Costa Amalfitana de ônibus, na Itália: Vale a pena?

Depois de tantos relatos na internet e também de amigos sobre a dificuldade de dirigir por aqui e principalmente sobre estacionar, decidir fazer a Costa Amalfitana de ônibus, na Itália.

Foi uma escolha talvez menos estressante do que alugar um carro, mas de toda forma se você vier nos meses mais quentes, principalmente de maio a setembro, prepare-se para alguns contratempos, como conto nesse post que escrevi dentro de um dos ônibus que percorrem essas montanhas.

COSTA AMALFITANA DE ÔNIBUS

O bom de se locomover pela Costa Amalfitana de ônibus é que você se livra do estresse de arrumar uma vaga pra estacionar e também dos perigos da estrada sinuosa que serpenteia por barrancos e precipícios.

Costa Amalfitana de ônibus, na Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ônibus que liga as cidades da Costa Amalfitana

Confesso que quando me falaram da estrada eu não dei muita importância, já que dirijo com cuidado e não sou apressado. Mas depois de percorrer essas estradas percebi que não só o perigo das curvas pode incomodar, mas principalmente o fato de a estrada ser muito apertada e muitas vezes apenas um carro passar. Então é sempre bom estar preparado para as buzinadas, dar ré e manobras quando der de cara com veículos maiores.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a fazer um seguro viagem na maioria dos países da Europa, incluindo a Itália. Além de poder ser pedido na imigração, você viaja tranquilo(a) em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no exterior e precisei ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

 

Costa Amalfitana de ônibus, na Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ruas apertadas e sem local para estacionar em Positano

Então o ônibus é a melhor opção? Vamos falar disso já já. Primeiro é importante dizer que há ônibus regulares entre Sorrento e Amalfi, com paradas em Positano, Praiano e outras cidades no caminho. Quem quiser ir pra Ravello, Maiori ou Minori deve pegar outros veículos em Amalfi. Como há um passe diário, essa é a forma mais econômica, já que os barcos, embora bem mais rápidos e menos tumultuados, são superfaturados.

+ Como chegar à região de avião, carro, trem e barco

 

ONDE FIZEMOS NOSSA BASE

Nós nos hospedamos em Sorrento, uma delícia de cidade que fica às portas da Costa Amalfitana. Não me arrependi, gostei da estrutura da cidade, achei os preços melhores e os hotéis com melhor custo-benefício. A única questão é que ficamos a cerca de 1h da primeira cidade da Costa Amalfitana e acabávamos indo e voltando todos os dias. Nós ficamos no La Ferrovia, uma charmosa guesthouse e bem moderna que fica na frente da estação de trem e o ponto final dos ônibus que circulam pela Costa Amalfitana.

+ Veja mais hotéis na região com descontos

Costa Amalfitana de ônibus, na Itália - La Ferrovia (Divulgação)

La Ferrovia (Divulgação)

 

Mas vamos então aos prós e contras de se locomover na Costa Amalfitana de ônibus:

👍 PRÓS DE USAR ÔNIBUS NA COSTA AMALFITANA

  • Economia: os bilhetes para viagens ilimitadas durante o dia todo custam 10€ e permitem que você vá de uma cidade à outra sem gastar mais (preço checado em dez/18);
  • Você evita a tremenda dor de cabeça de ter que encontrar lugar para estacionar ao longo da Costa;
  • Evita também de ter que encarar a estrada sinuosa e perigosa que liga as principais cidades;
Costa Amalfitana de ônibus, na Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bilhete dá direito a 24h de ônibus na Costa Amalfitana

Costa Amalfitana de ônibus, na Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Estradas sinuosas na Costa Amalfitana

👎 CONTRAS

  • Desculpe a palavra, mas a programação dos ônibus numa região tão turística como essa é “ridícula”. Em muitos momentos do dia os veículos demoram até uma hora pra passar; a escala de horários pode ser consultada nesse site, ou no seu próprio hotel, que te dará um papel com os horários;
  • Eu vim em junho e os ônibus estavam completamente lotados na maioria do tempo. Posso imaginar como ficam na altíssima temporada, em julho e agosto;
  • Por conta dos poucos horários, não é muito incomum que os veículos passem cheios e não haja mais lugar pra você subir. Ou seja, você terá que esperar até o próximo, mesmo que isso leve mais de uma hora;
  • Fila não é coisa muito respeitada por aqui, como em muitos outros lugares que fui na Itália. Portanto se você estiver em uma, fique muito atento(a) pois assim que o ônibus chegar é um “salve-se quem puder”;
  • Por fim, as viagens são longas apesar da pouca distância. Entre Sorrento e Positano, por exemplo, o trajeto pode levar uma hora. Até Amalfi, quase duas horas (consulte a tabela de horários);
Costa Amalfitana de ônibus, na Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Fila no ponto de ônibus em Amalfi

+ Veja hotéis na Costa com até 50% de desconto

ENTÃO NÃO VALE A PENA FAZER A COSTA AMALFITANA DE ÔNIBUS?

Depende do que você espera na viagem. Eu não quis me estressar com estacionamento e trânsito, queria ter a liberdade de visitar cidades diferentes e parar nos pontos ao longo da estrada, como no famoso Fiordo Di Furore, onde é praticamente impossível estacionar. Por outro lado, tive que enfrentar o estresse dos poucos horários de ônibus, os veículos lotados, as longas filas.

Se eu voltasse hoje talvez usaria outra estratégia. Usaria os ônibus mais vazios e um pouco mais caros chamados Sightseeing, usaria os transfers de uma agência de turismo que me levasse e buscasse em horários marcados, ou encararia as tarifas mais altas dos barcos, embora os compartilhados também tenham muito poucos horários ao longo do dia. Já os privados, podem custar até 300€ por um único dia.

Acho que a melhor forma é tentar montar uma programação na Costa Amalfitana sem se locomover muito ao longo do dia, talvez fazendo uma única cidade por dia e montando uma agenda que pode até mesmo combinar barcos, ônibus e táxis.

Costa Amalfitana de ônibus, na Itália (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

VAI ALUGAR CARRO?

Se você preferir alugar carro, nossa sugestão é que faça a cotação online no site da Rentcars, que é um comparador de preços que encontra as melhores tarifas entre as diversas locadoras. Você pode pagar em reais, ou seja, sem IOF e até parcelar.

+ Encontre hotéis na região com descontos
+ Melhor preço no seguro obrigatório pra Itália
+ Consulte a tabela de horários dos ônibus
+ Como chegar à região: Todas as dicas
+ Quanto custa viajar pra la: Veja preços
+ Todas as dicas pra sua viagem à Costa

Se eu não tivesse vindo a trabalho e estivesse de férias, iria ter me estressado muito com esses deslocamentos de ônibus em pleno período de descanso. Então a dica é se planejar bem, já que circular pela Costa Amalfitana de ônibus ou de qualquer outra forma dá bastante trabalho!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *