Como chegar em Koh Lipe, uma ilha paradisíaca da Tailândia

Antes de pensar em como chegar em Koh Lipe, na Tailândia, é preciso você levar em consideração duas questões: quando pretende ir e de onde.

Digo isso porque há muito mais opções de destinos com ligações diretas com a ilha na alta temporada, que vai de novembro a maio. Na baixa, a referência é sempre o píer de Pak Bara, a cerca de 1h30/2h de barco.

+ Ache o seguro viagem com melhor preço pra Ásia

COMO CHEGAR EM KOH LIPE

Como chegar em Koh Lipe, Tailândia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sunrise Beach, em Koh Lipe

ENTENDA ONDE FICA A ILHA

Koh Lipe é um dos destinos turísticos com boa estrutura mais isolados da Tailândia. A ilha fica a 60km do porto tailandês mais próximo, Pak Bara, e a 40km de Langkawi, já na Malásia.

Mas, como disse acima, na alta temporada Pak Bara não é o único meio de chegar em Koh Lipe. Conheça todos abaixo.

 

DE BANGKOK A KOH LIPE

Independente da época do ano, há sempre ligações entre Bangkok e Koh Lipe, passando pelo porto de Pak Bara. Se você vem da capital tailandesa, a melhor maneira é voar até Hat Yai, o aeroporto mais próximo. Dele é preciso viajar entre 1h e 1h30 até Pak Bara e pegar o ferry ou speed boat até a ilha.

O jeito mais fácil de organizar todos esses transfers a partir da capital, é comprando uma passagem nas empresas aéreas AirAsia ou NokAir, que vendem a rota Bangkok – Lipe. Esses tickets já incluem o voo, transfer do aeroporto ao píer e o barco até a ilha. Eu usei e achei super prático.

Uma outra opção é pegar algum dos trens diários em Bangkok com destino a Hat Yai (cerca de 15h de viagem) e depois fazer o percurso até o porto de Pak Bara de transfer ou táxi, para seguir de barco até a ilha.

 

VINDO DE PHI PHI, PHUKET, KRABI, KOH LANTA…

Na alta temporada, de novembro a maio, lanchas rápidas ligam Koh Lipe diretamente às principais ilhas e cidades da região, como Phi Phi, Phuket, Krabi e Koh Lanta. Você pode pesquisar nesse site os horários e preços dos barcos, mas pode deixar pra comprar em qualquer agência da cidade onde você estiver alguns dias antes.

Na baixa temporada, essas agências também vendem passagens para Koh Lipe, mas elas sempre incluirão trechos por terra até o porto de Pak Bara e de lá o barco.

Na época em que não há barcos diretos, vir direto de Phuket, por exemplo, pode ser uma longa viagem de van. Talvez seja melhor partir de destinos mais próximos, como na região de Krabi.

Para se ter uma ideia, já vim desde Railay. Saí às 9h da manhã e peguei um longtail boat até Ao Nang, uma van até Pak Bara e depois o ferry até Koh Lipe, onde cheguei por volta das 16h30. Já o barco direto de Phi Phi, Krabi ou Phuket leva em torno de 4h.

Como chegar em Koh Lipe, Tailândia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pattaya Beach em Koh Lipe

 

VINDO DA MALÁSIA OU OUTRO LOCAL DO SUDESTE ASIÁTICO

Kuala Lumpur, graças à AirAsia, tem conexão de voos com todo o Sudeste Asiático. Então para chegar em Koh Lipe, você pode também ter a capital da Malásia como referência.

De Kuala Lumpur você pode voar até Langkawi e depois fazer o trajeto de speed boat até a ilha, que como disse, está mais perto de um porto da Malásia que tailandês (cerca de 1h30). Mas na baixa temporada, será preciso ir de Langkawi de barco até Satun e de lá pegar um transfer até Pak Bara, para finalmente pegar o ferry até Koh Lipe.

 

TAXAS

Ao chegar em Koh Lipe, você deve pagar uma taxa por entrar no parque nacional. No dia da nossa visita, esse valor era de 200 baths* (cerca de US$ 6).

Se chegar de ferry ou outra embarcação grande, também deverá pagar para o longtail boat, que irá buscá-lo(a) no píer flutuante em frente à ilha. É que esses barcos maiores não chegam até a areia, então é preciso desembolsar 50 baths* (cerca de US$ 1,50) pelo transfer até a praia.

 

AO CHEGAR EM KOH LIPE

Durante a baixa temporada, a maioria dos barcos chega na Sunrise Beach. Já na alta temporada, o desembarque normalmente é em Pattaya Beach, a principal praia da ilha. Consulte sempre seu hotel, pois quase todos oferecem transfer ou podem orientá-lo(a) sobre como ir do local da chegada até lá.

 

Tem alguma dúvida ou dica de como chegar em Koh Lipe? Escreve pra gente!

+ Conheça todas praias e entenda a ilha
+ Todas as dicas pra curtir o melhor da Tailândia
+ Consulte os melhores hotéis daqui com desconto

* Preços checados em dezembro de 2016

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

6 Comments

  1. Carolina disse:

    Olá Rafael, bom dia!
    Esse site que você passou sobre os horários dos barcos que saem das ilhas direto pra Koh Lipe na alta temporada é confiável? Saio de Phi Phi direto pra Lipe e depois pra Krabi e só achei mesmo esse kohlipe.net que vc mencionou no seu post. Gostaria de já deixar essas passagens compradas online, antecipadamente. Vou em janeiro. Obrigada!

    • Oi Carolina, tudo bem?
      Eu acho um pouco complicado esses sites de venda pela internet, pois são muitas empresas e agências, acho bem confuso. Pelo que pesquisei em fóruns, uma das mais famosas é a http://www.tigerlinetravel.com
      Se você for ficar alguns dias em Phi Phi, deixe pra comprar lá mesmo logo que chegar. Dessa forma você pode negociar um desconto, além de evitar o IOF e variação do câmbio no cartão de crédito.

      Abraços

  2. Gamboa disse:

    Boa tarde, estou pensando em passar alguns dias em Koh Lipe e depois seguir para Langkawi na Malásia (depois George Town e KL). No entanto estou em dúvida sobre como funciona a “imigração” na entrada à Malásia via barco partindo de Koh Lipe.

    O visto é emitido no porto na chegada à Malásia? Pergunto isso porque, provavelmente, voltarei pra Tailândia de avião, a partir de Kuala Lumpur, e tenho medo de ter problemas no aeroporto se eu estiver sem o visto de entrada.

    Parabéns pelo blog, suas postagens estão me ajudando muito.

    Abraço!

    • Oi Gamboa, tudo bem? Muito obrigado pela visita e pelo comentário.

      Então, a Malásia não exige visto de brasileiro a turismo, então você não pegará visto. Não fiz essa rota, mas a imigração provavelmente será feita ao chegar em Langkawi, como acontece com quem chega em Koh Lipe. Você não terá problemas quanto a isso. Esses barcos são oficiais e sempre farão a imigração normalmente.

      Abraços e ótima viagem

  3. Lily Pestana disse:

    Rafaaaa!! Estou aqui de novo devorando os posts, lendo tudo e anotando!
    Óh céus… será que meu roteiro ficará pronto até eu viajar?? kkkkk
    Beijo grande,
    Lily

  4. deborah disse:

    Mais um destino pra minha wishlist!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *