Mesmo sendo uma pequena cidade ao norte do Uruguai, com menos de 4 mil habitantes (mas chegando aos 30 mil no verão), há coisas interessantes a se fazer quando você procura dicas de La Paloma. Apesar de pacata, ela é bem bonitinha, tem boa estrutura, praias e um pôr do sol de tirar o fôlego.

Nós escolhemos fazer La Paloma de base pra nossa ida a Cabo Polonio, no norte do país, por estar estrategicamente localizada entre Punta del Este (118km) e Cabo (50km). Valeu a pena conhecer a cidade e curtir o dia aqui. Mas se montasse outra vez o roteiro eu deixaria uma noite também pra Cabo Polonio. Quem vem do Brasil, via Chuí está a apenas 140km daqui.

DICAS DE LA PALOMA, URUGUAI

Dicas de La Paloma, Uruguai (Foto: Esse Mundo É Nosso)

| COMO CIRCULAR

Apesar de existirem algumas poucas linhas de ônibus, a melhor maneira de circular pelo Norte do Uruguai é de carro. Não é caro o aluguel e você tem mais liberdade para parar nas praias e cidades que quiser. Nós alugamos com a RentCars, que é uma espécie de Buscapé que comparar os melhores preços de diversas agências. O pagamento é em real (você economiza o IOF) e dá pra parcelar. Dá pra fazer tudo pelo site.

As estradas são boas e você pode dirigir com a sua carteira de motorista (CNH) mesmo. Se vier pra região de La Paloma, Cabo Polonio e Punta del Diablo, vale muito estar de carro. Já dentro da cidade dá pra fazer praticamente tudo a pé.

+ Veja sugestão de roteiro de carro pelo país

 

| O QUE FAZER EM LA PALOMA

Antes de falar das dicas de La Paloma, é importante saber quando vir pra cá. Sem dúvida os meses mais quentes (novembro a março) são a melhor opção, pois dá pra pegar praia e a cidade está mais vibrante e com comércio aberto. No inverno, muita coisa fecha e você praticamente não encontrará ninguém na rua. Por causa dos ventos gelados, até mesmo caminhar na praia pode ser bem complicado nesse período.

O farol, chamado de El Faro del Cabo Santa Maria, é uma das principais atrações. Foi inaugurado em 1874 e até hoje ilumina as noites da região.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Farol (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É possível subir, mas prepare-se para os mais de 140 degraus. A vista compensa e muito! O ingresso tem o valor simbólico de apenas 25 pesos uruguaios* e ele fica aberto pra visitação das 10h às 13h e das 15h ao pôr do sol.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Farol (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A Playa del Faro, logo aos pés do farol, é tomada por conchas. Por conta disso, não é muito indicada pra entrar no mar, mas dá pra curtir o sol.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Farol (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bem ao lado, fica a Playa La Balconada, a mais famosa da cidade. Essa sim tem areia fofa e dá pra aproveitar sem machucar os pés nas conchas.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Playa La Balconada (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nas proximidades da Avenida Nicolás Solari, uma das principais da cidade, há um píer perfeito pra curtir o pôr do sol. Confesso durante toda a nossa viagem, o fim de tarde aqui foi o mais incrível. Essa é das dicas de La Paloma aquela que precisa entrar no seu roteiro. Compre um vinho em um supermercado e traga pra ver o sol se pôr.

Por falar na Av. Nicolás Solari, é nela onde fica boa parte do comércio, restaurantes e bares da cidade, além de agências de câmbio e bancos. Nós escolhemos nos hospedar nessa avenida pra estar perto das atrações. Ficamos no Hotel UY Proa Sur, que tem uma estrutura muito boa, decoração moderna, além de piscina aquecida e estacionamento grátis. Falaremos de outras opções mais abaixo.

Entre os restaurantes dali, o Arrecife é uma ótima escolha durante o dia, com suas mesas espalhadas num parklet na calçada e bons pratos. Já para jantar, nós fomos no Orishas, que tem um clima muito agradável e menu variado. Mas basta uma curta caminhada pra você encontrar outras boas opções que lhe agradem.

Dicas de La Paloma, Uruguai - Restaurante Arrecife (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Dicas de La Paloma, Uruguai - Restaurante Arrecife (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Entre os passeios em La Paloma, você pode conhecer a Laguna de Rocha, com acesso na saída da cidade, logo no trevo com a Ruta 10. É indicada principalmente pra quem gosta de pescaria ou esportes náuticos (confirme no seu hotel ou restaurante se há atividades no período em que você está por lá).

Vale também a pena ir é até a cidade vizinha de La Pedrera. São só 12km e as praias são bem bonitas, com ondas, muito procuradas por surfistas. A orla é repleta de casas de veraneio e algumas pousadas.

Dicas de La Paloma, Uruguai - La Pedrera (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se puder, não deixe de incluir ao menos um bate-volta de um dia a Cabo Polonio, uma vila apaixonante em que a aventura já começa na forma de chegar lá (saiba tudo).

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Cabo Polonio, no Uruguai (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| MAPA DAS DICAS DE LA PALOMA

 

| ONDE FICAR EM LA PALOMA

Como disse acima, nós nos hospedamos no UY Proa Sur, um hotel bem no coração da cidade, pertinho da praia e do comércio. Gostamos muito por conta do custo-benefício, conforto, ambiente moderno, piscina aquecida e estacionamento grátis, sem contar a gentileza dos funcionários que se esforçam pra falar português.

Dicas de La Paloma, Uruguai - UY Proa Sur (Foto: Divulgação)
Divulgação/UY Proa Sur

Pra quem gosta de se sentir numa casa na praia, vale dar uma olhada nos apart-hotéis Las Eduardas e Zen Boutique.

Um dos hotéis mais bem avaliados da região fica na vizinha La Pedrera, com uma vista linda do mar: o Brisas de La Pedrera Hotel Boutique. Mas há muitas outras opções na cidade (veja hotéis com descontos).

Dicas de La Paloma, Uruguai - Brisas La Pedrera (Foto: Divulgação)
Divulgação/Brisas de La Pedrera

 

Tem mais alguma dúvida ou sugestões sobre dicas de La Paloma? Deixe seu comentário!

+ Veja hotéis na região com até 50% de desconto
+ Roteiro de carro no Uruguai de norte a sul
+ Quanto custa viajar pra lá? Veja os preços
+ Todas as dicas pra sua viagem ao país

* Preços checados em março de 2018

Sobre o Autor
Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
4 respostas
  1. Ei, pessoal! Vou a La Paloma para o reveillon e queria saber uma média de preços que se gasta na cidade por dia, considerando.que aluguei um airbnb e preciso comprar coisas para café, almoço etc. Obrigada!

    1. Oi, Flávia, tudo bem?
      Os restaurantes de modo geral no Uruguai são um pouco mais caros que no Brasil, mas em La Paloma tem bons supermercados e os preços são semelhantes aos nossos. Então você não vai estranhar tanto!

      Abraços e ótima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Reserve seu hotel aqui
Melhor preço para Seguro Viagem

Sobre Nós
Rafael Carvalho

Somos Adolfo Nomelini e Rafael Carvalho, dois jornalistas que trabalham com conteúdo digital há mais de 10 anos. Aqui você encontra nossas dicas de viagens pelo Brasil e o mundo.