Dicas de La Paloma, Uruguai: O que fazer e onde ficar

Mesmo sendo uma pequena cidade ao norte do Uruguai, com menos de 4 mil habitantes (mas chegando aos 30 mil no verão), há coisas interessantes a se fazer quando você procura dicas de La Paloma. Apesar de pacata, ela é bem bonitinha, tem boa estrutura, praias e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Nós escolhemos fazer La Paloma de base pra nossa ida a Cabo Polonio, no norte do país, por estar estrategicamente localizada entre Punta del Este (118km) e Cabo (50km). Valeu a pena conhecer a cidade e curtir o dia aqui. Mas se montasse outra vez o roteiro eu deixaria uma noite também pra Cabo Polonio. Quem vem do Brasil, via Chuí está a apenas 140km daqui.

DICAS DE LA PALOMA, URUGUAI

Dicas de La Paloma, Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| COMO CIRCULAR

Apesar de existirem algumas poucas linhas de ônibus, a melhor maneira de circular pelo Norte do Uruguai é de carro. Não é caro o aluguel e você tem mais liberdade para parar nas praias e cidades que quiser. Nós alugamos com a RentCars, que é uma espécie de Buscapé que comparar os melhores preços de diversas agências. O pagamento é em real (você economiza o IOF) e dá pra parcelar. Dá pra fazer tudo pelo site.

As estradas são boas e você pode dirigir com a sua carteira de motorista (CNH) mesmo. Se vier pra região de La Paloma, Cabo Polonio e Punta del Diablo, vale muito estar de carro. Já dentro da cidade dá pra fazer praticamente tudo a pé.

+ Veja sugestão de roteiro de carro pelo país

 

| O QUE FAZER EM LA PALOMA

Antes de falar das dicas de La Paloma, é importante saber quando vir pra cá. Sem dúvida os meses mais quentes (novembro a março) são a melhor opção, pois dá pra pegar praia e a cidade está mais vibrante e com comércio aberto. No inverno, muita coisa fecha e você praticamente não encontrará ninguém na rua. Por causa dos ventos gelados, até mesmo caminhar na praia pode ser bem complicado nesse período.

O farol, chamado de El Faro del Cabo Santa Maria, é uma das principais atrações. Foi inaugurado em 1874 e até hoje ilumina as noites da região.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Farol (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É possível subir, mas prepare-se para os mais de 140 degraus. A vista compensa e muito! O ingresso tem o valor simbólico de apenas 25 pesos uruguaios* e ele fica aberto pra visitação das 10h às 13h e das 15h ao pôr do sol.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Farol (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A Playa del Faro, logo aos pés do farol, é tomada por conchas. Por conta disso, não é muito indicada pra entrar no mar, mas dá pra curtir o sol.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Farol (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bem ao lado, fica a Playa La Balconada, a mais famosa da cidade. Essa sim tem areia fofa e dá pra aproveitar sem machucar os pés nas conchas.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Playa La Balconada (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nas proximidades da Avenida Nicolás Solari, uma das principais da cidade, há um píer perfeito pra curtir o pôr do sol. Confesso durante toda a nossa viagem, o fim de tarde aqui foi o mais incrível. Essa é das dicas de La Paloma aquela que precisa entrar no seu roteiro. Compre um vinho em um supermercado e traga pra ver o sol se pôr.

Por falar na Av. Nicolás Solari, é nela onde fica boa parte do comércio, restaurantes e bares da cidade, além de agências de câmbio e bancos. Nós escolhemos nos hospedar nessa avenida pra estar perto das atrações. Ficamos no Hotel UY Proa Sur, que tem uma estrutura muito boa, decoração moderna, além de piscina aquecida e estacionamento grátis. Falaremos de outras opções mais abaixo.

Entre os restaurantes dali, o Arrecife é uma ótima escolha durante o dia, com suas mesas espalhadas num parklet na calçada e bons pratos. Já para jantar, nós fomos no Orishas, que tem um clima muito agradável e menu variado. Mas basta uma curta caminhada pra você encontrar outras boas opções que lhe agradem.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Restaurante Arrecife (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de La Paloma, Uruguai - Restaurante Arrecife (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Entre os passeios em La Paloma, você pode conhecer a Laguna de Rocha, com acesso na saída da cidade, logo no trevo com a Ruta 10. É indicada principalmente pra quem gosta de pescaria ou esportes náuticos (confirme no seu hotel ou restaurante se há atividades no período em que você está por lá).

Vale também a pena ir é até a cidade vizinha de La Pedrera. São só 12km e as praias são bem bonitas, com ondas, muito procuradas por surfistas. A orla é repleta de casas de veraneio e algumas pousadas.

Dicas de La Paloma, Uruguai - La Pedrera (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se puder, não deixe de incluir ao menos um bate-volta de um dia a Cabo Polonio, uma vila apaixonante em que a aventura já começa na forma de chegar lá (saiba tudo).

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| MAPA DAS DICAS DE LA PALOMA

 

| ONDE FICAR EM LA PALOMA

Como disse acima, nós nos hospedamos no UY Proa Sur, um hotel bem no coração da cidade, pertinho da praia e do comércio. Gostamos muito por conta do custo-benefício, conforto, ambiente moderno, piscina aquecida e estacionamento grátis, sem contar a gentileza dos funcionários que se esforçam pra falar português.

Dicas de La Paloma, Uruguai - UY Proa Sur (Foto: Divulgação)

Divulgação/UY Proa Sur

Pra quem gosta de se sentir numa casa na praia, vale dar uma olhada nos apart-hotéis Las Eduardas e Zen Boutique.

Um dos hotéis mais bem avaliados da região fica na vizinha La Pedrera, com uma vista linda do mar: o Brisas de La Pedrera Hotel Boutique. Mas há muitas outras opções na cidade (veja hotéis com descontos).

Dicas de La Paloma, Uruguai - Brisas La Pedrera (Foto: Divulgação)

Divulgação/Brisas de La Pedrera

 

Tem mais alguma dúvida ou sugestões sobre dicas de La Paloma? Deixe seu comentário!

+ Veja hotéis na região com até 50% de desconto
+ Roteiro de carro no Uruguai de norte a sul
+ Quanto custa viajar pra lá? Veja os preços
+ Todas as dicas pra sua viagem ao país

* Preços checados em março de 2018

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

4 Comments

  1. thales siqueira disse:

    e que moeda levar? dolar, peso, real? os supermercados aceitam cartão?

  2. Flávia Ellen disse:

    Ei, pessoal! Vou a La Paloma para o reveillon e queria saber uma média de preços que se gasta na cidade por dia, considerando.que aluguei um airbnb e preciso comprar coisas para café, almoço etc. Obrigada!

    • Oi, Flávia, tudo bem?
      Os restaurantes de modo geral no Uruguai são um pouco mais caros que no Brasil, mas em La Paloma tem bons supermercados e os preços são semelhantes aos nossos. Então você não vai estranhar tanto!

      Abraços e ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *