Roteiro de carro no Uruguai: Praias, cidades e atrações

Fazer um roteiro de carro no Uruguai é um dos melhores jeitos de conhecer o destino, além de ser algo bem simples. O país é pequeno, as estradas são boas e há diversas cidades pelo caminho a serem descobertas.

Nossa viagem começou em Montevidéu. Fomos para Colonia del Sacramento e depois seguimos pela costa do país parando em diversas localidades, como Punta del Este e La Paloma até chegar em Cabo Polonio. Neste post, damos todas as dicas pra quem também pretende fazer um roteiro de carro no Uruguai.

ROTEIRO DE CARRO NO URUGUAI

O ALUGUEL DO CARRO

A preparação para a nossa viagem começou antes mesmo de chegarmos ao país. Decidimos alugar um carro pela internet porque seria mais barato e também para perder menos tempo na locadora. Foi supertranquilo e rápido. Nós usamos a RentCars, que compara preços de diversas locadoras e você pode pagar em reais, além de parcelar (faça sua cotação). Retiramos o veículo no centro, no nosso último dia na capital, que não exige que você esteja de carro pra conhecer as atrações. Mas se preferir, você pode pegá-lo no próprio aeroporto.

Antes de passar exatamente todas as cidades em que paramos, vou explicar por que decidimos fazer este roteiro de carro no Uruguai. Já tínhamos ido uma vez ao país passar um feriado. Ficamos quatro dias divididos entre Montevidéu, Colonia e Punta del Este, mas voltamos com muita vontade de conhecer mais cidades espalhadas pelo país e, principalmente, as praias escondidas pelo caminho.

Agora vamos ao roteiro completo que fizemos na última viagem:

 

| MONTEVIDÉU

Sugestão: Dias 1 e 2

Quem chega de avião provavelmente desembarcará em Montevidéu. Como na capital do Uruguai é possível fazer praticamente tudo a pé ou usando o transporte público, acredito que o ideal seja mesmo passar os primeiros dias da viagem conhecendo a cidade sem precisar alugar um carro.

Deixe para alugar apenas no dia de seguir viagem para Colonia del Sacramento.

Roteiro de carro no Uruguai - Montevidéu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O QUE FAZER

Andar pela Ciudad Vieja e passar por locais importantes como a Plaza Independencia e o Teatro Solis. Não deixe também de conhecer o Mercado del Puerto e comer uma carne incrível. Passeie pela rambla, o famoso calçadão de Montevidéu, e aprecie um belo pôr do sol em alguma das praias. Pocitos, Carrasco e Punta Carretas são algumas das mais famosas.

+ Veja todas as principais atrações de Montevidéu
+ Encontre hotéis na cidade com descontos de até 50%

Roteiro de carro no Uruguai - Montevidéu (Foto: Esse Mundo é Nosso)

SAÍDA DE MONTEVIDÉU

Depois de aproveitar os dois primeiros dias na cidade, o seu roteiro de carro no Uruguai finalmente vai começar. Acorde cedo no terceiro dia, pegue o carro (não esqueça de alugar pela internet para facilitar a vida e garantir preços melhores) e siga para Colonia del Sacramento. São cerca de 180km de distância e 2h de viagem.

 

| COLONIA DEL SACRAMENTO E CARMELO

Sugestão: Dias 3 e 4

Em Colonia del Sacramento, você provavelmente usará bem pouco o carro. Lá dá para fazer tudo a pé (veja nas dicas abaixo). Aproveite também para conhecer Carmelo, que fica a apenas 70km de Colonia.

Roteiro de carro no Uruguai - Colonia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

+ Encontre o melhor preço do Seguro Viagem pro Uruguai

O QUE FAZER EM COLONIA E CARMELO

As duas pequenas cidades têm aquele clima de tranquilidade e sossego que são a cara do Uruguai, além de serem históricas.

Colonia del Sacramento é uma das minhas cidades preferidas no Uruguai e na América do Sul. Pra mim, o que há de melhor para se fazer lá é andar sem rumo pelas ruas e observar sua arquitetura histórica. Já tínhamos ido anteriormente apenas pra passar o dia, mas valeu ficar uma noite dessa vez. Conseguimos aproveitar com mais calma (veja onde ficar na cidade).

Roteiro de carro no Uruguai - Colonia (Foto: Esse Mundo é Nosso)

É bom ver o tempo passar sem pressa no Centro Histórico. Passeie pela Calle de Los Suspiros, conheça alguns dos museus (Museu Indígena, Naval, Paleontológico, Português, do Azulejo, Espanhol e Municipal), vá ao Porto de Iates curtir as belezas do Rio da Prata e aproveite o pôr do sol no Paseo de San Gabriel.

+ Veja todas as nossas dicas de Colonia
+ As melhores opções de onde ficar na cidade

Carmelo é conhecida também por seus vinhos com passeios que passam por toda a produção da bebida e terminam com degustação e almoço especial. Se quiser dormir por lá, a dica é o lindo Carmelo Spa e Resort (veja outras opções de hotéis).

 

| PIRIÁPOLIS

Sugestão: Dia 5

Depois do sossego de Colonia e Carmelo, nosso roteiro de carro no Uruguai segue rumo às praias. De Colonia a Piriápolis são cerca de 275 km e 3h30 de viagem. A cidade é nossa primeira parada antes de Punta del Este.

Roteiro de carro no Uruguai - Piriapolis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O QUE FAZER

Na alta temporada, ela é uma das favoritas dos uruguaios para curtir o verão. Aproveite para conhecer a praia, ande pela rambla e aprecie os famosos Hotel Argentino e Hotel Colón. Aproveite para ir até o Cerro San Antonio. Lá do alto há uma capela e uma linda vista. Dá para subir de carro, a pé ou por um teleférico.

Pra quem quiser curtir a cidade com calma e aproveitar a praia, vale passar uma noite (veja hotéis com desconto), mas também dá apenas para passar por ela no caminho até Punta del Este.

Roteiro de carro no Uruguai - Piriapolis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| PUNTA DEL ESTE

Sugestão: Dias 5 e 6

Depois de passar por Piriápolis, nossa próxima parada foi em Punta del Este, um dos destinos mais badalados do país. Vale a pena passar ao menos uma ou duas noites na cidade, que está a cerca de 40 km de Piriápolis. Nós ficamos no Hotel Sunset Beach, mas há opções pra todos os gostos, desde resorts como o Conrad aos mais econômicos (veja opções de hotéis em Punta).

Roteiro de carro no Uruguai - Punta del Este (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O QUE FAZER

O Monumento Los Dedos é um dos principais pontos turísticos de Punta del Este. Conheça a Praia Brava e a Praia Mansa. Aproveite o cassino do Conrad e curta o pôr do sol na Casapueblo. Não deixe também de passar pela Ponte Ondulada.

+ Veja todas as dicas do que fazer em Punta del Este
+ Encontre seu hotel em Punta del Este com desconto

Roteiro de carro no Uruguai - Piriapolis (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pro Uruguai
Não viaje pro Uruguai sem um seguro. Você evita dores de cabeça com eventuais problemas de saúde e até mesmo imprevistos com cancelamentos e atrasos de voos. Vale a pena já sair do Brasil com um seguro garantido. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto

 

| LA BARRA E JOSÉ IGNACIO

Sugestão: Dias 7 e 8 (alta temporada) ou Dia 7 (baixa temporada)

Depois de ficar alguns dias em Punta del Este, seguimos nosso roteiro de carro no Uruguai passando pela famosa Ponte Ondulada e parando em La Barra, cidade vizinha. Depois seguimos viagem para José Ignacio.

O QUE FAZER EM LA BARRA

La Barra é uma das praias mais famosas e mais movimentadas da região durante o verão. Embora esteja a apenas 10km de Punta, La Barra tem um clima bem diferente da sua vizinha. Por aqui, não existe aquele desfile de mulheres de salto alto em lojas de marcas famosas. Tem um clima muito mais “hippie” e pé na areia. À noite, os jovens gostam de curtir os bares e as baladas da região. A Ponte Ondulada e a praia são as principais atrações.

Roteiro de carro no Uruguai - Ponte Ondulada (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O QUE FAZER EM JOSÉ IGNACIO

A 40 km de Punta e 22 km de La Barra, José Ignacio é uma praia paradisíaca e ótima para quem quer relaxar. Por lá, a sensação é de estar em um lugar ainda não tão conhecido como Punta e ótimo para curtir a praia tomando um bom vinho branco. Não deixe de conhecer o Farol de José Ignacio. Se quiser se hospedar por aqui, há boas opções de frente pro mar (veja hotéis na cidade).

+ Mais dicas do que fazer em José Ignacio

Roteiro de carro no Uruguai - Jose Ignacio (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Vale lembrar que todo o litoral do Uruguai é muito mais movimentado no verão. Durante as outras épocas do ano, muita coisa não funciona nestas cidades. Mas, de qualquer forma, vale a pena conhecer as praias e passar por elas.

+ Encontre seu hotel em José Ignacio com desconto

| LA PALOMA

Sugestão: Dias 7 e 8 (passar duas noites se não for dormir em Cabo Polonio)

Depois de conhecer La Barra e José Ignacio, a dica é aproveitar La Paloma. No nosso roteiro de carro no Uruguai decidimos passar duas noites em La Paloma por um motivo: queríamos conhecer Cabo Polonio e montamos base por aqui. Nós não dormimos em Cabo Polonio, mas dependendo da pessoa vale a pena sim dividir a viagem. Dormir uma noite em La Paloma e outra em Cabo Polonio.

Roteiro de carro no Uruguai - La Paloma (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O QUE FAZER EM LA PALOMA

Não há muita coisa para fazer em La Paloma fora de temporada, mas não nos arrependemos de passar duas noites por lá. Na verdade, chegamos na cidade no meio da tarde. Almoçamos em um dos poucos restaurantes, deixamos nossas coisas no hotel e fomos conhecer a praia, cheia de pedras e conchinhas.

Depois, passamos em um supermercado, compramos vinho, queijo e repelente (tinha muito mosquito) e fomos curtir o pôr do sol na praia. Um dos mais lindos que já vimos! Se for verão, dá pra curtir as praias e a cidade estará bem mais cheia!

+ Veja todas as dicas de La Paloma

Roteiro de carro no Uruguai - La Paloma (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No dia seguinte, acordamos cedo e seguimos para Cabo Polonio, que está a 50 km de La Paloma.

Ficamos hospedados no hotel UY Proa Sur Hotel, um dos melhores da região. O quarto é bom e fica bem perto da praia e do farol. Aproveite para ver o preço das diárias com desconto.

 

| CABO POLONIO

Sugestão: Dia 8 (Dependendo do seu perfil, vale a pena passar uma noite por lá)

Como contei agora há pouco, nós escolhemos passar duas noites em La Paloma para poder acordar cedo no segundo dia para ir para Cabo Polonio e depois voltar para La Paloma para dormir e retornar a Montevidéu (225 km de La Paloma).

+ Faça seu seguro viagem com desconto! Use o código ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto

 Roteiro de carro no Uruguai - Cabo Polonio (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Mas gostamos tanto de Cabo Polonio que passaríamos uma noite por lá.

+ Encontre seu hotel em Cabo Polonio com até 50% de desconto


O QUE FAZER EM CABO POLONIO

Na verdade, antes de ir para lá ouvimos muita gente dizer que em Cabo Polonio não havia internet e energia elétrica. Por isso, não quis nem pensar na possibilidade de dormir por lá. Mas depois vimos que muitos lugares possuem gerador e tem uma internet liberada sim no centrinho. Eu não ligo de ficar alguns dias sem internet, mas, por causa do trabalho, não posso me dar este luxo.

Pra chegar em Cabo Polonio funciona assim: deixamos o carro num estacionamento e compramos passagem para transfer que leva até a comunidade. O trajeto de 7 km é feito numa jardineira que parece de safári. Dura cerca de 30 minutos, já que passa por dunas e pela praia.

Roteiro de carro no Uruguai - Cabo Polonio (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Lá, a vibe é outra. O tempo parece passar mais devagar, o clima é pé na areia, casinhas bonitinhas, tudo muito charmoso e no maior estilo vilinha do Nordeste. Tem restaurantes com boas comidas e bebidas (nem tão baratos). Vale muito a pena conhecer e até passar uma noite.


VOLTA PARA MONTEVIDÉU

Saímos de Cabo Polonio no meio da tarde para pegar o pôr do sol em La Paloma. No dia seguinte acordamos cedo e seguimos para Montevidéu. Encerramos nosso roteiro de carro no Uruguai no próprio aeroporto, onde devolvemos o carro e já seguimos de volta para o Brasil. Foi ótimo fazer essa viagem pelo país e com certeza iremos repetir!

+ Faça a cotação para alugar seu carro no Uruguai com desconto

 

PEDÁGIOS

De Montevidéu até Punta são dois pedágios. Cada um custou 80 pesos.

ESTRADAS

As estradas no Uruguai são boas e boa parte delas é duplicada. Turistas podem usar a CNH brasileira. A gasolina no país não costuma ser muito barata. Já os pedágios custam em média US$ 3, e é bom ter pesos uruguaios em dinheiro, embora o site do governo diga que eles aceitem outras moedas. Não arriscamos. Outra dica importante é que nas estradas, assim como já acontece em alguns lugares do Brasil, os carros precisam andar com a luz baixa mesmo durante o dia.

 

 

MAPA DO ROTEIRO DE CARRO NO URUGUAI

 

E você? Já fez algum roteiro de carro no Uruguai ou ficou com alguma dúvida? Conte pra gente!

+ Veja mais dicas sobre o país
+ Como funciona a imigração por lá
+ Câmbio em Montevidéu: Onde trocar dinheiro e como evitar golpes

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

10 Comments

  1. Carla Alessandra Bullé disse:

    Boa noite! Amei as dicas da viagem de carro pelo Uruguai , só fiquei sem saber qual transporte vcs usaram do aeroporto até Montevidéu , já que só locaram o carro no terceiro dia , no centro da capital . E na volta , devolveram no aeroporto , pagaram alguma taxa por fora para entregar o carro em local diferente de onde pegaram?

  2. Aroldo Rios disse:

    Boa tarde,
    É uma pergunta, pois estou precisando da ajuda de vocês no sentido de organizar os dias nas cidades abaixo.

    Roteiro Uruguai

    Punta Ballena

    Montevidéu

    Colônia del Sacramento

    Cabo Polônio

    Punta del Diablo

    Colônia

    La Paloma

    La Pedreira

    Piriápolis

    Valizas
    Punta del Leste

    Salto

    Paysandú

    Buenos Aires.
    Neste caso, o mais comum é ir de ônibus até Colonia, e lá pegar um barco até a capital argentina

    Carmelo

    San Javier

    Tacuarembo

    Rivera

    Ciudad de La Costa

  3. Elis Mia disse:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber sobre a moeda, como pagaram as refeições, se nossa moeda é bem aceita, se o uso do cartão de crédito realmente compensa e os hoteis como pagaram?
    Obrigada

  4. Viver com Intenção disse:

    Fizemos algo bem parecido. Fomos com o nosso carro mesmo, da capital de São Paulo, até o Uruguai:) No carnaval do ano passado *_*
    Amamos Cabo Polônio e a Colonia del Sacramento. Fomos para Punta e Montevideo também.

    Super tranquila a viagem e mega recomendamos.

    Obrigada pelo post, muito bacana!

  5. Aline disse:

    Oi, em qual época ou mês do ano fizeram esta viagem? Qual seria a praia do litoral leste para passar um noite em maio?

    • Oi, Aline, tudo bem?
      Nós fomos em março e já estava no finalzinho da temporada, algumas coisas já estavam fechando a já fazia um friozinho à noite. Nós fizemos o roteiro do post, em maio, acho que a única cidade de praia que vale seria Punta del Este, que apesar de ter muita coisa fechada, ainda “terá vida”.

      Abraços

  6. Sy disse:

    Adorei as dicas Rafa! Estou pensando em dormir 02 noites em Montevideo e 03 em Punta. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *