Conexão em Zurique, Suíça: O que fazer na cidade?

Dá pra aproveitar uma conexão em Zurique pra conhecer a cidade? Com certeza! Tudo vai depender de quanto tempo você tem na maior cidade da Suíça. Em todos os posts sobre conexões, nós gostamos de fazer uma continha, como faremos logo abaixo pra você calcular se tem tempo suficiente ou não (se você chega de trem, pule os tópicos que falam de transporte e siga para as atrações e o mapa abaixo).

desembarque no Aeroporto de Zurique, que normalmente aparece na lista dos melhores do mundo, é super tranquilo e rápido, mesmo que você precise pegar o simpático trem Skymetro para trocar de terminal. Assim como a imigração e também a retirada das bagagens. Além disso, o transporte público até o centro da cidade é eficiente e rápido e dá pra fazer praticamente tudo a pé.

CONEXÃO EM ZURIQUE: O QUE DÁ PRA FAZER

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A IMIGRAÇÃO

A imigração na Suíça é tranquila e brasileiros não precisam de visto. Tenha com você alguns documentos pra facilitar os trâmites, como passagens, reservas de hotéis, faturas de cartões de créditos e o seguro obrigatório.

O SEGURO OBRIGATÓRIO: Brasileiros são obrigados a fazer um Seguro Viagem para Europa com cobertura mínima de 30 mil euros. A boa notícia é que ele é barato e garante sua segurança com eventuais problemas de saúde, atrasos e cancelamentos de voos. Você pode encontrar aqui o melhor preço entre as maiores seguradoras do Brasil.

Se tiver mais dúvidas sobre que documentos levar, confira esse post.

DEVO SAIR DO AEROPORTO?

Como dissemos acima, é sempre bom fazer uma continha, seja numa conexão em Zurique ou em qualquer outra cidade, pra ver se você tem tempo suficiente pra deixar o aeroporto.

Vamos lá! A conta:

  • Cerca de 1h para o desembarque, imigração, retirada de bagagem (caso necessário), locomoção interna no aeroporto, compra dos bilhetes de trem e até encontrar a estação;
  • Pelo menos mais 30min (15 ida e 15 volta) da viagem de trem;
  • 1h pelo menos para poder conhecer alguma coisa na cidade;
  • Entre 1h30 e 2h para entrar novamente no aeroporto (caso seu voo seja dentro da Europa) e se dirigir ao portão de embarque. Se seu voo é fora da Europa e você tiver ainda que despachar mala, é seguro deixar ao menos entre 2h e 3h livres para isso.

Resultado: Se você tem mais 4h de conexão, já dá pra conhecer o mínimo. O ideal é que sejam mais de 5h livres.

COMO IR DO AEROPORTO AO CENTRO DE ZURIQUE

O melhor e mais rápido meio de transporte são os trens da SBB, a companhia ferroviária do país. Em menos de 15min eles te levarão do aeroporto (estação Zürich Flughafen) ao centro (Zürich HB). Ao desembarcar do avião, siga as placas “Bahn (Train)” para ir até a estação.

COMPRA DOS BILHETES
Antes de descer até a plataforma, você precisa comprar os tickets do trem. Você pode comprar pessoalmente no guichê da SBB (das 6h15 às 22h30) ou nas máquinas. É bem simples e são aceitos francos suíços ou cartões de créditos. Se você não tiver francos, pode trocá-los em várias casas de câmbio no terminal.

Nas máquinas, há a opção de idioma em inglês, alemão, francês e italiano. Basta selecionar seu destino (no caso Zürich HB) e escolher se quer o bilhete apenas de ida ou de ida e volta, embora não haja descontos é mais prático (consulte as tarifas). A menos que queira gastar mais, escolha um ticket de segunda classe, afinal a viagem é de menos de 15min.

Você encontrará um grande painel com os horários e plataformas dos próximos trens. Basta ver qual está marcando Zürich HB e se dirigir a ela.

#ficaadica Caso precise de guarda volumes, há um perto do local onde são vendidos os tickets e também na estação central de Zurique. Eles normalmente só aceitam moedas, mas existem máquinas que trocam cédulas. Eles custam em média 6 CHF, dependendo do tamanho da bagagem.

O que fazer numa conexão em Zurique [Chris J Wood (CC BY-SA 3.0)]

Chris J Wood (CC BY-SA 3.0)

O TREM
Com o bilhete em mãos, dirija-se à plataforma que indica o próximo trem para Zürich HB e aguarde. Alguns trens não têm como ponto final essa estação, portanto o painel pode indicar outra cidade, mas embaixo é exibido o nome do seu destino. Parece confuso, mas é simples. Você não deve esperar mais do que 15min para aparecer algum.

Não há catracas ou qualquer validador para o ticket. Guarde-o com você pois pode aparecer algum guardinha pedindo para validá-lo e evite multas (e aquela vergonha). Na hora do embarque, verifique se o vagão corresponde à classe do seu bilhete. Em pouco mais de 10min você chegará à estação central de Zurique.

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Zürich HB

O QUE FAZER NO CENTRO DE ZURIQUE

Vou compartilhar aqui meu roteiro de cerca de 3h pela cidade que fiz com ajuda da Fernanda Assis, que já morou em Zurique e a quem agradeço muito. Todos os percursos foram feitos a pé, mas é possível pegar um tram em qualquer momento do caminho, caso deseje. Antes de sair da estação, vale passar no guichê de informações turísticas e pedir um mapa.

BAHNHOFSTRASSE
Saia da estação em direção da Bahnhofstrasse, a principal rua do centro, cheia de enormes boutiques de grife e cafés. Você vai encontrar as marcas mais cobiçadas do mundo por aqui e mesmo que não queira gastar as enormes lojas e vitrines valem o passeio.

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A partir do cruzamento com a rua Uraniastrasse, à sua esquerda, fica a parte interessante e mais bonita do Centro Histórico.

CENTRO HISTÓRICO
Subindo a Rennweg ou qualquer outra rua à sua esquerda a partir da Bahnhofstrasse, você perceberá que a larga avenida começa a dar espaço a charmosas ruelas com casinhas lindas. No final da rua, vire à esquerda ou peça informações para chegar ao Lindenhof, um parque escondido com uma vista de tirar o fôlego da cidade e do Rio Limmat.

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Depois de muitas fotos, use a torre do relógio da Igreja St. Peter como referência e perca-se por essas vielas cheias de lojinhas, restaurantes e cafés até chegar à Igreja Fraumünster com sua torre imponente.

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dali você avistará novamente o rio e, do outro lado da ponte, o Mosteiro Grossmünster, uma igreja do ano de 1100 que se tornou evangélica após a reforma protestante. Se tiver tempo, é possível subir em uma das torres gêmeas, a Karl, que é símbolo de Zurique. São 187 degraus até a plataforma de observação.

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Desse lado do rio, no entorno do mosteiro, você encontrará vários restaurantes simpáticos e lojas. Uma delícia caminhar por aqui sem pressa (se você não estiver correndo por conta da conexão como eu estava).

LAGO 
Siga caminhando pela rua Limmatquai por poucos metros até chegar à praça Bellevue, um importante ponto de referência com acesso a diversas linhas de tram. Se der sorte, você poderá inclusive ver um dos velhos “bondes” circulando.

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Embora tenha alguns cafés e restaurante nos arredores da praça, a atração aqui mesmo é o Lago de Zurique (Zürichsee). Além de uma linda vista, ele oferece também passeios de barco.

O que fazer numa conexão em Zurique (Foto: Esse Mundo É Nosso)

E foi aqui que terminou o meu tour durante minha conexão em Zurique. Para voltar à estação central você pode cruzar a ponte e virar à direita na Bahnhofstrasse, aquela grande rua das grifes que te leva diretamente até lá ou então pegar um tram na praça Bellevue com destino à Zürich HB. Chegando lá, é só pegar o primeiro trem com destino a Zürich Flughafen, o aeroporto.

OUTRAS ATRAÇÕES
Algumas sugestões de lugares famosos na cidade, mas que não pude ir:

  • A Kunsthaus é a mais importante galeria de arte do país e abriga uma coleção de todos os períodos da arte europeia, desde a Idade Média.
  • Já o Museu Rietberg abriga obras de arte não-europeias, como da África, Índia e China.
  • O Zoológico de Zurique tem mais de 4 mil animais de centenas de espécies originárias das mais diversas regiões, das montanhas do Himalaia à ilha de Madagascar.

+ Veja todas as dicas pra curtir o melhor da Suíça
+ Quanto custa viajar para o país? Veja os preços

* O jornalista viajou a convite do Switzerland Tourism e da Swiss International Air Lines. Todas as opiniões dadas aqui são independentes e isentas.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Natália de Campos disse:

Ótimas dicas! Farei uma conexão de 10 horas em Zurique em setembro e já salvei esse post para seguir suas dicas valiosas e roteiro!

Mauricio de Almeida disse:

Parabéns pelo excelente roteiro!
Segui suas dicas e tudo funcionou perfeitamente durante a minha conexão em Zurique.
Todas as informações estão precisas.
Passei pela cidade em uma conexão e ja quero voltar para ficar mais tempo

Obrigado

Oi, Mauricio, tudo bem?
Que ótimo, fiquei muito feliz com sua mensagem. Ainda mais durante a pandemia, em que as coisas podem estar completamente diferentes. Feliz em poder ajudar e que tudo deu certo.

Abraços

Rosset disse:

Qual foi seu tempo total de conexão?

🙂

Livia disse:

Oi Rafael!! Será que vc pode me ajudar? meu vôo parte de SP para Zurique e chega lá 10:30 da manhã. Vamos pegar um hotel próximo, pois só faremos conexão em Zurique, nosso vôo parte do dia seguinte as 9h para Dublin. Minha duvida é: vou pegar as malas em Zurique devido a quase 24hrs de conexão? e imigração só farei em Dublin? obrigada

Oi, Livia, tudo bem?
Normalmente em conexões longas assim, a companhia aérea deixa o cliente escolher se quer retirar ou não as bagagens durante a parada. Você pode entrar em contato com eles ou deixar pra ver no aeroporto. Se for o caso, vale sempre levar ao menos uma troca de roupa na bagagem de mão.

Abraços e ótima viagem!

Luzia Matsuda disse:

Muito obrigada Rafael!

Luzia Matsuda disse:

Olá Rafael vou do Japão para o Brasil com Conexão em Zurique de 8 horas posso sair do aeroporto da uma rápido voltinha no centro da cidade? Que documentos presciso pra sair?

Oi, Luzia, tudo bem?
Você pode sair sim. A documentação é exatamente a mesma da imigração, que citamos nesse post.

Abraços e boa viagem!

Douglas Fonseca disse:

Olá Rafael, tenho conexão em zurich longa, chego dia 20/11 às 14h e meu voo pra Paris é só as 7h30 da manha do dia 21/11. Ja reservei hotel proximo do aeroporto. Vc sabe como funciona o despacho (check-in) dia anterior em zurich? Li que a Swiss permite o despacho da mala ate 23h antes do voo. Seria ótimo, pois evitaria ter que pagar por lockers.

Oi, Douglas, tudo bem?
Infelizmente eu não sei dessa informação, teria que checar com a empresa mesmo. Se seu voo é do Brasil pra Paris, por exemplo, com conexão em Zurique, normalmente a bagagem vai direto, ou seja, você não precisará retirar a menos que solicite. De todo modo, outra alternativa é você deixar as malas no seu hotel, já que fica próximo do aeroporto. 

Abraços e boa viagem!

Luana disse:

Olá, Rafael. Farei uma conexão em Zürich (estarei indo para Bangkok). O voo chega 13:05 e parte 17:55, da tempo pra uma volta rápida na Lindenhof? Ou melhor ficar no aero mesmo?

Oi, Luana, tudo bem?
Infelizmente é muito pouco tempo, bem capaz de a imigração nem permitir sua entrada. Então é melhor ficar sim no aeroporto, já que você teria que voltar com antecedência pro voo, fazer a imigração de novo. Não teria tempo de quase nada pensando que teria que chegar com umas 2h de antecedência!

Abraços e ótima viagem!

Ana Carolina disse:

Olá, Rafael! Agradeço pelas dicas; preciosas!
Estarei sozinha e minha conexão será na volta ao Brasil, em novembro. Chego em Zurique às 14:30 e meu voo ao Brasil é às 22:40. Acha que dá tempo de sobra para fazer um roteiro parecido com o seu? ou algo a mais? É tranquilo para mulheres andarem sozinhas por lá? E as opções de lockers no aeroporto para deixar bagagem são tranquilas?
Gratidão pelas dicas!
Valeu!

Oi, Ana Carolina, tudo bem?
Pode ser meio corrido, mas dá tempo sim de você fazer mais ou menos o que eu fiz. É supertranquilo pra mulheres sozinhas. A Suíça é um dos países mais seguros do mundo. Sobre os lockers, há sim tanto no aeroporto como na estação de trem.

Abraços e ótima viagem!

GENTIL JR MELO disse:

boa tarde. estaremos indo para Stuttgart e passaremos em Zurique onde chegamos dia 21/11 as 10 30 da manha e embarcamos as 12 30. recomenda sair do aero para algum almoco e passeio ou fica muito corrido? obg

Oi, Gentil, tudo bem?
É muito pouco tempo pensando nos trâmites que seria sair do aeroporto e voltar com antecedência para o próximo voo, ou seja, você terá no máximo 1h livre. Melhor comer alguma coisa lá mesmo.

Abraços e boa viagem!

Gilcimar Barbosa disse:

Opa Rafael beleza, olha vou chegar em Zurique por volta de 8 da manhã e vou sair as 21 horas, da pra conhecer alguma coisa nesse período, e na imigração eles pedem cartão de crédito, pois eu não tenho.

Oi, Gilcimar, tudo bem?
Dá sim tempo de você passear pela cidade, a gente deu as dicas no post https://www.essemundoenosso.com.br/conexao-em-zurique-o-que-fazer/

Sobre a imigração, não é exigido que você tenha cartão de crédito, mas pode ser pedido que tenha como comprovar que tem recursos financeiros pra viagem, então você pode levar euros ou dólares, por exemplo. Pra saber mais, inclusive sobre o seguro obrigatório, dá uma olhada em https://www.essemundoenosso.com.br/imigracao-em-zurique-suica/

Abraços e boa viagem!

Aline disse:

Boa noite Rafael. Terei uma conexão em Zürich em outubro e minha turma e grande, 9 adultos e um bebê, seria mais interessante se eu arrumasse alguém que faça o serviço de tour com transporte para nos buscar no aeroporto e nos levar para dar uma volta no centro? Não teremos mto tempo, de 10:30 as 17:30. Se vc achar mais interessante e tiver alguém para me indicar. Obrigada! Amei as dicas

Andrey disse:

Oi Rafael, vou fazer escala em Zurich de 8 horas, vou para Tailândia, queria dar um passeio em Zurique, estarei com o seguro viagem pra Tailândia, ainda sim preciso do seguro para Europa?

Oi, Andrey, tudo bem?
Se você for fazer a imigração e entrar na Europa, eu recomendo sim que faça mesmo que só pra um dia o seguro. Isso pode ser pedido na imigração e sua entrada ser barrada. Vai ficar baratinho. Infelizmente o seguro da Tailândia não será válido na Europa, a menos que tenha cobertura mundial. Dá uma olhadinha nesse site e use nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 pra ter descontos https://www.segurospromo.com.br/p/essemundoenosso/parceiro?tt=conexaozurique

Abraços e ótima viagem!

Catia Bonassi disse:

Oi Rafael tudo bem ? Amei suas dicas !!!vou fazer conexão em Zurique amanhã estou indo da Polônia ….chegaremos lá as 16:30. O voo para o Brasil está marcado para 22:00 horas . O que eu posso estar fazendo nesse intervalo para conhecer alguma coisa no país ?

Oi, Catia, tudo bem?
Desculpe a demora em responder, mas acho que já foi a sua conexão, né? Espero que tenha aproveitado as dicas que demos no post!

Abraços e ótima viagem!

Catia Bonassi disse:

Oi Rafael vou fazer conexão em Zurique amanhã estou indo da Polônia ….chegaremos lá as 16:30. O voo para o Brasil está marcado para 22:00 horas . O que eu posso estar fazendo nesse intervalo para conhecer alguma coisa no país ?

Victoria disse:

Oi, Rafael! Bom dia! Você já me esclareceu uma dúvida aqui nesta matéria.. muito obrigada!! Queria tirar mais uma dúvida com você.. Em Zurique conseguimos nos virar apenas com euros, ou devemos obrigatoriamente levar francos suíços? Estou tendo dificuldade em trocar real por francos em minha cidade porque a casa de câmbio só tem notas altas de francos e ficarei na Suíça por apenas um dia (conexão de volta para o Brasil). Outra dúvida que tenho é se vou ter que passar pela imigração quando entrar na Suiça também. Vou para Zurique no fim da viagem. Saio de Portugal e meu voo para o Brasil faz a conexão lá em Zurique por 24h. Se puder me esclarecer essa questão ficarei muito grata. Abraços!!

Oi, Victoria, tudo bem?
Imagina, fico feliz em ajudar. Então, leve euros sim. Ele é aceito em alguns lugares (a cotação nem sempre é boa), mas se precisar é só você trocar lá mesmo na rua ou no próprio aeroporto pra pegar o transporte até o centro. Não se preocupe com isso!

Abraços e ótima viagem!

Gisela Gioia disse:

Eu achei espetacular suas dicas…tudo muito explicadinho …super pratico!!!

Victoria disse:

Oi, Rafael! Amei a sua matéria! Parabéns!!
Gostaria de tirar uma dúvida. Vou para Lisboa e meu voo de volta para o Brasil faz conexão em Zurique à noite (18h), partindo de Zurique 12h do dia seguinte. Terei que passar pela imigração tambem na Suiça? Você me indica algum hotel, ou algum bairro onde eu possa passar a noite e conhecer a cidade à noite e na parte da manhã bem cedo? Abraços!!

Isa disse:

Olá Rafael,
Agora em Junho farei uma conexão em Zurich (10:30 às 17:30). Compensa conhecer o local? Sobre o bilhete, qual o valor? O Day Pass ficaria caro para o pouco tempo?

Oi, Isa, tudo bem?
Considerando o tempo de desembarque no aeroporto, a imigração e o acesso até o trem, você deverá levar em torno de uma hora. Tem que pensar também que você deve estar no aeroporto de volta com pelo menos duas horas caso seu voo seja dentro da Europa. Então você não terá muito tempo na cidade, embora dê sim pra dar uma volta. Só fique de olho no relógio. Dá pra conhecer algumas coisas, como eu fiz, mas não sei se é válido o passe diário. Depende do que você quer fazer por lá.

O trem leva cerca de 15min até a estação Zurich HB, já no centro, e custa em torno de 3,40CHF.

Abraços e ótima viagem!

Tiago Rocha disse:

Olá Rafael, vou com a minha esposa e meu filho de um aninho pra madrid, faremos conexão na Suíça, estamos mto ansiosos e preocupados, fizemos seguro,compramos passagens de ida e volta, reservamos hotel, levaremos dinheiro em espécie e cartão internacional,só que o limite é bem baixo, eles pedem o extrato? Estamos preocupados, será que faremos a imigração com tranquilidade?

Oi, Tiago, tudo bem?
Se eles pedirem pra comprovar a quantia em dinheiro, você pode sim mostrar a fatura do cartão ou um extrato da sua conta corrente, por exemplo. Veja direitinho os valores que eles sugerem e faça as contas pra ver se você estão levando o suficiente, contando já com o dinheiro em espécie que estão levando.

Abraços e boa viagem!

Mariana disse:

Boa tarde Rafael!

Vou fazer uma conexão em Zurique com destino final em Xangai na China. Mesmo não saindo do aeroporto, o seguro viagem ainda se torna obrigatória?

Muito obrigada e um abraço!

Oi, Mariana, tudo bem?
Não é não pois você não fará a imigração na Europa se não sair do aeroporto. Mas mesmo pra Ásia a gente sempre recomenda.

Abraços e boa viagem!

Thainara Natley disse:

Olá, adorei as dicas.
Em junho farei viagem a Roma com escala de 15h em Zurique. É tranquilo sair por lá mesmo sem falar ingles mto bem? Sei o verbo to be e tenho medo de ficar perdida kkkk. E o transporte para chegar até o centro, é facil pegar? É facil voltar para o aeroporto? Tem que carimbar passaporte ou passar pela imigração?
Vou ficar muito tempo em escala, queria ocupar meu tempo dando uma volta por lá.
🙂

Oi, Thainara, tudo bem?
É tranquilo sim, se você vir o meu roteiro eu fiz tudo a pé a partir da estação central. Com um celular com internet você irá conseguir se virar bem tanto no inglês (usando tradução no celular) como na localização com mapas. Você irá fazer a imigração na Suíça, sim, e não em Roma. É ali que você entrará na Europa. O transporte de trem também é facinho.

Sobre o chip pra celular, sugiro que você já saia do Brasil com ele ativo pra não ter nenhum problema, ainda mais com o idioma. Nós sempre usamos esse em nossas viagens https://www.essemundoenosso.com.br/chip-internacional-mysimtravel/

Abraços e ótima viagem!

Tabata disse:

Olá!
Minha conexão na suiça é a noite. Chegarei às 20hrs e partirei às 07.
Gostaria de saber se é perigoso passear a noite, estarei com meu marido e queremos conhecer pelo menos um pouco da cidade. Imagino que muitos lugares estarão fechados, mas a preocupação é em passear a pé por lá pelo menos até meia noite. Seria seguro?

Oi, Tabata, tudo bem?
Realmente praticamente tudo estará fechado. Mas sobre segurança, acho que não há muito com o que se preocupar. A Suíça é muito segura.

Abraços e boa viagem!

Eduardo disse:

Bom dia estou indo para Portugal com escala na Suíça vou com minha família meu filho e espahol tem passaporte espahol eu e minha esposa e minhas outra filhas são brasileiras só meu filho menor é rspanhol meus filhos são menores de idade preciso de fazer migração na Suíça e quanto de dinheiro preciso levar

Oi, Eduardo, tudo bem?
Como seu destino é Portugal esse post vai ajudá-lo nessas recomendações de documentação https://www.essemundoenosso.com.br/como-e-imigracao-em-portugal/

Abraços e boa viagem!

Micheli Armanje disse:

Boa noite. Vamos a Lisboa eu, meu esposo e nosso bebê. Sairemos de Porto Alegre em direção a buenos Aires. De lá a Zurique e de Zurique a Lisboa. Onde será nossa imigração? Buenos Aires ou Zurique? Não falamos inglês. Viajando os três o processo é mais fácil ou mais burocrático,? Estamos tensos com isso.

Oi, Micheli, tudo bem?
Você fará a imigração em Zurique. Como vocês são uma família, normalmente dá sim pra passar junto pela imigração. Estando com todos os documentos certinhos em mãos, além do seguro viagem obrigatório, não há o que temer.

Abraços e ótima viagem

Livia disse:

Oi Rafael, adoramos seu roteiro! Em
Maio de 2019 vamos para a Grécia, com uma conexão em Zurique de 10 horas. Preciso me preocupar com despachar as malas? Ou a empresa se encarrega disso? Os dois voos são pela Swiss.
Caso tenha que despachar novamente, sabe se é possível guardar malas grandes em bagageiros? Vai ser difícil conhecer Zurique carregando malas pra uma viagem de 15 dias. Obrigada!

Oi, Livia, tudo bem?
Como seus dois voos são pela mesma empresa, a mala deve seguir direto até o destino final. Só confirme isso no momento do check-in ainda aqui no Brasil. De todo jeito você consegue sim encontrar armários grandes pra guardar as malas.

Abraços e ótima viagem!

Claudia disse:

Olá Rafael,

Boas dicas, obrigada. Em maio de 2019, farei uma viagem para a Grécia, com escala de 10 horas em Zurich. O voo é pela Swiss, até Athenas. Então não precisarei me preocupar com novo check in e com malas, correto? Falo inglês básico e gostaria de saber se é tranquilo sair do aeroporto e fazer esse passeio de poucas horas pela cidade, pois essa foi a minha intenção ao comprar a passagem. A chegada no aeroporto para embarcar novamente é tranquila?

Abraços,

Claudia

Oi Claudia, tudo bem?
Se seu voo é pela mesma empresa, sua mala deve sim seguir até o destino final. Mas confirme sempre no momento do check-in. Acho fácil sim se locomover lá mesmo com pouco inglês, eu praticamente não conversei com ninguém rs.

No retorno ao aeroporto, chegue com antecedência para o próximo voo mesmo não tendo novamente que passar pelo check-in. O recomendado são 2h de antecedência.

Abraços e ótima viagem!

Thaís disse:

Olá! Farei uma conexão em Zurique, de 7 horas (sem descontar o tempo de gasto p desembarque) e meu destino final é Malta. Meu voo chega no dia 01/01, tu sabe me dizer como é o movimento? já é feriado, fiquei receosa em sair do aeroporto pra conhecer a cidade e estar tudo deserto, lojas fechadas…
obg pela atenção e sucesso! Abraços

Oi, Thaís, tudo bem?
Então, peço desculpas, mas eu nunca estive lá no Ano Novo, então não sei como é o movimento. Sinto não poder ajudar. Mas acho que a turismo você não deve sentir tanto o feriado, já que as principais atrações (apesar do frio) seriam ao ar livre levando-se em conta o curto tempo da conexão.

Abraços e boa viagem!

Elizangela disse:

Olá.
Vamos fazer uma conexao de 7h em zurique. Iriamos aproveitar para fazer uma passeio pela cidade. Mesmo assim é obrigatorio o seguro viagem ?

Oi, Elizangela, tudo bem?
É obrigatório sim e podem te pedir na imigração. Agora se você já fez o seguro pra outro país da Europa durante esse período que inclui a conexão, aí você pode usar o mesmo.

Abraços e ótima viagem!

Eduardo disse:

Vou a Barcelona com parada em Zurich de 2 horas,é suficiente para fazer o transbordo?

Oi, Eduardo, tudo bem?
Se a passagem que você comprou é pela mesma companhia aérea e já inclui essa conexão, você não precisa se preocupar muito, já que eles são responsáveis por essa conexão e tudo deve correr bem, além de suas malas seguirem ao destino final. Agora se você comprou trechos separados, aí sim poderá ser bem corrido, já que você terá que fazer check-in novamente e despachar as malas.

Abraços e boa viagem!

Flavia disse:

Adorei suas dicas…. Em novembro viajo para Roma com escala em Zurique.

Elisângela França Santos de Barros disse:

Olá!
Gostei muito do seu post, estou indo para Málaga com conexão em Zurique, ficarei longas 19 horas aguardando. Não falo inglês, penso em como será passar pela imigração, e com tantas horas seria muito bom conhecer Zurique. Mas estou com muito receio de sair do aeroporto.

Oi, Elisângela, tudo bem?
Leve todos os documentos certinhos que mesmo sem inglês a imigração deve ser tranquila. Aproveite pra baixar um aplicativo como o Google Translator que irá te ajudar no básico na cidade, basta mostrar o celular. Isso ajuda muito!

Abraços e ótima viagem!

MARILIA DE PAULA disse:

Oi Rafael!
Estive na Suíça mês passado, em um cantão mais distante, próximo à Alemanha. Na volta, aproveitei para conhecer Zurich antes de seguir ao aeroporto. Combinei com um casal de amigos que mora lá há 30 anos, que me levaram a conhecer a cidade. Fizemos exatamente o tour que você sugeriu. Levamos cerca de 3 horas, com direito a paradinhas para café, cerveja, descanso e fotos. Certíssimo, parabéns!

Oi, Marilia, tudo bem? Que ótimo, muito obrigado pelo retorno. Fico feliz em saber que você também conseguiu aproveitar a cidade em pouco tempo!

Abraços

Alessandro disse:

Oi estou indo para Genebra a turismo vou ficar 10 dias e depois estou querendo ir para lisboa..comprei a passagem de Brasília a Genebra ida e volta..ela swiss ..Vc poderia me enforma que terei que passar pela imigração.. denovo entre Genebra para lisboa..E se já tenho que compra a passagem ida e volta de Genebra para lisboa..só que não sei quantos dias vou ficar lá a turismo

Aguardo resposta
Gostei muito do seu post tira muitas dúvidas
Obrigado

Oi, Alessandro, tudo bem?
Não terá não. Portugal e Suíça fazem parte do Tratado de Schengen, que é de livre fronteira. Então você só fará imigração na chegada à Europa e no retorno ao Brasil. Lá dentro é como se os voos fossem domésticos. O limite de dias a turismo é de 90 dias. Não esqueça do seguro viagem que é obrigatório para esses países. Sugerimos que você busque nesse link, que é uma espécie de Buscapé e encontra os melhores preços em diversas seguradoras https://www.segurospromo.com.br/p/essemundoenosso/parceiro?tt=comentarioemail

Abraços e ótima viagem!

Renato disse:

Oi Rafael como vai?.
Bem estou indo para Roma no próximo dia 13 e tenho uma conexão de 01:55, como funciona a imigração em Zurique eles costumam fazer muitas perguntas? não falo inglês apenas espanhol então tenho um pouco de receio, e a respeito do skymetro eu devo pegar ele já que meu voo tem conexão? Obrigado desde já!

Oi Renato, tudo bem?
Minha imigração lá foi supertranquila, não me perguntaram nada. Sobre o skymetro, tudo depende de onde será seu portão de embarque. Só mesmo sabendo os terminais pra você descobrir.

Abraços e ótima viagem!

Raphael disse:

Olá. Farei uma conexão de 13h em Zurich em um voo do Rio de Janeiro para Singapura. Pretendo conhecer a cidade, mas sequer pernoitarei em Zurich e meu destino final é na Ásia. Sabe informar se o seguro é obrigatório mesmo nesse caso? Agradeço.

Oi Raphael, tudo bem? Se você for fazer a imigração e entrar na Europa, mesmo que em uma conexão, é bem recomendável sim que faça o seguro obrigatório, pois você está entrando na região de Schengen, que pode barrar brasileiros que não têm o seguro. É bem barato, vale a pena pra ter tranquilidade. Sugiro que faça a cotação nesse site, que encontra os melhores preços entre várias seguradoras https://www.segurospromo.com.br/p/essemundoenosso/parceiro?tt=conexaozurique

Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 pra ganhar mais um desconto!

Abraços e ótima viagem!

Girlane Almeida Bondan disse:

Gente, acabei de seguir as dicas e deu super certo!!! tinha apenas 4 horas de conexão e consegui conhecer um pouco de Zurich!! obrigada pelas dicas, elas me salvaram!!!

Oi Girlane, tudo bem?
Que ótimo, fico muito feliz em ajudar, mais ainda por você ter voltado pra dar o seu relato. Muito obrigado!

Abraços

Daniel Bencke disse:

Blz Rafael? Td certo?
Muito bacana seu post,farei uma escala no aeroporto de zurique em fev de 20horas! Então penso em far um jeito de aproveitar. Entretantl não possuo um seguro pois farei um obrigatorio na irlanda. Isso pode dificultar minha saida e entrada no aeroporto? Obrigado desde já

Oi Daniel, tudo bem?
Então, pelo que eu vi a Irlanda não é membro do Acordo de Schengen, então você teria que ver se seu seguro tem mais de 30 mil euros de cobertura em toda a Europa, dessa forma não teria problema. De todo jeito, se quiser ficar mais seguro, você pode fazer um só pra um dia na Suíça, é baratinho. Da uma olhada em https://www.segurospromo.com.br/p/essemundoenosso/parceiro?tt=comentarioemail

Abraços e boa viagem!

Erica disse:

Oi Rafael tudo bem, tenho uma conexão em Zürich maks não vou sair do aeroporto, é obrigado a ter visto e pagar o seguro? Sou brasileira.

Oi Erica, tudo bem?
Mesmo que você saísse do aeroporto, você não precisaria de visto pra entrar na Suíça. Sobre o seguro, ele é obrigatório pra diversos países da Europa. Então depende do seu destino final.

Se quiser pesquisar o melhor preço entre várias seguradoras, nós sugerimos esse site https://www.segurospromo.com.br/p/essemundoenosso/parceiro?tt=comentarioemail
Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e tenha ainda mais um desconto!

Abraços e ótima viagem!

guilherme motta disse:

a pergunta : tenho direito a acessar qualquer país onde meu voo de destino tem conexão ,para fazer uma visita de horas , como o exemplo dado por Zurich ou em Londres Casablanca.

Oi Guilherme, tudo bem?
Isso varia de país pra país. Em alguns casos pode ser preciso visto mesmo durante a conexão. No caso da Suíça, brasileiros não precisam de visto.

Abraços

Louise Ladvocat disse:

Olá Rafael! Tudo bem? Amei seu post! Super me ajudou! Vou fazer uma conexão de 6 horas e estou um pouco insegura em relação a demorar mais que a 1 hora que vc menciona no processo de desembarque. Vou pela Swiss para Paris. Chegando em Zurique eu terei que pegar as malas e despachá-las novamente ou a própria companhia faz este serviço?

Oi Louise, tudo bem?
Se seu voo saindo do Brasil também for pela Swiss, o bom é que sua mala provavelmente seguirá direto até Paris (confirme sempre no check-in). A imigração em Zurique não é muito demorada, mas não dá pra prever se haverá fila ou não, né? Espero que dê tempo e não se esqueça de voltar ao aeroporto com antecedência.

Mas mesmo se você tiver no centro, por exemplo, só umas 2h, já dá pra fazer um roteirinho básico que mostrei (meio correndo rs).

Abraços e ótima viagem!

Camila Cruz disse:

Olá boa noite! Gostaria de saber se uma pessoa que não fala inglês se safa na imigração na Suíça? Meus pais vão vir para Portugal com escala lá, eles fazem muitas perguntas? Á imigração foi tranquila? Obrigada desde já.

Oi Camila, tudo bem?
Minha imigração foi bem rápida, só perguntaram pra onde eu iria e quanto tempo ficaria. Talvez vale seus pais já terem cópias dos hotéis e da passagem de volta pra ajudar.

Abraços

aline silva disse:

Olá Rafael

Muito bacana seu post… Ficarei praticamente um dia em Zurich até meu voo a Malta 🙂
Seu post ajudou bem até aqui.

Abraços

Oi Aline, que ótimo! Fico muito feliz em ajudar. Aproveite muito.

Abraços

FLAVIA TAVARES DO NASCIMENTO disse:

Boa noite, Rafael

Muito bom o seu post. Obrigada pelas dicas maravilhosas.
Só fiquei em dúvida sobre como chegar à estação de trem saindo do aeroporto.

Oi Flávia, tudo bem?
Muito obrigado! No aeroporto mesmo você pode pegar o trem até a estação central. Pra se planejar melhor, dê uma olhadinha no site de transporte do país e trace sua rota no site https://www.sbb.ch/en/home.html

No post nós explicamos direitinho isso! Está bem no começo!

Abraços

Viviane disse:

oi Rafael, bom dia!
Estou praticamente decorando seu post rss, tenho uma conexão de 12h em Zurich e tô cheia de coragem e vontade pra explorar o q der! Vc chegou a ir na Lindt? Valeria a pena ou os chocolates eu já encontro na cidade mesmo????

Oi, Viviane, tudo bem?
Que ótimo, fico feliz demais em ajudar. Então, não fui à Lindt de Zurique porque já tinha ido a outra loja temática, no alto de uma estação de esqui. Então a menos que essa loja que você olhou tenha algo diferente, acho que vale ir em qualquer supermercado mesmo pra não perder tempo.

Tem uma infinidade de chocolates incríveis. Fiz até um post com os melhores chocolates da Suíça.

Abraços e boa viagem!

DEISE MOTA ALVES disse:

Parabéns pelo post. Muito bem organizado, prático e suscinto! Amei

Oi Deise, muito obrigado.
Como é bom receber um comentário como o seu.

Abraços e ótima viagem