Golpes em Praga: Saiba como não cair em um

Cair em golpes em Praga, na República Tcheca. pode ser mais comum do que parece. Eu mesmo quase caí duas vezes no mesmo golpe enquanto estava na cidade. Não era nada grave, mas se não tivesse prestado atenção poderia ter saído no prejuízo.

Por isso, neste post vamos dar alguma dicas para evitar que você caia em golpes durante a sua viagem à capital da República Tcheca.

GOLPES EM PRAGA: COMO EVITAR

| NÃO TROQUE DINHEIRO NO AEROPORTO

Isso não é um golpe, mas vale como uma dica. Quando chegar em Praga, seja no aeroporto ou na estação de trem, troque o mínimo necessário para ir até o centro da cidade já que a moeda do país é a coroa tcheca e não o euro. A cotação nesses locais é péssima e, com certeza, você terá prejuízo. A gente já sabia disso e trocou só o básico para pegar o ônibus até o hotel.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Golpes em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

| O FALSO “DINHEIRO SEM COMISSÃO”

Esses golpes em Praga são bem comuns. Ao andar pelas ruas do centro é fácil ver placas bem grandes dizendo que não há comissão para trocas de dinheiro. Isso não é verdade. Depois de dar o dinheiro pro cara, você irá descobrir uma comissão no valor final e ele irá falar que como já fez o procedimento, não poderá cancelar. A tal “não comissão” dessas casas de câmbio são para valores muito altos. O ideal é mostrar para o vendedor o valor na calculadora e fazê-lo confirmar que este será realmente o valor que você irá receber após a troca da moeda.

Golpes em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Nós usamos a dica do blog Insider Praga e fomos até a casa de câmbio Alfa Prague, que possui duas unidades na cidade. Eles realmente não cobram comissão e possuem um ótimo valor de câmbio. Inclusive, é possível acompanhar pelo site.

Além disso, NUNCA troque dinheiro com pessoas estranhas na rua. Eles podem entregar dinheiro de outros países sem você perceber. Sempre preste atenção quando a oferta for boa. É aquele velho ditado… “quando a esmola é demais, o santo desconfia”.

 

DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto.

 

 

| PRESTE ATENÇÃO NO TROCO

No começo do nosso post sobre os golpes em Praga, eu falei que quase caí duas vezes em um mesmo golpe e é justamente sobre ele que vou falar agora. Antes de qualquer coisa: preste sempre MUITA atenção no troco que for receber.

Na nossa primeira noite na cidade, resolvemos parar em um bar que estava bem cheio, como ainda não tinha uma mesa para sentarmos, fomos até um garçom, que era bem novinho, e pedimos um copo de cerveja cada. Entreguei a minha nota, que era bem alta (não lembro o valor exato) e esperei o troco e a bebida. Quando o garçom voltou, ele entregou o troco rapidamente e saiu.

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

Como era a minha primeira noite por lá, demorei um pouco pra entender que ele tinha me dado bem menos dinheiro do que deveria. Precisei chamá-lo de volta para mostrar. Sorte que ele devolveu o que faltava sem causar muito.

Golpes em Praga (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dois dias depois, estava no Parque Letná para ver o pôr do sol e fui comprar uma salsicha numa das barraquinhas. Aconteceu a mesma coisa. A moça simplesmente me devolveu bem menos do que deveria. Só que eu já estava mais esperto e percebi na hora. Ela ficou brava, mas deu o troco certo.

É sempre bom ficar ligado para não levar prejuízo.

Golpes em Praga: Como não cair em (Foto: Esse Mundo é Nosso)

 

| OUTRAS DICAS

Como em outras cidades, evite pegar qualquer táxi na rua, já que eles podem cobrar bem mais do que o valor real. Tente usar aplicativos. E tome cuidados com seus itens pessoais, como carteiras e celulares.

Ficou com alguma dúvida sobre os golpes em Praga? Deixe nos comentários!

+ Encontre seu hotel na cidade com descontos de até 50%

+ Veja mais dicas da cidade
+ O que fazer por lá: Principais pontos turísticos
+ Qual moeda levar pra cidade
+ O que é bom saber antes de ir; veja as nossas dicas

TALVEZ VOCÊ TAMBÉM GOSTE

Adolfo Nomelini

Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há 8 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *