coisas pra se levar em conta, como o clima, as regiões do país que pretende visitar e os meses de alta temporada, que podem ter preços um pouco mais salgados.

De forma geral, o clima em Portugal é mediterrâneo e menos rigoroso que no restante da Europa, com invernos e outonos mais chuvosos. Para cidades como o Porto ou Lisboa, por exemplo, dá pra viajar em qualquer época do ano, já que você não dependerá de praia. Mas no período de calor você provavelmente irá aproveitar mais.

O interessante de ir nos meses mais quentes, como contaremos abaixo, é a possibilidade de temperaturas mais agradáveis e dias mais longos, ainda mais quando há horário de verão.

QUANDO IR PRA PORTUGAL

Quando ir pra Portugal - Porto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Porto

O CLIMA NAS PRINCIPAIS REGIÕES DO PAÍS

As estações do ano em Portugal são opostas às do Brasil. Por exemplo, quando aqui é verão, lá é inverno. O clima em Lisboa e no Porto é bem semelhante, com dias mais chuvosos no inverno e no outono (outubro a abril) e mais secos e quentes principalmente entre os meses de maio e setembro.

O norte do país tem invernos mais rigorosos e costuma nevar. O Algarve, famoso por suas lindas praias, e o Alentejo têm temperaturas mais amenas nos dias mais frios (apesar do vento forte) e verões bem quentes. Já as regiões do Douro, Trás-Os-Montes e Minho são geralmente um pouco mais frias que o restante do país em qualquer época do ano.

 

LISBOA E PORTO

Quando ir pra Portugal - Lisboa (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Normalmente, quem visita o país passa por uma dessas duas cidades. Então para decidir quando ir pra Portugal dá pra se levar em conta como é o clima em Lisboa e no Porto. Os meses com menos chuva vão de maio a setembro, que coincidem também com as maiores temperaturas. O mês de julho costuma ser o mais quente com média de 24ºC em Lisboa e 20ºC no Porto, mas podendo subir bem mais que isso.

+ Hotéis com desconto em Lisboa e cancelamento grátis

Quando ir pra Portugal (Arte: Esse Mundo É Nosso)

A alta temporada coincide justamente com o verão (junho a agosto) e também nos meses de dezembro e janeiro, principalmente nos dias próximos do Natal e Ano Novo. Nesses períodos, assim como em toda a Europa, os preços costumam ser um pouco mais altos, principalmente quando o assunto é hospedagem. Mas como os preços no país são baixos em comparação a seus vizinhos, essa não deve ser uma grande preocupação.

 

ALGARVE E ALENTEJO

Quando ir pra Portugal - Lagos, Algarve (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Lagos, Algarve

Se você pretende pegar praia nas regiões do Algarve ou Alentejo, vale o mesmo do que foi dito acima. A melhor época vai de maio a setembro, principalmente entre julho e agosto, os meses mais quentes. Apesar de terem um inverno mais ameno, a água do mar nessas áreas fica impraticável nos dias mais frios, de outubro a abril.

 

QUER ESQUIAR?

Nem todo mundo sabe, mas Portugal tem neve. A região da Serra da Estrela, famosíssima por seu queijo cremoso, é também uma das áreas mais frias e onde neva no inverno. Por ali existe uma estação de esqui que funciona de novembro a abril.

Quando ir pra Portugal: Serra da Estrela (Foto via Shutterstock)

Serra da Estrela (Foto via Shutterstock)

 

NA IMIGRAÇÃO

Portugal faz parte dos países membros do Tratado de Schengen, que não pedem visto de brasileiros. Por outro lado, é exigido um Seguro Viagem obrigatório com cobertura de pelo menos 30 mil euros. Encontre aqui o melhor preço do mercado nessa cobertura e use o cupom essemundoenosso5 para ganhar 5% de desconto. Você não paga nada a mais por isso e ainda contribui para continuemos nosso trabalho.

+ Encontre seu hotel em Lisboa com desconto
+ Quanto custa viajar pra lá: Veja os preços no país
+ 20 cidades portugueses pra você conhecer quando for pra lá
+ Todas as dicas para sua viagem ao país

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

92 Comments

  1. Kellen disse:

    Gostaria de ficar em Lisboa e Fátima. O mês de maio é um mês bom ou tem muitas chuvas?

  2. Sueli Rocha disse:

    Oi, Rafael estou querendo conhecer Portugal será minha primeira viagem internacional, vó que vc escreve que no outono é bom , queria saber se posso ir na praia e se não tem muitas chuvas pq quero ver tudo e com sol.

  3. Ana Crisanto disse:

    Olá Rafael!

    No início de março irei com o meu marido e filha de 3 anos a Portugual. O nosso voo chega por Lisboa e volta pelo Porto. Serão 12 dias. Estou apreensiva pois vamos com criança e ainda não conseguimos fazer um bom roteiro. Poderia nos ajudar? E o clima? Temos dúvidas com relação a hospedagem também.

    • Oi, Ana, tudo bem?
      Sobre o clima, nós falamos nesse post que você comentou. Dá uma olhadinha direito. Já sobre o roteiro, acho que como não é época de calor, é bom evitar praias. Então as cidades na rota entre Lisboa e Porto são boas sim pra esse período, como Óbidos, Évora, Guimarães, Coimbra, entre outros. Depende do que você quer ver por lá.

      Abraços e boa viagem!

  4. RENATA DE MENDONCA GRATAO disse:

    Oi Rafael, desejo ir a Portugal em 2020 com minha mãe ( melhor idade) e duas filhas. Gostaria de sua opinião sobre melhor época, ( menor valor e melhores condições climáticas). Será nossa primeira viagem internacional juntas.

  5. Maria Antonieta disse:

    Olá! Na sua opinião, é melhor ir à Portugal em Abril ou Setembro?

    • Oi, Maria, tudo bem?
      São meses com temperaturas parecidas. Não muito quente, mas já pode fazer um friozinho. Só se você quiser pegar praia, acho setembro melhor, pois em abril a água é muito fria!

      Abraços

  6. Ana Luíza disse:

    Pretendo ir para Portugal em novembro deste ano. Como estará o clima? Preços bons??

    • Oi, Ana Luiza, tudo bem?
      Como é baixa temporada, os preços de hospedagem costumam ser melhores sim do que no verão, por exemplo. Sobre o clima, a gente falou no próprio post em que você deixou seu comentário, dá uma olhadinha de novo 🙂

      Abraços e ótima viagem!

  7. Rosangela dos santos varco disse:

    Vou pra Portugal em dezembro como e o clima ai nesse mês

  8. Francisco Dias Neto disse:

    Olá, tenho interesse em ir a Portugal, mas com foco em Enoturismo, com visitação à diversas vinícolas contemplando várias Regiões produtoras, bem como participar de atividades relacionadas a vinhos e gastronomia. Obviamente interessa conhecer alguns pontos turísticos essenciais, em cidades chave, mas o foco principal seria mesmo vinhos. Sendo assim, qual a melhor época do ano e quantos dias me recomenda, no mínimo, de permanência para uma boa estada desse tipo? Em tempo: pretendo trazer vinhos na viagem de volta, alguma restrição ou recomendação específica quanto a cuidados e procedimentos recomendados? Desde já agradeço.

    • Oi, Francisco, tudo bem?
      Em Portugal você pode visitar vinícolas praticamente o ano todo, mas se quiser ir na época da vindima, ela acontece no final do verão, a partir do mês de setembro. Pode ser um período interessante. Eu acho que pra aproveitar bastante Portugal, o mínimo seria de uns 10 dias, mas em uma semana você já consegue conhecer bastante coisa.

      Sobre trazer vinhos, você tem o limite da alfândega brasileira de 500 dólares, além do limite de bebidas alcoólicas que é de 12 litros, ou seja, 16 garrafas de 750ml.

      Abraços e ótima viagem!

  9. Gonçala disse:

    Gostaria de saber se vocês fazem viagens pata Pirtugal conm guia junto.Somos de Sao Paulo.

  10. Magda Guimarães disse:

    Estou para tirar férias entre março e junho de 2020. Junho os preços já estão altos? Pensei em ir pra Espanha tbem. Em 15 dias conhecê-se bem? Abraço e obrigada

    • Oi, Magda, tudo bem?
      Em junho talvez você já comece a notar uma elevação nos preços principalmente de hospedagem, mas ainda devem ser inferiores a julho e agosto, por exemplo. Sobre os 15 dias, dá pra aproveitar sim um pouco de Portugal e Espanha, mas normalmente com foco nas cidades maiores, já que seria praticamente apenas 1 semana em cada país.

      Abraços e boa viagem!

  11. Tania disse:

    Olá Rafael, gostaria de saber qual é a melhor época para pegar as praias! Digo, mês que dê para aproveitar as praias, vinicolas e Fátima!

    • Oi, Tania, tudo bem?
      Como falamos no post, sobre as praias, o melhor é ir no período mais quente, entre maio e setembro (em junho, julho e agosto a água costuma ser menos fria). Já sobre as vinícolas, você pode visitar o ano todo, mas a vindima costuma ocorrer em meados de setembro. Por fim, Fátima também pode ser visitada o ano todo.

      Abraços!

  12. MARIA HELENA FERREIRA disse:

    RAFAEL PRECISO DE UM LUGAR PARA MORAR EM LEIRIA, SABE ME INDICAR

  13. Marilane disse:

    Que tipo de roupas levar na mala para Portugal no mes de setembro ,dúvida pq uns dizem que e calor outros dizem que a noite faz frio e dia o clima e fresco .vc pode ajudar Rafael a me esclarecer

    • Oi, Marilane, tudo bem?
      Setembro e outubro são meses mais complicadinhos. Costuma fazer calor durante o dia, mas pode fazer frio à noite. Então tem que levar um pouco de tudo mesmo. O vento em muitas cidades é gelado e muito forte, o que faz a sensação cair ainda mais. Então é melhor ir prevenido.

      Abraços e boa viagem!

  14. Candido disse:

    Olá Rafael, tudo bem?
    Minha esposa e eu estamos pretendendo visitar Portugal em setembro/2019 ou maio 2020. Pelas suas colocações no texto são meses em que ainda faz calor. Por outro lado já vi comentários em outros sítios que dizem que as águas no Algarve são frias. Corresponde à realidade essa informação? Você sugeriria ou indicaria alguma publicação com ofertas de acomodações tipo apartamentos, casas, ou outras acomodações em Portugal

    • Oi, Candido, tudo bem?
      São frias sim, principalmente em maio. Em setembro pelo menos ainda é o final da temporada quente. Eu fui em maio e não consegui entrar no mar, mas o clima estava muito agradável. Eu me hospedei em hotéis. Se quiser de alguma cidade específica, é só falar.

      Abraços

  15. Cláudia disse:

    Olá Rafael,

    quero conhecer um pouco de Portugal, e gostaria de saber sobre alimentação.É muito caro comer fora? quais as cidades com o custo de vida alto? se puder me dar umas dicas, agradeço.

    Abraço
    Cláudia

    • Oi, Cláudia, tudo bem?
      Portugal é um dos países mais baratos da Europa, então não acho muito caro, não. Espere gastar em média o que você gasta em alimentação na rua no Brasil, ou até menos, dependendo do que você procurar. Sobre o custo de vida, cidades maiores e mais turísticas como Lisboa e Porto tendem a ser um pouco mais caras.

      Abraços

  16. Eduardo disse:

    boa noite! Rafael, o clima em Lisboa e porto no mês de agosto, saído do brasil dia 5 e retornando dia 15 é bom? sem chuva, e sem calor excessivo, obrigado

  17. marconi disse:

    boa noite Rafael, gostaria de sua opinião quanto ao mês de agosto, saindo do brasil dia 5 de agosto e retornando dia 15, este período é chuvoso? e a temperatura em Lisboa e porto? obrigado

  18. Rosane disse:

    Bom dia ,estamos programando ir a Portugal,ficando em Lisboa e,fazendo tours até Porto…do dia 21/09/2919 a 01/10/2019…qual a temperatura nessa época? Obgr

  19. Juliana disse:

    Boa tarde,
    Estou pensando em ir para Portugal em janeiro de 2020,sei que é inverno, sabe me dizer se da para aproveitar e se chove muito.
    Obrigada

  20. Juliana disse:

    Boa tarde,
    Estou pensando em ir para Portugal em janeiro de 2020,sei que é inverno, sabe me dizer se da para aproveitar e se chove muito.

  21. Carlos Fabrício disse:

    Boa tarde Rafael,penso em ir a Portugal em Outubro deste ano, uma estadia de uns 15 dias, ficando uns 6 em Lisboa, depois alugar um carro e fazer uma Road Trip pelo país, o que acha, que lugares indicaria, obrigado.

    • Oi, Carlos, tudo bem?
      Em outubro já pode estar meio frio, então eu descartaria a região do Algarve. Com esses dias que sobram, vale você passar pelo centro e norte do país, como Fátima, Nazaré, Guimarães, Óbidos, Évora, Aveiro e Porto.

      Abraços e ótima viagem!

  22. Letícia Pires disse:

    Boa noite,Rafael.
    Eu e meu esposo estamos querendo viajar para Portugal. Queremos ir no inverno, temos duas filhas com cinco e seis anos. Queremos ir para um lugar que seja muito bacana para nós quatro. Qual a cidade que você nos indica?

    • Oi, Letícia, tudo bem?
      Depende muito do tipo de viagem que vocês gostam e do que querem fazer. Mas no inverno cidades como Lisboa, Porto, Óbidos, Évora, entre outras, são sempre uma boa escolha.

      Abraços e boa viagem!

  23. Roberto disse:

    Boa tarde, eu li em uma mensagem acima que voce disse que a partir de abril até proximo a setembro a temperatura é alta. Qual seria essa temperatura que costuma atingir portugal nesta temporatda? Aqui no brasil, pelo menos consideramos alta as temperaturas em torno de 35 graus. Eu pergunto isso, porque tenho lido em alguns sites que normalmente a temperatura média chega a 26 graus e a máxima 28 graus, sendo que aqui no brasil essa média seria uma temperatura que podemos chamar de agradavel. Obrigado

    • Oi, Roberto, tudo bem?
      No próprio post em que você deixou seu comentário você encontra um gráfico com a média de temperaturas ao longo do ano!

      Sobre o calor na Europa, em julho e agosto, principalmente, os termômetros podem chegar e até passar dos 40 graus.

      Abraços

  24. Jayro Santos Lemos disse:

    Olá Rafael, tudo bem ? Quanto custa o seguro viagem e qual seria a melhor agencia ppara contratar ?

  25. Victória Regina de Souza Rodrigues disse:

    Olá! Pretendo passar a lua de mel em em abril em Portugal, oque estou estranhando é porque as passagens sobem tanto o valor, e qual cidade indica para nós visitarmos nessa época do ano?

    • Oi, Victória, tudo bem?
      Então, em abril já começa a esquentar em Portugal, então você consegue visitar o país todo. Só a região do Algarve, famosa pelas praias, é que ainda não estará com as águas tão quentes pra poder nadar, etc.

      Abraços e felicidades ao casal!

  26. Valeria Frias disse:

    Olá! Já visitei Portugal em março e agosto. Irei novamente e pretendo ficar 25 dias. Estou em dúvida entre setembro e outubro. Os últimos incêndios me assustam.o q acha?

    • Oi, Valeria, tudo bem?
      Realmente o verão e o pós-verão é uma época propícia a incêndios e fica complicado prever. Sobre setembro e outubro, o que acontece é que a partir de meados de outubro você já pode pegar um friozinho. Em setembro as temperaturas ainda estão altas.

      Abraços

  27. Michelle disse:

    Olá! Eu e meu namorado estamos pensando em fazer um tour por Portugal de 18 de abril a 04 de maio. Você acha que é uma boa época?? Queremos conhecer tudo. De Porto a Algarve. Obrigada

    • Oi, Michelle, tudo bem?
      Como eu falo no texto, abril ainda é uma época sujeita a chuvas, mas não deve atrapalhar tanto. O único porém seria a região do Algarve, pois ainda estará bem frio pra vocês irem à praia. Então vocês conseguirão ver a paisagem, mas curtir mesmo o pé na areia será bem complicado.

      Abraços e boa viagem!

  28. Gabrielle Moreira disse:

    Olá, estamos indo passar 15 dias em Portugal, mas estamos com muita dúvida qual mês seria melhor, agosto ou novembro, já que vamos com nosso filho de 2 anos. Dá uma dica pra gente, obrigada!!

  29. Fernanda disse:

    Olá, estou com intenção de fazer uma viagem de turismo para Portugal, mas li no site da embaixada portuguesa que necessita apresentar vinculo empregatício aqui no Brasil ou algo ligado à atividade profissional, o que fazer quando não se tem este vínculo? Também não sou estudante.

    Desde já agradeço.

  30. Antônio Gomes Batista disse:

    Bom dia Rafael Carvalho
    Quero fazer um tour em Portugal saindo de Lisboa de carro para conhecer as vinícolas Fátima e outros lugares q vc recomendar.
    Aguardo retorno
    Grande abraço

  31. Leonardo Alarcão disse:

    Boa noite Rafael! Eu e minha esposa queremos passar a lua de mel do dia 27/08/18 a 10/09/18 em Portugal! Gostaria de saber se acha uma boa data e se tem algum roteiro a sugerir?

  32. Daiana gleice disse:

    Ola eu e minha mae e irmao pretendemos ir em no mes de novembro e necesaario ter o seguro obrigatorio pra que serve?

    • Oi, Daiana, tudo bem?
      O seguro obrigatório, além de te proteger de eventuais dores de cabeça com problemas de saúde, por exemplo, é exigido de brasileiros como forma de garantia que o turista tenha condições de pagar por qualquer serviço de saúde. O seguro garante que você tem essa proteção.

      Abraços e boa viagem!

  33. Gilda lima disse:

    Olá Rafael! Estou pretendendo viajar para ficar ai em Pt.por uns 2 meses ou mais,com minha filha de 11 anos,pretendo arrumar um emprego na área de hotelaria e se der tudo certo eu continuo ai em pt. É possível alugar uma casa, e matricular minha filha em uma escola com visto de turista?

    • Oi, Gilda, tudo bem?
      Infelizmente eu não sei como ajudar, já que nós damos dicas pra quem vai pra lá a turismo. Indo em busca de trabalho e com a família você precisa de um visto especial.

      Abraços e boa sorte!

  34. José Cedenir Meneghel disse:

    Bom dia Rafael.
    Estou pensando em fazer uma viagem através de Portugal entre 23.3 e 14.4.2020(antes não dá, por motivos profissionais) e gostaria de saber se já lançaste o roteiro para que eu possa estudar, com minha esposa.
    Estou planejando agora a viagem, porque pretendo tentar comprar com milhas, assentos na classe executiva.
    Por fim: Minha preferência sempre é viajar de carro ou campervan. Pensas que pode ser uma boa ideia fazer este tipo de viagem por Portugal? Existe uma rede boa de campings para motor-home ou campervan?
    Aguardo retorno.
    Grato,
    Meneghel

    • Oi, José, tudo bem?
      Ainda não publiquei meu roteiro porque ainda faltam dicas específicas de algum lugar. Mas eu fiz bastante praia, o que acho que em março não será muito bom pra você. Você poderá focar mais nas cidades entre Lisboa e Porto, já que estará mais frio.

      É muito fácil dirigir em Portugal e as distâncias são bem curtas. Mas infelizmente não tenho conhecimentos sobre camping e motorhome!

      Abraços!

  35. Marilise disse:

    Olá Rafael!!
    Pretendo viajar para Espanha e Portugal (uns 20 dias), mas estou em dúvida sobre os meses de Maio ou Setembro em relação a temperatura e chuvas. O que vc aconselha??

    • Oi, Marilise, tudo bem?
      São dois meses muito parecidos, já que são de transição. Então ao mesmo tempo que você pode pegar calor, pode também pegar um friozinho. Mas são épocas normalmente agradáveis em relação à temperatura.

      Olha, eu fui em maio e peguei bastante chuva principalmente em Lisboa. Em Setembro, como mostramos no gráfico no post, costuma chover menos em Portugal se comparado a maio, então se eu voltasse iria nessa época.

      Abraços e ótima viagem!

  36. Magnus Fecarotta disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Poderia me informar melhor sobre o mês de outubro, pelo que vi é o pico de chuva, mas tem como passear? E as temperaturas médias, fica entorno de quanto?

    • Oi, Magnuns, tudo bem?
      Outubro é o início da época mais chuvosa, mas não quer dizer que chova o dia todo. Dá sim pra passear, é torcer para o tempo estar mais firme. Sobre as temperaturas, pegando como exemplo Lisboa, os termômetros variam entre 15 e 23 graus.

      Abraços e ótima viagem!

  37. ANDRÉ MARTINS disse:

    Ola Rafael, tudo bem?
    Estou pensando em ir para portugal em Janeiro, pois é o unico mes que coincide eu, minha mulher e meus 02 Filhos. Vamos querer conhecer Fatima, Nazaré, Peniche e cascais, pois gostamos de Surfar, faz muito frio? Chove muito? Sera que conseguiríamos surfar nesses lugares?

    Um Grande Abraco

    • Oi, André, tudo bem?
      Janeiro é o pico do inverno. Embora não faça tanto frio como em outros países da Europa, a temperatura fica bem baixa, sim. Você até pode conseguir surfar em Nazaré, por exemplo, mas não espere muito movimento nas praias.

      Abraços e boa viagem!

  38. Manoel Modesto Neto disse:

    Olá. Estamos pensando em mudar para Portugal e tenho duas filhas 9 e 16 a anos e gostaria de saber qual entre Faro, Coimbra ou Cascais seriam mais baratas o custo. Obrigado

  39. flora disse:

    Olá !
    Gostaria de tirar uma dúvida,pretendo ir para Portugal em julho/2019 passar uns 20 dias,porém sei que é alta temporada e gostaria de saber se é obrigatório a carta convite ou comprovante de reserva de hotel, pois pretendia alugar um quarto e geralmente quando se aluga quartos eles não dão nada comprovando né? e se vc teria como indicar bairros prox. de Lisboa para ver quartos com um valor legal.

  40. Greco Enrico disse:

    Lisboa é realmente fantástico!

  41. Meu marido e eu pretendemos
    ir em setembro. O q levar de roupas? Gostaria de alugar carro e fazer cidades pré eestabelecidas, principalmente a LLeiria, terra de meus aantepassados. Tenho receio de nnos perder. O que acha? OObrigada. Abraços.

    • Oi, Marly, tudo bem?
      Setembro é o final do verão, então você ainda deve pegar bastante calor podendo as noites estarem um pouco frias já. Para não se perder, é sempre bom estar com um GPS.

      Abraços e boa viagem!

  42. Andressa disse:

    Olá! Pretendo viajar p Portugal daqui a seis meses e passar um total de 20/25 dias conhecendo Lisboa, Porto e Coimbra (se tiver mais alguma sugestão de cidade p conhecer, ficaria grata!) Queria saber quanto custa o transporte de uma cidade para outra e qual transporte tu mais me indicaria. Pretendo gastar no máximo R$6.000, fora passagens. O aeroporto de Lisboa fica muito distante do centro? Quanto mais ou menos de uber, por exemplo, eu gastaria?

  43. Elaine disse:

    Ola Rafael, pretendo visitar Portugal em setembro vou ficar 15 dias neste pais lindo! O que nao posso deixar de fazer? Onde comer? Onde ficar? Ainda não tenho nenhum roteiro vc nos ajudar. Se puder enviar por email agradeço 🙏🏻

  44. Tânia Valéria disse:

    Boa Noite Rafael. Gostaria de saber qual a melhor estação do ano para ir a Portugal. Que o País esteja mais bonito na Primavera ou Outono

    • Oi, Tânia, tudo bem?
      O país é bonito em qualquer época do ano, depende muito do que você quer. A primavera e o outono são boas épocas porque são intermediárias e com preços melhores que o verão. Mas se quer praia, por exemplo no Algarve, é bom pensar no verão pra poder curtir o calor. No inverno, apesar de não ser tão rigoroso como em outros países da Europa, os passeios ficam mais restritos às cidades.

      Abraços!

  45. Marcio José Teixeira Gomes disse:

    Boa noite Rafael Carvalho!
    Gostaria de ir para Portugal no mes de Junho!
    Gostaria de saber se essa época é uma boa para conhecer algumas praias. Muito embora, não seja essa minha prioridade estando lá!
    Por favor, poderia me dar algumas dicas/sugestões de roteiro?
    Desde já, muito obrigado!!!

  46. Helenice Matos disse:

    Olá!
    Vejo que pediram sugestão de roteiro para Portugal. Pretendo ir em setembro e tbem gostaria de receber as sugestões. É possível?
    A princípio penso em ir a Lisboa e Porto. Depois, talvez vá à Alemanha. Mas depende de qto tempo vou gastar em Portugal.
    Agradecerei muito se puder dar algumas dicas. Abraços

  47. Silmara Vilela disse:

    olá Rafael,

    pretendo ir em novembro, como é o clima neste período.o frio até que suportamos, acho que o problema seria chuva.. Chove muito nesta época? Gostaria de receber seu
    roteiro de turismo abs

  48. ELISÂNGELA DOROTEU ALMEIDA disse:

    Olá Rafael, tudo bem?

    Minha família e eu desejamos visitar Portugal por conta própria. Pode me orientar sobre seu roteiro, dicas de hotéis entre outros.

    • Oi, Elisângela, tudo bem?
      Vocês pretendem ir em que época? Porque varia muito de acordo com o período as sugestões. Em breve vou publicar dois roteiros em Portugal: para inverno e verão. Te envio também.

      Abraços e obrigado

  49. KOJIMA MARIA disse:

    Olá! Gostaria muito de viajar para Portugal ,mas n sei como comesar esse meu tur ,gostaria de um guia turístico p me orientar ,será q vou ter uma alguém q mora aí ou q possa me ajudar !!!Obrigada por enquanto!!!!!

    • Oi, Kojima, tudo bem?
      Não creio que seja um problema, já que a língua é a mesma e você não terá dificuldades pra encontrar um guia. Infelizmente, como fiz tudo por conta própria, não tenho nenhum pra indicar. Se você não sabe ou não quer planejar a viagem por conta própria, vale olhar numa agência de viagem e ver as tarifas se valem a pena.

      Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *