Como ir de Santiago ao Atacama: De ônibus, avião ou carro

Pra quem sai do de avião Brasil, a única maneira de chegar a San Pedro de Atacama é via capital chilena, já que não existem voos diretos. E como ir de Santiago ao Atacama é o que muita gente nos pergunta.

Nesse post damos as dicas de quais companhias aéreas você pode fazer esse trecho e aquelas que costumam ter os melhores preços, as empresas que fazem a viagem de ônibus e como é o trajeto e se vale a pena ir de carro alugado.

COMO IR DE SANTIAGO AO ATACAMA, NO CHILE

Antes de começarmos as dicas, vale deixar claro que o Deserto do Atacama, que tem como cidade principal e base para os turistas San Pedro de Atacama, não fica perto da capital do Chile. Já recebemos inúmeras mensagens perguntando se era possível fazer um bate-volta ou se dava pra passar apenas um ou dois dias na região.

+ Todas as dicas de o que fazer no Deserto

Como ir de Santiago ao Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Salar do Atacama

San Pedro de Atacama fica no norte do Chile, a mais de 1600km de Santiago. Ou seja, é um destino bem distante do roteiro básico na capital chilena e merece uns dias à parte para poder curtir as atrações do deserto mais seco do mundo.

+ Veja hotéis com descontos em San Pedro

Dá pra ir de carro ou de ônibus? Dá. Mas é uma viagem muito longa. A maneira mais fácil de como ir de Santiago ao Atacama é sem dúvida de avião, embora não tenha aeroporto na cidade. Mas abaixo damos as dicas de todas as maneiras de chegar ao Deserto do Atacama.

| DE AVIÃO

O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama é o de Calama, a 100km de distância. Apesar da distância, é muito simples encontrar um transfer saindo do aeroporto, como falaremos mais abaixo.

Aeroporto de Calama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Aeroporto de Calama

Atualmente três companhias aéreas ligam Santiago a Calama. A Latam (que pode ser uma boa opção pra quem quer fazer uma rápida conexão saindo do Brasil) e as empresas de baixo custo Sky e JetSMART. Comprando com antecedência, as passagens não costumam ser muito caras e valem cada centavo se você pensar na longa viagem por via terrestre.

Em um outro post, nós já contamos como é a imigração em Santiago e também os trâmites de conexão para quem desembarca vindo do Brasil e vai pegar um outro voo dentro do Chile. Vale dar uma olhada.

TRANSFER

Você pode perguntar ao seu hotel se eles oferecem transfer do aeroporto de Calama e San Pedro de Atacama (o meu oferecia gratuitamente, como conto no fim do post), ver com alguma agência local ou então contratar no próprio terminal ao desembarcar.

No desembarque, há várias empresas de transfer que cobram em torno de 12 mil pesos chilenos o trajeto (ou 20 mil ida e volta). A viagem dura cerca de uma hora e meia e os motoristas te levam até seu hotel.

Aeroporto de Calama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Empresas de transfer no aeroporto de Calama
DESCONTOS NO SEGURO PRO CHILE

O seguro não é obrigatório no Chile, mas já aconteceu uma história comigo no país que vale de alerta. Eu quebrei a coluna esquiando perto de Santiago e precisei ser resgatado de helicóptero e ficar internado. Já imaginou quanto custaria se eu não tivesse seguro? Ele é bem barato e eu não viajaria sem. Sugiro que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe descontos, que podem ser maiores se você pagar no boleto.

| DE ÔNIBUS

Se por um lado a viagem de ônibus é muito longa, afinal são mais de 1600km, por outro os ônibus no Chile costumam ser bem confortáveis. Mas que empresas de ônibus fazem Santiago ao Atacama?

A Turbus tem ônibus diretos entre Santiago e San Pedro de Atacama. A viagem dura cerca de 23h e sai do Terminal Alameda, no centro da capital chilena. Já a Pullman Bus tem ônibus entre o Terminal San Borja, também na área central, apenas até Calama (também cerca de 23h de viagem). Ou seja, depois você ainda deverá pegar o transfer até San Pedro.

| COMO IR DE SANTIAGO AO ATACAMA: DE CARRO

Das formas de como ir de Santiago ao Atacama, fazer a viagem de carro talvez valha pra quem gosta de dirigir, ainda mais pelas paisagens do Chile que são sempre de tirar o fôlego.

Como já dissemos, o trajeto é de mais de 1600km, cerca de 18h sem paradas. As estradas costumam ser boas no país e nessa rota há alguns pedágios.

Como ir de Santiago ao Atacama (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Estrada entre Calama e San Pedro de Atacama

Saindo de Santiago, você seguirá pelo litoral rumo ao norte, passando por La Serena e Copiapó até chegar a Antofogasta, onde pegará o acesso para Calama e em seguida para San Pedro de Atacama.

Para alugar carro no Chile, nós sugerimos que você faça uma simulação no site da Rentcars, que é um buscador que compara os melhores preços entre as principais locadoras. É a maneira que sempre usamos em nossas viagens.

Por ser uma empresa brasileira, com a Rentcars você paga em reais, pode parcelar em até 12x e não há cobrança de IOF. Dá pra fazer toda a simulação online no site.

MAIS DICAS DO ATACAMA
+ Quando ir pra lá: A melhor época

+ O que fazer: Dicas e atrações
+ 7 coisas pra saber antes de ir
+ Todos os posts com dicas de deserto

ONDE NOS HOSPEDAMOS EM SAN PEDRO DE ATACAMA

Há muitas opções de hotéis, pousadas e hostels em San Pedro de Atacama. Nós nos hospedamos no Tierra Hotel & Spa, um dos melhores e mais charmosos da cidade. Os clientes que escolhem as diárias all inclusive têm, além de alimentação e bebidas, também todos os passeios e o transfer saindo do aeroporto de Calama inclusos na diária.

Tierra Atacama Hotel & Spa (Foto: Esse Mundo É Nosso)
Piscina do Tierra Atacama Hotel & Spa

Eu gostei muito, é um hotel boutique de charme em pleno Deserto do Atacama. A piscina com vista pro vulcão, a gastronomia e o os quartos são alguns dos pontos altos (veja valor das diárias e ofertas).

Para ver outros hotéis com descontos na cidade, vale você consultar esse link.

Tem mais alguma dúvida sobre como ir de Santiago ao Atacama? Deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar!

*O jornalista viajou a convite do Tierra Atacama Hotel & Spa, mas o relato acima reflete sua real experiência.

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 12 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *