Conexão em Doha, Qatar: Documentos, visto e roteiro

Sem dúvidas, fazer uma conexão em Doha é uma das melhores maneiras de conhecer a capital do Qatar.

Como a Qatar Airways tem voos para diversos países do mundo, muita gente acaba passando pelo Aeroporto Internacional Hamad.

Por isso, neste post vamos dar todas as dicas sobre como funciona uma conexão na cidade. Falaremos quais documentos são necessários, quando vale a pena sair do aeroporto e contaremos sobre a nossa experiência por lá.

Além disso, vamos dar todas as dicas do que fazer durante uma conexão em Doha.

Conexão em Doha: Todas as dicas

Antes de mais nada, pra ficar mais fácil, eu fiz um índice com os principais pontos deste post. Desta forma, você vai direto ao assunto que mais lhe interessa.

1. Conexão em Doha precisa de visto?

Pra começar, já vou tirar uma dúvida que muita gente tem: não precisa de visto para fazer uma conexão em Doha.

Skyline de Doha com mar à frente
Skyline de Doha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Na verdade, brasileiros não precisam de visto para fazer turismo em Doha desde 2017. A viagem tem que ter no máximo 30 dias. Além disso, não é necessário pagar nenhuma nada para entrar no país.

Caso deseje ficar mais 30 dias, é preciso pagar uma taxa.

2. Documentos para fazer conexão em Doha

Se você for apenas trocar de avião durante a sua conexão em Doha, não será necessário apresentar nenhum documento.

Agora, se você for sair do aeroporto, precisará passar pela imigração. Neste caso, é necessário apresentar um passaporte com pelo menos seis meses de validade a partir do dia de chegada.

Urso de pelúcia gigante no aeroporto internacional de Doha, no Qatar
Aeroporto de Doha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, durante a imigração em Doha, pode ser exigido que você apresente um comprovante de estadia, a passagem de saída do Qatar e um seguro viagem.

Aliás, muita gente confunde esta informação. Quem for ficar menos de 30 dias não precisa ter um seguro viagem. De toda forma, sempre recomendo que você viaje com um seguro. Afinal, nunca sabemos quando iremos precisar.

O Rafa, que faz o blog comigo, caiu esquiando no Chile e quebrou a coluna. Precisou até de helicóptero para ser resgatado. Se ele não tivesse viajado com um seguro, teria gastado uma fortuna.

A nossa dica é que você use a nossa parceira Seguros Promo, que funciona como um buscador entre as principais seguradoras do mundo. Nela, é possível comparar os preços dos seguros e ver a cobertura de cada uma delas.

E sabe o que é melhor? Com o nosso cupom ESSEMUNDO15, você ganha 15% de desconto. Se escolher pagar via PIX ou boleto, você ganha mais 5% de desconto.

Faça a sua cotação agora mesmo e aproveite o desconto!

3. Nossa experiência em uma conexão em Doha

Nós fizemos duas conexões em Doha: na primeira apenas trocamos de avião e na segunda saímos do aeroporto.

Na verdade, compramos os voos SP – Doha – Bangkok e Bangkok – Doha – SP. Na ida, escolhemos uma conexão de apenas 3h, ou seja, não saímos do aeroporto.

No voo de ida

Foi o tempo certo de sair do avião, passar pelo raio-x, ir até uma sala vip para tomar banho, dar uma voltinha rápida pelo aeroporto e embarcar para o voo em Bangkok.

Neste caso, não precisamos passar pela imigração em Doha. Foi tudo bem tranquilo. Aliás, ficamos bem assustados com a quantidade de gente que tinha naquele aeroporto. Estava lotado.

Mesmo assim, conseguimos entrar na sala vip, tomar banho e comer alguma coisinha.

Aliás, vale falar que, neste caso, não precisamos pegar a mala em Doha. Ela foi direto para Bangkok, na Tailândia.

No voo de volta

Já no voo de volta, nós optamos por parar alguns dias em Doha. Então, na verdade, não fizemos uma conexão, mas sim um stopover.

Quando compramos a nossa passagem, vimos que tinha a opção de escolher passar alguns dias em Doha na ida ou na volta sem aumentar em nada o preço.

Escolhemos passar 4 dias na volta, já que teríamos pelo menos um motivo para nos animar na hora de ir embora: conhecer um novo país. Por isso, decidimos deixar pro final da viagem.

Neste caso, precisamos passar normalmente pela imigração e apresentar o nosso passaporte. Abaixo, explico mais sobre o stopover.

Aliás, vale lembrar que tivemos que pegar a mala na esteira e levar com a gente para o hotel.

4. Stopover em Doha

Como já expliquei aqui, o stopover nada mais é do que uma longa conexão. Na verdade, ao comprar a sua passagem com a Qatar Airways, é possível ficar alguns dias em Doha tanto na ida quanto na volta sem aumentar o preço do bilhete.

Nós, por exemplo, compramos ida e volta de SP – Doha – Bangkok. Na ida, só fizemos uma conexão de 3h em Doha. Já na volta, escolhemos fazer o stopover, ou seja, ficamos 4 dias na cidade.

Isso não aumenta em nada o valor da passagem. É possível ficar alguns dias em Doha para conhecer tudo sem precisar pagar nada além.

Neste caso, é necessário fazer a imigração e pegar a mala. Depois, no dia de voltar para o Brasil, é preciso fazer check-in e despachar a mala novamente.

5. Quando vale a pena sair do aeroporto?

Eu sei que muita gente se empolga com uma conexão em Doha, mas é preciso ficar atento porque nem sempre vale a pena sair do aeroporto.

Sempre é bom lembrar que o processo de desembarque pode levar cerca de 2h, já que demora para sair do avião e depois é preciso passar pela imigração se quiser sair do aeroporto. Claro que muitas vezes pode ser bem mais rápido, mas não dá para contar com a sorte.

Além disso, é preciso chegar pelo menos com 2h de antecedência para pegar o próximo voo, que será internacional. Isso porque você terá que passar pelo raio-x e também pela imigração. Não tem como prever se as filas estarão cheias ou vazias.

Portanto, já diminua do seu tempo de conexão pelo menos 4h. Então, se você tiver 8h de conexão, 4h serão usadas nos processos no aeroporto. Isso sem contar o tempo de deslocamento. O Aeroporto Internacional Hamad fica a cerca de 14 km da área turística da cidade e tem um metrô que liga as duas partes. Você terá apenas cerca de 4h para aproveitar a cidade.

Prédios de Doha iluminados à noite no Mina District, dica do que fazer em conexão em Doha
Mina District (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se a sua conexão for de menos de 8h, não vale a pena sair do aeroporto. Será bem arriscado. A não ser que você queira apenas ir a algum restaurante para comer e já voltar.

Outro ponto importante: se sua conexão for durante a madrugada não vale a pena ir para a cidade, já que não terá nada aberto para você conhecer. Neste caso, é bom procurar um hotel no aeroporto de Doha.

6. Preciso passar pela imigração numa conexão em Doha?

Já falei aqui, mas não custa repetir. Se durante a sua conexão em Doha, você não quiser sair do aeroporto, não será necessário passar pela imigração. Foi o que fizemos no voo da ida que era São Paulo – Doha – Bangkok.

Mas se você deseja sair do aeroporto, será preciso passar pelo processo de imigração normalmente tanto na saída quanto na chegada para pegar o próximo voo.

7. Como fazer a conexão em Doha

Pode ficar bem tranquilo. Ao sair do avião, é só seguir as placas que indicam “Connections” que você irá chegar até o controle de raio-x. Não tem erro.

Grande parte das pessoas que estão neste aeroporto farão conexão também.

8. O que fazer em uma conexão em Doha

Para ficar mais fácil, vou dar dicas do que fazer em uma conexão em Doha de acordo com o tempo que você tem no país:

De 8h a 12h de conexão

Claro que tudo vai depender do horário da sua conexão em Doha, mas vamos pensar que seja do começo da manhã ou da tarde e que vai até o final do dia.

O jeito mais barato de sair do aeroporto é de metrô, mas se você estiver com o tempo apertado, escolha ir de táxi ou Uber. Veja algumas atrações para fazer durante a conexão em Doha:

Souq Waqif

A nossa dica é que você vá ao centro antigo de Doha. Lá, é possível visitar o Souq Waqif. Vale a pena ir rapidinho pela manhã apenas para comer algo rápido se estiver com fome e voltar à noite para caminhar e jantar. Nós nos hospedamos no Al Najada by Tivoli que fica bem nesta região e foi ótimo.

Souq Waqif, dica do que fazer durante conexão em Doha, em dia de céu azul e com pouco movimento
Souq Waqif (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Souq Waqif é um grande mercado cheio de lojas que vendem de tudo: artesanato, souvenirs, roupas, doces, temperos e muito mais. Além disso, a região conta com excelentes opções gastronômicas.

Para um lanche rápido, vale ir ao Ali Al Naama Coffeshop. Eles servem um sanduichinho no melhor estilo wrap com carne, queijo, zatar e muito mais. É bem barato. Vale a pena comer pela manhã para matar a fome e não atrapalhar o almoço.

Pra jantar (ou almoçar), gostamos muito do Damasca. Não é barato, mas serve uma comida típica árabe de qualidade. Foi dica do Fabrício do Vou na Janela.

Se quiser experimentar a esfiha original de carne ou comer um pão delicioso recheado com queijo sem gastar muito vá ao Abu Ayoub Restaurant, também no Souq Waqif.

Aliás, outro restaurante que amamos muito no Souq Waqif é o Abo Shariha. Ele é simples, mas tem pastas árabes deliciosas, como hommus, e falafel. É muito barato. Vale a pena! A conta deu menos de R$ 40 para duas pessoas.

End.: Al Souq St

Museu de Arte Islâmica

Outro local que vale a pena conhecer durante a sua conexão em Doha é o Museu de Arte Islâmica. Se não quiser entrar, peça para ir pelo menos até a parte externa de onde tem uma vista lindíssima de Doha. É legal ir perto da hora do pôr do sol, já que o céu fica colorido e incrível.

Parte externa do Museu de Arte Islâmica com vista para os prédios durante conexão em Doha
Museu de Arte Islâmica (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Corniche

Além disso, depois, ande pelo Corniche, um grande calçadão e de onde se tem uma vista linda dos prédios de Doha. Lá não tem muita coisa para fazer além de andar à toa e apreciar a vista.

Prédios à beira-mar no Corniche em dia de céu azul
Corniche (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Se você for usar bastante o metrô, vale a pena comprar o passe que vale para o dia todo.

Mais de 12h de conexão em Doha

Se você tiver mais de 12h de conexão, faça o que falamos anteriormente, que é ir ao Souq Waqif, ao Museu de Arte Islâmica e ao Corniche. Além disso, vou deixar aqui outras opções de passeios para você escolher de acordo com as horas que você tem na cidade:

Passeio de barco

Ainda no Corniche, aproveite para fazer um passeio do barco, os famosos dhows que serviam para pegar pérolas antigamente.

O ideal é que você faça o passeio no pôr do sol, já que a vista do prédios com o sol caindo é linda, mas se não puder fazer neste horário não tem problema.

Pôr do sol em passeio de barco durante conexão em Doha
Pôr do sol em passeio de barco (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós negociamos com o próprio barqueiro assim que chegamos por lá. Pagamos cerca de R$ 125 pelo barco só pra gente por 30 minutos de passeio (preço de maio de 2023). Valeu super a pena.

Museu Nacional do Qatar

Por fora, ele já é lindo. Sua construção foi inspirada numa rosa do deserto. Por dentro, o museu conta a história do país.

Parte externa do Museu Nacional do Qatar em dia de céu azul
Museu Nacional do Qatar (Foto: Esse Mundo é Nosso)

End.: Museum Park St,

Katara Cultural Village

O Katara Cultural Village é um complexo de cultura e entretenimento que conta com teatro, sede da Orquestra do Qatar, restaurantes, supermercado e shopping.

Aliás, é este shopping que possui ar-condicionado a céu aberto. Entretanto, vale dizer que nós visitamos a atração durante o dia e ficamos bem decepcionados. Estava deserto e com muitas lojas fechadas.

Mesquita Nacional

A Mesquita Nacional, Imam Muhammad Ibn Abd al-Wahhab, foi uma das atrações que mais gostamos de Doha. Ela é imensa. Por lá, cabem milhares de pessoas. Na parte interna, são 13 mil.

Parte externa da Mesquisa Nacional do Qatar, dica do que fazer durante conexão em Doha em dia de céu azul
Mesquita Nacional do Qatar (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós chegamos bem perto da hora da oração. Por isso, o segurança nos chamou para sentar em frente a uma porta e assistir ao momento sagrado. Depois, um guia apareceu e nos convidou para conhecer gratuitamente um pouco da história do islamismo e a mesquita por dentro.

Eles nos deram roupas que cobriam as pernas e os braços. Foi uma experiência incrível.

Villaggio Mall

Este é um dos shoppings que você pode conhecer durante a sua conexão em Doha. Ele é inspirado em Veneza e tem boas opções de restaurantes.

Mina District

O Mina District foi outra atração que gostamos de conhecer em Doha. É uma área a céu aberto com lojas e restaurantes coloridos e com uma linda vista dos prédios de Doha. Por lá, há também um mercado de peixe muito bonito.

Casas coloridas na beira da água no Mina District
Mina District (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ahh… Nós comemos um shawarma muito gostoso e por preço superbom no Shawarma El Khebbez.

The Pearl

The Pearl é uma área dentro de Doha que lembra muito algo como Alphaville. Um bairro projetado para estrangeiros morarem com diversas atrações, shoppings, restaurantes e lugares temáticos.

Barco passeia pelo The Pearl, dica do que fazer em conexão em Doha, em parte temática de Veneza
The Pearl (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Lá, há um bairro, por exemplo, todo inspirado em Veneza com direito a passeio de gôndolas. É meio bizarro. Imagine você morar num prédio novo construído para imitar edifícios antigos da Europa. Coisas do Qatar!

9. Tours em Doha

Muita gente prefere contratar um tour durante a conexão em Doha, já que, desta forma, terá o tempo otimizado e vai conseguir conhecer mais coisas.

Nós sugerimos que você escolha algum tour no Get Your Guide ou na Civitatis.

Há, por exemplo, um city tour, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. Aproveite para reservar agora mesmo!

Outra opção é fazer o tour privado para conseguir aproveitar bem o tempo na cidade. Reserve agora!

10. Moeda do Qatar

A moeda do Qatar é o rial. Se você estiver apenas em conexão, vale a pena usar o cartão do Nomad ou Wise para não precisar perder tempo trocando dinheiro. Praticamente todos os lugares aceitam cartão, inclusive o metrô.

Para converter o dinheiro e não ficar sofrendo com contas na cabeça, a gente sempre usar um aplicativo que se chama XE Currency. Ele converte o dinheiro para a moeda que você quiser sempre com o valor atualizado. Bem mais fácil!

11. Como circular durante uma conexão em Doha

O metrô de Doha é muito bom e vai para praticamente todas as atrações turísticas da cidade. Se você for usar bastante, o ideal é pegar o bilhete que vale para o dia todo. É super barato!

Mas andar de Uber também é muito fácil e não é caro. Nós usamos bastante tanto o metrô quanto o Uber durante a nossa viagem pela cidade.

12. Onde se hospedar em Doha

A capital do Qatar possui diversas opções de hospedagem. Se você deseja ficar em um hotel no perto do aeroporto de Doha, sugerimos Hyatt Regency Oryx Doha e o Premier Inn Doha Airport, mas nós já fizemos uma lista bem completa com diversas sugestões de hospedagem na região.

Agora, se você deseja ficar perto do Souq Waqif, nós sugerimos o Al Najada by Tivoli. Nós nos hospedamos nele e achamos ótimo. A localização é perfeita, já que fica bem próximo do Souq. Além disso, o quarto é confortável e o atendimento é muito bom.

Aliás, chegamos ao hotel às 8h da manhã e eles liberaram o quarto pra gente mesmo sendo bem antes do horário do check-in. Ahh, e o café da manhã é muito bom.

Aproveite para checar o valor das diárias na data da sua viagem! Veja também outras opções de hospedagem na cidade!

13. Como foi viajar com a Qatar Airways

Como já contei aqui, nós fizemos os seguintes trechos com a Qatar Airways: SP – Doha , Doha – Bangkok e Bangkok – Doha, Doha – SP.

A companhia foi eleita como a melhor do mundo em 2022 pelo Skytrax, que é o Oscar da aviação.

Nós gostamos da experiência a bordo, mas, sinceramente, preferi a Emirates, que ficou em terceiro lugar na lista.

O espaço das poltronas é bom e são servidas três refeições: café da manhã, lanche, que era uma empanada, e jantar (nós escolhemos carne). Estava bem gostoso. Aliás, tudo acompanhado de boas bebidas com e sem álcool.

O que mais me decepcionou foi o entretenimento a bordo. Achei bem fraco. Não eram tantas opções de filmes em português e tinha muita coisa velha e sem graça. Esperava mais.

Mas mesmo assim nós gostamos muito de voar com a Qatar. Foi uma boa experiência. Os comissários foram muito solícitos e a aeronave era bem confortável. Ainda mais porque na ida foram cerca de 15h de voo e na volta quase 16h.

14. Perguntas frequentes

Preciso de visto para fazer uma conexão em Doha?

Brasileiros não precisam de visto para ficar até 30 dias em Doha, no Qatar. Veja lista de documentos exigidos.

Tenho uma conexão em Doha, vale a pena sair do aeroporto?

Só vale a pena sair do aeroporto se sua conexão for de mais de 8h. Veja dicas do que fazer.

Numa conexão em Doha, eu preciso passar pela imigração?

Você só irá passar pela imigração se for sair do aeroporto. Confira mais dicas!

O que fazer em uma conexão em Doha?

Vale a pena conhecer os principais pontos turísticos da cidade como o Souq Waqif e o Museu de Arte Islâmica. Além disso, se tiver tempo vá ao Corniche e ao Mina District. Confira todas as nossas dicas do fazer por lá!

Ficou com alguma dúvida sobre como é fazer uma conexão em Doha ou tem outras dicas? Então deixe nos comentários!

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens