Como chegar na Costa Amalfitana: De avião, ônibus, trem e barco

Há várias maneiras quando a dúvida é como chegar na Costa Amalfitana, uma das mais badaladas regiões da Itália, próxima a Nápoles.

Você pode ir de avião, de carro alugado, de trem, ônibus ou até mesmo de barco. Tudo depende de onde você vai estar anteriormente pra poder pensar na melhor forma de acesso até seu destino, já que a região engloba diversas cidades. Vamos falar de cada uma delas abaixo.

COMO CHEGAR NA COSTA AMALFITANA

Nápoles é uma das principais portas de acesso pra quem não sabe como chegar na Costa Amalfitana. A cidade tem o aeroporto mais próximo da região, além de ter trens e ônibus o dia todo.

Como chegar na Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você pretende alugar um carro, também pode ser uma boa ideia já sair com ele desde Nápoles. Vamos falar de carro na Costa mais pro final do texto.

+ Veja hotéis na região com até 50% de desconto

 

| DE AVIÃO

Como dissemos, o aeroporto de Nápoles é o principal nas redondezas. Se você vem de outro país ou outras regiões da Itália, pode voar até ele.

E como chegar na Costa Amalfitana a partir do aeroporto? Você pode optar por alugar um carro ou pegar os ônibus que fazem a ligação entre o terminal e a estação de Sorrento, cidade vizinha à Costa. Ao lado de onde os ônibus vindos do aeroporto param em Sorrento, saem os ônibus para as cidades de Positano, Praiano, Amalfi, entre outras.

Como chegar na Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para ver os horários dos ônibus entre Nápoles e Sorrento, você pode consultar o site da Curreri Viaggio. Dá pra comprar online ou com o próprio motorista. Os ônibus saem do Terminal 1 do aeroporto e levam cerca de 1h30 até Sorrento, dependendo do trânsito. A partir dali, se essa não for a cidade onde você vai se hospedar, você pode consultar os horários dos ônibus internos da Costa Amalfitana pelo site da SITA ou pegar um táxi.

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a ter um seguro viagem na maioria dos países da Europa, incluindo Itália. Além de poder ser pedido na imigração, com ele você viaja tranquilo(a) em caso de imprevistos com saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. Eu já fraturei a coluna no exterior e precisei ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos.

 

| DE TREM

Se você vem de Roma ou outra cidade via trem até Nápoles, o jeito mais fácil de sair da estação para a Costa Amalfitana é pegando um outro trem. Essa linha é operada pela Circunvesuviana e os trens são velhos, mas é prático e barato. A viagem dura cerca de uma hora até Sorrento. A gente já contou todos os detalhes num outro post.

Como chegar na Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Trem de Nápoles para Sorrento

Se você for na temporada, há uma linha de trem um pouco melhor entre Nápoles e Sorrento chamada Campania Express. É um trem mais turístico, com uma passagem um pouco mais cara, mas a viagem é mais confortável. Ambos os trens partem de uma estação anexa à Estação de Nápoles, então o acesso é bem fácil, basta seguir a sinalização (saiba mais).

 

| DE BARCO

Outra forma de como chegar na Costa Amalfitana é de barco, principalmente saindo de Nápoles. Essa pode ser uma forma mais rápida, mas só vale se você já estiver em Nápoles. A linha mais comum e com vários horários ao longo do dia é entre Nápoles e Sorrento. A partir de Sorrento, você teria que pegar ou os ônibus que citamos acima ou outros barcos para chegar em cidades como Positano Amalfi. Se seu destino for Capri, há também barcos diretos saindo de Nápoles. Apesar de mais caro, você evita a sofrida e tortuosa estrada, além de a viagem ser mais rápida.

Como chegar na Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como os horários e barcos disponíveis mudam de acordo com o período do ano, você pode consultar nesse site.

+ O que fazer em Capri: Dicas e atrações

 

| DE CARRO ALUGADO

Seja alugando o carro em Nápoles ou já vindo com ele de outra região da Itália, o carro é a forma mais confortável de chegar, porém é preciso saber de algumas coisas:

  • As estradas entre as cidades da Costa Amalfitana serpenteiam por desfiladeiros; é bem comum ver carros arranhados e batidos, então preste bem atenção.
  • Não esqueça de confirmar se seu hotel tem estacionamento ou algum convênio, já que parar na rua é muito difícil, principalmente em Positano e Amalfi. As diárias em estacionamentos podem passar fácil dos 30€, quando houver vaga.
  • Como falei de vagas, circular de carro pela Costa Amalfitana é lindo, mas é muito difícil estacionar nas cidades e atrações que você decidir visitar. Esteja preparado(a) pra ter paciência e pagar pra estacionar a preços altos. Vimos muitos carros sendo guinchados e multados.
Como chegar na Costa Amalfitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Estradas sinuosas na Costa Amalfitana

Nós sugerimos que para alugar seu carro você faça a cotação no site da Rentcars, que é uma empresa brasileira que compara e encontra os melhores preços entre as várias locadoras. Além disso, você paga em reais, sem IOF e pode até parcelar. Você pode fazer a cotação online mesmo, nós usamos bastante na Itália e tudo funcionou perfeitamente. Só lembre-se que é recomendado você ter a PID, a Permissão Internacional para Dirigir (saiba mais).

 

ONDE NOS HOSPEDAMOS

Nós fizemos base em Sorrento, que é porta de entrada pra quem chega à Costa Amalfitana. Gostamos muito da estrutura da cidade e é uma opção pra fugir dos preços altíssimos da região. Nos hospedamos no La Ferrovia, que é uma guesthouse super bonitinha e com quarto bem moderno. Fica ao lado da estação de trem.

+ Veja mais opções de hotéis em Sorrento

Como chegar na Costa Amalfitana - La Ferroria (Foto: Divulgação)

Nosso quarto no La Ferrovia em Sorrento (Divulgação)

A única coisa que faríamos diferente se voltássemos a nos hospedar em Sorrento, seria a maneira como circulamos pela Costa Amalfitana. Nós dependemos do ônibus, que além de poucos horários está sempre cheio. Numa próxima, iremos apostar em transporte privado de agências ou usaremos mais os barcos que partem pra Amalfi e Positano, por exemplo.

+ Veja hotéis na região com descontos
+ Melhor preço no seguro obrigatório pra Europa
+ Quanto custa viajar pra lá? Veja preços
+ Roteiro de um dia em Capri: O que fazer
+ Todas as dicas pra sua viagem à região
+ Dicas pra planejar seu roteiro pela Itália

Tem mais dúvidas sobre como chegar na Costa Amalfitana? Deixe seu comentário!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *