Precisa de passaporte para o Chile? Dicas e documentos pra viajar

Uma pergunta que vira e mexe chega aqui pra gente é se precisa de passaporte para o Chile ou não. A boa notícia é que, numa viagem a turismo, é possível entrar no país apenas com o RG, a carteira de identidade.

Mas a resposta não é tão simples assim. Mesmo o Chile fazendo parte da lista de países para onde é possível viajar só com RG, é preciso ficar atento a algumas informações sobre o documento e também se o voo tiver conexões, como contamos nesse post.

PRECISA DE PASSAPORTE PARA O CHILE?

Antes mesmo de você embarcar no aeroporto do Brasil, o funcionário da companhia aérea irá conferir seus documentos ainda no check-in. Como você não precisa de passaporte para o Chile, se não tiver o documento, poderá mostrar apenas o seu RG.

Voo para Santiago sobre os Andes - Precisa de passapote para o Chile? (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Voo para Santiago sobrevoando os Andes

Mas valem as dicas abaixo se você quiser viajar pra lá só com ele:

  • Apenas o RG é aceito, não é possível embarcar com carteira de habilitação, de trabalho ou até mesmo certidão de nascimento. Ou seja, os únicos documentos possíveis são o RG (Registro Geral, também conhecido como carteira de identidade) ou um passaporte válido.
  • Seu RG não deve ter mais de 10 anos da data de expedição (saiba mais); se o prazo for maior, você deverá fazer um novo ou até mesmo providenciar um passaporte.

Sobre a validade, muita gente até diz que em alguns casos conseguiu entrar com um documento mais antigo, mas um amigo meu, por exemplo, foi barrado ainda no aeroporto de São Paulo por não estar com o RG dentro da norma para imigração em outros países. Então é melhor não arriscar.

+ Veja hotéis com descontos em Santiago

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO?

No caso de uma viagem ao Chile, o seguro viagem não é obrigatório como para a Europa, mas é fortemente recomendável que você faça um. Ele é barato e garante a sua tranquilidade em casos de acidentes, imprevistos de saúde, extravios de malas e até mesmo cancelamento de voos.

Eu, por exemplo, já quebrei a coluna esquiando no Chile. Tive de ser resgatado de helicóptero e ficar alguns dias internado em Santiago. Já imaginou quanto isso me custaria se eu não tivesse um seguro? Então, pelo baixo preço, vale muito essa tranquilidade.

Meu acidente no Valle Nevado, no Chile (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Meu acidente no Chile

Recomendo que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um comparador que encontra os menores preços entre as principais seguradoras do Brasil. Como são nossos parceiros, você pode usar o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 para ter descontos, que são ainda maiores se você pagar no boleto bancário. Dá pra fazer tudo online.

+ Encontre o melhor preço no seguro viagem

EXCEÇÃO: VOOS COM CONEXÃO

Apesar de você ter a informação de que não precisa de passaporte para o Chile, se sua viagem tiver conexão em outro país a regra pode mudar. Vale prestar muita atenção. Por exemplo, se seu voo sai do Brasil com conexão no Panamá e depois segue para o Chile, por conta da escala na capital panamenha, o passaporte passa a ser exigido.

Então, se for o seu caso, vale conferir nessa lista se o país onde você fará a conexão exige passaporte ou aceita brasileiros apenas com o RG. Dessa forma você ficará mais tranquilo(a).

Imigração em Santiago - Você não precisa de passaporte para o Chile
Imigração em Santiago, no Chile

A IMIGRAÇÃO EM SANTIAGO

Nós já fizemos um post aqui contando todos os detalhes de como é a imigração na capital chilena. Vale você dar uma olhada para saber qual a documentação pode ser exigida, como é o processo e outras informações.

+ Veja hotéis em Santiago com descontos
+ Lista de países pra viajar só com RG
+ Como é a imigração em Santiago
+ Todas as dicas pra viajar ao país

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *