Dicas de Caraíva: O que fazer, praias, passeios e restaurantes

Meus amigos sempre falaram bem desse destino baiano, mas foi depois de uma viagem a Porto Seguro e Arraial d’Ajuda no começo desse ano, com muitas histórias e dicas de Caraíva, que eu me apaixonei antes mesmo de ter ido. Daquela vez não havia tempo suficiente pra conhecer a vila, mas eu prometi que voltaria em breve.

Mal se passaram três meses e voltei, dessa vez com mais tempo, o suficiente pra conhecer com calma não apenas o charme de Caraíva, mas também Trancoso e toda essa região ao sul da Bahia. E valeu muito a pena, como conto nesse post!

DICAS DE CARAÍVA, BAHIA

Antes de começar com as dicas de Caraíva, como o que fazer, as praias, onde ficar, entre outras, preciso falar um pouco dessa comunidade de apenas mil habitantes. O ritmo por aqui é outro e o tempo parece passar mais devagar. Estamos numa área de preservação ambiental onde, apesar da proximidade com a badalada Trancoso, a energia elétrica, acredite, só chegou em 2007.

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além disso, não há carros e as ruelas ainda são de areia, assim como Jericoacoara. Acho que isso dá mais charme ao vilarejo (meninas, esqueçam o salto, nem coloquem esse peso na mala!).

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mas se por um lado as casinhas coloridas de aparência simples e a atmosfera façam Caraíva parecer muito “raiz” à primeira vista, a estrutura melhorou e muito nos últimos anos. Hoje há sinal de celular, internet, restaurantes muito bons, alguma estrutura de praia e pousadas pra todos os gostos (veja nossas dicas de hospedagem). E não é à toa que todo verão a vila ferve de turistas, em sua maioria jovens. Vez ou outra pode até faltar energia nos horários de pico, mas não aconteceu enquanto estivemos lá. De todo modo, muitos estabelecimentos têm geradores.

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| COMO IR

Talvez o acesso por estrada de terra saindo de Trancoso ajude a preservar essa identidade da vila. Claro que não é tão confortável como asfalto, ainda mais se você vier de ônibus, mas já dá aquele clima, sabe? E eu tive certeza que o esforço valeu a pena. Num outro post que já publicamos, damos todos os detalhes de como chegar de ônibus, carro, táxi ou van, incluindo a gostosa travessia de canoa saindo de Nova Caraíva até a vila de Caraíva, cruzando o rio de mesmo nome.

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

| PRAIAS

A principal praia, a mais próxima do centrinho, leva o nome de Praia de Caraíva. São cerca de dois quilômetros de areia fofa e mar com tonalidades que vão do verde ao azul. É aqui também onde fica a melhor estrutura de praia, só não espere dezenas de barracas lado a lado. Elas são poucas, mas deram conta do recado.

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Passei o dia no Coco Brasil, um bar da pousada de mesmo nome que é aberto ao público e só cobra o que você consumir. Ali do lado fica o mais sofisticado Bar da Praia, mas que cobra uma consumação mínima (R$ 100 quando fui, fora da temporada).

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bar da Praia

De frente pro mar, seguindo à sua esquerda, em poucos minutos você chegará à Barra, que é onde acontece o encontro do Rio Caraíva com o mar. Se você preferir, pode inclusive nadar na água doce. A praia por ali também é boa, mas há menos estrutura.

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A partir da Barra, se você estiver disposto(a), dá pra cruzar o rio de barco (ou a nado) e seguir caminhando por cerca de 40min até a Praia do Satu, onde há lagoas de água doce e a única barraquinha que existe na praia quase deserta é do Seu Satu. Como só tinha um dia por aqui, acabei não indo.

 

| A BEIRA-RIO

Ao contrário da maioria das cidades do litoral, por aqui os restaurantes e até mesmo o burburinho não estão na areia da praia, mas na Beira-Rio, a ruazinha que margeia o rio. Das dicas de Caraíva, esse é aquele lugar mais gostoso. É aqui inclusive onde ficam os bares e forrós que fazem sucesso à noite entre os turistas na temporada. Mas mesmo em outras épocas, há sempre alguém distribuindo um anúncio de algum evento ou luau.

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos restaurantes/bares mais famosos é o Boteco do Pará, com mesinhas ao ar livre debaixo das árvores. Mas quando fomos ele estava fechado e acabamos almoçando (já quase no pôr do sol) no Manga Rosa, que serve um deliciosa moqueca e outros pratos típicos. As mesinhas com guarda-sol ficam às margens do rio, uma delícia, e o fim de tarde por ali é bem bonito.

Dicas de Caraíva, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Moqueca no pôr do sol de Caraíva

Nos fins de semana, inclusive, há música ao vivo nos bares e restaurantes vizinhos. É só caminhar pela ruazinha e encontrar o que mais te agrada. Outros restaurantes bem famosos são o Mangue Sereno e o Bar Lagoa, que fica na pousada onde nos hospedamos. Nós gostamos muito também do hotel, ficamos num bangalô bem gostoso e contamos tudo nesse post.

 

| PASSEIOS

Normalmente as pousadas ou os próprios barqueiros organizam os passeios nos arredores de Caraíva. Os mais comuns são para a tribo pataxó em Barra Velha, o Parque Nacional do Monte Pascoal, Corumbau e também pra famosa Praia do Espelho, já em Trancoso. Há quem encare ir a pé ou a cavalo, mas além de longa (cerca de 9km pro Espelho e 6km pra Barra Velha) é preciso ficar atento à maré, pois só dá pra andar pela areia na baixa. Peça sempre orientação na sua pousada antes de se arriscar.

Praia do Espelho em Trancoso, Bahia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Praia do Espelho

 

| ONDE SE HOSPEDAR

Como disse mais acima, nos hospedamos na Pousada da Lagoa e gostamos muito. Além de ficar pertinho da Beira-Rio e da praia, o ambiente é bem gostoso, uma mistura de rústico com charme de hotel boutique. Claro que há alguns bangalôs mais simples, mas vale a pena investir um pouco mais.

Lagoa Caraíva (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós também já publicamos um post com diversas outras opções de onde ficar em Caraíva com as pousadas mais bem avaliadas da vila.

MAIS DICAS DE CARAÍVA

+ Onde ficar: Os melhores hotéis da vila com descontos

+ Como chegar vindo de Porto Seguro, Arraial ou Trancoso


+ Como chegar vindo de Porto Seguro, Arraial ou Trancoso

Você tem mais dicas de Caraíva ou alguma dúvida? Deixe seu comentário que responderemos com o maior prazer!

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

25 Comments

  1. Daniele Ferreira disse:

    Olá!!! Pretendo ir no início de julho para Arraial,Trancoso e Caraíva, irei sozinha. Gostaria de saber se é tranquilo o fato de estar sozinha e em relação ao clima,Se chove muito ou da para aproveitar?? Muito obrigada!!

  2. José Luis Torres Romero disse:

    Rafa ! Parabéns pelo site. Muito bom. Estamos indo em dois casais nesta quinta feira santa. Eu já por 2a vez. Existe uma estrada que pra quem vem do sul (ES) começa na cidade Monte Pascoal e vai até um estacionamento na beira do rio. Depois é só atravessar de bote. Abraços e escrevo desde lá.

  3. Sandra disse:

    Olá Rafael.Adorei as suas dicas.Gostaria de saber o que seria melhor;visitar Caraíva ou Trancoso primeiro? Sairei de carro do Rio com meu marido.Pretendenos ir no início de Junho.Seria suficiente uma semana para os dois locais? Como é o clima em Junho? Obrigada

    • Oi, Sandra, tudo bem?
      Como você irá de carro, irá passar primeiro por Trancoso e depois Caraíva. Com uma semana, dá sim inclusive pra você fazer Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

      Abraços e ótima viagem!

  4. Roberta disse:

    Oi! Gostaria de saber, na sua opinião, quantos dias eh ideal para caraiva! Obrigada

    • Oi, Roberta, tudo bem?
      Caraíva é bem pequena, então você consegue conhecer a cidade em praticamente um dia. Agora sobre quanto tempo ficar depende do que você espera da cidade, se quer curtir a praia com calma, etc. Mas normalmente de 2 a 3 dias é mais que suficiente pra aproveitar e relaxar bastante.

      Abraços e boa viagem!

  5. Ronaldo Alves Moser disse:

    Rafael boa noite, estou indo para Prado este mês, e de lá vou a Caraíva com minha família, a respeito de alimentação, restaurante existe self service??

    • Oi, Ronaldo, tudo bem?
      Eu não sei te dar certeza se existe restaurante self-service em Caraíva, mas eu lembro de ter algumas opções bem econômicas, então acho que você deve encontrar algo desse tipo sim. Acho que o Toca do Vovô trabalha dessa forma.

      Abraços e ótima viagem!

  6. Marjorye disse:

    Gostaria de saber sobre valores comidas e bebidas? Estou indo e um pouco assustada, pois disseram que é super caro….obrigada

    • Oi, Marjorye, tudo bem?
      Não achamos tão caro assim, não. Trancoso é bem mais cara que Caraíva, mas em todas elas você encontra preços “muito comuns”. Há inclusive supermercados.

      Abraços e ótima viagem!

  7. Brenda disse:

    Olá Rafael boa noite , tem caixa eletrônico próximo?

  8. Lucileia Peruchi Deoclecio disse:

    Olá Rafael. Pretendo ir à Caraiva agora em novembro. Resolvi de última hora e seu post me ajudou bastante. Irei sozinha, Sou do ES. Vou até Porto Seguro e de lá pego um ônibus em Arraial.Pelo que vi é bem tranquilo ir sozinha não é?

  9. Maria disse:

    Parabéns pelo post, em breve estarei lá não conheço mas já estou gamada. Obrigada pelas informações. Abraços.

  10. FABIO PICULO disse:

    visitei ….muito legal o lugar ….lindo …com águas maravilhosas ….!!!

  11. Ana Paula disse:

    Olá,
    O sinal de celular é raro na vila, funciona apenas em pontos específicos. Mas a maioria dos lugares tem wifi, o que já facilita a comunicação. Porém, o telefone público (no campo de futebol) é apenas representativo, pintado pela Duca, uma artista local, é ótimo para tirar fotos, mas não funciona a anos.

  12. Cibele disse:

    Rafael, muito obrigada pela matéria. Muito esclarecedora para uma turista como eu, obrigada!

  13. Marina H. disse:

    Oi Rafael, adorei seu post! Estou indo em maio e gostaria de saber se os lugares aceitam cartão de crédito ou só débito/dinheiro. Obrigada! Beijos

    • Oi, Marina, tudo bem?
      Hoje em dia já está mais fácil sim usar cartão em Caraíva. Não é todo lugar, mas os restaurantes mais famosos e os mercadinhos aceitam sim.

      Abraços e ótima viagem!

  14. Camila Ferreira Lara disse:

    Olá gostaria de saber se só a Vivo possui sinal em Caraiva e se tem telefone público (Orelhão)
    Obrigada!

    • Oi, Camila, tudo bem?
      Não é só a Vivo não. Meu celular é TIM e do Adolfo é Claro e ambos funcionaram bem, claro que nem sempre tinha internet muito veloz, mas tinha sinal. Creio que há sim telefone público no centrinho.

      Abraços e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *