Como ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama

O aeroporto El Loa, no norte do Chile, é o principal ponto de chegada pra quem quer visitar o Deserto do Atacama. E se você tem dúvidas de como ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama, saiba que é bem fácil.

Dá pra fazer o trajeto de transfer, carro alugado, ônibus ou até mesmo de táxi ou Uber. Esse post também vale pra quem vem de ônibus de outras regiões do Chile, como já mostramos em outro artigo com as dicas de como chegar à cidade.

COMO IR DO AEROPORTO DE CALAMA A SAN PEDRO DE ATACAMA

O trajeto entre Calama e San Pedro de Atacama, base pra quem quer conhecer as atrações do Deserto do Atacama, é de de 100km e a viagem leva em torno de uma hora e meia. Abaixo mostramos as maneiras de como fazer esse deslocamento, desde os mais práticos aos mais econômicos.

Como ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Aeroporto de Calama

| DE TRANSFER

Essa é uma das opções de como ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama que eu acho que tem o melhor custo-benefício. A viagem é confortável e com preço justo. E há diversas maneiras de contratar seu transfer.

Você pode ver se seu hotel em San Pedro oferece o serviço. O meu, o Tierra Hotel & Spa, oferecia, como conto mais abaixo. Dependendo do estabelecimento, o transfer pode ser pago à parte ou já estar até mesmo incluso na diária.

+ Veja hotéis com descontos por lá

Dá ainda pra contratar direto com uma das várias agências que fazem o trajeto em vans particulares ou compartilhadas, que são um meio mais econômico, mas ainda assim confortáveis. Você pode ver antes pela internet ou deixar pra contratar direto no aeroporto.

Logo após o desembarque, você encontrará um balcão com várias empresas que te levam desde Calama até San Pedro de Atacama. Em maio de 2019, elas cobravam cerca de 12 mil pesos (ou 20 mil ida e volta) por pessoa.

Aeroporto de Calama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Empresas de transfer no aeroporto de Calama

| DE CARRO

É bem fácil ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama com um carro alugado. No próprio aeroporto existem quase uma dezena de locadoras. Vale pra quem quer circular por algumas atrações do Deserto do Atacama por conta própria, sem precisar de agências.

Nós sugerimos que você faça a cotação do aluguel de carros no site da Rentcars, que é um buscador que compara os melhores preços entre as locadoras. Nós sempre usamos em nossas viagens. Além disso, como é uma empresa brasileira, você pode fazer o pagamento em reais, sem IOF e pode ainda parcelar em até 12 vezes. Vale fazer a cotação online.

Como ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Estrada pra quem vai do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama

A viagem até San Pedro é tranquila e você deve levar menos de uma hora e meia pra fazer o trajeto. A estrada é muito bem conservada na maioria do trecho.

| DE TÁXI OU UBER

Bem típico do Chile, logo ao desembarcar você provavelmente será abordado(a) por algum taxista. De todo modo, no lado de fora há um ponto de táxi. Essa é uma maneira bem confortável de ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama, mas não costuma ser muito barata, afinal são 100km. Vale negociar, já que cada trecho sai em torno dos 100 mil pesos*.

Também existe Uber em Calama e numa rápida simulação que fiz o valor gira em torno dos 50 mil pesos*. É praticamente a metade do táxi, mas ainda é quase o valor do aluguel de um carro. Na volta, saindo de San Pedro, talvez seja bem difícil você encontrar um Uber, então é bom pensar em outra alternativa caso não haja.

DESCONTOS NO SEGURO PRO CHILE

Embora não seja obrigatório no Chile, uma história comigo no país que vale de alerta para que você pense em fazer um seguro, já que ele é bem barato. Eu quebrei a coluna esquiando perto de Santiago, fui resgatado de helicóptero e tive de ficar internado. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Sugiro que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos, que podem ser maiores se você pagar no boleto.

| DE ÔNIBUS

Há diversos horários de ônibus diários entre Calama e San Pedro de Atacama, principalmente pela manhã e no final da tarde. Embora os preços sejam atraentes (em torno de 4 mil pesos*), vale lembrar que você ainda terá que gastar com táxi ou Uber para chegar à rodoviária, que fica a cerca de 7km do aeroporto. Ou seja, não deve sair muito mais vantajoso que um transfer compartilhado, por exemplo.

Ônibus da Turbus [Foto: Qwerty242 (CC BY-SA 3.0)]
Ônibus da Turbus [Foto: Qwerty242 (CC BY-SA 3.0)]

De toda forma, a principal empresa que faz a rota é a Turbus. Mas há também outras duas, a Frontera del Norte e a Atacama 2000.

MAIS DICAS DO ATACAMA
+ Os melhores hotéis com descontos
+ Como chegar vindo de Santiago
+ Quando ir: A melhor época
+ O que fazer: Dicas e atrações
+ Todos os posts com as dicas

ONDE NOS HOSPEDAMOS NO ATACAMA

Como disse no começo do post, em San Pedro, nós ficamos no Tierra Hotel & Spa, um dos melhores e mais charmosos hotéis do Atacama. Foi realmente uma experiência inesquecível. Além da diária com café da manhã, há ainda a opção all inclusive, que tem refeições, bebidas, todos os passeios e o transfer até Calama inclusos (veja as diárias).

A vista da piscina para o vulcão é um dos pontos mais altos, além do conforto e da alta gastronomia.

Tierra Atacama Hotel & Spa (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Piscina do Tierra Atacama Hotel & Spa

Na cidade existem outras opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos, de hotéis boutique a hostels.

Tem mais alguma dúvida sobre como ir do aeroporto de Calama a San Pedro de Atacama? Deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

*Preços checados em maio de 2019
**O jornalista viajou a convite do Tierra Atacama Hotel & Spa, mas todas as opiniões dadas aqui refletem sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *