Como é voar Air France na classe econômica: Relato de voo

Sempre tive curiosidade de saber como é voar Air France, já que ela é uma das empresas aéreas mais tradicionais do mundo e faz uma das mais importantes ligações entre o Brasil e a Europa. Este ano, nós viajamos de São Paulo a Paris e de Paris a São Paulo com a companhia e contamos nossa experiência durante o voo neste post.

| COMO É VOAR AIR FRANCE

Antes de relatar nossa experiência de como é voar Air France, vamos falar sobre a compra das passagens. Nós compramos as nossas através do site da Gol, que é parceira da companhia francesa. Embora exista essa parceria, nós não conseguimos mexer na nossa reserva porque a Air France dizia que a gente havia comprado pela Gol e não por eles. Nem se quiséssemos adquirir um assento especial, poderíamos comprar.

Como é voar Air France (Foto: Diulgação/Air France)

Ficamos realmente receosos porque se houvesse qualquer problema com o nosso voo, como cancelamento (principalmente porque foi na época das famosas greves trabalhistas), não saberíamos para quem recorrer e, muito provavelmente, ficaria naquele jogo de empurra. Só para tentar uma informação sobre a possibilidade de greve, a Air France já falou que teríamos que ver com a Gol e a Gol dizia que não tinha recebido nada da Air France. No fim, deu tudo certo e não precisamos de nada.

+ Encontre seu hotel em Paris com descontos de até 50%

| CHECK-IN

O check-in do voo só pode ser feito 30h antes. Nós só conseguimos alterar nossos assentos no check-in, já que não conseguíamos mexer em nada na nossa reserva. De toda forma, deu certo. Conseguimos escolher os lugares que gostaríamos tanto na ida quanto na volta.

| AEROPORTO

Em São Paulo, no voo de ida, e em Paris, no voo de volta, pegamos uma grande fila para despachar nossas bagagens. Antes disso, foi preciso ir ao toten para pegar as passagens e imprimir os adesivos com as informações da bagagem.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cada passageiro da classe econômica tem direito a levar duas malas de 23kg e uma mala de mão de 12kg, além de um acessório. Entretanto, na volta, uma mala chegou a quase 24kg e eles deixaram passar sem nenhuma reclamação.

O embarque na ida e na volta foi bem tranquilo e no horário previsto. O voo da volta atrasou cerca de 1h, mas por problemas operacionais do aeroporto Charles de Gaulle.

Cada trecho teve duração de cerca de 11h. O voo SP – Paris saiu às 15h10 daqui e chegou por volta das 7h30 da manhã de lá. O voo Paris – SP estava previsto para sair às 10h15 de lá. Mesmo com o atraso de quase 1h, ele pousou em Guarulhos no horário previsto, às 16h55.

+ Encontre seu hotel em Paris com descontos de até 50%

| RELATO DO VOO

| O AVIÃO

Agora, finalmente vamos falar sobre como é voar Air France. Os aviões na ida e na volta foram o Boeing 777. O modelo do avião na classe econômica é 3 – 4 – 3. Sendo que algumas fileiras no final são de apenas 2 assentos.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Não achei o avião desconfortável. Há espaço suficiente para as pernas. Uma coisa simples, mas que achei útil é que no bolsão da frente há um espaço separado para guardar objetos menores, o que é bom para encontrá-los durante o voo. Tem também um porta-copos/garrafa em cima da mesinha, que facilita.

Quando entramos, já havia em cada lugar cobertor, travesseiro e fones de ouvido. Depois, eles passaram servindo uma toalhinha molhada para limpar as mãos.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| ENTRETENIMENTO

O serviço de entretenimento é bom. Havia muitos filmes em português tanto lançamentos quanto clássicos, além de filmes brasileiros. Havia ainda canais de áudio, séries de TV, atrações infantis e aulas que ensinavam o básico da língua de alguns países. Deu pra passar bem o tempo. Na volta, eu assisti a quatro filmes rsrs. O avião possui câmera externa, mas só estava funcionando na volta.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Antes de entrar na aeronave, é possível pegar jornais de diversos lugares do mundo para ler durante o voo.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| SERVIÇO DE BORDO

Não dá pra falar como é voar Air France sem dar um destaque especial ao serviço de bordo. E não é que eu me surpreendi positivamente? Logo após a decolagem, eles serviram bebida, incluindo champagne, e também um salgadinho. Depois, de 1h na ida serviram o jantar e na volta o almoço.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Entre as bebidas estão, além de champagne, vinho branco e tinto, cerveja Heineken, água, sucos, Coca-Cola, água tônica, Ice Tea de Pêssego, café, cappuccino, chá, chocolate, digestivo e licor.

No almoço da ida, havia salada de tomate com carne vermelha com chimichurri e e arroz ou macarrão com molho de limão e abobrinha. Já para o jantar da volta havia salada de quinoa, frango com molho branco e purê de batatas ou massa, além de um pedaço de queijo camembert e manteiga da marca President, frutas e um bolinho de sobremesa. Nos dois voos, eles ainda serviram picolés.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na ida, depois foi servido café da manhã com um pedaço de bolo, pães, salada de fruta e iogurte. Já na volta, perto de pousar em São Paulo, havia risoto de espinafre para o jantar.

Como é voar Air France (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Durante todo o voo, eles deixam perto do banheiro refrigerantes, sucos e água para quem quiser beber, além de bolachinhas, chocolates, sanduíches e sorvete.

Vale lembrar que sempre há opções para vegetarianos, mas é preciso pedir na reserva da passagem.

| RESUMO DA EXPERIÊNCIA

Embora a gente tenha tido alguns problemas bobos por ter comprado a passagem pela Gol, toda a experiência de voo com a Air France foi ótima. Os comissários foram educados, o entretenimento era bom e o serviço de bordo foi ótimo. Esperamos viajar novamente com a companhia. Só fica a dica mesmo para melhorarem as parcerias. Já que a Gol vende a passagem e é parceira da Air France, o certo é que quem comprou a passagem por eles tenha os mesmos direitos de quem comprou pela Air France. Tirando isso, foi uma excelente experiência de voo.

+ Encontre seu hotel em Paris com descontos de até 50%


| SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO

Vale sempre lembrar que para entrar na França e em diversos países da Europa, é obrigatório ter seguro viagem.

A cobertura mínima é de € 30 mil. Ele pode ser solicitado durante a imigração ou em qualquer momento durante a viagem.

Aproveite para pesquisar o seu seguro no site da Seguros Promo, um buscador que encontra os melhores preços entre as principais seguradoras do Brasil. Como são nossos parceiros, você ainda pode usar o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ganhar 5% de desconto. Se pagar no boleto, o desconto sobe pra 10%. Dá pra fazer a cotação online mesmo e ver os valores durante o período da sua viagem.

Mesmo que não fosse obrigatório, o ideal é fazer sempre um seguro viagem, já que nunca sabemos quando iremos precisar usar fora do país.

Ficou com alguma dúvida sobre como é voar Air France? Deixe nos comentários

+ Hotéis em Paris com descontos de até 50%

+ Veja todas as dicas sobre a França
+ Como é a imigração na capital francesa; veja as dicas
+ Melhor época para viajar pra lá

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

1 Comment

  1. Paline disse:

    Olá!
    Vocês pagaram algum valor pelo assento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *