Como chegar em Koh Lipe, uma ilha paradisíaca da Tailândia

Antes de pensar em como chegar em Koh Lipe, na Tailândia, é preciso você levar em consideração duas questões: quando pretende ir e de onde.

Digo isso porque há muito mais opções de destinos com ligações diretas com a ilha na alta temporada, que vai de novembro a maio. Na baixa, a referência é sempre o píer de Pak Bara, a cerca de 1h30/2h de barco.

+ Ache o seguro viagem com melhor preço pra Ásia

COMO CHEGAR EM KOH LIPE

Como chegar em Koh Lipe, Tailândia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sunrise Beach, em Koh Lipe

ENTENDA ONDE FICA A ILHA

Koh Lipe é um dos destinos turísticos com boa estrutura mais isolados da Tailândia. A ilha fica a 60km do porto tailandês mais próximo, Pak Bara, e a 40km de Langkawi, já na Malásia.

Mas, como disse acima, na alta temporada Pak Bara não é o único meio de chegar em Koh Lipe. Conheça todos abaixo.

 

DE BANGKOK A KOH LIPE

Independente da época do ano, há sempre ligações entre Bangkok e Koh Lipe, passando pelo porto de Pak Bara. Se você vem da capital tailandesa, a melhor maneira é voar até Hat Yai, o aeroporto mais próximo. Dele é preciso viajar entre 1h e 1h30 até Pak Bara e pegar o ferry ou speed boat até a ilha.

O jeito mais fácil de organizar todos esses transfers a partir da capital, é comprando uma passagem nas empresas aéreas AirAsia ou NokAir, que vendem a rota Bangkok – Lipe. Esses tickets já incluem o voo, transfer do aeroporto ao píer e o barco até a ilha. Eu usei e achei super prático.

Uma outra opção é pegar algum dos trens diários em Bangkok com destino a Hat Yai (cerca de 15h de viagem) e depois fazer o percurso até o porto de Pak Bara de transfer ou táxi, para seguir de barco até a ilha.

 

VINDO DE PHI PHI, PHUKET, KRABI, KOH LANTA…

Na alta temporada, de novembro a maio, lanchas rápidas ligam Koh Lipe diretamente às principais ilhas e cidades da região, como Phi Phi, Phuket, Krabi e Koh Lanta. Você pode pesquisar nesse site os horários e preços dos barcos, mas pode deixar pra comprar em qualquer agência da cidade onde você estiver alguns dias antes.

Na baixa temporada, essas agências também vendem passagens para Koh Lipe, mas elas sempre incluirão trechos por terra até o porto de Pak Bara e de lá o barco.

Na época em que não há barcos diretos, vir direto de Phuket, por exemplo, pode ser uma longa viagem de van. Talvez seja melhor partir de destinos mais próximos, como na região de Krabi.

Para se ter uma ideia, já vim desde Railay. Saí às 9h da manhã e peguei um longtail boat até Ao Nang, uma van até Pak Bara e depois o ferry até Koh Lipe, onde cheguei por volta das 16h30. Já o barco direto de Phi Phi, Krabi ou Phuket leva em torno de 4h.

Como chegar em Koh Lipe, Tailândia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pattaya Beach em Koh Lipe

 

VINDO DA MALÁSIA OU OUTRO LOCAL DO SUDESTE ASIÁTICO

Kuala Lumpur, graças à AirAsia, tem conexão de voos com todo o Sudeste Asiático. Então para chegar em Koh Lipe, você pode também ter a capital da Malásia como referência.

De Kuala Lumpur você pode voar até Langkawi e depois fazer o trajeto de speed boat até a ilha, que como disse, está mais perto de um porto da Malásia que tailandês (cerca de 1h30). Mas na baixa temporada, será preciso ir de Langkawi de barco até Satun e de lá pegar um transfer até Pak Bara, para finalmente pegar o ferry até Koh Lipe.

 

TAXAS

Ao chegar em Koh Lipe, você deve pagar uma taxa por entrar no parque nacional. No dia da nossa visita, esse valor era de 200 baths* (cerca de US$ 6).

Se chegar de ferry ou outra embarcação grande, também deverá pagar para o longtail boat, que irá buscá-lo(a) no píer flutuante em frente à ilha. É que esses barcos maiores não chegam até a areia, então é preciso desembolsar 50 baths* (cerca de US$ 1,50) pelo transfer até a praia.

 

AO CHEGAR EM KOH LIPE

Durante a baixa temporada, a maioria dos barcos chega na Sunrise Beach. Já na alta temporada, o desembarque normalmente é em Pattaya Beach, a principal praia da ilha. Consulte sempre seu hotel, pois quase todos oferecem transfer ou podem orientá-lo(a) sobre como ir do local da chegada até lá.

 

Tem alguma dúvida ou dica de como chegar em Koh Lipe? Escreve pra gente!

+ Conheça todas praias e entenda a ilha
+ Todas as dicas pra curtir o melhor da Tailândia
+ Consulte os melhores hotéis daqui com desconto

* Preços checados em dezembro de 2016

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

26 Comments

  1. Fernanda disse:

    Oi Rafael! Como vai? Irei no final do ano para Tailândia e estava pensando em dividir o roteiro em Bangkok, Koh Lipe e Railay Beach. Pelo que entendi do post, é possível ir de Koh Lipe para Railay Beach de barco rápido na alta temporada. É isso mesmo? Esse ticket de Koh Lipe para Railay é fácil de comprar lá ou émelhor eu reservar em algum site antes? Muito obrigada pelo post!

    • Oi, Fernanda, tudo bem?
      Acho ótima essa região, só acho que faltou Phi Phi aí no seu roteiro. Sobre o barco rápido, que não é tão rápido rs e demora umas boas horas, dá sim pra você comprar lá. Compre no primeiro dia que chegar em Koh Lipe que é tranquilo.

      Abraços e boa viagem

  2. Ana Carolina disse:

    Olá Rafael, boa noite!
    Gostei mto dos seus posts e acredito q podem ajudar mto p montarmos um bom roteiro.
    Estou indo c meu marido p a Tailândia meados de novembro (por Bangkok), ficaremos 14 dias (diárias) lá. Tenho interesse de ir p Koh Lipe, vc acha q temos tempo suficiente?
    Ainda não defini 100% o nosso roteiro, penso em fazer BKK, Railay Beach, Phi Phi e Koh Lipe.
    O q vc me diz? Acha q dá p incluir mais algum destino? Ou não? E a sequênciado destes lugares?
    Aceito sugestões!
    Aguardo seu retorno.
    Obrigada!

    • Oi, Ana Carolina, tudo bem?
      Que legal, fico feliz em ajudar.

      Então, acho que dá sim pra você fazer esses destinos nesse tempo. Eu faria assim:

      Bangkok: 4 ou 5 dias
      Voaria até Krabi ou Phuket e iria para Phi Phi: 4 dias
      Iria de barco pra Railay: 2 a 3 dias
      Iria de transfer + barco para Koh Lipe: 3 a 4 dias (com tempo pra descansar bem)

      Acho que dá pra fazer assim. Vê o que você mais gostaria de fazer. Nós temos diversas dicas em https://www.essemundoenosso.com.br/category/tailandia/

      Muita gente também gosta de incluir no roteiro Chiang Mai, que não é um destino de praia e fica no Norte do país. Outro destino que muita gente, inclusive nós, costuma combinar é uns dias no Camboja. Aí vai depender do que você quer mesmo!

      Abraços e ótima viagem!

  3. Jessica Barros disse:

    Rafael, parabens pelo post!
    Queria conhecer Koh Lipe e moro em são paulo, qual aeroporto é melhor para seguir a koh lipe?Bangkok? Hai Yai? Outro?

    Obrigada

    • Oi, Jessica, tudo bem?
      Saindo do Brasil, normalmente a porta de entrada na Tailândia seria Bangkok ou Phuket. Depois deles, aí sim você teria que ver o deslocamento necessário até Koh Lipe.

      Abraços

  4. Eduardo disse:

    Como vai Rafael?? Primeiramente, parabéns pelo post.
    Eu pegarei um voo de Chiang Mai para Hat Yai, e estava vendo no site que você indicou – http://reservationswebsite.com – os horários do transfer de Hat Yai para Pak Bara e barco para Koh Lipe, vi que no site, inclusive, dá pra comprar o transfer + barco, você já chegou a comprar por esse site?? Acha que ele é confiável??

    Grato pelas dicas.

  5. Juliano disse:

    Rafael, blz ?? ÓTIMO POST !!

    Tenho 5 dias cheios pra conhecer essa parte da Tailândia… pensei em dividir esse tempo entre PHIPHI e KOHLIPE… o que vc acha ?

    acabei de comprar minhas passagens pra Tailândia e estou começando a pesquisa agora ! No caso de PHiPHI, vale a pena ficar hospedado por lá mesmo ?

    O que vc acha ?

    Abraços

    • Oi, Juliano, tudo bem?
      Então, como você tem apenas 5 dias, eu dividiria entre Phi Phi e Railay. Koh Lipe fica bastante distante e você perderá praticamente um dia nessa viagem pra chegar lá. Acho que vale deixar pra uma próxima ou pra quando tiver mais tempo. Mas se realmente fizer questão, dá sim pra ficar por exemplo 3 noites em Phi Phi e 2 em Koh Lipe. Vale sim dormir em Phi Phi, a ilha é bem animada e tem muitos passeios!

      Abraços e boa viagem!

  6. Kamala Cunha disse:

    Olá Rafael,
    Como eu faço para sair de koh lipe para Krabi? tem algum lugar que eu vejo os horários dos barcos?

  7. ana sofia disse:

    quanta informaçao boa, estou a adorar o seu blog. um abraço aqui de portugal
    estou a organizar a minha viagem a tailandia.
    apenas tenho 15 dias sei que não dá para muita coisa mas espero voltar outro ano e ver o que falta.
    posso pedir uma ajuda, vamos chegar em bangkok em dezembro e amei koh lipe,entao queria passar uns dias em bangkok, depois ir para sul
    que outro sitio voce recomenda alem de koh lipe? phiphi ? phuket? krabi?
    e que trajecto voce aconselha para poupar tempo e dinheiro 🙂
    muito obrigada

    • Oi, Ana Sofia, tudo bem? Muito obrigado, fico feliz em ajudar.
      Acho que de Bangkok você pode seguir pra Koh Lipe e depois de lá ir para Railay e Phi Phi. Organizando com calma nesses 15 dias dá pra você conhecer sim todos esses lugares.

      Abraços e ótima viagem!

  8. Camila Andressa Maier disse:

    Olá Rafael!
    Saimos dia 28/04 de Phi Phi e vamos para Lipe, ficamos até dia 01/04, achamos varias opções de como chegar na linha Ko Lipe, porém não sabemos como voltar para Bangkok, poderia nos ajudar?? Tbm gostaria de saber se neste periodo vale a pena ir para Lipe? Se chove?

    • Oi, Camilla, tudo bem?
      Eu fui embora de Koh Lipe pra Bangkok. O jeito mais fácil é você ir pelo aeroporto de Hat Yai. Dê uma olhada em sites como AirAsia ou NokAir que eles já vendem a passagem incluindo o barco até o continente + o trasnfer até o aeroporto + o voo. O trajeto até o aeroporto demora cerca de 2h.

      Abraços e ótima viagem!

  9. Lauri Rauber Junior disse:

    Olá Rafael, belas dicas em, parabéns.
    Estou com uma duvida no retorno de Koh Lipe para Bangkok.
    É difícil, como melhor maneira e sugere??
    Barco e Voo??
    De onde para onde??

    Obrigado
    Abraço

    • Oi, Lauri, tudo bem?
      Muito obrigado! Você vai amar Koh Lipe. Eu fui embora da ilha pra Bangkok e o jeito mais fácil é você ir pelo aeroporto de Hat Yai. Dê uma olhada em sites como AirAsia ou NokAir que eles já vendem a passagem incluindo o barco até o continente + o trasnfer até o aeroporto + o voo. O trajeto até o aeroporto demora cerca de 2h.

      Abraços e fico à disposição

  10. Ricardo disse:

    Esse local é apropriado para ir com família? Eu digo com crianças?

  11. Carolina disse:

    Olá Rafael, bom dia!
    Esse site que você passou sobre os horários dos barcos que saem das ilhas direto pra Koh Lipe na alta temporada é confiável? Saio de Phi Phi direto pra Lipe e depois pra Krabi e só achei mesmo esse kohlipe.net que vc mencionou no seu post. Gostaria de já deixar essas passagens compradas online, antecipadamente. Vou em janeiro. Obrigada!

    • Oi Carolina, tudo bem?
      Eu acho um pouco complicado esses sites de venda pela internet, pois são muitas empresas e agências, acho bem confuso. Pelo que pesquisei em fóruns, uma das mais famosas é a http://www.tigerlinetravel.com
      Se você for ficar alguns dias em Phi Phi, deixe pra comprar lá mesmo logo que chegar. Dessa forma você pode negociar um desconto, além de evitar o IOF e variação do câmbio no cartão de crédito.

      Abraços

  12. Gamboa disse:

    Boa tarde, estou pensando em passar alguns dias em Koh Lipe e depois seguir para Langkawi na Malásia (depois George Town e KL). No entanto estou em dúvida sobre como funciona a “imigração” na entrada à Malásia via barco partindo de Koh Lipe.

    O visto é emitido no porto na chegada à Malásia? Pergunto isso porque, provavelmente, voltarei pra Tailândia de avião, a partir de Kuala Lumpur, e tenho medo de ter problemas no aeroporto se eu estiver sem o visto de entrada.

    Parabéns pelo blog, suas postagens estão me ajudando muito.

    Abraço!

    • Oi Gamboa, tudo bem? Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      Então, a Malásia não exige visto de brasileiro a turismo, então você não pegará visto. Não fiz essa rota, mas a imigração provavelmente será feita ao chegar em Langkawi, como acontece com quem chega em Koh Lipe. Você não terá problemas quanto a isso. Esses barcos são oficiais e sempre farão a imigração normalmente.

      Abraços e ótima viagem

  13. Lily Pestana disse:

    Rafaaaa!! Estou aqui de novo devorando os posts, lendo tudo e anotando!
    Óh céus… será que meu roteiro ficará pronto até eu viajar?? kkkkk
    Beijo grande,
    Lily

  14. deborah disse:

    Mais um destino pra minha wishlist!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *