Devido à pandemia do novo coronavírus no Chile, o país ficou fechado para o turismo durante quase 250 dias. Agora, logo após o anúncio da Argentina, a partir do dia 23 de novembro as fronteiras do país estarão abertas novamente.
Neste post, nós damos todas as informações sobre essa reabertura do turismo durante a pandemia do novo coronavírus no Chile e falamos quais regras os brasileiros que quiserem viajar pra lá precisarão seguir.
Coronavírus no Chile: Informações básicas
Veja as principais informações sobre a reabertura do turismo durante a pandemia da covid-19 no Chile:

A reabertura das fronteiras acontece a partir do dia 23 de novembro. Neste primeiro momento, os estrangeiros poderão entrar apenas por via aérea no Aeroporto Arturo Merino Benítez, aeroporto internacional de Santiago.
Até o dia 7 de dezembro, brasileiros que chegarem ao Chile deverão cumprir quarentena de 14 dias. O mesmo acontece para estrangeiros que chegarem de outros países com transmissão comunitária.
Regras para a entrada no Chile
Para que os turistas possam entrar no Chile, será preciso seguir uma série de regras, como listamos aqui:
- Antes de chegar ao país, os passageiros terão que preencher uma declaração juramentada constando a origem, destino, condição de saúde e possíveis sintomas relacionados ao coronavírus;
- Exame PCR negativo feito até 72 horas antes do voo. Sem o exame, ninguém poderá embarcar no voo para o Chile;
- Seguro viagem obrigatório que cubra Covid.
Seguindo essas obrigações, os turistas não precisarão fazer quarentena a partir do dia 7/12. Eles serão controlados através de um aplicativo que irá monitorá-lo durante todo o tempo no país.

O subsecretario de Turismo, José Luis Uriarte, comemorou o anúncio: “Apesar de ser possível visitar o Chile, com a abertura das fronteiras e entrada permitida de turistas estrangeiros, a pandemia ainda não terminou. Essas medidas não significam que podemos relaxar, pelo contrário, devemos ser ainda mais responsáveis e cuidadosos, pois conforme a condição sanitária permita, avançaremos ainda mais para poder reativar o setor”.
Por enquanto, as entradas terrestres e marítimas permanecerão fechadas.
Seguro viagem para o Chile
O seguro viagem que cubra Covid é obrigatório durante a pandemia do coronavírus no Chile.
Mesmo se não fosse, sempre conto essa história aqui. O Rafa, que faz o blog comigo, quebrou a coluna esquiando no Valle Nevado e precisou ficar internado em Santiago. Se não tivesse feito o seguro, teria gastado uma fortuna.
A nossa dica é que você entre no site da Seguros Promo. Lá, será possível encontrar diversas seguradoras e comparar o valor dos seguros e suas coberturas para encontrar os melhores preços. Usando nosso cupom ESSEMUNDOENOSSO5 você ganha desconto.
Seguros que cobrem covid-19
A maior parte dos seguros cobre os primeiros atendimentos até a confirmação de que o viajante está com coronavírus. Entretanto alguns planos oferecem cobertura específica para covid-19. Veja alguns deles:
- Intermac EURO 40 (Exceto EUA) COVID-19
- Intermac 60 Prata COVID-19
-Travel Ace Value Covid-19 (exceto EUA) + Telemedicina - Travel Ace Value Covid-19 – USA + Telemedicina
- Affinity 60 Covid-19
- GTA 42 Studente Euro Assist Covid-19
- GTA 75 Euromax Covid-19.
Consulte o valor destes planos no site da Seguros Promo. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto. Se for pagar via boleto, ganhe mais 5%.

Resumo: Coronavírus no Chile
Brasileiros poderão entrar no país por via aérea no aeroporto internacional de Santiago. Precisarão preencher uma declaração juramentada e apresentar o exame PCR negativo feito até 72h antes do voo e ter um seguro viagem que cubra a Covid.
Lembrando mais uma vez que brasileiros que entrarem no país até o dia 7/12 precisarão fazer quarentena durante 14 dias.
Ficou com alguma dúvida sobre o coronavírus no Chile? Deixe nos comentários!
Saiba mais
Argentina reabre fronteiras; veja regras
Precisa de passaporte para o Chile? Veja documentos
Como é a imigração em Santiago
Chile é um lugar muito lindo